quarta-feira, 18 de julho de 2012

Vídeo que circula na internet mostra corpo de Kadafi sendo maltratado por rebeldes



Do Blog Passando na Hora:
Um vídeo que mostra um corpo que seria de Muammar Gadafi, ex-ditador da Líbia, circula na internet após ser postado por ativistas, conforme informou o "Huffington Post". As imagens mostram o corpo que pode ser de Gadafi sendo levado em uma van e carregado para uma maca, sendo maltratado por homens. O ex-ditador foi morto em 2011 depois de uma rebelião contra seu governo. Assista ao video clicando AQUI!!! (IMAGENS FORTES).

Curso de Sistema Brasileiro de Classificação de Terras para Irrigação

A EMPARN em parceria com a EMBRAPA Solos promove nesta sexta-feira (20) o Curso de Sistema Brasileiro de Classificação de Terras para Irrigação – enfoque na região sermiárida. O curso ministrado Dr. Fernando Cezar do Amaral (Embrapa Solos - Rio de Janeiro), tem carga horária de 8 horas, acontecerá no IFRN Campos Apodi - RN. O acesso é gratuito com vagas limitadas.
O curso oferece material didático: Livro texto e programa computacional fornecido pela Embrapa Solos. É destinado aos técnicos e extencionistas que trabalham com irrigação.
Instrutor: Fernando Cezar Saraiva do Amaral é Engenheiro Agrônomo, Pesquisador A da Embrapa Solos, formado em Agronomia pela Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro - em 1983, é Mestre em Solos e Nutrição de Plantas pela USP/ESALQ em 1993 e Doutor em Solos e Nutrição de Plantas pela USP/ESALQ em 1997. Trabalha na Embrapa Solos do Rio de Janeiro com química do solo e irrigação. Coordenador do SIBCTI e um dos autores do livro Sistema Brasileiro de Classificação de Terras para Irrigação - SiBCTI.
Programa:
1 - Base Metodológica;
2 - Caracterização e Conceitos do Sistema;
3 - Parâmetros do Sistema Relacionados à Solos;
4 - Parâmetros do Sistema Relacionados à Qualidade e Custo de Captação de Água para Irrigação;
5 - Culturas Perenes Componentes da Base de Dados – I;
6 - Culturas Perenes Componentes da Base de Dados – II;
7 - Culturas Semiperenes e Anuais Componentes da Base de Dados – I;
8 - Culturas Semiperenes e Anuais Componentes da Base de Dados – II;
9 - Classificação BUREC, Classificação SiBCTI - Produto Final;
10 - Aplicando o SiBCTI;
11 - Prática em uso do sistema.
Bibliografia: EMBRAPA. Centro Nacional de Pesquisa de Solos (Rio de Janeiro, RJ). Sistema Brasileiro de Classificação de Terras para Irrigação: enfoque na região semi-árida./ Editor: Fernando César Saraiva do Amaral. Rio de Janeiro: Embrapa Solos, 2011.
INSCRIÇÕES ATÉ 19/07/2012 ou até preenchimento das vagas.

Contato para inscrições:

Najara R. Gomes de Melo
Ger. Base Experimental
EMPARN - Apodi - RN
Tel.: (84) 9408-4757 / 9998-4555.

Camionete capota após colidir com carro de jornal Diário de Natal

Um acidente envolvendo um carro da reportagem do Diário de Natal e uma Pajero aconteceu no final da manhã desta quarta-feira (18), às proximidades do quartel do comando-geral da Polícia Militar do RN, no Tirol.
As primeiras informações dão conta de que o Gol branco do Diário de Natal, placas MYY-6126, chocou-se com uma Pajero vinho, de placas MZG-6006, que acabou capotando. O motorista Jair e o repórter fotográfico Fábio Cortez, do Diário, ainda estão dentro do automóvel, aguardando a chegada do Samu.



Rede social e língua portuguesa

Do Gazeta do Oeste.
Redes sociais e língua portuguesa não andam de mãos dadas. É só ver, ou melhor, ler uma conversa entre duas pessoas em uma sala de bate-papo ou em postagens em alguma rede social.

São erros de ortografia, de concordância, de pontuação, de acentuação, todos os erros possíveis. Tudo bem que a língua portuguesa hoje não é mais tão rígida como antigamente, mas não podemos também ignorar que é preciso escrever bem.

A internet é um lugar onde as pessoas têm muita pressa, então tudo é escrito de forma rápida e resumida. Nessa rapidez para fazer tudo no menor tempo possível, o usuário escreve de qualquer jeito porque acha que quem vai ler vai conseguir entender. O que nem sempre acontece. Algumas vezes o texto está tão cheio de imperfeições, de erros, que fica difícil compreender o que está escrito.

Quem não se lembra da farra da imprensa com relação à postagem de Sasha, a filha da apresentadora Xuxa no twitter (ou seria tuite?), em que escrevia cena com S? E aí Xuxa defendeu a filha depois, tentando justificar por que ela escreveu errado.

O problema é que achamos que por ser na internet não é preciso ficar prestando atenção aos erros. Pelo contrário. A exposição é muito grande, por isso devemos redobrar a atenção ao escrever. Para um professor, então, a exposição é muito maior.


língua afiada

Que quer dizer emérito?
a)    Sábio
b)    Tem mérito
c)    Nome da letra M no diminutivo

Novo tremor de terra é registrado na região da Barragem do Açu


Nesta terça-feira, moradores da localidade de Mutamba, que fica localizada no município de Jucurutu, próximo a Barragem do Açu, ligaram para o técnico Eduardo Menezes informando que haviam escutado um estrondo e sentido um tremor por volta das 19h30. A análise foi realizada com o dado obtido da estação de Riachuelo, que registrou o tremor, às 22h32 e teve magnitude calculada em 1.7.
Na semana passada, o LabSis/UFRN, dentro do projeto do INCT de Estudos Tectônicos, com estações do Pool de equipamentos Geofísicos, instalou uma rede de estações sismográficas na região da barragem do Açu.
* Fonte: Blog Sismos do Nordeste.

MP quer anular concurso da Ufersa


*Informações: Wllana Dantas.
O Ministério Público Federal no Rio Grande do Norte ingressou com uma Ação Civil Pública contra a Universidade Federal Rural do Semi-Árido (Ufersa), por irregularidades encontradas na correção das provas do concurso público realizado pela instituição em 2011. A medida pretende anular o concurso para evitar maior prejuízo aos participantes.
A ação foi motivada por denúncias realizadas por candidatos que se sentiram prejudicados com o resultado final. A partir disso, foram constatadas irregularidades como atribuir nota a candidato que não realizou prova, acordar com candidato por telefone a apresentação de títulos oito dias depois do término do prazo, além de reprovar candidatos na análise dos títulos, uma vez que a fase era somente classificatória.
A peça afirma ainda que a correção permitiu que candidatos com pouquíssima experiência profissional fossem classificados a frente de concorrentes academicamente mais qualificados, portanto, perdendo qualquer sentido a exigência de títulos para determinar a classificação dos concorrentes. O fato teria prejudicado a classificação final dos participantes.
Após análise dos fatos, o MPF/RN acredita que o resultado final não deve ser acolhido e por isso solicitou em tutela antecipada, ou seja, em caráter imediato, a anulação do concurso. De acordo com o procurador da República Fernando Rocha de Andrade, que assina a ação, aguardar o final da demanda poderá causar inúmeros transtornos, especialmente com relação a necessidade de exoneração de candidatos nomeados com base no resultado já publicado, a partir de critérios claramente ilegais.

Greve do IFRN - Ato de Esclarecimento‏



Acontecerá um movimento nesse dia 19-07-2012 (quinta feira), onde deverá ser feito um esclarecimento pelos servidores federais à toda a população Apodiense sobre a greve do IFRN. Esse ato é uma forma de dar uma satisfação aos cidadãos dos reais motivos da paralização.
“Nesta quinta-feira, 19/07 haverá uma manifestação dos servidores em greve do IFRN esclarecendo os motivos da greve e a atual situação.
Haverá uma concentração às 08h30min em frente à Igreja Matriz e a partir das 09 horas estaremos com início das falas de esclarecimento com o carro de som e distribuição de panfletos.
Está sendo também elaborada uma campanha de doação de livros didáticos destinados à uma instituição filantrópica da cidade.

Informação do site do SINASEFE http://www.sinasefe-natal.org.br/noticia.php?noticia=39119.07
Atividade no Câmpus Apodi
09h - Passeata/panfletagem e arrecadação de material didático para o Lar da Criança Pobre. “

DEMOLAY'S PERDEM UM GRANDE LÍDER


COM APENAS UM VOTO, SUPLENTE DE VEREADOR ASSUME MANDATO



TN Online.
A suplente de vereadora Cláudia Roberta Câmara, enfermeira concursada no município de Ceará-Mirim, pode ser literalmente chamada 'parlamentar de um voto só'. Candidata em 2008 em um único e claro intuito de completar a legenda do PP - partido do qual faz parte mas por quem, no momento, não nutre de qualquer afinidade político-ideológica - acabou figurando na condição de terceira e última suplente da sigla e, ironia do destino ou não, deverá ser empossada ainda esta semana como única vereadora pepista no município, beneficiada pela lei da fidelidade partidária. O PP conseguiu projetar um único eleito à Câmara Municipal de Ceará-Mirim, o ex-vereador Renato Coutinho, cassado ontem pelo Tribunal Regional Eleitoral (TRE/RN), devido à mudança de legenda - ele ingressou no PR e acabou acusado de "infiel".
O segundo suplente do PP, Nequinho Vieira, somou 1.334 votos a mais que o único obtido por Cláudia Roberta. Mas assim como Coutinho foi punido pela lei da fidelidade partidária, por deixar a legenda pela qual foi eleito e ingressar no PTB. Cláudia Roberta, de 30 anos, comemora e agradece ao marido, o advogado Bruno Cavalcanti "o presente" pelos quase sete meses que ainda permanecerá no legislativo de Ceará-Mirim. Além do salário de R$ 5 mil (valor bruto), uma verba de gabinete de R$ 4,5 mil/mês e de ter disponível três assessores para auxiliarem em assuntos diversos ela expressa a satisfação sumária de poder somar junto à bancada liderada pelo irmão, o vereador Júlio César (PSD), presidente da Câmara Municipal e candidato a prefeito pela legenda sob a presidência do vice-governador Robinson Faria.
Júlio César era vice-presidente da  legislativo cearamirinense, mas acabou por assumir o comando da casa após uma outra cassação - a do ex-presidente Ronaldo Venâncio, que vem a ser tio de Bruno. Em lugar de Venâncio assumiu o vereador Chico Neguinho, que também tomou posse ontem. A exemplo de Renato Coutinho, Venâncio foi condenado com base na lei da fidelidade partidária. "Votei na minha esposa porque tinha o meu tio candidato, o meu cunhado e isso já estava gerando confusão entre os parentes", explicou Bruno Cavalcanti. Já a própria candidata analisou o processo pela ótica da viabilidade do irmão, que veio a ser o candidato mais votado da eleição em Ceará-Mirim. "As pessoas me questionavam como é que eu optara por dar um voto perdido em mim mesma a ajudar meu irmão", brincou ela. Após interrogatórios e mais interrogatórios advindos inclusive da família veio a descoberta: Bruno era o autor do voto único, cuja serventia, ao final, acabou tendo tanta valia. Esse foi o primeiro caso no Rio Grande do Norte e o segundo no Brasil. Em Solidão, Pernambuco, a vereadora Solange Barros foi eleita nas mesmas circunstâncias.
"Não tenho afinidade com o meu partido", assegura ela. É que o PP optou por apresentar um candidato a prefeito, Marcílio Dantas, quando o irmão de Cláudia Roberta é concorrente pelo PSD. "Vou defender meu irmão", emendou. Nos meses em sentará em uma das cadeiras na Câmara Municipal de Ceará-Mirim, a farmacêutica pretende defender a bandeira da Saúde, além de reforçar o time de parlamentares alinhados com os projetos do atual presidente do legislativo e candidato a prefeito, Júlio César. A vereadora de um voto só fica na Câmara por poucos meses e não tentará a reeleição. "Achei melhor para não causar problemas na família", finalizou.
Cláudia Roberta, suplente de vereador

Como é que foi isso, você vai ser empossada vereadora com um único voto?

Pois é. Hoje saiu a cassação do vereador que estava na minha frente por infidelidade partidária. O segundo colocado também foi infiel porque mudou de partido e restou eu. 

Esse voto foi seu?
Nada! Votei no meu irmão (o atual presidente da Câmara de Ceará-Mirim, Júlio César Câmara. Meu voto foi do meu marido.

Quais projetos você pretende defender nesses meses de mandato?
Na verdade você me pegou de surpresa. Eu pretendo trabalhar os cinco meses em prol do povo, se posso ajudar alguma coisa na Saúde... eu moro em Ceará-Mirim, sou farmacêutica e concursada e sei dos problemas da cidade, então vou ajudar no que puder. 

Você pretendia mesmo ser vereadora já que não teve sequer o seu próprio voto?

Na verdade minha mãe era quem era vereadora, mas o partido dela não seguiu o prefeito, então ela renunciou a candidatura e colocou eu e irmão para sermos concorrentes. Mas eu tenho três meninos pequenos e meu esposo achou melhor apoiarmos meu irmão.

Como é sua relação com seu partido, o PP?

Não sou simpatizante e nem militante porque meu partido em vez de ficar do meu lado defendeu o vereador infiel. Além do mais, o candidato do PP deveria renunciar e apoiar meu irmão, eu defendo isso.

DEFESA CIVIL DO RN APRESENTA PLANO PARA OS RECURSOS DESTINADOS AO COMBATE À SECA


Governo Federal liberou R$ 10 milhões para municípios atingidos.

Os representantes da Defesa Civil do Rio Grande do Norte apresentaram durante a 11ª reunião do Comitê Estadual de Combate à Seca, o Plano de Trabalho de Resposta para a utilização dos recursos voltados para minimizar os efeitos da estiagem.
O Governo Federal já liberou R$ 10 milhões e esse montante será investido nos 140 municípios potiguares castigados pela seca. Serão realizadas ações para que a população tenha acesso à água potável, de recuperação de cisternas e para dessalinizar os poços.
Vale lembrar que a Companhia Nacional de Abastecimento (CONAB) fornecerá milho aos produtores cadastrados.
MAYKON OLIVEIRA/Caraúbas Hot News.

DETRAN: CALENDÁRIO DE LICENCIAMENTO

DETRAN: CALENDÁRIO DE LICENCIAMENTO