terça-feira, 10 de janeiro de 2012

Ministro da Integração Nacional vai falar ao Congresso na quinta-feira: Será que ele cai?

O ministro da Integração Nacional, Fernando Bezerra, falará à Comissão Representativa do Congresso Nacional nesta quinta-feira (12), a partir das 14h30. Os parlamentares vão se reunir para ouvir Bezerra que, antecipando-se à convocação pedida por parlamentares da oposição, encaminhou ofício à Mesa do Senado anunciando sua disposição de comparecer espontaneamente. O ministro deve esclarecer denúncias divulgadas pela imprensa nos últimos dias.
Fernando Bezerra é acusado de destinar a seu estado, Pernambuco, 90% das verbas do orçamento da Integração Nacional destinadas à prevenção de desastres naturais. Além disso, também teria beneficiado seu filho, o deputado federal Fernando Coelho (PSB-PE), com o maior volume de liberação de emendas parlamentares do ministério ao longo de 2011. Os recursos seriam destinados a ações tocadas pela Companhia de Desenvolvimento dos Vales do São Francisco e Paraíba (Codevasf), empresa pública presidida por Clementino Coelho, irmão do ministro e tio do deputado.
Contra Bezerra pesa ainda suspeitas de irregularidade na compra de um terreno em Petrolina (PE) à época em que foi prefeito do município. O lote, que deveria ser transformado em aterro sanitário, foi comprado por duas vezes pela prefeitura, que pagou cerca de R$ 500 mil (em valores atuais) ao mesmo dono.
Oposição
O líder do PSDB no Senado, Alvaro Dias (PSDB-PR), que havia anunciado a entrega de requerimento para convocação do ministro, avisou que a oposição vai se preparar para questioná-lo na quinta-feira. O senador ressaltou que os governistas serão maioria na oitiva e que a população precisa tomar conhecimento dos fatos.
Alvaro Dias é o único senador da oposição na Comissão Representativa. Há ainda três deputados oposicionistas no grupo. A comissão é formada por oito senadores e 17 deputados.
- A aplicação dos recursos [pelo ministério] não guarda nenhuma relação com a isonomia entre as unidades da federação. São recursos destinados maciçamente à base eleitoral do ministro. Há ainda uma espécie de nepotismo financeiro, com repasses de recursos através de familiares com mandato eletivo. São questões relevantes. É visível que o ministro utilizou-se da função para seu favorecimento, aplicando recursos com interesse meramente eleitoreiro, sem levar em consideração as prioridades nacionais - criticou o senador.
Alvaro Dias informou que, caso as explicações do ministro não sejam consideradas convincentes, os parlamentares da oposição pretendem buscar outras medidas, como apresentar representação ao procurador-geral da República, já que haveria uma afronta ao dispositivo da Constituição que trata da impessoalidade no exercício da função pública.
Fonte: Agência Senado.

PM PRENDE TRAFICANTE COM MAIS MEIO QUILO DE MACONHA EM APODI

A polícia militar de Apodi, sob o comando do Cap. Brilhante, realizou nesta tarde mais uma prisão por trafico de drogas. Na ocasião, foi encontrado mais de meio quilo de maconha pertencente a pessoa de "Francisco Damião Lopes", mais conhecido como "Crica".
A prisão ocorreu por volta das 17 horas de terça-feira 10 de Janeiro, quando uma viatura da RP comandada por Sgt. Ivanildo juntamente com os Sd's Venilson e Cavalcante realizavam um patrulhamento de rotina no bairro lagoa seca e perceberam um rapaz que saia de uma suposta "boca de fumo" que já vinha sendo investigada pela polícia.
O rapaz foi seguido e abordado, durante a vistoria os policiais encontraram com o jovem Célio Moreira Lopes "Celinho", uma "trouxinha" de maconha, imediatamente a RP com apoio de outra viatura composta por Sgt. Xavier, Sd. Túlio e Sd. Lindemberg, voltaram até a referida residencia (Suposta Boca de Fumo), localizada na rua Vilson Custódio numero 48, e lá encontraram cinco "trouxinhas" de maconha, além de 136 reais em dinheiro fracionado, 05 celulares, 03 relógios, 10 carregadores de celular, 02 facas, material para embalagem de drogas e uma moto Honda Fan de placa MZH 6651 de cor preta.
Após ser interrogado o "Crica" revelou que ainda existia outra quantia em drogas que se encontrava na casa de sua mãe. Chegando na casa apontada pelo acusado, localizada na rua Manoel Viturino De Oliveira, bairro bacural II, foi encontrada dentro da gaveta do guarda-roupas uma grande quantidade de maconha, dividida em 12 tabletes, sendo dez de 50 gramas e dois de 25 gramas cada.
Com base nas investigações que vinham sendo realizadas e na quantidade de drogas apreendidas a polícia acredita que o acusado estaria vendendo a droga em maior escala para outras pessoas revenderem.
O "Crica", "Celinho" e todo o material encontrado, foram apreendidos e levados até a delegacia de polícia civil de Apodi, onde serão feitos todos os procedimentos legais. A operação contou com o apoio de uma viatura do GTO de Apodi.
Fonte: plantaoapodi.blogspot.com

POVO DO APODI SE DESPEDE DE DOM JOSÉ FREIRE DE OLIVEIRA NETO

Por volta das 10h de hoje (10/01) o corpo do bispo emérito Dom José chegou na Igreja Matriz de Apodi. Muita gente participou da missa de corpo presente, que foi transmitida pelas rádios Luta FM, Cidade FM, Vale do Apodi AM, Rural de Mossoró e FM Santa Clara de Mossoró. O Jornal Gazeta do Oeste e a Inter TV Cabugi também acompanharam a missa, que foi celebrada pelo Padre Flávio da Diocese de Mossoró. Familiares, parentes, amigos e o povo em geral se despediram de Dom José Freire, que veio pela última a sua terra natal.
Depois da missa, o corpo do bispo continuou sendo velado na Igreja Matriz de Apodi até as 13h30min, em seguida, retornou para Mossoró, onde está sendo velado na Catedral de Santa Luzia.
O sepultamento do bispo Dom José Freire de Oliveira Neto está previsto para acontecer amanhã às 9h, na própria Catedral de Santa Luzia, em Mossoró - RN.

ACIDENTE COM MÉDICO DE FELIPE GURRA

Um acidente sem graves proporções envolvendo o médico de Felipe Guerra Dr. Ananias Quiroga de Oliveira e sua esposa D. Norma, aconteceu na manhã desta segunda-feira na BR 405, km 8, próximo a cidade de Mossoró. O veiculo dirigido por Dr. Ananias, no momento em que ultrapassava uma moto perdeu o controle, rodou na pista e virou ao descer o aterro. Os dois ocupantes do carro sofreram apenas ferimentos leves.
Veja como ficou o veiculo depois do acidente.
Foto: fgnews.

Programação de missas de corpo presente na Catedral de Santa Luzia

14h- Chegada do corpo de Dom José Freire à Catedral de Santa Luzia e início do velório. 17h- 1ª Missa de corpo presente 19h- 2ª Missa de corpo presente 20h- Virgília fúnebre Dia 11/01/2012 9h - Última missa de corpo presente presidida pelo Bispo Diocesano Dom Mariano Manzana e em seguida sepultamento na Catedral de Santa Luzia * Transmissão ( ao vivo) da Rádio Rural de Mossoró e FM Santa Clara http://www.ruraldemossoro.com/.

Governadora emite nota sobre falecimento de Dom José Freire

A governadora Rosalba manifestou tristeza e emoção ao receber a notícia da morte de Dom José, na madrugada desta terça-feira.” Perdemos um grande pastor, um grande amigo, um grande cidadão potiguar. Dom José será lembrado e honrado pelo trabalho incansável na busca pela liberdade, paz, compreensão e respeito entre os homens. Que a semente de fé que nos deixou, floresça em cada um dos nossos gestos. Que Dom José rogue por nós também na eternidade”, disse a governadora. Fonte: Tribuna do Norte

Dom José falece vítima de uma parada cardíaca em Mossoró

Lema Episcopal : Configuratus Mortis Eius - Semelhante a Ele na morte.
O bispo emérito de Mossoró (RN), Dom José Freire de Oliveira Neto, 83 anos, faleceu na madrugada de hoje, dia 10, no Hospital Wilson Rosado, vítima de uma parada cardíaca. Ele estava internado na Unidade de Terapia Intensiva (UTI) do hospital desde o dia 31 de dezembro de 2011, em função de um AVC Hemorrágico.
O corpo de Dom José Freire será conduzido para o município de Apodi, sua cidade Natal, onde será velado até as primeiras horas da tarde de hoje. O velório em Mossoró deve começar às 14h, na Catedral de Santa Luzia. Amanhã, às 9h, será celebrada a Missa de corpo presente e posteriormente realizado o sepultamento na própria Catedral.
Dom José Freire de Oliveira Neto, Bispo emérito, natural de Apodi- RN, nasceu aos 09 de março de 1928, filho de José Freire de Oliveira Neto e Francisca Celsa de Oliveira.
Nos anos de 1944 a 1949 fez curso ginasial no Seminário Santa Teresinha, em Mossoró. De 1950 a 1952 cursou Filosofia no Seminário Central de São Leopoldo- RS,seguindo, logo após, para Roma onde cursou Teologia na Pontífícia Universidade Gregoriana.
Aos 22 de setembro de 1956, foi ordenado presbítero, em Roma, por Dom Luís Luigi Traglia. Aos 03 de novembro de 1973, foi eleito Bispo Auxiliar de Mossoró, recebendo sagração episcopal aos 02 de junho de 1974, na Capela do Pontifício Colégio Pio Brasileiro, em Roma; Sendo Dom Gentil Dinis Barreto, o bispo consagrante. No dia 18 de julho 1975, foi apresentado ao povo da Diocese de Mossoró, em solenidade na Catedral de Santa Luzia. Em 1979 foi nomeado bispo coadjutor. Assumiu interinamente o governo diocesano, aos 14 de março de 1984, por ocasião da renúncia de Dom Gentil Diniz Barreto.
Títulos Acadêmicos
Licenciatura em Teologia na Pontifícia Universidade Gregoriana de Roma- Itália.
Mestrado em Ciências da Educação, com especialização em Catequese, pela Pontifícia Universidade Salesiana de Roma.
Em Mossoró, desempenhou as seguintes funções
Professor, Capelão, Presidente do Instituto Amântino Câmara, Reitor do Seminário Santa Teresinha, Diretor do Colégio Diocesano Santa Luzia e Vigário Episcopal das Religiosas.
Na Conferência Nacional dos Bispo do Brasil- CNBB
Desempenhou o cargo de Coordenador da Comissão de Catequese do Regional Nordeste II, da CNBB, composto das 20 dioceses que compreende as províncias eclesiásticas do Rio Grande do Norte, Paraíba, Pernambuco e Alagoas.

MORRE BISPO EMÉRITO DA DIOCESE DE SANTA LUZIA EM MOSSORÓ

NO ALVORECER DESTE DIA 10 DE JANEIRO DE 2012, AINDA ENVOLVIDA PELA GRAÇA DA CELEBRAÇÃO DO BATISMO DE NOSSO SENHOR JESUS CRISTO, A DIOCESE DE SANTA LUZIA DE MOSSORÓ, COM PROFUNDO PESAR, COMUNICA O FALECIMENTO DO SEU BISPO EMÉRITO, DOM JOSÉ FREIRE DE OLIVEIRA NETO, OCORRIDO HOJE, E O ESPERA AGORA NA CASA DO PAI PARA A JUSTA RECOMPENSA. O FALECIMENTO OCORREU POR VOLTA DAS DUAS E TRINTA DA MANHÃ, NO HOSPITAL WILSON ROSADO.
FIRME NA ESPERANÇA DA RESSURREIÇÃO, A DIOCESE DE SANTA LUZIA ORA E AGRADECE AO SENHOR PELO BOM PASTOREIO DO SEU BISPO EMÉRITO, DOM JOSÉ FREIRE.