quinta-feira, 19 de abril de 2012

ESCOLA ALCIVAN PINTO VISITA ESTANDE COM A HISTÓRIA DOS ÍNDIOS

Os alunos da Escola Municipal Francisco Alcivan Pinto, do turno vespertino visitaram nesta tarde (19/04) Dia do Índio um estande que foi montado na Praça Getúlio Vargas pela pesquisadora “Lúcia Tavares”.
Na visita, os estudantes conheceram, que os Índios viviam de caça, pesca e lutaram para defenderem as suas terras.
Os Índios também tinham costumes de dormirem de rede, comiam tapioca, beiju, peixe assado, frutas de carnaúba e gostavam da flor de água-pé.
Também foi mostrado aos alunos, que os Índios tinham objetos como: chocalho, que fazia barulho de água corrente, cabaça, pedra para cortar, cestos, arupembas e outros.
Segundo Lúcia Tavares, muitos objetos e informações, ela colheu na cidade de Aquirás-CE e que o povo de nossa terra deve saber dessas informações, porque é a história dos que deram origem a Apodi.
Em sua amostra, Lúcia apresentou fotos e vídeos da viagem que fez em Aquirás, onde a mesma visitou a aldeia dos Índios Jenipapos Canidés, tribo indígena de mesmo grupo racial dos Índios Tapuias Paiacus, que deram origem a Apodi.
Marcos Magalhães "Pedagogo" também estava com Lúcia e soube relatar a verdadeira história do Índio. 


Professor Marcos Magalhães, Salete Marinho e Lúcia Tavares



 Professor Marcos mostrando o instrumento que faz barulho de água corrente



 Professora Suzana e suas alunas
 Vitória e Heitor
 Professora Genilma e seus alunos
 Aluna Moniele
Chegada.

Gugu Liberato entrega casa em Riacho da Cruz e é recebido por multidã


Na tarde desta quarta-feira (18), uma multidão, formada por mais de duas mil pessoas, aguardou a chegada de Gugu Liberato, à cidade de Riacho da Cruz, no Oeste Potiguar. Na ocasião, o apresentador da Rede Record gravou o quadro “De Volta pra o Meu Aconchego”. O programa, que deve ir ao ar no domingo (29) na Rede Record, realizou o sonho de Carmecleide Araújo: voltar a morar em sua terra natal, com casa própria, e abrir uma sorveteria.
Gugu e a família chegaram a Riacho da Cruz em um ônibus padronizado por volta das 14 horas e foram recebidos comfogos, aplausos e gritos calorosos da população. Após a recepção calorosa do público, os antigos moradores de São Paulo, seguiram em um arrastão puxado pela banda Forró Magote até a nova casa da família Araújo. A casa custou R$ 30, 000 e foi reformada em 12 dias.
Para Gugu, a recepção do povo riachocruzense foi uma das mais enérgicas do quadro “De volta pro meu aconchego”. “Esta é a parte boa: realizar o sonho das pessoas. De tão gratos que eles ficam, o trabalho se torna só satisfação”, disse o apresentador. 

Veja as imagens Aqui

FONTE: TABOLEIROGRANDENEWS.

UERN DIVULGA LISTA DE SEGUNDA CHAMADA NO PSV 2012


Acaba de ser divulgado a lista da 2ª Chamada da UERN, na ocasião aqui da nossa cidade houve apenas um aprovado que foi Thiago Wenzel Cortez da Silva - Pedagogia. Parabéns aos aprovados.

CONFIRA A LISTA AQUI.

DETRAN: CALENDÁRIO DE LICENCIAMENTO

DETRAN: CALENDÁRIO DE LICENCIAMENTO