segunda-feira, 30 de julho de 2012

Ministério Saúde e Facebook fecham parceria para incentivar doação de órgãos no Brasil



Uma parceria entre o Ministério da Saúde e a rede social Facebook quer ampliar o número de transplantes feitos no Brasil. Uma ferramenta, já disponível no perfil do usuário da rede social, possibilita que ele manifeste o desejo de ser doador de órgãos. Ainda assim, a doação só poderá acontecer após autorização da família.
O ministro da Saúde, Alexandre Padilha, destacou que a estratégia consiste em usar as redes sociais para aumentar o diálogo com a população brasileira. Ele lembrou que, atualmente, quase 180 milhões de brasileiros têm acesso a internet e quase 40 milhões usam o Facebook.
"Esta parceria facilita que qualquer indivíduo deixe clara a sua opção de ser doador, de registrar em vida que deseja ser um doador", disse. "Acreditamos que vamos criar um burburinho e dialogar com o público jovem para que, desde o começo, possa optar por registrar o desejo de ser doador", completou.
O vice-presidente do Facebook para a América Latina, Alexandre Hohagen, explicou que a nova ferramenta permite aos usuários declararem a intenção de serem doadores de órgãos em apenas alguns minutos e compartilhar a informação com os amigos e membros da família que também têm perfil na rede social.
"Para doar órgãos, é fundamental que haja o conhecimento e o consentimento da família. No momento em que isso for necessário, a família e os amigos saberão da intenção das pessoas. Esta estratégia não substitui o caminho formal, mas ajuda a tornar a intenção mais clara", concluiu.
Quem tiver interesse em utilizar a ferramenta deve entrar em seu perfil no Facebook, clicar em Atualizar Status, escolher a opção Evento Cotidiano e, em seguida, a opção Saúde e Bem-Estar.
*Fonte: Agência Brasil.

ANIVERSARIANTE DE HOJE...

Em nome de toda Escola Municipal Francisco Alcivan Pinto, queremos parabenizar a Professora Katayamm    pelo seu aniversário hoje... Que essa data se repita por muitos e muitos anos e que ela tenha um feliz aniversário. 
 Hoje tem festa!!!

Parabéns Katayamm!

TRE divulga lista de candidaturas rejeitadas


A Justiça Eleitoral disponibilizou em seu sistema de Divulgação de Candidaturas os números do Rio Grande do Norte referentes à rejeição de quem tenta viabilizar uma vaga no Executivo e Legislativo municipais em 2012.
De acordo com o DivulgaCand2012, cinco candidatos a prefeito tiveram seus pedidos de postulação negados pela Justiça. São eles: Abelardo Rodrigues (DEM - Alto do Rodrigues), Felipe Muller (PP - Caiçara do Rio do Vento), Carlinho da Apami (PR - Campo Redondo), Mario (DEM - Rafael Fernandes) e Manoel Candido (PT - Serra do Mel).
Em Alto do Rodrigues, Caiçara do Rio do Vento e Serra do Mel restará apenas um candidato na disputa caso os recursos que os rejeitados apresentaram à Justiça sejam indeferidos.
Já no tocante à disputa das Câmaras Municipais, o número de candidaturas afetadas chega a 148, quase três vezes mais do que o parcial divulgado na semana passada pelo Nominuto.com. Pesou na alteração de números os indeferimentos registrados em Natal e Mossoró.
Na capital, uma coligação inteira - do grupo de Rogério Marinho (PSDB) - foi rejeitada pela Justiça em razão do não cumprimento da cota de gênero determinada pela legislação eleitoral. No total, 32 candidaturas ao Palácio Felipe Camarão caíram na malha fina da Justiça Eleitoral. Já em Mossoró, foram 14 os postulantes que podem ficar de fora do pleito deste ano.
A Justiça Eleitoral tem até 5 de agosto para julgar todos os recursos de regularização de candidaturas. No total, 413 pessoas apresentaram candidaturas ao Executivo no RN, e 7716 ao Legislativo.
Confira a lista dos indeferidos:
Candidaturas a prefeito rejeitadas:
Alto do Rodrigues (Abelardo Rodrigues - DEM)
Caiçara do Rio do Vento Felipe Muller (PP)
Campo Redondo (Carlinho da Apami - PR)
Rafael Fernandes (Mario - DEM)
Serra do Mel (Manoel Candido - PT)
Vereador: 148 candidaturas rejeitadas
Angicos: 2
Areia Branca: 2
Apodi: 1
Assu: 4
Boa Saúde: 1
Bodó: 4
Brejinho: 1
Campo Grande: 1
Canguaretama: 1
Caraúbas: 2
Carnaubais: 1

Ceará-Mirim: 1
Cerro Corá: 1
Coronel Ezequiel: 1
Currais Novos: 4
Equador: 1
Florânia: 1
Governador Dix-sept Rosado: 5
Grossos: 3
Ielmo Marinho: 1
Jaçanã: 1
Jardim de Piranhas: 5
Jardim do Seridó: 1
Lagoa dos Velhos: 3
Lagoa Nova: 1
Lagoa Salgada: 1
Lajes: 1
Macau: 3
Martins: 1
Maxaranguape: 2
Monte Alegre: 4
Monte das Gameleiras: 2
Mossoró: 14
Natal: 32
Nísia Floresta: 1
Paraná: 1
Paraú: 2
Parnamirim: 1
Passagem: 1
Pedra Preta: 1
Pedro Avelino: 2
Pendências: 3
Pureza: 1
Rafael Fernandes: 1
Riacho da Cruz: 1
São Bento do Trairí: 2
São Gonçalo do Amarante: 2
São João do Sabugi: 2
São José do Mipibu: 1
São José do Campestre
São Rafael: 2
Senador Elói de Souza: 1
Senador George Avelino: 1
Serra Caiada: 1
Serra Negra do Norte: 1
Taipu: 4
Tibau: 4
Triunfo Potiguar: 1
Umarizal: 1
Upanema: 1

Fonte: www.nominuto.com

Foragido da justiça é preso em Felipe Guerra


Na manhã de hoje, por volta de 11h:30min, uma guarnição da Polícia Militar da cidade de Felipe Guerra, sob o comando do Sgt. Edésio, juntamente com o Sd. Nilson, em patrulhamento pela cidade, se depararam com a Pessoa de Antônio Márcio de Araújo, mais conhecido por "Demoro", 30 anos, natural de Mossoró. O mesmo foi condenado por ter ateado fogo na residência de sua própria mãe, onde cumpria pena no CDP de Apodi, no regime semi-aberto, o qual saiu e não mais retornou. No momento da prisão, o mesmo apresentava estar sob efeito de algum tipo de entorpecente. Antônio Márcio foi levado para a delegacia de Polícia Civil de Apodi, para a realização dos procedimentos legais.

Fonte: Sentinelas do Apodi

EDINÁRIA MARINHO É APROVADA EM MESTRADO NA EDUCAÇÃO PELA UERN - PARABÉNS!


"A seleção é constituída por 05 (cinco) etapas e graças a Deus fui classificada. É oportuno destacar que fui a  única apodiense a conseguir êxito em todas as fases. O meu Antreprojeto aprovado pela banca examinadora da referida seleção, intitulado “Práticas, experiências e reflexões: Um estudo sobre o ensinar de professores do antigo ensino primário do município de Apodi/RN (1960-1970)”, apresenta como objeto de estudo as práticas educativas de antigos professores que lecionaram no Grupo Escolar Ferreira Pinto na década de 1960. É pertinente salientar, que já faz algum tempo que venho desenvolvendo pesquisas e publicando (após serem aprovados) em anais e livros de eventos, dos quais já participei em algumas universidades como: Universidade Federal Fluminense – UFF no Estado do Rio de Janeiro; Universidade Federal do Piauí – UFPI, no Estado do Piauí; Universidade do Estado do Rio Grande do Norte – UERN, e agora estou com três trabalhos aprovados pela Universidade Federal de Sergipe, os quais irei apresentá-los no Estado de Sergipe em setembro de 2012.
A minha intenção é que essas informações sejam socializadas em rede social como a sua, a qual tenho costume de acompanhar notícias e informações. Espero também que minhas experiências possam servir de estímulo para aqueles(as) especialmente educadores e alunos que pensam assim como eu, em mergulhar no mundo da pesquisa na área da Educação".

UNIVERSIDADE DO ESTADO DO RIO GRANDE DO NORTE – UERN
FACULDADE DE EDUCAÇÃO – FE
PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM EDUCAÇÃO – POSEDUC
Campus Central – BR 110 – KM 46 – Rua Prof. Antônio Campos, s/n - Costa e Silva.
CEP: 59.633-010 - Caixa Postal 70 - Mossoró – RN
Telefones: (84) 3314-3452 – FAX: (84) 3314.3452
EDITAL Nº 08/2012 – POSEDUC/UERN

A Coordenação do Programa de Pós-Graduação em Educação  da
Universidade  do  Estado  do  Rio  Grande  do  Norte  –  POSEDUC,  torna  público,  pelo
presente Edital, a relação de  candidatos classificados  na  ENTREVISTA e aptos para a
fase seguinte do processo seletivo para o Mestrado em Educação



CANDIDATOS:

Edinária Marinho da Costa
Emanuela Carla Medeiros de Queiros
Francisco Cláudio Gonçalves
João Júnior Fernandes de Morais
Josilene Queiroz de Lima
Kardenia Almeida Moreira
Maria Theresa Costa Zaranza
Mifra Angélica Chaves da Costa
Miria Helen Ferreira de Souza
Nalígia Maria Bezerra Lopes
Rosa Maria de Andrade Pontes
Samira Fontes Carneiro
Sérgio Luiz Freire Costa
Sônia Alves Bezerra Lins

A prova de proficiência em língua estrangeira será realizada no dia 30
de julho do corrente ano, das 8h00 às 11h00, na sala de Multimídia II da Faculdade de
Educação, Campus Central. Solicitamos que os candidatos compareçam com, no mínimo,
30 (trinta) minutos de antecedência do horário previsto para o início da prova.

Mossoró/RN, 26 de abril de 2012
Profª Drª Arilene Maria Soares de Medeiros
Coordenadora do POSEDUC
Portaria nº 1322 – GR/UERN

Reportagem do 'Fantástico' sobre Desvio de 'Verbas Públicas' para Festas


*Do G1.
Verba destinada a grandes eventos era desviada para prefeitos e primeiras-damas
Investigação mostra que dinheiro que seria usado no Carnaval e Festa Junina de grandes cidades era desviado para prefeitos, primeiras-damas e firmas fantasmas.
Gravações autorizadas pela Justiça mostram que os prefeitos das cidades paraibanas de Solânea, Alhandra e Sapé beneficiavam amigos e parentes com um esquema de desvio de verbas para festas populares. A fraude foi desmontada no final de junho pelo Ministério Público da Paraíba e pela Polícia Federal na operação "Pão e Circo".
Ao todo, 27 pessoas foram presas, entre eles alguns prefeitos. A quadrilha agia em 30 cidades paraibanas e em mais três estados do Nordeste. Neste domingo (29) uma reportagem do Fantástico mostrou novos detalhes do esquema.
Os prefeitos Francisco de Assis Melo, de Solânea, João Clemente Neto, de Sapé, e Renato Mendes, de Alhandra estavam no grupo de pessoas que foram presas Eles fraudavam contratos para que empresas de amigos conseguissem os serviços. Participavam das licitações empresas fantasmas, que só existiam no papel.
Segundo o Ministério Público, prefeitos e empresários se uniam pra combinar o valor do desvio. Algumas firmas vencedoras pareciam nem conhecer os serviços que assumiam.Um empresário que venceu um contrato para organizar o réveillon deste ano confundiu uma autorização para soltar fogos com um documento que serve para libertar presos. É o que mostra uma gravação autorizada pela Justiça.
A Polícia Federal e o Ministério Público encontraram provas do envolvimento dos três prefeitos citados nas investigações. E também tem gravações que mostram o envolvimento de parentes e amigos deles.
Em Solânea, o filho do prefeito Francisco de Assis melo participava diretamente das negociações.Nas gravações, ele discute a contratação de uma banda e fala de uma margem entre o suposto valor do cachê e o que realmente a prefeitura vai pagar. Segundo o Ministério Público, a diferença foi pro bolso dele.
Em sapé, a polícia diz ter encontrado provas de que o pagamento para as empresas de eventos ficava com o próprio prefeito. O pagamento era feito ao empresário, mas o empresário imediatamente remetia esse cheque ao prefeito.
Segundo as investigações, a primeira dama de Sapé também lucrou com a festa de São João deste ano. De acordo com os promotores, era ela quem vendia os camarotes montados na praça onde ocorre o evento. Só que o dinheiro não foi parar na prefeitura, foi direto para o bolso dela. Pelo menos 40 camarotes foram negociados dessa forma pela primeira-dama, segundo os promotores.

Planalto faz cálculo pragmático para ficar distante de julgamento

Do G1.
A determinação que partiu do Palácio do Planalto para que ministros do governo fiquem distante do julgamento do mensalão pelo Supremo Tribunal Federal não foi por acaso. Avaliação pragmática feita pelo núcleo palaciano é que, independente do resultado desse julgamento, só o fato de rememorar no STF a maior crise política do governo Lula já é um motivo de desgaste.
Nas palavras de um ministro petista, Dilma Rousseff foi para o centro do poder porque ela representava uma renovação do governo Lula para superar o episódio. Em 2005, a então ministra de Minas e Energia foi convocada pelo ex-presidente para assumir a Casa Civil, no auge da crise. Por isso, acrescentou esse ministro, não tem porque o governo Dilma entrar neste noticiário. Para blindar a aprovação elevada de Dilma, a ordem é criar uma agenda positiva com ações para estimular a economia.
Com isso, o Planalto deixa para o PT a tarefa de tentar amenizar os efeitos políticos do julgamento nas eleições municipais desse ano. Houve grande mobilização de petistas para tentar adiar o julgamento para depois de outubro. Mas ao decidir o calendário para agosto, o Supremo mandou um recado: o adiamento criaria um precedente perigoso, impedido o judiciário de analisar casos polêmicos períodos eleitorais.
No mais…
… a decisão do STF terá um efeito pegagógico no pleito desse ano e nas próximas eleições: o julgamento servirá de parâmetro para as novas práticas políticas no país.

GOVERNADORA RECEBE COBRANÇA DO PADRE E NÃO CONTÉM AS LÁGRIMAS


Durante a passagem por Caicó, onde participou dos festejos de Santanna, a governadora Rosalba Ciarlini recebeu uma cobrança pública do padre Edson, pároco da igreja, e terminou se emocionando.
Durante a missa, o sacerdote pediu para os gestores olharem mais para saúde e, assim, evitarem que o Rio Grande do Norte apareça na mídia nacional com o caos nas unidades públicas de saúde. O Olheiro do PANORAMA POLÍTICO estava no local e garante que a governadora desceu do palco com os olhos cheios de lágrima, depois de ouvir a cobrança pública.
Anna Ruth.

Presidente de clube português casa com potiguar em Touros


Jorge Nuno Pinto da Costa e Fernanda Miranda já são marido e mulher. O presidente do F.C. Porto e a companheira oficializaram nesse sábado (29), pelo civil, a união que já durava três anos. O casamento aconteceu em Touros, litoral potiguar, cidade Natal de Fernanda, em uma cerimônia particular. Segundo o português "Jornal de Notícias", estiveram presentes o irmão do empresário português, José Eduardo, e o filho, Alexandre, e os netos Nuno e Maria.
O casamento de Jorge Nuno Pinto da Costa e Fernanda Miranda já estava sendo preparado em segredo há algum tempo. Fernanda teria chegado a deslocar-se em maio à cidade, onde teria preparado os últimos detalhes.