segunda-feira, 19 de março de 2012

Programa Líderes Internacionais em Educação (International Leaders in Education Program – ILEP)






Descrição do programa:

O Programa Líderes Internacionais em Educação (International Leaders in Education Program – ILEP) é uma iniciativa do Departamento de Estado dos Estados Unidos que oferece uma oportunidade para que professores de inglês das mais diversas partes do mundo participem em um curso de aperfeiçoamento de cinco meses nos Estados Unidos visando:
§  Fortalecer a excelência no ensino da língua inglesa e oferecer-lhe um conhecimento mais aprofundado das melhores práticas em metodologias de ensino, planejamento de aula e uso da tecnologia em educação;
§  Criar entre os educadores um conhecimento mais amplo sobre os Estados Unidos;
§  Desenvolver relações produtivas e duradouras entre educadores e professores dos Estados Unidos e de outras partes do mundo;
§  Contribuir para a melhoria do ensino nos países dos participantes transformando seus professores em líderes/multiplicadores que, ao retornarem para seus respectivos países, aplicarão e compartilharão suas experiências e novas habilidades com seus colegas e alunos.
                                      
Esse programa tem duração de um semestre acadêmico em uma universidade americana e inclui aulas e treinamento intensivo em metodologias de ensino, planejamento de aula, estratégias de ensino, liderança, e também no uso de tecnologias em educação.  O programa nos Estados Unidos acontecerá entre os meses de janeiro e maio de 2013 e incluirá também um estágio supervisionado em uma escola de ensino médio para que os participantes no ILEP possam interagir/praticar seus novos conhecimentos com colegas de profissão e alunos nos Estados Unidos.

A bolsa oferece:
ü  Assistência para o visto de intercâmbio (J-1);
ü  Orientação pré-partida no Brasil;
ü  Passagens de ida e volta no Brasil e nos Estados Unidos;
ü  Orientação de boas-vindas em Washington, DC;
ü  Custos/taxas para a participação no programa;
ü  Hospedagem (dormitório universitário compartilhado com outros participantes);
ü  Seguro-saúde;
ü  Ajuda de custo para alimentação e outras despesas dentro do programa;
ü  Ajuda de custo para compra de um laptop para a realização das atividades acadêmicas;
ü  Ajuda de custo para compra de livros e outros materiais educacionais;
ü  Ajuda de custo para excesso de bagagem;
ü  Seminário de encerramento em Washington, D.C.;
ü  Oportunidade de submeter propostas para o Departamento de Estado solicitando apoio financeiro para a implementação de projetos educacionais relacionados ao aprendizado adquirido nos Estados Unidos.



Pré-requisitos:
ü  Ser professor de inglês do ensino médio na rede pública;
ü  Estar atualmente trabalhando em sala de aula;
ü  Possuir, no mínimo, bacharelado ou licenciatura em inglês;
ü  Ter, no mínimo, 5 anos de experiência comprovada em sala de aula;
ü  Demonstrar o compromisso de continuar lecionando após participação no programa ILEP;
ü  Demonstrar compromisso com o ensino de inglês;
ü  Ter fluência oral e escrita em inglês – apresentar comprovante de proficiência em língua inglesa (500 pontos ou mais no PBT TOEFL; ou 61 no IBT TOEFL).*
ü  Ser cidadão brasileiro;
ü  Preencher o formulário de inscrição totalmente em inglês e enviá-lo de volta para a Secretaria de Educação do seu estado, juntamente com todos os demais documentos solicitados.

*Esse comprovante de proficiência em língua inglesa poderá ser apresentado até o final de maio.  Ver instruções no cronograma do programa.

Processo seletivo:
Os candidatos interessados em participar no processo seletivo ao programa deverão enviar sua documentação completa para a Secretaria de Educação do seu estado até o dia 23 de março de 2012.  Entrar em contato com a Secretaria de Educação do seu estado e/ou acessar o site da Secretaria para saber se o seu estado está participando no programa e, também, para obter informações detalhadas sobre o processo seletivo no seu estado. Não serão aceitos documentos entregues após essa data.

IMPORTANTE:  Não serão aceitas inscrições de candidatos que enviarem o seu material diretamente para a Embaixada dos EUA, para o CONSED e/ou o IREX, organização responsável pela implementação do programa nos Estados Unidos.  Todos os interessados deverão se inscrever via Secretaria de Educação do seu estado.

Documentos necessários para efetivar sua inscrição no programa:
ü  Formulário de inscrição devidamente preenchido, assinado e carimbado pela sua escola;
ü  Currículo resumido (conforme modelo no formulário de inscrição);
ü  Carta de recomendação da Secretaria de Educação;
ü  Fotografia colorida recente.

Cronograma do programa:
- Até 22 de março:      Divulgação do programa ILEP nos estados.

- 23 de março:            Prazo para o recebimento do material completo dos candidatos nas Secretarias Estaduais de Educação.

- 30 de março:            Prazo para que os estados façam a revisão do material enviado pelos candidatos e uma seleção de quais inscrições serão enviadas para a Embaixada. 

                                    Os seguintes estados poderão selecionar até 5 (cinco) candidatos para o processo seletivo nacional:
·         Amazonas, Bahia, Ceará, Distrito Federal, Mato Grosso, Minas Gerais, Paraná, Pernambuco, Rio de Janeiro, Rio Grande do Norte, Rio Grande do Sul e São Paulo.
(Caso essas Secretarias confirmem participação no processo seletivo ao programa ILEP).

Os seguintes estados poderão selecionar até 2 (dois) candidatos para a competição nacional:
·         Acre, Alagoas, Amapá, Espírito Santo, Goiás, Maranhão, Mato Grosso do Sul, Pará, Paraíba, Piauí, Rondônia, Roraima, Santa Catarina, Sergipe e Tocantins.
(Caso essas Secretarias confirmem participação no processo seletivo ao programa ILEP.)

- 30 de março:            Prazo para que os estados enviem para a Embaixada dos EUA (via e-mail: ilepbrazil2013@yahoo.com) o material completo dos candidatos que participarão no processo seletivo nacional (serão considerados para esse processo apenas as inscrições do número acima de candidatos por estado).

IMPORTANTE:  As Secretarias de Educação deverão seguir as seguintes instruções ao enviar a documentação completa dos seus candidatos:
-       Preparar um e-mail por candidato;
o   Colocar como assunto: ILEP 2013:  Nome do candidato – Estado do candidato;
o   Todos os anexos deverão ser enviados em formato PDF e, de preferência, em um documento só – para evitar que alguma página fique de fora do pacote.

- 10 de abril:                A Embaixada dos EUA e o CONSED revisam o material dos candidatos e anunciam a lista dos 30 (trinta) professores selecionados para seguir adiante no processo seletivo e fazer o exame TOEFL (taxa a ser coberta pelo governo americano).

- Até o dia 30
  de abril:                     Os 30 professores deverão se inscrever para o TOEFL e fazer a prova (a Embaixada fornecerá os códigos para a inscrição no TOEFL).

- 21 de maio:               Prazo para que os professores enviem o resultado do TOEFL para a Embaixada dos EUA.

- 30 e 31 de maio:       Embaixada dos EUA/CONSED fazem entrevistas orais com os candidatos com as melhores inscrições (revisão de todo o material enviado) + melhores pontuações no TOEFL.

- Início de junho:          Embaixada dos EUA junta toda a documentação dos melhores candidatos.

- até 15 de junho:        Embaixada dos EUA envia para Washington o material completo dos melhores candidatos do Brasil.

- Agosto:                      O comitê de seleção em Washington revisa o material de todos os candidatos internacionais.

- Setembro:                 IREX, a organização responsável pela implementação do programa, envia para a Embaixada dos EUA a listagem completa dos professores brasileiros selecionados para o programa.

- Outubro:                    Selecionados preenchem documentação complementar e iniciam a preparação para a viagem aos EUA.

- Novembro:                Orientação pré-partida em Brasília.

- Dezembro:                Selecionados finalizam os preparativos para a viagem.

- Janeiro de 2013:       Viagem para aos EUA.

- Final de maio
  De 2013:                   Retorno dos professores ao Brasil.

- A partir de
  Agosto de 2013:        Realização de seminários/palestras para o compartilhamento do conhecimento adquirido durante o programa nos EUA.

AULA DE QUÍMICA