quarta-feira, 16 de janeiro de 2013

Surto da doença de chagas preocupa moradores

Na tarde de ontem (15), a pedido dos próprios moradores, estivemos na comunidade de Pindoba II, pertencente ao município de Apodi. Os moradores estão preocupados com o reaparecimento do bicho-barbeiro, transmissor da doença de Chagas. Há relatos de que o inseto está sendo encontrado dentro de Casas de Taipas.
Isso mostra que a comunidade de Pindoba II, as casas de Taipas ainda são um problema que afligem direto ou indiretamente uma parcela daquela localidade, pois os barbeiros se aproximaram das residências, especialmente moradias construídas de varas e barro (casa de taipa). Salientamos ainda, que a comunidade foi beneficiada com casas novas, mais as obras estão paralisadas desde a gestão da Ex-Prefeita Gorete Pinto.
Os moradores relata que a doença de chagas, é um problema muito preocupante na comunidade, inclusive algumas pessoas já veio a óbito com a confirmação da doença. Com a expansão dos barbeiros a comunidade de Pindoba I, atualmente já tem uma confirmação de um Paciente com doença de chagas. "Precisamos de atenção das autoridades" disse o morador Zuildo.

Barbeiro capturado por um morador. (Foto:Pindoba Notícia)

Os municípios com maior índice de pessoas com doença de chagas são Severiano Melo, Felipe Guerra e Apodi, onde a média é de 10,9 pacientes doentes para um universo de 100 pessoas analisadas.

Fonte: Pindoba Notícia vi no http://rnapodinews.blogspot.com.br/ 

Presidência da CMA pretere Rádio e Assessoria em detrimento de dívida



No inicio dos trabalhos legislativos para o ano de 2013, a presidência da CMA, preteriu a FM Lagoa em Soledade, e este simples escrevinhador que fazia ano passado a comunicação do legislativo, ambos certamente em detrimento de uma dívida remanescente de três meses para com a Rádio e com a assessoria de quatro meses.
É complexo de se ter outro entendimento para esta questão diferente desse que externo, afinal a Rádio e assessoria foram de alguma forma responsáveis pelo sucesso de votos obtidos na ultima eleição pelo Vereador na Chapada do Apodi que mais uma vez preside a casa, o que não entendo é porque justamente aqui ele foi omisso nessa questão.
Espera-se da presidência da casa o compromisso firmado, afinal os dois citados foram estranhamente os únicos que ficaram com saldos negativos da gestão passada da CMA, afinal compromisso não se discute, se cumpre.

Fonte: Josenias Freitas.

MP recomenda que municípios do RN não gastem com carnaval

Solicitação foi feita em virtude da seca no interior do estado.
Prefeituras podem realizar festas desde que não comprometam orçamento.



O Ministério Público recomendou aos 139 municípios do Rio Grande do Norte que estão em estado de calamidade em virtude da seca que não realizem gastos com carnaval em 2013. De acordo com o promotor de Justiça Luciano Ramos, as festas só podem ser realizadas caso as prefeituras justifiquem ao MP os gastos sob a alegação de que a festividade dará retorno financeiro aos municípios.

Ainda segundo o promotor, que atua junto ao Tribunal de Contas do Estado (TCE), além desta justificativa, o dinheiro destinado ao carnaval não pode prejudicar a destinação de recursos para o combate à seca. “A festa deve se pagar”, afirmou Luciano Ramos.

Luciano Ramos ratificou que a recomendação é uma renovação do outro pedido feito pelo Ministério Público em junho. Esta primeira solicitação dizia respeito às festas juninas. “Assim como ocorreu no São João será no carnaval, em virtude da renovação do decreto de calamidade”, explicou o promotor.

Calamidade

O Governo do Estado decretou em maio de 2012 estado de calamidade pública em 139 cidades das 165 de todo o Rio Grande do Norte por causa da estiagem. Em outubro do mesmo ano o decreto foi renovado pelo Estado, e a situações nos municípios do interior do RN ainda é complicada.
FONTE: G1

DETRAN: CALENDÁRIO DE LICENCIAMENTO

DETRAN: CALENDÁRIO DE LICENCIAMENTO