sexta-feira, 18 de maio de 2012

DE MELANCIAS PARA ROMA: ORDENAÇÃO DIACONAL DE CORNÉLIO FREIRE NA BASÍLICA DE SÃO PEDRO, EM ROMA, DIA 14 DE MAIO DE 2012

Agradecimentos de Cornélio Freire: Agradeço, sem palavras à altura, à minha família por tudo... como canta Pe. Zezinho: "...às vezes a gente ainda erra, lá em casa ninguém é perfeito" (...) mas somos realmente uma família! Obrigado por tudo:



















VAI COMEÇAR RECUPERAÇÃO DA PRAÇA GETÚLIO VARGAS EM APODI - RN


A Praça Getúlio Vargas de Apodi será recuperada nos próximos dias. A empresa responsável já começa a fazer o trabalho de isolamento da área e logo a população apodiense vai ter uma praça embelezada na frente da Igreja Matriz de Apodi.
Pelo menos é que se espera e que a população possa tirar proveito com a obra, porque do jeito que está, é vergonhoso para a nossa cidade.
Que a Praça seja recuperada o quanto antes...

18 DE MAIO, DIA NACIONAL DO COMBATE AO ABUSO E EXPLORAÇÃO SEXUAL DE CRIANÇAS E ADOLESCENTES.


Os dados são alarmntes; denúncia de abuso cresce 23%.
As queixas contra o padrasto começaram repentinamente. “Eu tenho nojo dele, não o suporto mais”, dizia a menina de 12 anos. O repúdio súbito era encarado como antipatia de pré-adolescente. A família não se atentou que poderia ser um sinal de abuso, um pedido de socorro. Foi só quando a menina desabafou com a prima mais velha sobre as carícias veladas do padrasto que o problema veio à tona. O abusador aproveitava a ausência da esposa e mãe da garota para agir. Acariciava as partes íntimas da pré-adolescente, que não sabia o que fazer.
Nem todas as crianças e adolescentes vítimas de violência sexual conseguem romper o silêncio. Família e amigos precisam estar atentos. E, nesse processo, a denúncia é fundamental. Este ano, de janeiro a abril, foram 115 registros ao Centro de Referência Especializada em Assistência Social - Regional Fortaleza (Creas). Um aumento de 23% nas denúncias em relação ao mesmo período no ano passado.
No Ceará, de um total de 1.546 denúncias relacionadas aos direitos da criança e do adolescente, 338 estão relacionadas ao abuso sexual. São quase três denúncias por dia. O dado foi divulgado pela Secretaria de Direitos Humanos da Presidência da República, em relação ao período de janeiro a abril deste ano.
Especialistas avaliam como positivo o aumento de registros de abuso sexual. “O tema ganhou mais visibilidade e as pessoas estão mais conscientes da necessidade de denunciar. Só assim dá para fazer o acompanhamento das vítimas”, opina a supervisora do Creas, Regiana Nogueira.
Com o crescimento de denúncias, aumenta também o número de atendimentos. Na rede Aquarela, que atende as notificações das Secretarias Executivas Regionais III, IV e V, foram 229 atendimentos, entre janeiro e abril deste ano. No ano passado, no mesmo período, foram 208. O acréscimo de 10% é considerado uma conquista.
Segundo o balanço do Creas, houve uma queda de 44% nas denúncias contra exploração sexual infantil. Este ano, foram apenas 24. Em 2011, 43. Para Regiana Nogueira, a redução pode ser resultado das ações que estão sendo desenvolvidas para coibir o turismo sexual de crianças e adolescentes. “Mas há de atentar também para as subnotificações. É um crime organizado difícil de combater”, classifica.
Dos 229 atendimentos na rede Aquarela, apenas 11 eram relacionados à exploração sexual. Os 218 demais tratavam de abuso. “O desafio é maior porque os adolescentes não se reconhecem como explorados, a rede de tráfico é intensa e as pessoas têm medo de denunciar”, diz a coordenadora da rede Aquarela, Ana Paula Costa Rodrigues.


ENTENDA A NOTÍCIA


Hoje é o Dia Nacional de Combate ao Abuso e à Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes, instituído pela lei federal nº 9.970. A data faz alusão à morte brutal da menina Araceli, em Vitória (ES), na década de 1970.


Serviço


Para denunciar contra abuso e exploração sexual de crianças e adolescentes ligue:
Municipal: 0800 285 0880
Estadual: 0800 285 1404
Nacional: 100


Alerta


Vítimas de violência sexual
Indicadores físicos
Roupas rasgadas com manchas de sangue;
Hemorragia vaginal ou retal;
Secreção vaginal ou peniana;
Infecção urinária;
Dificuldade para caminhar;
Gravidez precoce;
Queixas constantes de gastrite;
Dor pélvica;
Hematomas, edemas e escoriações na região genital e mamária;
Infecções/doenças sexualmente transmissíveis.


Indicadores comportamentais


Mudança brusca de comportamento e humor (não querer comer, comer demais, apatia agressividade);
Sono perturbado, pesadelos frequentes, suores, agitação noturna;
Masturbação visível e continuada;
Timidez em excesso;
Tristeza ou choro sem razão aparente;
Medo de ficar sozinho com alguém em algum lugar;
Baixa autoestima, estado de alerta constante, dificuldades de concentração, fuga da realidade;
Interesse precoce por brincadeiras sexuais e/ou erotizadas;
Conduta sedutora.
Atenção
Evite deixar crianças com quem não conhece bem;
Saiba onde os seus filhos estão e converse com eles sobre o assunto de maneira aberta. Sempre com respeito à idade da criança.


Fonte: O POVO.

FOTOS DO MAESTRO JANILSON DE CARVALHO

 Embarque no Carrocel
Prá matar saudades...

Henrique Alves e Hermano Morais participam de encontro nacional do PMDB


O presidente do diretório regional do PMDDB-RN, deputado federal Henrique Eduardo Alves, defendeu a qualificação e preparação da militância do partido para disputar as eleições municipais deste ano. O maior partido do Brasil, em número de filiados e eleitos, deverá participar das eleições 2012 com 50 mil candidatos para prefeito e vereador em todo o Brasil, segundo o presidente da legenda, senador Waldir Raupp (RO).

Henrique e outras lideranças nacionais do partido como o Vice-Presidente da República, Michel Temer, participaram do “II Fórum Nacional o PMDB e as Eleições Municipais 2012”. Vários candidatos a prefeito e vereador do Rio Grande do Norte estiveram com o Henrique Alves. Entre os pré-candidatos, Hermano Morais, que vai disputar a prefeitura de Natal, ocupou lugar de destaque na mesa representando os demais deputados estaduais presentes no evento. O fórum foi realizado no Centro de Convenções Ulisses Guimarães, em Brasília.

Henrique Alves lembrou que o PMDB é um partido municipalista. “A vida política começa e se realiza principalmente no município onde mora o cidadão. Por isso o voto mais disputado é para vereador e prefeito”, disse o deputado, convocando os militantes para se engajarem nas eleições municipais. No Rio Grande do Norte o partido vai concorrer a 120 prefeituras com candidatos próprios. Em 47 cidades o PMDB vai fazer composição com outros partidos.

Fonte: A Notícia da Hora.

INSS nomeia 1.150 aprovados no concurso



Atenção concurseiros! As primeiras nomeações do concurso do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) já foram publicadas no Diário Oficial da União. São 900 vagas para técnicos do seguro social e 250 vagas para médicos peritos previdenciários. A previsão é que até outubro sejam nomeados mais 725 aprovados – 600 técnicos e 125 peritos.
Segundo o cronograma, serão mais 500 nomeações de técnicos do seguro social em julho e outros 100 em agosto. Já no mês de outubro serão nomeados mais 125 peritos médicos, totalizando 1.875 novos servidores.
O concurso é destinado a preencher as vagas das Agências da Previdência Social que integram o Plano de Expansão da Rede de Atendimento (PEX) e estão sendo inauguradas em todo o Brasil.
Ao todo, foram oferecidas 1.875 vagas. Mais de 900 mil pessoas se inscreveram para o cargo de técnico, cuja remuneração inicial é de R$ 4.496,89. Já para o cargo de médico, que tem remuneração inicial de R$ 9.073, 93, foram 11,7 mil inscritos.
*Com informações do G1.

Greve da Uern – Em assembleia professores mantém greve por tempo indeterminado


Os professores da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN) se reuniram na sede do sindicato docente, na manhã desta quinta-feira, 17, para avaliar o movimento paredista que completa duas semanas. O Governo do Estado não enviou resposta à proposta da Associação dos Docentes da Uern (ADUERN) do pagamento do reajuste de 10,65% no mês de maio, retroativo a abril. Dessa forma, a greve continua por tempo indeterminado.
“A categoria avalia que a greve tem se intensificado com as mobilizações que estamos fazendo, além de estarmos agregando mais pessoas. Já que o Governo do Estado não enviou uma resposta para os professores, a greve foi mantida. Agora esperamos que o governo se manifeste para podermos definir os rumos do movimento”, avalia o professor Flaubert Torquato, presidente da Aduern. Nesta sexta-feira, 18, o comando de greve unificado (ADUERN/SINTAUERN/DCE) irá se reunir para elaborar o cronograma de mobilizações para os próximos dias.
Mobilizações - Na noite de hoje, às 19h, será realizado um protesto silencioso na Colação de Grau no Campus Central da Uern. Os professores participarão da solenidade com uma tarja vermelha anunciando a greve na Universidade. Essa mesma mobilização já foi realizada na última terça-feira, 15, em Assú. 

Fonte: São Miguel News.

Funarte incentiva a capacitação das Artes Cênicas e Visuais‏

Artistas, produtores e agentes das Artes Cênicas e Artes Visuais do Rio Grande do Norte se reúnem nesta sexta-feira (18), a partir das 15h, no Teatro de Cultura Popular Chico Daniel, em Natal, para debater o Programa Oficinas de Capacitação, desenvolvido pela Fundação Nacional de Artes (Funarte). O encontro servirá para identificar pontos fortes dos setores neste estado, assim como áreas que demandam uma maior atenção e que poderão ser beneficiadas com a proposta de formação.
Na área das Artes Cênicas, o programa ganha continuidade em 2012, no intuito de contribuir para o aprimoramento do conhecimento técnico de teatro. Iniciadas em 2011, este ano as oficinas oferecidas pela Coordenação de Teatro da Funarte são nas áreas de dramaturgia, interpretação, produção teatral, direção, corpo e voz, com atividades a serem realizadas de julho a outubro de 2012. 
Já as “Oficinas Funarte – Artes Visuais: Desafios Contemporâneos" propõem a reflexão sobre a prática das artes e seu diálogo com a formação do público e a diversidade cultural brasileira. Os representantes do setor escolherão um tema para capacitação no Estado. As aulas deverão acontecer entre junho e setembro de 2012.
Serviço: 
Debate sobre o Programa Oficinas de Capacitação – Artes Visuais e Artes Cênicas
Local: Teatro de Cultura Popular Chico Daniel, Rua Jundiaí, 641, Petrópolis, Natal, RN.
Data: 18/05/2012 (sexta-feira)
Horário: 15h
Informações: 
Teatro de Cultura Popular Chico Daniel: (84) 3232-5307
Artes Cênicas: Sônia Santos – (84) 8127-4781
Artes Visuais: Vandeci Holanda – (84) 8127-3936.

DETRAN: CALENDÁRIO DE LICENCIAMENTO

DETRAN: CALENDÁRIO DE LICENCIAMENTO