quarta-feira, 10 de outubro de 2012

SEMANA DA CRIANÇA NA ESCOLA MUNICIPAL FRANCISCO ALCIVAN PINTO: QUARTA FEIRA

Na Semana da Criança, hoje, quarta feira os alunos e toda equipe da escola foi ao Sítio Ponta num passeio de ônibus e houve banho de cascata e de piscina, além de lanche e a participação de todos...

SEMANA DA CRIANÇA NA ESCOLA MUNICIPAL FRANCISCO ALCIVAN PINTO

A Escola Municipal Francisco Alcivan Pinto, localizada no bairro Bacurau I está realizando a Semana da Criança. Ontem, terça feira tivemos uma gincana com a participação dos alunos do turno vespertino, com brincadeiras provas competitivas. As professoras que distribuíram as tarefas e os alunos participaram ativamente. Ainda tivemos o sorteio de uma sanduicheira elétrica e o sorteado foi Itamar Fernandes, pai do aluno Isac da escola.
Participaram da organização da gincana: Supervisora Katayamm, Propfessor Cizinho, Professora Genilma, Suzana e Salete Marinho.

CATEDRAL PRÁ VOCÊ!


Correios entregam cartões do Enem


Candidatos inscritos no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) começam a receber, a partir desta quarta-feira, pelos Correios, os cartões de confirmação de inscrição com os locais de prova. A assessoria de imprensa do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) disse ontem que, ao contrário do que foi divulgado, ainda não será possível consultar a informação pela internet. Segundo o Inep, responsável pela prova, diferentemente da informação prestada inicialmente, o site deve estar disponível apenas no fim do mês. Se o candidato não receber o cartão e não conseguir imprimir o documento por meio do site, pode obter a informação por meio de ligação ao telefone 0800 616161. A ligação só está disponível por telefone fixo ou telefone público.
Para acessar o cartão no site do Enem, é preciso informar o número do CPF e a senha cadastrada no momento da inscrição. A senha pode ser recuperada no próprio site. Cerca de 5,7 milhões de estudantes devem fazer o Enem em 2012.
O cartão de confirmação deve ser levado no dia da prova pelos estudantes, juntamente com um documento oficial com foto, como carteira de identidade ou de motorista. Os dados que o compõem são: número de inscrição; data, hora e local das provas; indicação do atendimento diferenciado ou do atendimento específico solicitado, e língua estrangeira escolhida pelo estudante.
Os candidatos que solicitaram atendimento especial podem saber como será a aplicação de suas provas no mesmo site, por meio de uma nota técnica que traz orientações aos participantes com deficiência, transtornos globais do desenvolvimento ou mobilidade reduzida. Estes estudantes poderão contar com tempo adicional, durante o exame, de 60 minutos, dependendo do tipo e do grau de suas deficiências. Ao todo, 28,3 mil candidatos com deficiência solicitaram atendimento especial.
Pelo calendário do Inep, no dia 3 de novembro serão aplicadas as provas de ciências humanas e suas tecnologias e de ciências da natureza e suas tecnologias; e no dia 4 de novembro, os candidatos farão as provas de linguagens, códigos e suas tecnologias; de matemática e suas tecnologias; e da redação. O gabarito tem divulgação prevista para 7 de novembro e os resultados, para 28 de dezembro.
Criado em 1998, o Exame Nacional do Ensino Médio avalia o desempenho dos estudantes ao fim do ensino médio e é utilizado como mecanismo de seleção para ingresso no ensino superior.
MEC promete regulamentar Lei das Cotas
A regulamentação da Lei de Cotas, sancionada no fim de agosto pela presidenta Dilma Rousseff, deve sair nesta quarta-feira, segundo disse ontem o ministro da Educação Aloízio Mercadante. Ele esclareceu que as e que as universidades terão que adaptar seus cronogramas para que a lei entre em vigor no começo de 2013.
A lei prevê que as universidades públicas federais e os institutos técnicos federais reservem, no mínimo, 50% das vagas para estudantes que tenham cursado todo o ensino médio em escolas da rede pública, com distribuição proporcional das vagas entre negros, pardos e indígenas. "As universidades que já publicaram seus editais terão que fazer ajustes. A lei terá que ser rigorosamente cumprida", disse Mercadante, antes de participar da reunião de trabalho entre a presidenta Dilma Rousseff e o presidente da Irlanda, Michael Higgins, que está em visita oficial ao Brasil.
O decreto vai detalhar as regras e o cronograma de implementação do novo sistema de distribuição de vagas no sistema federal de ensino superior. As universidades e institutos federais terão quatro anos para implantar progressivamente o percentual de reserva de vagas estabelecido pela lei, mesmo as que já adotam algum tipo de sistema afirmativo na seleção de estudantes.
A regulamentação também deverá criar mecanismos para compensar eventuais diferenças entre alunos que ingressaram pelas cotas e os egressos do sistema universal, como aulas de reforço.
Saiba mais
O Exame Nacional do Ensino Médio é uma prova realizada pelo Ministério da Educação durante dois dias. As notas são usadas pelo MEC para avaliar a qualidade do ensino médio no país e seu resultado serve para acesso ao ensino superior em universidades públicas brasileiras através do SiSU (Sistema de Seleção Unificada). A prova também é feita por pessoas com interesse em ganhar bolsas integrais ou parciais em universidades particulares através do ProUni (Programa Universidade para Todos) ou para obtenção de financiamentos através do Fies (Fundo de Financiamento ao Estudante do Ensino Superior). Desde 2009, o exame serve também como certificação de conclusão do ensino médio em cursos de Educação de Jovens e Adultos (EJA), antigo supletivo.
*TN Online.

DETRAN: CALENDÁRIO DE LICENCIAMENTO

DETRAN: CALENDÁRIO DE LICENCIAMENTO