quinta-feira, 26 de janeiro de 2012

Ano 2020: A extinção dos professores

No ano de 2.020, uma conversa entre avô e neto tem início a partir da seguinte interpelação:

– Vovô, por que o mundo está acabando?

– Porque não existem mais PROFESSORES, meu anjo.

– Professores? Mas o que é isso? O que fazia um professor?

- Professores eram homens e mulheres elegantes e dedicados, que se expressavam sempre de maneira muito culta e que, muitos anos atrás, transmitiam conhecimentos e ensinavam as pessoas a ler, falar, escrever, se comportar, localizar-se no mundo e na história, entre muitas outras coisas. Principalmente, ensinavam as pessoas a pensar.

– Eles ensinavam tudo isso? Mas eles eram sábios?

– Sim, ensinavam, mas não eram todos sábios. Apenas alguns, os grandes professores, que ensinavam outros professores, e eram amados pelos alunos.

– E como foi que eles desapareceram, vovô?

– Ah, foi tudo parte de um plano secreto e genial, que foi ex

ecutado aos poucos por alguns vilões da sociedade. O vovô não se lembra direito do que veio primeiro, mas sem dúvida, os políticos ajudaram muito. Eles acabaram com todas as formas de avaliação dos alunos, apenas para mostrar estatísticas de aprovação. Assim, sabendo ou não sabendo alguma coisa, os alunos eram aprovados. Isso liquidou o estímulo para o estudo e apenas os alunos mais interessados conseguiam aprender alguma coisa. Depois, muitas famílias estimularam a falta de respeito pelos professores, que passaram a ser vistos como empregados de seus filhos.Estes foram ensinados a dizer “eu estou pagando e você tem que me ensinar”, ou “para que estudar se meu pai não estudou e ganha muito mais do que você” ou ainda “meu pai me dá mais de mesada do que você ganha”.

Isso quando não iam os próprios pais gritar com os professores nas escolas. Para isso muito ajudou a multiplicação de escolas particulares, as quais, mais interessadas nas mensalidades que na qualidade do ensino, quando recebiam reclamações dos pais, pressionavam os professores, dizendo que eles não estavam conseguindo “gerenciar a relação com o aluno”. Os professores eram vítimas da violência – física, verbal e moral – que lhes era destinada por pobres e ricos. Viraram saco de pancadas de todo mundo.

Além disso, qualquer proposta de ensino sério e inovador sempre esbarrava na obsessão dos pais com a aprovação do filho no vestibular, para qualquer faculdade que fosse. “Ah, eu quero saber se isso que vocês estão ensinando vai fazer meu filho passar no vestibular”, diziam os pais nas reuniões com as escolas. E assim, praticamente todo o ensino foi orientado para os alunos passarem no vestibular.

E lá se foi toda a aprendizagem de conceitos, as discussões de idéias, tudo, enfim, virou decoração de fórmulas.

- Mas vovô, e a Internet?

Com a Internet, os trabalhos escolares e as fórmulas ficaram acessíveis a todos, e nunca mais ninguém precisou ir à escola para estudar a sério. Em seguida, os professores foram desmoralizados. Seus salários foram gradativamente sendo esquecidos e ninguém mais queria se dedicar à profissão. Quando alguém criticava a qualidade do ensino, sempre vinha algum tonto dizer que a culpa era do professor. As pessoas também se tornaram descrentes da educação, pois viam que as pessoas “bem sucedidas” eram políticos e empresários que os financiavam, modelos, jogadores de futebol, pagodeiros, agiotas, traficantes, artistas de novelas da televisão, enfim, pessoas sem nenhuma formação ou contribuição real para a sociedade.

ATENÇÃO: Qualquer semelhança com a situação deste País ultrajado e saqueado por políticos, quadrilheiros e mafiosos, não é mera coincidência. É a pura verdade

Texto: Carlos Anderson Nunes de Amorim.

EX-DEPUTADO ELIAS FERNANDES PEDE DEMISSÃO DA DIREÇÃO DO DNOCS

Elias Fernandes deixa direção do DNOCS.

Na manhã desta quinta (26), o ex-deputado estadual e e Diretor-GeralDepartamento de Nacional de Obras Contra as Secas (DNOCS), Elias Fernandes pediu sua demissão do cargo.

Elias vinha sendo acusado de utilizar o departamento para favorecer o Rio Grande do Norte. Na manhã de hoje ele teve uma reunião com o Ministro da Integração Nacional, Fernando Bezerra Coelho, onde na ocasião pediu para deixar o cargo.

Interinamente deve assumir a direção do DNOCS o Secretário Nacional de Irrigação, Ramon Rodrigues. Ramon ficará apenas durante o período em que o PMDB decidirá qual o novo nome a assumir o departamento.

Por LEYSSON CARLOS DO CARAUBAS HOT NEWS.

COMPERVE DA UERN DILVULGA CONCORRÊNCIA DO PSV 2012

A Comissão Permanente do Vestibular (COMPERVE/UERN) divulga a concorrência do Processo Seletivo Vocacionado 2012 (PSV 2012) que oferta 2.472 vagas nos cursos de graduação da UERN. As provas do PSV 2012 serão realizadas nos dias 4 e 5 de março.
O curso com maior concorrência continua sendo Medicina, com 128,30 candidatos por vaga, já entre os cotistas a concorrência é de 32 candidatos por vaga. Na concorrência geral, o segundo mais concorrido é o de Direito, do Campus de Natal com média de 48,35, seguido pelo curso de Odontologia do Campus Caicó com 44,6. Entre os cotistas essa concorrência cai para 18,9 e 25,7, referentes respectivamente aos cursos de Direito (Natal) e Odontologia (Caicó).
Nesta sexta-feira, dia 27, a Comperve irá disponibilizar a lista com a relação dos candidatos cotistas com inscrição confirmada, contendo a escola em que o candidato concluiu o Ensino Médio, a cidade e estado. O Objetivo é fazer com que a lista sendo pública qualquer pessoa pode verificar as informações relativas à escola onde o candidato afirmou haver concluído os estudos. Caso exista divergência, as pessoas poderão identificar e denunciar à COMPERVE sobre uma possível tentativa de fraude ao Sistema de Cotas.
Clique abaixo e veja a concorrência dos cursos:
FONTE: PORTAL UERN.

Colisão entre carro e moto deixa trânsito complicado na Avenida Presidente Dutra

Informação: Blog do Ismael Sousa.

Um acidente de natureza leve por volta das 8h20 deixou o trânsito complicado na Avenida Presidente Dutra, nas proximidades de Paroquia do Alto de São Manoel.

A colisão envolveu uma motocicleta do tipo Titan com placas NNK-8425 de Mossoró-RN, e um Corsa Sedan Clássic com placas MZA-7938 de Mossoró-RN.

Segundo informações colhidas no local, o veículo do tipo Corsa tentou fazer uma conversão para a esquerda, quando a motocicleta que trafegava logo atrás não conseguiu parar a tempo, e acabou colidindo na traseira do veículo.

O condutor da moto sofreu algumas escoriações de arrasto pelo corpo, e foi atendimento por uma equipe do SAMU, e encaminhado para o Hospital Regional Tarcísio Maia (HRTM).

O trânsito no local ficou tumultuado, e foi preciso o auxilio de policiais militares na orientação dos motoristas.

Desabamento de prédios no centro do Rio fere ao menos 5

Três edifícios desabaram no centro do Rio na noite desta quarta-feira, por volta das 20h30. Um deles tinha 20 andares e ficava situado na avenida 13 de Maio; outro tinha 10 andares e ficava na rua Manuel de Carvalho; e o terceiro, também na Manuel de Carvalho, era uma construção anexa ao Theatro Municipal. Segundo o secretário municipal de Saúde, Hans Dohmann, cinco pessoas ficaram feridas com escoriações leves, sendo que três delas foram atendidas no local e liberadas. Um homem que estava preso no elevador foi encaminhado para o hospital Souza Aguiar.

Também no Souza Aguiar, o zelador do prédio menor, Marcelo Antônio Moreira, 50 anos, disse ao Corpo de Bombeiros que estava sozinho no local e recolhia lixo quando a estrutura ruiu. Ainda assim, ele acredita que pode haver moradores de rua nos escombros, pois eles costumavam dormir sob a marquise do banco Itaú.

"Existem pessoas lá dentro, sim, mas são informações desencontradas, não é possível confirmar", afirmou o prefeito do Rio, Eduardo Paes. De acordo com os bombeiros do Quartel Central, houve uma explosão seguida do desabamento parcial do prédio, situado próximo da sede da Caixa Econômica Federal. Os bombeiros foram ao local e havia forte cheiro de gás.

O prefeito do Rio foi a primeira autoridade a se pronunciar oficialmente após o desmoronamento e apontou também um possível problema de estrutura de um dos edifícios como a causa da tragédia. "A possibilidade de vazamento de gás é muito pequena. Não sabemos a causa, mas não deve ter sido explosão, e sim um dano estrutural. A medida que as informações forem surgindo, nós vamos passando", afirmou.

De acordo com o analista de sistemas Fernando Amaro, que trabalha em um dos prédios, as atividades no local se encerrariam às 21h, então ele acredita que muitas pessoas já teriam ido embora, mas diz que um treinamento em sua empresa de informática se estenderia até esse horário, e ao menos seis de seus colegas estariam desaparecidos. Bombeiros seguem trabalhando nos escombros, mas não há informações sobre o número de vítimas.

Amaro trabalhava no quarto andar da edificação que chegou a ver desabar após escutar um estalo. "Foi tudo muito rápido. Vi o porteiro sair correndo gritando e daí o prédio começou a ruir. Foi muita sorte ele ter se salvado", afirmou, empoeirado.

No saguão de um dos prédios funcionavam uma agência do banco Itaú e uma padaria. Nas proximidades também fica o tradicional bar Amarelinho, que reúne políticos, artistas e jornalistas há décadas.

Por causa de vazamento de gás, as avenidas Rio Branco chegou a ficar interditada, mas foi liberada. Já a rua Evaristo da Veiga e avenidas Chile e Almirante Barroso seguiam bloqueadas. A Linha 1 do Metrô estava parada. As pessoas que tiveram os carros atingidos pelos escombros entregavam as chaves aos policiais, que retiravam apenas veículos menos danificados, ao passo que aqueles situados na zona de maior perigo não eram removidos.

O secretário municipal de Conservação dos Serviços Públicos, Carlos Roberto Osório, também chegou à região. A Secretaria de Estado de Saúde colocou em alerta todos os hospitais da rede pública estadual as Unidades de Pronto Atendimento (UPA) da Tijuca e Botafogo, que são as mais próximas. Dois fiscais do Conselho Regional de Engenharia e Agronomia (Crea-RJ) acompanham os trabalhos para buscar as causas do desabamento.

Terra.com

ABC VENCE E ASSUME A LIDERANÇA DO ESTADUAL

Com gols de Jerson no primeiro e Felipe Alves na etapa final, o ABC venceu a boa equipe do Santa Cruz por 2×1, com Zé Paulo marcando para o tricolor.
Foi um jogo onde o ABC começou bem até o gol de Jerson e em seguida deu espaços para o Santa Cruz que teve uma postura tática forte, marcando e chegando com velocidade onde empatou. Destaques do Santa Cruz para Zé Paulo e Alvinho, os dois jogaram muito.
No segundo tempo, o Santa Cruz voltou com a mesma postura marcando e saindo, sendo em alguns momentos superior aos donos da casa.
Dá para dizer que foi um jogo equilibrado, especialmente no segundo tempo, com Jerson mais uma vez sendo destaque no time do ABC.
No próximo domingo, o ABC encara o América - agora 3º lugar com 6 pontos - no clássico-rei. O alvinegro tem a vantagem de jogar em casa e, com duas vitórias seguidas, pela primeira vez passou o rival na classificação.
Outros resultados: Data: 25 e 26/01/2012 - Quarta e Quinta-feira
- Palmeira 1 x 0 ASSU 20h30
- Baraúnas 0 x 1 Caicó 20h30
- Corintians 1 x 0 América 20h30
- ABC 2 x 1 Santa Cruz 20h30

- Alecrim x Potiguar 20h30 – Nesta quinta-feira.

2a CHAMADA SiSU 2012.1

A Pró-Reitoria de Graduação divulga o resultado e convoca os aprovados da Segunda Chamada do SiSU para ingresso nos cursos de graduação da UFERSA no semestre 2012.1.

DATA DA MATRÍCULA

Os alunos aprovados deverão comparecer à Universidade com a documentação exigida, nos dias 30 e 31 de janeiro, segunda e terça-feira, para efetivar a matrícula. A ausência do candidato implicará em desistência da vaga.

O horário de atendimento será das 8h00 às 20h00.

DOCUMENTOS

- Original e Cópia da carteira de identidade, do CPF, da certidão de nascimento ou de casamento, do título de eleitor e do comprovante de quitação militar (homens); - Histórico escolar do Ensino Médio, original e cópia. - Duas fotografias 3x4, iguais e recentes.

LOCAIS

Os alunos aprovados para o Campus de Pau dos Ferros farão sua matrícula em Mossoró. Os demais alunos farão as matrículas no próprio Campus.

O Campus de Angicos fica localizado na Rua Gamaliel Martins Bezerra, S/N. Alto da Alegria. Angicos-RN. As matrículas serão no Registro Escolar, Prédio Administrativo.Fone (84) 3531-2449. 9408-0245/ 9177-2219.

O Campus de Caraúbas está no endereço: Rua Dona Quitéria 119, Centro. Caraúbas-RN. Fone (84) 9481- 7629 . Coordenação Pedagógica.

No Campus Mossoró, as matrículas serão na Divisão de Registro Escolar (DRE), localizada no 1° Andar do Prédio Administrativo, Campus Leste. Fone (84) 3317-8247/3317-8248.

LISTA DE APROVADOS - 2a CHAMADA

CAMPUS ANGICOS

Ciência e Tecnologia (Integral)

Ciência e Tecnologia (Noturno)

Licenciatura em Computação e Informática

Sistemas de Informação

CAMPUS CARAÚBAS

Ciência e Tecnologia – UFERSA/CARAÚBAS (Integral) 1. ABNER CARVALHO ALMEIDA 111051734135

2. ADRIANO ARAUJO GONCALVES JUNIOR 111009327161

3. ALEF DA SILVA BEZERRA 111029002291

4. ALESSANDRA SUYANE COSTA GALDINO 111040411241

5. AMANDA FELIX DE ANDRADE 111044854651

6. AMANDA GOMES BARBOZA 111009978862

7. AMELIA SABINA SILVA DE AZEVEDO 111053455276

8. ANA LETICIA HOLANDA CAVALCANTI 111010685253

9. ANTONIA CLAUDIANE MARQUES GALDINO 111001792883

10. ANTONIO ARTUR DOS SANTOS 111020328097

11. ARTHUR KAIKE MOTA MORAIS 111003423044

12. AUGUSTO DE FRANCA MAIA 111008978401

13. BARBARA REBECCA FERNANDES DE FARIAS 111035656508

14. BRENO DANTAS BEZERRA DA COSTA 111000417264

15. CAROLINA MENDES LEMOS 111017226106

16. DALISSON LIMA GONCALVES 111002165335

17. DAVID EDUARDO DE MEDEIROS LIMA BARROS 111012954901

18. DESYKA LUANA DA SILVA 111012484786

19. DOUGLAS FIGUEIREDO SANTOS 111024025790

20. EDIGEVALDO SANTOS SILVA SEGUNDO 111009400585

21. EMANUEL RODRIGUES CAMARA DE MELO 111000637833

22. EMERSON THIAGO DA SILVA 111016019948

23. ERIC JULIAN HARUKI NAKAMURA 111026719071

24. ERIKSON HERMES SILVA FREITAS 111000851401

25. EVERTON PEREIRA LOPES 111022108612

26. FELIPE EMERSON DA SILVA EVANGELISTA 111040543414

27. FELIPE HADDAD DE LIMA 111043704711

28. GILVANIRA GONDIM DE MOURA 111006423100

29. GUILHERME PIETTA 111010604229

30. GUSTAVO LIBERALINO DA NOBREGA SANTOS 111014304629

31. IGOR BALBINO MAIA COSTA 111025841078

32. ISRAEL DE OLIVEIRA RIBEIRO 111012664075

33. ITALO CESAR FERNANDES DE OLIVEIRA 111031139665

34. JACKSON TIAGO DA SILVA BEZERRA 111024885349

35. JEDSON VIEIRA DE OLIVEIRA 111000615813

36. JEFFSON KAIO MAIA DA COSTA 111004020075

37. JOAO AFONSO BARBOSA ROMAO 111047239427

38. JOSE ALMIR DA SILVA JUNIOR 111005872156

39. JOSE CARLOS COSTA LOPES 111036696597

40. JOSE JACINTO DO NASCIMENTO JUNIOR 111006807102

41. JOSE JACKSON DE FREITAS HOLANDA 111009496647

42. JOSE LUCAS LOPES SILVA 111007947315

43. LARA FONSECA DE OLIVEIRA 111011810264

44. LUCAS FELIPE DE OLIVEIRA COSTA PAIVA 111016200987

45. LUIZ HENRIQUE RODRIGUES DE CASTRO 111000802761

46. MARCOS FELIPE FERNANDES DANTAS 111021727980

47. MARCUS VINICIUS SEABRA DE MELO FILHO 111024483381

48. MARIA LAURA PETROVNA DE MATOS 111008544214

49. MARINA MOURA FONSECA 111033768414

50. MAYANE DIANE VIEIRA DE SOUSA 111025694644

51. MAYARA KARLA NUNES DA SILVA 111044112451

52. MIRELLE DAYANNE FREIRE DE LIMA 111043997963

53. MONICA SANTOS ALMEIDA 111003143173

54. NAGILLA MIRHAL DE OLIVEIRA SILVA 111016981211

55. NAILTON XAVIER COSTA 111044732891

56. NAYARA GABRIELE SOUZA CAVALCANTE 111025846134

57. NAYARA TEIXEIRA FERNANDES 111023856655

58. PAULO ROBERTO DE OLIVEIRA JUNIOR 111022502051

59. PAULO SERGIO DE MORAIS FILHO 111047003458

60. PEDRO SEABRA FREITAS 111004717084

61. RAFAELA ROSA APARECIDA LEMOS 111000422250

62. RAYSSA CABRAL DANTAS 111005047309

63. ROBERTO FELIPE MESQUITA 111008226255

64. ROBSON DA SILVA 111048841155

65. RODOLFO SILVA PIMENTEL 111037140037

66. RODRIGO DIAS SILVA 111058729544

67. RODRIGO MARTINS DA SILVA 111050938926

68. RUAN CLEY FERNANDES DE OLIVEIRA 111006489330

69. SABRINA IDAYANY MONTEIRO LOURENCO QUEIROZ 111004206039

70. SAVYO VINICIUS DE MORAIS 111003864547

71. SILAS DE TARSO ALVES DINIZ 111002358273

72. SIMONE CINTIA DE PAIVA SOUZA 111025351151

73. TAMARA TAYANE DE ARAUJO ALVES 111010500130

74. TASSO VINICIUS BANDEIRA GALVAO 111005273694

75. THIAGO GURGEL SANTOS 111001457758

76. TIAGO NUNES DOS SANTOS 111038383995

77. ULLY TRIGUEIRO DE MEDEIROS 111044726718

78. VENANCIO MIKE SANTOS 111005162876

79. YURI DE SOUZA BRASILEIRO 111012977812 Ciência e Tecnologia – UFERSA/CARAÚBAS (Noturno)

1. ANDREA VIEIRA REGIS 111056737108

2. AUGUSTO LIMA DE FREITAS 111011169291

3. CAIO AZEVEDO GURGEL GUERRA 111047612446

4. CINTHYA RAQUEL DA COSTA SILVA 111009452411

5. CLAYTON JHEFFERSON DA SILVA COSTA 111023186781

6. CRISTIANO SIBALDO DOS SANTOS 111003988033

7. DENIS RODOLFO DE LIMA TAVARES 111011570450

8. EURIPEDES TARGINO LINHARES NETO 111001573511

9. FLAVIANO GUEDES DA SILVA 111060097401

10. FRANCISCO DAS CHAGAS DA SILVA 111000200427

11. FRANCISCO EDUARDO JUVINO 111011846552

12. FRANCISCO RONYELLISON DA SILVA SILVEIRA 111001681194

13. FRANCISCO SUASSUNA CARNEIRO 111054894320

14. HELOISA CALEGARI BORGES 111055515659

15. JESUS VINICIUS MOREIRA HOLANDA 111028290340

16. JOSE ALLYSON FLAUSINO CHAVES 111041887320

17. JOSE FRANCIMAR DE AZEVEDO JUNIOR 111024192157

18. JOSE FRANCINALDO DA SILVA SOUZA 111026068470

19. JULIANA AQUINO DA SILVA 111027951890

20. LANA MOLINARI 111024902375

21. LIERTON PINHEIRO BEZERRA 111000639801

22. LYLLYERY FERNANDES SOARES 111003863851

23. MARCOS ANTONIO NEGREIROS DA FONSECA 111013038275

24. MATEUS RODRIGUES DA COSTA 111036715508

25. MICHEL LORAYNE MACIEL DE LIMA 111046226861

26. RAFAEL FONSECA DA COSTA 111019766981

27. RAFAEL OLIVEIRA DE SOUSA 111025290811

28. THALISSON ROMARIO DOS SANTOS 111055702009

29. TIAGO RODRIGUES DE SOUSA 111008939758

30. TICIANO ALEXANDRE ALVES DA SILVA 111005656941

CAMPUS MOSSORÓ

Administração

Agronomia

Biotecnologia

Ciência e Tecnologia (Integral)

Ciência e Tecnologia (Noturno)

Ciência da Computação

Ciências Contábeis

Direito

Ecologia

Engenharia Florestal

Engenharia de Pesca

Medicina Veterinária

Zootecnia

CAMPUS PAU DOS FERROS

Ciência e Tecnologia (Diurno)

Ciência e Tecnologia (Noturno)

O aluno poderá consultar o resultado individualmente na página do SiSU.

LISTA DE ESPERA

Caso a Segunda Chamada do SiSU não preencha todas as vagas, a UFERSA convocará os candidatos da Lista de Espera. Para participar da lista os candidatos devem manifestar tal interesse por meio da Declaração de Interesse em Particular da Lista de Espera no http://sisualuno.mec.gov.br/ até o dia 01/02/2012. A Lista será divuldada no dia 04/02/2011.

José de Arimatea de Matos

PRO-REITOR DE GRADUAÇÃO

8° Morte de forma violenta em Mossoró no ano de 2012

Informação: O Câmera.
A Central de Operações da Policia Militar registrou no inicio da noite de quarta feira 25 de Janeiro de 2012, mais uma morte de forma violenta em Mossoró.
Williamy Martins Damásio, de 25 anos de idade, vendedor autônomo residente na Rua Anatalia de Melo Alves, no bairro Paredões, foi alvejado com dois disparos de arma de fogo, um na região do Tórax e outro na cabeça.
O crime aconteceu por volta das 20 horas e 20 minutos, na rua onde a vitima morava. O rapaz ainda foi socorrido para o Hospital Regional Tarcisio Maia, mas não resistiu e morreu ao chegar ao hospital.
Segundo informações, Williamy conduzia certa quantidade de pedra de Crack e dinheiro fracionado, em um dos bolsos da bermuda que estava usando.
A polícia, não soube informar se a vitima tinha algum tipo de envolvimento com uso ou trafico de drogas e nem se o mesmo já havia cumprido pena em algum presídio local.
Existe uma informação que há pouco tempo, uma viatura de Radio Patrulha teria sido recebida a bala na rua Anatalia de Melo Alves e que o responsável pelos disparos seria Williamy.

DETRAN: CALENDÁRIO DE LICENCIAMENTO

DETRAN: CALENDÁRIO DE LICENCIAMENTO