sábado, 16 de junho de 2012

NOTA DE FALECIMENTO


Com pesar noticiamos aqui, o falecimento do Sr Bimbinha. Bimbinha de Zé Macaco, como era conhecido na cidade faleceu na tarde deste sábado, 16 de junho de 2012.
Há meses Bimbinha vinha sofrendo com uma doença que foi diagnosticada, mas sempre teve fé que seria curado.
Bimbinha era filho de seu Zé Macaco, motorista do ônibus que transportava os estudantes universitários para Mossoró e muito conhecido na cidade.
Bimbinha também era torcedor do time do Vasco da Gama e nas partidas do seu time, sempre existia aquela alegria de ver seu jogando com um grande número de torcedores em seu comércio.
Por essas e outras razões, Bimbinha deixa muitas saudades aos Apodienses...
O sepultamento está previsto, para logo mais às 16 horars.

"O que vale na vida não é o ponto de partida e sim a caminhada. Caminhando e semeando, no fim terás o que colher".

COMEÇOU A FESTA DE SÃO JOÃO 2012 EM APODI

Teve início ontem 15/06 e vão até o dia 24 os festejos de São João Batista, um dos padroeiros de Apodi. Uma carreata que saiu da Escola Estadual Professor Antônio Dantas na Br 405 e percorrendo várias ruas da cidade até o adro da adro da Igreja Matriz de Apodi.

























Fotos: Erivan Morais e Lidiane Morais

Inaugurado Museu da Cultura Sertaneja



 Do: Gazeta do Oeste

Na manhã de ontem foi inaugurado, em Pau dos Ferros, o Museu de Cultura Sertaneja do Campus Avançado Professora Maria Elisa de Albuquerque Maia, da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (CAMEAM/UERN).

O projeto, realizado em parceria com o Banco do Nordeste, recebeu doações de várias pessoas do Alto-Oeste potiguar. O equipamento conta com objetos típicos dos sertanejos e vários livretos de cordel.

O reitor Milton Marques de Medeiros comemorou a iniciativa do Cameam. Ao abrir a solenidade de inauguração, ele destacou a importância de um museu. “Estamos resgatando a cultura do ontem com projeção para o amanhã. Este é um espaço para a ciência, para a arte e para a cultura. Sem dúvida, o museu terá um apelo muito forte para a sociedade”, declarou.

O diretor do campus de Pau dos Ferros, Gilton Sampaio, afirmou que o Museu da Cultura Sertaneja é uma forma de resgate cultural da região. “Museu é a constituição da memória de um povo. O Museu da Cultura Sertaneja é o resgate do nosso povo, refletindo um olhar para o futuro. Este é um dos aspectos do projeto do Cameam para contribuir para a identidade de nossa região”, acrescentou.

O idealizador do museu foi o professor Ivanaldo dos Santos Filho. Ele lembrou que o equipamento já constava no projeto inicial que trouxe a Uern para Pau dos Ferros. “Esse é o sonho inicial dos pioneiros da Uern. De certa forma isso está sendo realizado hoje. É um motivo de muita alegria para todos nós”, lembrou.

O gerente do Banco do Nordeste em Pau dos Ferros, Jurandir Santiago, destacou a importância da Uern neste trabalho de resgate cultural, lembrando que a instituição de ensino superior tem conquistado muitos recursos para projetos. “Temos um rigor muito grande em nossos editais e o projeto de Pau dos Ferros teve uma qualidade muito grande. A universidade está de parabéns porque, além deste, outros projetos também foram contemplados”, relatou.

O prefeito de Pau dos Ferros, Leonardo Rego, disse que este projeto pode se desdobrar em um complexo cultural a ser construído em parceria entre Uern e Prefeitura. “Esta é uma conquista da cultura da nossa região”, elogiou.

CONFERÊNCIA - Ao final da solenidade, foi realizada a conferência “O Museu: entre trabalhos da memória e da História”, realizada pelo professor Mestre Marcílio Lima Falcão. “A proposta deste museu é de fomentar o estudo da região e dar aos habitantes desta cidade um enfoque ao passado”, acrescentou.

FESTAS JUNINAS 2012 EM APODI - RN


HOJE TAMBÉM HAVERÁ O ARRAIÁ DO BICO TORTO! COM REALIZAÇÃO DO CONSELHO COMUNITÁRIO - PRESIDENTE: ANTÔNIO FRANCISCO DE FREITAS (BICO BICO)
A ANIMAÇÃO FICARÁ POR CONTA DA BANDA: BONDE DO STILO.
ARRAIÁ DO BICO TORTO - RESGATANDO A NOSSA CULTURA! PARTICIPE!!!






SECRETÁRIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO DE VERA CRUZ/RN ESTEVE EM APODI PARA CONHECER O PROJETO DE FILÉ DE PEIXE NA MERENDA ESCOLAR

Na última quinta feira, dia 14/06 o Secretário Municipal de Educação Izauro de Oliveira e a Secretária adjunta de nosso município receberam a visita da Secretária Municipal de Educação do município de Vera Cruz/RN, (professora Fátima Viegas) que esteve presente em nossa cidade para conhecer de perto o projeto que alguns meses foi implantado com a inserção do filé da Tilápia no cardápio da merenda escolar da Escola Municipal Creche Sonho de Criança (CAIC que foi a primeira escola onde iniciou-se o projeto).
Estiveram acompanhando a Secretária Fátima e apresentaram como é desenvolvido o projeto em nosso município, o Secretário Izauro de Oliveira, Secretária Adjunta Flávia Cristina, a Nutricionista Tatianne e a diretora da Creche Sonho de Criança Raimunda Bandeira e o representante da Associação de Aquicultores de Apodi (AQUAPO), que cria os peixes em gaiolas, na Barragem de Santa Cruz, em Apodi.

O Secretário Izauro de Oliveira acrescentou para Fátima que Apodi está desenvolvendo esse importante projeto pioneiro nas escolas do município, com vistas a promover melhorias na qualidade da merenda servida na rede municipal de ensino e fomentar o desenvolvimento da agricultura familiar no município.

A Secretária de Educação Fátima Viegas de Vera Cruz agradeceu, demais, toda a atenção de Flávia Cristina e Izauro de Oliveira. Ela também Ficou super encantada com o projeto de tilápia na merenda escolar, com o nosso Apodi e com os apodienses.
 Preparo do Filé da Tilápia
Fátima Veigas e a equipe da Creche Sonho de Crinça (CAIC)
Fátima Veigas conhecendo o projeto da Tilápia  no CAIC
Fátima Veigas com Izauro de Oliveira e Flávia e a equipe do CAIC
Representante da Aquapo e a Nutricionista
Tatianne e Fátima Veigas
Barragem de Santa Cruz/Apodi-RN Local Onde os Peixes são Criados
Fátima e sua equipe visitando a Barragem
Drª Tatianne Marinho
Fonte: Secretaria Municipal de Educação.