quinta-feira, 18 de outubro de 2012

CNBB PUBLICA NOTA DE REPÚDIO

A Conferência Nacional dos Bispos do Brasil, CNBB, manifesta profunda indignação diante da publicação de uma fotomontagem que compõe a capa de uma revista esportiva na qual se vê a imagem de Jesus Cristo crucificado com o rosto de um jogador de futebol.
Reconhecemos a liberdade de expressão como princípio fundamental do estado e da convivência democrática, entretanto, que há limites objetivos no seu exercício. A ridicularização da fé e o desdém pelo sentimento religioso do povo por meio do uso desrespeitoso da imagem da pessoa de Jesus Cristo sugerem a manipulação e instrumentalização de um recurso editorial com mera finalidade comercial.
A publicação demonstrou-se, no mínimo, insensível ao recente quadro mundial de deplorável violência causado por uso inadequado de figuras religiosas, prestando, assim, um grave desserviço à consolidação da convivência respeitosa entre grupos de diferentes crenças.
A fotomontagem usa de forma explícita a imagem de Jesus Cristo crucificado, mesmo que o diretor da publicação tenha se pronunciado negando esse fato tão evidente, e isso se constitui numa clara falta de respeito que ofende o que existe de mais sagrado pelos cristãos e atualiza, de maneira perigosa, o já conhecido recurso de atrair a atenção por meio da provocação.
Cardeal Raymundo Damasceno Assis
Arcebispo de Aparecida
Presidente da CNBB
Dom Leonardo Ulrich Steiner
Bispo Auxiliar de Brasília
Secretário Geral da CNB.

ASSEMBLÉIA LEGISLATIVA DO RN TEM NOVO DEPUTADO

O Legislativo Estadual possui, a partir desta quinta-feira (18), um novo parlamentar. O advogado Kelps Lima (PR) tomou posse como deputado estadual na manhã desta quinta-feira, vaga antes ocupada pelo deputado Nelter Queiroz (PMDB), que pediu afastamento, na última terça-feira (16), por razões pessoais. A solenidade de posse aconteceu no decorrer da sessão, ocasião em que recebeu as boas-vindas dos colegas parlamentares. “Tenho consciência da minha interinidade e tentarei aprender com políticos experientes e de grande competência”, afirmou Kelps que fica na Casa por 120 dias.
O presidente da Assembleia, o deputado Ricardo Motta (PMN) afirmou que Kelps, certamente, honrará seu mandato e lamentou o fato dele ter recebido muitos votos nas eleições estaduais, mas não conseguiu se eleger em virtude do quociente eleitoral. Por esta razão, Ricardo Motta declarou que a legislação deveria ser revista, tendo em vista que alguns candidatos assumem cargos eletivos, mesmo tendo uma quantidade de votos inferior a outros com maior votação.
Kelps Lima disse que assume o posto deixado por Nelter Queiroz, com muita responsabilidade e respeito à situação enfrentada pelo deputado licenciado. “É muito grave que um parlamentar tenha que se afastar de seu cargo por questões de segurança”, afirmou. O deputado empossado disse que sente-se honrado com a nova missão e afirmou que dedicará a maior parte de seu mandato para questões de mobilidade urbana. “É nesta área que tenho formação técnica e experiência administrativa”, disse.
O deputado empossado é ex-secretário de Mobilidade Urbana de Natal e de São Gonçalo do Amarante. É formado em Direito, tem pós-graduação em Gestão Pública, além de mestrado em Política Urbana, todos os cursos feitos na Universidade Federal do RN.
Durante a sessão, todos os deputados presentes deram as boas-vindas a Kelps Lima, lembrando que seu mandato terá o apoio dos colegas. Gilson Moura (PV) afirmou que o novo deputado possui uma folha de serviços prestados ao RN. O deputado Dibson Nasser (PSDB) também recebeu o colega exaltando suas qualidades e afirmou que, durante os 120 dias em que atuará na Casa, fará um bom trabalho.
Poti Junior (PMDB) expressou as boas-vindas e disse que Kelps era um político jovem, com um futuro brilhante pela frente. O deputado Gustavo Carvalho disse que a Assembleia sente-se honrada em receber o novo deputado e que os eleitores que votaram nele devem estar felizes com a chegada dele à Casa. Para Walter Alves (PMDB), será uma satisfação conviver com Kelps durante os 120 dias. “É um homem de preparo e obstinado. Sei que, mesmo num curto período, terá uma ação marcante. Tenho certeza que a passagem de Kelps será importante para nossa Assembleia”, declarou.
O deputado Tomba Farias (PSB) lembrou que Kelps assume no momento em que a Casa discute o Orçamento Geral do Estado e que sua presença, como advogado, também será importante. Os deputados Gustavo Fernandes (PMDB), Leonardo Nogueira (DEM), Fábio Dantas (PHS), Hermano Morais (PMDB) e Fernando Mineiro também deram as boas-vindas ao novo integrante da AL e colocaram seus mandatos à disposição para contribuir com a qualidade dos debates.
*DN Online.

Dois bandidos morrem e comandante PM é ferido em confronto no interior

Imagem retirada do Câmera

Um assalto a uma padaria na cidade de Guamaré, distante 165 quilômetros de Natal, deixou dois mortos e um comandante PM baleado na manhã desta quinta-feira (18). O fato aconteceu no distrito de Baixa do Meio.
De acordo com a polícia local, três homens assaltaram a padaria e fugiram. Os proprietários do comércio acionaram a polícia, que iniciou diligências e conseguiu localizar os acusados. Após uma perseguição e troca de tiros, dois bandidos foram atingidos pelos disparos. Um morreu no local e o outro chegou a ser socorrido, mas morreu no hospital. O comandante do destacamento de Guamaré, subtenente Carlos, foi baleado no braço, mas passa bem.
O terceiro assaltante conseguiu fugir. A polícia continua em diligências na tentativa de capturá-lo.
*DN Online.

Policia Civil cumpre mandado de busca e apreensão no Vale do Apodi e apreende armas de fogo


APODI – Policiais da Delegacia de Polícia Civil de Apodi sob o comando do delegado Renato Oliveira, deram cumprimento a quatro mandados de busca e apreensão no Sítio Trapiá, encravado na região do Vale do Apodi, e um em Mossoró, no bairro Quixabeirinha, zona periférica da cidade.
Os mandados foram cumpridos, nas residências de Francisco Luiz Virgínio Moreira, John Lenon Oliveira Virgínio e Luiz Carlos de Souza Moreira “Carlinhos de Luizinho”. Durante as buscas os policiais encontraram um revolver calibre 38 municiado no Sitio de Carlinhos de Luizinho e uma espingarda em outra residência.
Segundo o delegado Renato Oliveira, as diligências são resultado de investigações realizadas pela Polícia Civil, referente a um homicídio e três tentativas ocorridas no Vale do Apodi, onde o “Carlinhos de Luizinho”, figura como principal suspeito.
Diante dos fatos, Carlinho de Luizinho, foi preso por posse ilegal de arma de fogo conduzido para Delegacia de Policia Civil da Cidade e após lavrado auto de prisão em flagrante foi encaminhado ao Centro de Detenção Provisória de Apodi (CDP), onde aguardara decisão da justiça.
O delegado Renato da Silva Oliveira, encaminhara a arma apreendida no Sitio de Carlinhos de Luizinho, para passar por exame de balística no Instituto Técnico-Científico de Polícia do Rio Grande do Norte (ITEP/RN), unidade de Mossoró, e ainda na tarde de ontem, fez o pedido de prisão preventiva do Carlinhos de Luizinho a juíza Kátia Guedes e ao promotor de justiça, Silvio Brito.
Em depoimento na DP de Apodi, Carlinhos de Luizinho, disse que a arma apreendida em seu sítio não lhe pertence e negou que tenha matado Edicleide Batista e atentado contra o seu irmão Edjanilson Batista, mas assumiu que na noite de 15 de julho, por volta das 10h00min, quando acontecia uma seresta em um bar no sítio Baixa fechada I, e no decorrer da festa aconteceu um pequeno desentendimento entre o acusado e outras pessoas conhecidas por "Naldinho" e "Cebolinha".
INVESTIGAÇÕES – Em junho passado foi registrado em Apodi um homicídio em uma estrada carroçável nas proximidades do sítio Reforma no Vale do Apodi. Na ocasião foram feridos dois irmãos que trafegavam em uma moto sentido ao sítio Trapiá I. Uma vítima não resistiu aos ferimentos e morreu no local. As vítimas foram Edijanilson de Lima Batista, que sofreu um tiro na região das nádegas e outro no braço. Já o seu irmão Edicleide Batista de Lima, foi alvejado com alguns tiros nas pernas e nádegas e vários outros na cabeça e face. No local do atentado foram encontradas algumas cápsulas de revolver Cal. 38, o que consta que os criminosos recarregaram o revólver para efetuar mais alguns disparos e "terminar o serviço".

*O Vale do Apodi.

107ª Morte violenta em Mossoró em 2012

*Informações e imagens: O Câmera.
Morador de Rua, largado, envolvido com droga, foi alvejado com um disparo de arma de fogo e morreu no local durante a madrugada de quinta feira 18 de Outubro de 2012. O crime aconteceu por volta de 3 horas da manhã, na Rua Maria Ferreira, na Ilha de Santa Luzia em Mossoró.
Reginaldo Bezerra da Costa, "Boinho", 32 anos de idade, desempregado, foi morto quando tentava chegar à residência de sua mãe, na Rua Camilo Figueiredo, próximo a Unidade Básica de saúde do Bairro.
Segundo informações de populares, Boinho, vivia de praticar pequenos delitos para manter o vicio de droga e já havia sido detido varias vezes. Ainda segundo os populares, o mesmo passava a madrugada nas ruas, pedindo nas lanchonetes e chegava a ameaçar os frequentadores.
Policiais que atendem na região, informaram que muitas vezes foram enviados pela Central de Operações para conter Boinho, tentando invadir a residência de sua própria mãe para roubar.
Policiais das viaturas 1218 Comandadas pelo Cb. Valdemir e Sd Batista e a 1221 por Lindemberg e Luzemberg, receberam a informação, que no local foi ouvido apenas um disparo. A informação comprovada pela equipe de pericia técnica comandada pelo Perito Eduardo Alexandre.
O Bacharel Edivan Queiroz, delegado de plantão esteve no local colhendo informações que serão repassadas para o titular da Delegacia de Homicídio de Mossoró. Familiares que compareceram ao local do crime informaram ao delegado que Boinho vinha recebendo ameaças de morte.
O corpo de Boinho foi removido para o Instituto Técnico e Cientifico de Policia, Itep para os procedimentos de necrópsia.