sábado, 7 de abril de 2012

Policia Ambiental realiza trabalho de fiscalização na lagoa do Apodi.


Durante a noite de ontem (06), o Cap. Brilhante juntamente com policiais ambientais patrulharam toda a Lagoa do Apodi no intuito de coibir a pesca predatória, ato esse constantemente realizado por pescadores da região. Segundo denúncias, estão utilizando redes de arrasto para a prática da pesca, a qual é proibida, pois a pesca com esse tipo de rede causa danos ao ecossistema com a indiscriminação do pescado, além da morte de grande parte dele. 
Segundo o Capitão Brilhante o trabalho de fiscalização será intensificado devido ao grande número de denúncias feita pela população, que felizmente já é conscientizada da ilegalidade e dos prejuízos causados por esse tipo de pesca.  
Informações: Sentinelas do Apodi.


7 DE ABRIL, DIA MUNDIAL DA SAÚDE


Saúde não é apenas não estar doente. Saúde é bem mais amplo que isso, é estar bem fisicamente, mentalmente e socialmente também!
Uma boa higiene, alimentação adequada, fazer exercícios físicos regularmente e dormir bem nos ajudam bastante a ter saúde. E nada como uma boa brincadeira, um brinquedo novo, um passeio em um dia de sol ou qualquer outra coisa que nos façam sentir bem, felizes e satisfeitos!

Você sabe o que é o Ministério da Saúde?

O Ministério da Saúde foi instituído em 1953. É um órgão do Governo responsável pela organização e elaboração de planos e políticas públicas voltadas para a promoção, prevenção e assistência à saúde dos brasileiros. Deve oferecer confissões para a proteção e recuperação da saúde da população, reduzir as enfermidades, controlar doenças e melhorar a vigilância à saúde, dando assim mais qualidade de vida aos brasileiros.

Situação da Saúde Pública:

DONA-DE-CASA MORRE APÓS LONGAS HORAS DE SOFRIMENTO


Uma simples dona-de-casa de Felipe Guerra, moradora do Sítio Pindoba, (a 80km de Mossoró), Rita Maria Batista, 56, morreu às 9h de hoje no Hospital Regional Tarcísio Maia (HRTM), depois de uma longa agonia entre sua cidade a essa unidade de saúde. Não suportou uma sequência de descasos e maus-tratos. De desrespeito à vida.
Existem suspeitas, fortes indícios – na verdade, de que ela morreu por omissão de socorro médico no HRTM.
O caso foi publicado por este Blog (veja AQUI ou em postagem mais abaixo), a partir de enfoque do jornalista Cézar Alves no portal Nominuto.com.
Rita chegou a passar por cirurgia, mas hoje – não resistiu. Em Mossoró, a ‘Metrópole do Futuro’, não existia sequer um leito de UTI para acomodá-la no pós-operatório.
O caso será investigado pela Polícia Civil, provocada pela promotora de Justiça Ana Ximenes.
A promotora esteve ontem no HRTM apurando os maus-tratos a Rita – ao lado de membros da Polícia Civil. Recolheu elementos que podem levar o Ministério Público a considerar que ela foi vítima de omissão de socorro. A dona-de-casa só foi levada para uma cirurgia após agonizar por cerca de 30 horas.
Rita deu entrada no HRTM às 13h de terça-feira (3). Um clínico geral a medicou e pediu o parecer de um cirurgião, o que só foi feito às 11h do dia seguinte. Quase 24 horas tinham se passado. A ordem era para cirurgia de forma imediata. Havia perigo de morte.
Mesmo com o Centro Cirúrgico do HRTM estando sem ocupação e com três cirurgiões disponíveis, no local, Rita não foi atendida.
Às 18h de ontem (quarta-feira, 4), o cirurgião Wagner Langue passou a fazer parte do plantão e levou-a imediatamente para o Centro Cirúrgico. Fez o procedimento sozinho, mesmo quando não se recomenda essa postura, porque o outro médico – Adail Vale – faltou.
A partir da conclusão da cirurgia, havia necessidade de uma UTI para a paciente. Não havia um leito disponível no local, no Hospital Wilson Rosado, na Casa de Saúde Dix-sept Rosado (CSDR) ou Hospital da Mulher. Hoje, às 9h, a humilde dona-de-casa de Felipe Guerra não resistiu à sua própria via crucis.
Em plena Semana Santa, dona Rita Maria Batista acabou crucificada pelo descaso, pelo desrespeito, pelo desdém com a vida humana.
Ah, ia esquecendo de informar a ‘grande’ enfermidade que a levou a óbito: ‘megacólon’ (privação). Isso mesmo. Uma obstrução intestinal.
Blog Carlos Santos.

CONCORRÊNCIA DO CONCURSO DA UFERSA


A Universidade Federal Rural do Semi-Árido (Ufersa), através da Comissão Permanente de Processo Seletivo, divulgou ontem, 5, a concorrência do concurso para técnico-administrativo da Instituição. A relação foi publicada na página eletrônica da entidade.
Como já era esperado, conforme a organização do certame, a maior concorrência ficou para o cargo de assistente em administração, campus Mossoró, com 709 candidatos por vaga. No campus de Caraúbas, a concorrência para o mesmo cargo ficou 410 por vaga. Os campi de Mossoró e Caraúbas oferecem, respectivamente, duas e 12 vagas para o cargo de assistente em administração.
Em seguida, as maiores concorrências foram para o cargo de auxiliar de veterinária e zootecnia, Campus Mossoró, com 578 candidatos pleiteando a única vaga disponível para o cargo e assistente social, Campus Mossoró, com 241 candidatos concorrendo a uma vaga oferecida.
De acordo com Comissão Permanente de Processo Seletivo da Ufersa, a menor concorrência divulgada é a do cargo de técnico de tecnologia da informação (Caraúbas). Para este, foram quatro inscritos para a vaga disponibilizada.
A relação com a concorrência das 50 opções do quadro de vagas para o certame está disponível no endereço eletrônico www.ufersa.edu.br. Os locais de provas serão divulgados na próxima terça-feira, 10, na página de acompanhamento do concurso. Para verificar o local, o candidato deverá acessar a página através do login e senha registrados no ato da inscrição.
A realização das provas para o concurso técnico-administrativo da Ufersa está prevista para o dia 29 deste mês. Estão sendo oferecidas 101 vagas, distribuídas nos campi de Mossoró, Angicos e Caraúbas. Serão 11 vagas para Angicos; 29 para Caraúbas e as demais para Mossoró.
Para nível superior, estão sendo oferecidas vagas para analista de sistemas, arquiteto, arquivista, assistente social, biólogo, bibliotecário, engenheiro, jornalista, médico veterinário, pedagogo, secretário executivo, técnico em assuntos educacionais e técnico desportista (educador físico).
Já para nível médio, as vagas são para assistente administrativo, técnico em laboratório, técnico em informática, técnico em edificações, segurança do trabalho, audiovisual e contabilidade. Para nível elementar será oferecida apenas uma vaga para auxiliar de médico veterinário.
Fonte: O Mossoroense.

UTILIDADE PÚBLICA...

Peço a quem encontrou ou vier a encontrar uma carteira contendo todos os documentos de FRANCISCO FRANCIBERG VIEIRA DE BRITO (meu irmão - trabalha no supermercado Queiroz de Apodi), por favor, entrar em contato através dos telefones (08494267798 - dele) ou (08491081662 - meu) que será gratificado. O mesmo se encontra preocupadíssimo pois na carteira continha também um documento de uma outra pessoa.

francionevb disse...