quarta-feira, 15 de fevereiro de 2012

JULGAMENTO: LINDEMBERG PEDE PERDÃO À MÃE DE ELOÁ


O motoboy Lindemberg Alves falou pela primeira vez sobre o assassinato de Eloá Pimentel, que ocorreu em 2008. Em depoimento nesta quarta-feira (15), o assassino disse que atirou na vítima devido a um movimento brusco de Eloá e pediu desculpas à mãe da jovem, Ana Pimentel, presente ao julgamento do motoboy.
Lindemberg Alves afirmou que sentiu a quebra de confiança nas negociações entre ele e a polícia. Ele disse que não acreditava mais no que diziam os policiais e, quando eles entraram no apartamento onde ele mantinha como refém Eloá e a amiga da vítima, Nayara, o motoboy atirou. "Estávamos conversando os três no sofá. Infelizmente aconteceram algumas reações. A polícia estourou a porta e eu tomei um susto. Ela ameaçou um movimento e eu infelizmente atirei", disse Lindemberg, afirmando que não se recorda se atirou em Nayara.
O motoboy também relatou que só sacou a arma quando entrou no apartamento e perguntou se Eloá havia ficado com outro amigo, chamado Victor. "Puxei a arma para Eloá quando ela começou a gritar comigo, mentindo que ela não tinha ficado com o Victor. Mandei os três saírem do apartamento, pois eu queria conversar com ela sozinha. Mas eles se recusaram", garantiu, afirmando que a morte da estudante não ocorreu de forma premeditada. "Quando a polícia chegou, fiquei apavorado".
Emocionado, Lindemberg pediu perdão à mãe de Eloá. "Quero pedir perdão para a mãe dela em público, pois eu entendo a sua dor", disse.

SAIU GABARITO DO CONCURSO DO INSS


A Fundação Carlos Chagas acaba de divulgar, em seu site, os gabaritos do concurso do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS). As provas objetivas devem ser divulgadas logo mais, às 18h. A antecipação foi um pedido do instituto para atender às expectativas dos candidatos que participaram do processo seletivo no domingo (12). Os candidatos terão os dias 16 e 17 de fevereiro para entrar com recurso contra os gabaritos divulgados. 
Para acessar o gabarito clique aqui.

Polícia e manifestantes entram em confronto na Câmara Municipal de Natal

A tarde desta quarta-feira (15) foi marcada por confronto entre a Polícia Militar e manifestantes contrários à administração municipal. De acordo com informações preliminares, os policiais foram chamados ao local depois de terem recebido a informação sobre uma possível tentativa dos manifestantes de invadir a CMN. O tumulto, no entanto, teve início quando um dos manifestantes recebeu voz de prisão.
Depois de não terem acesso à leitura da mensagem anual da prefeita de Natal, Micarla de Sousa, os manifestantes permaneceram em frente ao palácio Frei Miguelinho, onde realizam um protesto. Enquanto um dos membros pintava uma faixa com spray, a Polícia Militar, que já estava no local, prendeu o manifestante. De acordo com membros do movimento, a prisão teria sido motivada por um suposto dano à pintura da faixa de pedestres. "Quando eles foram prender o companheiro nós entramos para impedir", disse um dos membros do movimento.
Ainda não há confirmação sobre quantidade de pessoas detidas ou feridas durante o confronto.






Fonte: TN Online.

PT de Natal reafirma pré-candidatura de Mineiro à prefeitura de Natal


Na última sexta-feira (10), terminou o prazo de registro de candidaturas à prefeitura de Natal, pelo PT. O deputado estadual Fernando Mineiro foi o único a apresentar seu nome para concorrer à candidatura majoritária do pleito de 2012, sendo assim, não haverá a necessidade de ocorrer prévias eleitorais em Natal.

Para validar a pré-candidatura de Mineiro, era necessário a assinatura de pelo menos 10% dos filiados que votaram no último PED (Processo de Eleição Direta), na capital potiguar, entretanto, o número de assinaturas que chegaram a Comissão Executiva Estadual foi cinco vezes maior que o necessário.

A democracia interna é uma das grandes marcas do Partido dos Trabalhadores, sendo o único partido no Brasil a eleger seus dirigentes por voto direto, bem como é o mais eficaz na mobilização de sua militância para a escolha de candidatos às eleições, seja em âmbito nacional, estadual ou municipal. Em Natal, não é diferente, ainda no ano de 2011, em uma assembleia do diretório municipal foi decidido que o PT de Natal teria candidato próprio à prefeitura nas eleições de 2012. A partir deste momento, o deputado estadual Fernando Mineiro colocou seu nome a disposição do PT e vem construindo sua candidatura.

O Partido dos Trabalhadores tem calendário eleitoral próprio, além de normas que promovem a participação política e estabelecem regras para as candidaturas. Temos como exemplo, o prazo regimental de apoio de candidaturas de outros partidos, dentro do PT de Natal, se encerrou no último dia 13 de janeiro. Na ocasião, nenhum filiado apresentou nomes para que o PT apoiasse candidaturas de outros partidos.

O presidente do PT de Natal, Fernando Lucena, explica que o PT busca alianças com outros partidos, mas apenas para a coligação ou para a vaga de vice-prefeito. “Vamos procurar os partidos do campo progressistas e que são aliados históricos como o PCdoB, o PDT e o PSB. Não abriremos mão da candidatura de Mineiro à prefeitura”. Já Eraldo Paiva, presidente do diretório estadual também está buscando alianças com outros partidos que sejam da base aliada do PT em âmbito nacional e que façam oposição ao atual governo do estado.

Câmara aprova benefício para aposentados e agricultores


Brasília (AE) - Com 428 votos a favor, a Câmara dos deputados aprovou ontem à noite, em segundo turno de votação, a emenda à Constituição que dá o direito ao benefício integral para servidores públicos que se aposentarem por invalidez, desde que tenham ingressado na administração pública até 31 de dezembro de 2003. A proposta atende a quem já se aposentou e quem ainda irá deixar o serviço por invalidez, mas não garante o recebimento retroativo dos proventos. A proposta vai agora para apreciação e cotação no Senado.
A emenda constitucional beneficia os servidores da União, Distrito Federal, Estados e municípios, incluindo as autarquias e fundações. Atualmente, os servidores aposentados por invalidez recebem o benefício previdenciário de forma proporcional ao tempo trabalhado.
Para o relator da emenda, deputado Arnaldo Faria de Sá (PTB-SP), os servidores já aposentados por invalidez terão boas chances de conseguir a integralidade salarial se recorrerem à Justiça, mesmo sem a previsão de pagamento retroativo, com reivindica as associações de aposentados. "Estamos fazendo uma justiça com essas pessoas que são punidas hoje pela sua condição de inválido com a perda de seus direitos".
Plenário também aprovou ontem a Medida Provisória 545/11, que muda as regras de incidência do PIS/Pasep e da Cofins sobre o café não torrado e cria um regime especial de tributação para estimular a abertura de salas de cinema. A matéria, aprovada na forma de um projeto de lei de conversão, deverá ser votada ainda pelo Senado.Uma das mudanças na MP feitas pelo relator, deputado Júnior Coimbra (PMDB-TO), foi a reabertura de prazos para a liquidação com desconto de dívidas rurais contraídas com recursos do Fundo Constitucional do Nordeste (FNE). O prazo, que tinha acabado em 2011, passa a ser de 29 de março de 2013. O texto também suspende as execuções judiciais das dívidas que não foram pagas depois do prazo antes extinto.
A estratégia para votação da PEC 270 e da MP 545 foi definida após almoço oferecido à base aliada pelo líder do PMDB, Henrique Alves. O adiamento das dívidas dos agricultores e das execuções por um ano é fruto de uma negociação de Henrique com o ministro da Fazenda, Guido Mantega. "Nesse tempo de 12 meses vamos estudar normas e viabilizar condições reais de pagamento. O Nordeste não quer calote", disse o deputado.

TN Online.

Homem encontrado morto dentro de um bueiro na Avenida Rio Branco em mossoró



* Informação acrescida a postagem do Câmera.
O corpo de um homem aparentando 45 e 50 anos de idade foi encontrado dentro de um bueiro, no prolongamento da Avenida Rio Branco, próximo a BR 304, nas proximidades do trevo de acesso ao conjunto Santa Delmira em Mossoró.
Um popular foi ao local retirar ração para seus animais e encontrou o corpo por volta das 16 horas e 30 minutos de terça feira 14 de Fevereiro de 2012 e acionou a policia. O homem estava com as vestes baixadas como se tivesse ido ao local fazer necessidades fisiológicas. 
* Francisco Nilson da costa 57 anos de idade, natural de Catolé do Rocha no Estrado da Paraíba e residente na Rua José Dutra de Sousa no Bairro Santo Antonio, trabalhava como cabeceiro e segundo informações de familiares o mesmo era dependente com bebida alccolica. 
Uma equipe de peritos do Instituto Técnico Cientifica de Policia, Itep, coordenada pelo Perito ”Joaquim Guimarães”, não localizou sinais de violência, no corpo da vitima. Ele acredita na possibilidade do mesmo ter ido fazer suas necessidades fisiológicas no local e morreu, mas só os procedimentos de necropsia apontarão a causa morte do popular. O perito acredita que o homem teve morte natural e que estaria no local a pelo menos 24 horas.
O corpo foi removido para o Itep, que aguarda a presença de familiares, para o reconhecimento.