domingo, 20 de maio de 2012

ACIDENTE NA BR 405 EM APODI - RN

Informações e fotos: Sentinelas do Apodi.
Um acidente de trânsito foi registrado neste domingo (20/05) por volta das 17h30min na BR 405 nas proximidades do IPE em Apodi.
Trata-se do jovem Gildenes da Silveira Paiva, 24 anos, morador da Rua Sabiá, no bairro Bacural I. Segundo informações colhidas no Blog Setinelas do Apodi, o mesmo pilotava sua motocicleta, quando ao passar sobre os Tachões bidirecionais, mais conhecidos por (tartarugas) desequilibrou-se e caiu, chegando a bater com a cabeça no chão.
Gildenes foi socorrido para o Hospital Regional Hélio Morais Mainho de Apodi e em seguida foi transferido para Mossoró em estado grave.

MULHER SOFRE FACADA E O CRIMINOSO É PRESO EM APODI

*Informações e fotos: Plantão Apodi.
Na tarde deste domingo (20/05), por volta das 17h30min a polícia militar de Apodi foi acionada para atender uma ocorrência de tentativa de homicídio por arma branca no bairro Baixa do CAIC, em Apodi-RN.
De imediato uma viatura da RP de Apodi juntamente com a RP de Itaú foram ao local e constataram a veracidade da denúncia. Chegando no local, os policiais encontraram a vítima de nome Francisca Celma Alves de Lima caída com um ferimento no abdômen. Segundo informações ela estava bebendo no bar do acusado, denominado "Bar da lama", na rua Elias Monteiro, bairro Baixa do CAIC, e por motivos não declarados se desentendeu com o proprietário do bar e o mesmo disferiu uma cutilada de faca na região abdominal da vítima.
A ação da polícia foi rápida e o acusado foi preso ainda no local do crime. O senhor de nome João Moreira Lima foi detido e conduzido até a delegacia de polícia civil de Apodi. Segundo os policiais envolvidos na ocorrência, a população estava revoltada com o acusado e o mesmo já havia sofrido algumas agressões, e se houvesse demorado mais um pouco o acusado teria sido linchado pelos populares.
A vítima foi socorrida pela RP até o hospital de Apodi, onde recebeu os primeiros atendimentos e logo após foi encaminhada para o Hospital Regional Tarcísio Maia, em Mossoró. A mesma não corre risco de morte.
No local ninguém quis informar a motivação do crime, porém, em contato com a equipe do Plantão Apodi o acusado declarou que a vítima queria usar drogas em seu bar e ele não permitiu, a partir dai iniciou-se uma discussão que posteriormente atingiu maiores proporções causando tamanho transtorno.
"João do Bar da Lama" se encontra detido no CDP de Apodi a disposição da justiça.
Policiais que participaram da ocorrência: Guarnição da RP de Apodi: Sd's Gurgel, Francelino e Dantas; RP de Itaú: Sd's Geovane e Torres.
  
Acusado
  
Arma
  
Local do Crime
  
Vítima   /  Foto: Sentinelas Do Apodi

RÁDIO LUTA PODE SER OUVIDA PELA INTERNET

A Rádio Luta FM de Apodi continua com muita audiência e agora você pode ouvir a sua programação através do endereço: http://lutafm.blogspot.com.br/    
Todos os dias, de 5 às 23 horas na frequência 88,5 MHz. Tá na Luta? Tá bom demais!

20 DE MAIO: DIA DAS COMUNICAÇÕES


Hoje, 20 de maio, Dia Mundial das Comunicações!
Em Luanda, o presidente da Comunicação da Conferência Episcopal de Angola e São Tomé (CEAST), Dom Filomeno Vieira Dias, destacou a importância das pessoas analisarem o conteúdo das mensagens veiculadas pelos Meios de Comunicação Social.
“A velocidade com que, atualmente, a comunicação chega aos mais variados meios, exige das pessoas que a recebam, uma capacidade crítica a fim de que se analise o que é certo ou errado. No meio de tanta informação temos que saber equilibrar a palavra, o som e a imagem”, sublinhou o bispo.
Este é o 46º Dia Mundial das Comunicações Sociais, este ano sob o tema o "Silêncio e palavra: caminho de evangelização".
Ir Núbia Maria da Silva da Pastoral da Criança.

É BRASIL! Tribunais absolvem acusados de sexo com menor, apesar de nova lei

Em 2009, lei tornou crime qualquer ato sexual com menor de 14 anos. Levantamento do G1 mostra decisões de 2ª instância que livraram réus.
 
 Desde 2009, todo ato de cunho sexual praticado com menor de 14 anos, mesmo com consentimento, é considerado crime de estupro de vulnerável. Levantamento do G1 junto às decisões dos Tribunais de Justiça de todo o país mostra que, mesmo após alterações do Código Penal, juízes e desembargadores continuam absolvendo réus.

A questão voltou a ser discutida depois que o STJ (Superior Tribunal de Justiça) absolveu um acusado de estupro de uma menina de 13 anos porque ela se prostituía. Para criminalistas, o entendimento estava correto porque o caso ocorreu antes da edição da nova lei do estupro. Se tivesse ocorrido depois, a absolvição já não mais se justificaria (Entenda a discussão abaixo).
 
Magistrados, no entanto, continuam aplicando o entendimento antigo aos casos novos.

Levantamento do G1 com 752 decisões de segunda instância disponíveis nos Tribunais de Justiça de todo o país (parte está em segredo de Justiça ou não foi publicada) mostra decisões que absolveram réus mesmo para casos ocorridos após a Lei 12.015/2009. Em primeira instância, esses processos correm em segredo de justiça.

É permitido aos juízes dar novas interpretações às leis, o que, na prática, acaba criando direitos. Nas decisões, os desembargadores criticam a legislação atual, que impede, segundo eles, o bom senso nos julgamentos.

O descontentamento foi um dos motivos para a proposta de alteração do estupro de vulnerável no Código Penal, segundo o procurador da República Luiz Carlos Gonçalves, relator do anteprojeto de reforma no Senado. “Estamos concordando em parte com essa crítica e reduzindo a idade de consentimento para 12 anos”, afirmou ele ao G1. 

TREMOR DE 5,9 GRAUS NO NORTE DA ITÁLIA DEIXA MORTOS E FERIDOS


Ao menos cinco pessoas morreram, 50 ficaram feridas e uma está desaparecida após um tremor de 5,9 graus de magnitude na escala Richter atingir o norte da Itália na madrugada deste domingo (20).
De acordo com a Defesa Civil da região, em Bondeno, na província de Ferrara, o teto de uma fábrica desabou e acabou atingindo um marroquino de 29 anos, que morreu. Nenhum outro trabalhador do local sofreu ferimentos.

Dois funcionários de uma fábrica de cerâmica de San Agostino também faleceram quando o telhado do prédio caiu sobre eles, disse o representante do sindicato local.

Uma alemã de 37 anos que estava na Itália por motivos de trabalho morreu em San Alberto de San Pedro em Casale, na Bolonha, provavelmente por conta de uma crise provocada pelo medo durante o terremoto.

Em San Agostino, uma mulher de mais de cem anos também foi a óbito devido à comoção causada pelo tremor, informaram fontes médicas.
O canal de televisão americano CNN e o jornal italiano Corriere della Sera afirmavam na manhã deste domingo (20) que já foram encontrados seis mortos após o desastre.


O desastre
O terremoto de 5,9 graus de magnitude na escala Richter atingiu o norte da Itália, a 5 km ao leste de San Felice sul Panaro, às 2h03 (23h03, no horário de Brasília) deste domingo (20). Segundo o Serviço Geológico dos Estados Unidos (USGS, na sigla em inglês), o tremor foi registrado a uma profundidade de cerca de 10 km.

As cidades de Bolonha, Toscana, Vêneto, Lombardia, Tretino Alto Adigio e Friuli Venezia Giulia também sentiram o terremoto. De acordo com o Instituto Nacional de Geofísica e Vulcanologia da Itália, o tremor foi precedido por outros dois, um de intensidade de 4,1 graus e outro de 2,2 graus.

Às 5h03 (0h03, no horário de Brasília), foram registrados desmoronamentos em algumas fábricas de Bondeno por conta de uma réplica do tremor, de 4,9 graus de magnitude.

Em Mirandola, também na província de Ferrara, os doentes em estado grave do hospital local foram removidos, assim como os idosos de um asilo, informou a Defesa Civil.

Segundo as primeiras informações dos bombeiros, haveria várias pessoas presas entre os escombros. A igreja de San Felice sul Panaro, na província de Modena, também foi destruída pelo terremoto, informou a Defesa Civil.

*Fonte: G1

50ª Morte violenta em Mossoro em 2012

*Informações: O Câmera.
Obs: Existe uma informação, não confirmada, que o elemento morto se chama "Wendel Daniel de Lima Costa" e morava no bairro João 23 em Assu.
Um assalto termina com o assaltante morto no inicio da noite de sábado 19 de Maio de 2012, no Projeto de Assentamento Novo Espinheirinho, localizado no Km 84, as margens da BR 304 saída para Natal Zona Rural de Mossoró.
Um individuo chegou em um bar onde varias pessoas assistiam um jogo de futebol na TV, efetuou um disparo e anunciou o assalto. Ele que todas as pessoas que estavam no estabelecimento, se deitassem.
O elemento chegou ao local sozinho, entrou no estabelecimento e fez um verdadeiro rapa. Na saída ele tomou a chave de uma motocicleta que estava estacionada em frente ao bar.
O individuo nem chegou a da partida na moto. Ele foi alvejado com vários disparos de arma de fogo, todos na cabeça e morreu no local ainda com a arma engatilhada, na mão. O revolver estava municiado e apenas uma munição deflagrada.
No bolso do short foram localizados vários celulares e objetos das pessoas que se encontravam no local no momento do assalto. O responsável pelo estabelecimento disse a policia que não viu quem teria reagido, matando o elemento, que não portava documento de identificação.
Uma guarnição da Ronda Ostensiva Com Apoio de Motocicleta, Rocam, comandada pelo Cb. Renixon esteve no local colhendo as primeiras informações e fazendo o isolamento do ambiente do crime.
Segundo informações do Doutor “Renildo Marcelino”, Perito do Instituto Técnico e Cientifico de Policia, Itep, o individuo foi morto com disparos de pelo menos dois tipos de armas de fogo. Ele disse que a quantidade de disparos, só era possível identificar após os procedimentos no órgão em Mossoró.
Os delegados Kleiton Pinho, Regional e Ruberio Pinto, de Plantão, estiveram no assentamento, para os procedimentos de investigação. Duas pessoas, responsáveis pelo estabelecimento foram conduzidas para a delegacia de plantão em Mossoró, para prestarem esclarecimentos.
A ação de indivíduos assaltando nos assentamentos rurais é muito comum na região. O que não é muito comum é a reação de populares.