segunda-feira, 10 de setembro de 2012

Projeto visa substituir milho pela palma forrageira na dieta de cabras leiteiras

A primeira etapa do projeto foi encerrada nesta segunda-feira com degustação de queijo e doces produzidos com leite de cabra.
Na tarde desta segunda-feira (03) foi encerrado o primeiro experimento com a espécie caprina nas dependências do IFRN, Câmpus Apodi. Para comemorar, foi realizada uma degustação de queijos, doces e chocolate quente de leite de cabra. Esta foi a primeira etapa do projeto, em seguida será feita a interpretação dos dados para uma posterior divulgação dos resultados.
O projeto de pesquisa tem como título: Utilização da palma forrageira e do capim buffel como estratégia de alimentação de cabras leiteiras em região semiárida. O objetivo da pesquisa é substituir o milho em até 100% pela palma forrageira da variedade miúda utilizada na dieta de cabras leiteiras. Esse cereal, além de competir com a alimentação humana, não possui recomendação para seu plantio e cultivo de sequeiro em regiões do semiárido, pois é altamente exigente em água.
Desta forma, buscar alternativas alimentares para os caprinos que substituam a fonte energética das dietas, é de grande importância para a produção animal sustentável. Além do alto teor em carboidratos solúveis, a palma forrageira também é fonte de água, já que possui em sua composição cerca de 87% a 90% de água.
Professores Genildo Pereira e Angela Gracindo juntamente com os alunos participantes do projeto.

Fonte: portal.ifrn.edu.br

Acidentes na BR-405 deixam um morto e outro gravemente ferido

Da redação Dn Online/Nosso Paraná/O Câmera.
Um idoso identificado como João Lucena Sobrinho, de 72 anos, conhecido como João Goiaba, morreu por volta das 16h40 desse domingo (9), na cidade de Itaú, quando pilotava uma motocicleta Honda BIZ, cor azul, pela BR 405, sentido São Francisco do Oeste/Itaú/RN, na altura do KM 131, na BR-405, na curva da Aroeira, zona rural de São Francisco do Oeste/RN. Ele perdeu o controle de direção indo de encontro ao guard rail, e com a violência do impacto morreu no local.
De acordo com informações populares, a vítima teria saído do Forró dos idosos na cidade de São Francisco do Oeste e se deslocava para sua residência.
Outro acidente de trânsito é registrado na BR 405
Na mesma BR, na altura do KM 135, próximo a entrada do Sítio Tatu, zona rural de zona rural de São Francisco do Oeste/RN, Antônio Varela de Sousa, conhecido por Toneca, 54 anos, por volta das 16h. Ele seguia pela rodovia pilotando uma motocicleta Honda, CG 150, cor azul, placa MPY 3782/ES, quando colidiu na traseira do veículo celta, cor branca, placa MYB 7846/RN, pilotado por Antônio Lafaiete de Freitas.
Com o impacto, Toneca ficou gravemente ferido, foi socorrido para o HRCCA em Pau dos Ferros/RN e imediatamente transferido para Mossoró/RN em estado grave, o condutor do celta não foi localizado.
Ambos não faziam o uso correto do capacete.

FILHO DE FELIPE GUERRA ESTÁ DESAPARECIDO


Os familiares de Jeová Julião de Góis estão preocupados com o paradeiro dele. O mesmo não voltou para casa desde a sexta-feira às 18 horas, quando saiu de casa sem levar roupas ou documentos e sem informar se viajaria ou não.
Familiares suspeitam, que Jeová Julião de Góis tenha viajado para Fortaleza-CE ou foi sequestrado.
Pedimos a quem tiver qualquer informação sobre o paradeiro de Jeová, que possam entrar em contato com a família do mesmo ou com a Delegacia de Felipe Guerra.

APODI ACOLHEU NA TARDE DESSE DOMINGO O BISPO DOM MARIANO

Aconteceu no final da tarde de ontem (09/09) a acolhida do Bispo Dom Mariano, que iniciou a Visita Pastoral em Apodi. Uma carreata saiu da Escola Estadual Professor Antônio Dantas até o adro da Igreja Matriz. Em seguida, foi celebrada uma missa campal com a presença do Padre Maciel Rodrigues, pastorais, grupos de jovens e um grande número de fiéis. A missa foi transmitida pelas rádios Luta FM de Apodi e Rural AM de Mossoró.
A visita pastoral acontece em Apodi até o próximo dia 23, onde o Pastor Dom Mariano visitará todas as comunidades.
Veja algumas imagens:
Asteamento das bandeiras com: Padre Maciel, Bispo Dom Mariano e Secretário Municipal de Educação Isauro Camilo