terça-feira, 22 de maio de 2012

PARÓQUIA DE APODI ABRE INSCRIÇÕES PARA CURSO DE BATERIA, TECLADO E VIOLÃO

Começaram hoje (22/05) as inscrições para o curso de música na Casa Paroquial de Apodi.
Aulas de bateria: começam no dia 02 de junho aos sábados pela manhã;
Aulas de violão: começam no dia 04 de junho às segundas feiras pela noite; e
Aulas de teclado: começam no dia 09 de junho aos sábados pela noite.


É uma idéia do Padre Maciel Rodrigues, que sonha em ver os jovens apodienses ocupados com a cultura. Sala climatizada e ainda mais, o curso será gratuito.
 Violões, que vão ser utilizados no curso.
 Bateria, que também vai ser utilizada no curso.
 Sala ampla com assentos e a bateria.
Sala ampla também climatizada, para o curso de violão. 
Apodi tem muitos grupos de jovens, mas eles precisam aprender a tocar um instrumento musical, a cantar para participar mais das missas e das celebrações.

TRIBUNAL REGIONAL ELEITORAL DECRETA PERDA DE MANDATO AO PREFEITO DE CARAÚBAS/RN, ADEMAR FERREIRA

Ademar Ferreira (PMDB) teve mandato cassado.

De acordo com informações, na tarde desta quinta (22), o Tribunal Regional Eleitoral (TRE), julgou e condenou o prefeito Ademar Ferreira da Silva (PMDB), a perder seu mandato como punição por ele ter saído do PSB e ido para o PMDB.
A câmara de vereadores deve ser notificada da cassação do prefeito em 24 horas e nos próximos dias dará posse ao vice-prefeito do município, Francisco Alcivan Viana (PMDB). Mesmo que o gestor municipal recorra da decisão ao TSE, ele não poderá ficar no cargo.
Por LEYSSON CARLOS do Caraúbas Hot News.

Índice de abandono escolar é três vezes maior no 6º ano do ensino fundamental


Nas primeiras séries do ensino fundamental (1° ao 5 ano), apenas 1,5% das crianças abandona a escola ao longo do ano letivo. Mas o cenário começa a mudar a partir do 6° ano, quando a taxa de abandono atinge 4,6% dos alunos - três vezes mais do que a verificada nos anos iniciais da etapa. As taxas de rendimento escolar, divulgadas na última semana pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais (Inep), revelam que a "porta de saída" da escola se abre logo no início do segundo ciclo do ensino fundamental e o problema cresce à medida que os anos seguem, atingindo um pico no ensino médio.
Os dados apontam que o abandono é um problema quase residual quando a criança está iniciando sua trajetória escolar, com uma taxa que varia entre 1,4% e 1,7% entre o 1° e o 5° ano do ensino fundamental. É no segundo ciclo que começa a crescer. O índice mais alto foi registrado no 6° ano (4,6%), caindo para 4,3% no 9º ano, última série da etapa. No ensino médio o problema persiste, com uma taxa média de abandono de 9,6%. O abandono se caracteriza quando o aluno deixa de frequentar as aulas e "perde" o ano, diferentemente da evasão que ocorre quando ele abandona os estudos e não retorna no ano seguinte.
Segundo a diretora executiva do Movimento Todos pela Educação, Priscila Cruz, o segundo ciclo do ensino fundamental não é foco nem das políticas nem dos pesquisadores que estudam os problemas do sistema escolar brasileiro. Ela avalia que a rotina do aluno passa por uma grande mudança quando ele entra no 6° ano: mais disciplinas compõem o currículo e o conteúdo se torna mais complexo. Por volta dos 12 anos, o jovem passa a conviver com mais professores de diferentes disciplinas, em oposição ao modelo anterior em que apenas um ou dois profissionais cuidavam de todos os conteúdos. Esses fatores podem explicar o aumento da taxa de abandono.
"O segundo ciclo do ensino fundamental é o mais esquecido de toda a política educacional, raramente há programas para esSa etapa. O foco, em geral, está nos primeiros anos do ensino fundamental que tem uma missão muito clara que é a da alfabetização. No segundo ciclo, o aluno começa a ter aulas com vários professores e o conteúdo fica mais complexo. Se ele não tiver uma base muito boa se perde nessa nova etapa", avalia.
A incidência maior do abandono no segundo ciclo do ensino fundamental pode estar associada à reprovação - que começa a crescer a partir do 3º ano e atinge um pico no 6°. Para o Ministério da Educação (MEC), as "taxas de insucesso", como a de abandono, "aumentam em sincronia com o acúmulo de fracassos experimentados ao longo da trajetória escolar. Naturalmente, alunos que experimentam sucessivos fracassos tendem a ter mais dificuldades na sua trajetória escolar, que se refletem no desestímulo ao longo do ano letivo", respondeu a pasta por meio de nota.
Priscila aponta que não só as taxas de reprovação e abandono são maiores no segundo ciclo do ensino fundamental. Os indicadores de qualidade, como o Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb), também registram piores resultados nessa fase. Para ela, isso é sinal de que as políticas educacionais deveriam prestar mais atenção às séries do 6º ao 9° ano, que coincidem com um período de mudança na vida do aluno, dos 11 aos 14 anos de idade.
"Na segunda etapa do ensino fundamental, o aluno não é nem a criança do primeiro ciclo, que está aprendendo a ler, nem o jovem do ensino médio, que está se preparando para o mercado de trabalho. Falta uma identidade. Precisamos de projeto que olhe para esse meio porque a trajetória escolar é cumulativa. É preciso cuidar de todas as séries", pondera.
*Fonte:Agencia Brasil/TN Online.

HOJE É O ANIVERSÁRIO DE MINHA IRMÃ "EVÂNIA MORAIS"


EVÃNIA, MÃE DE TRÊS FILHOS: NALDINHO, VANDINHO E FELIPE. TODA FAMÍLIA DESEJA UM FELIZ ANIVERSÁRIO!!!

UNIVAP NO CAMPEONATO ESTADUAL SUB 18


O time da Univap, que representa Apodi no Campeonato Estadual sub 18 estreou no último domingo (20/05). Jogando contra o Palmeira de Goianinha no estádio Nazarenão, a equipe não colheu um bom resultado.
Mesmo perdendo por 2 x 0 a equipe se comportou bem durante a partida mostrando, que mesmo com dificuldades, o trabalho vai continuar com a força de todos os atletas e comissão da UNIVAP. 
Segundo os dirigentes da equipe apodiense, o trabalho é a médio prazo. "Não se pode ter resultados expressivos em tão pouco tempo, principalmente com tantas dificuldades". Comentou Francisco Gama, um dos dirigentes do UNIVAP.
O próximo compromisso da equipe apodiense será neste sábado 26 de maio no estádio Antonio Lopes Filho "O Filhão", às 15h:30min contra o Corintians de Caicó.
A torcida Apodiense pode assistir ao jogo e torcer... Estaremos lá!

51ª Morte violenta em Mossoró em 2012


*Informações: O Câmera.
A Central de Operações da Policia Militar registrou na noite 21 de Maio de 2012, uma tentativa de homicídio seguida de morte na comunidade de jucuri 18 Km da cidade de Mossoró.
Jadson Dias de Lima 14 anos de idade, morador da comunidade de jucuri, foi alvejado com três disparos de arma de fogo, quando estava próximo a uma igreja evangélica, dois indivíduos chegaram ao local e dispararam contra o mesmo.
Jadson foi socorrido por familiares para o Hospital Regional Tarcísio Maia em Mossoró, onde faleceu hoje pela manhã por volta das 8h:30min.

DETRAN: CALENDÁRIO DE LICENCIAMENTO

DETRAN: CALENDÁRIO DE LICENCIAMENTO