domingo, 20 de janeiro de 2013

MULTIDÃO LOTA A PRAÇA DE EVENTOS NO ENCERRAMENTO DA PROGRAMAÇÃO SOCIAL DA FESTA DE SÃO SEBASTIÃO

Multidão prestigiou os shows na Praça de Eventos.
Uma multidão foi à Praça de Eventos na noite de ontem e madrugada de hoje para prestigiar o último dia da Programação Social da Festa do Padroeiro de Caraúbas/RN.
A primeira atração a subir ao palco foi o cantor Flávio e a banda Pizada Quente, que voltou a se apresentar em nossa cidade. Logo em seguida foi a vez do Forró Arretado, da vizinha cidade de Apodi/RN.
Flávio & Pizada Quente.
Forró Arretado.
Espaços próximos às barracas estavam lotados.

Em virtude de problemas na energia, a banda Forró Di Nóis não se apresentou.

Clique aqui e veja mais imagens

Por MAYKON OLIVEIRA/ Caraúbas Hot Nws.

FESTA DE SÃO SEBASTIÃO TERMINA HOJE EM CARAÚBAS

Os festejos alusivos ao padroeiro São Sebastião, em Caraúbas, que começaram no dia 10 passado, serão concluídos neste domingo (20) com procissão pelas principais ruas e avenidas da cidade e show na Praça de Eventos patrocinado pela iniciativa privada. A comunidade católica faz esforço para arrecadar recursos para reformar igreja do santo padroeiro.


A Paróquia de São Sebastião já confirmou a programação de Hoje dos festejos.

Religiosa

07h00min - Missa na Igreja Matriz de São Sebastião - Padre Fred Gurgel

10h00min - Missa Solene da Festa - Bispo Dom Mariano Manzana

16h30min - Procissão de São Sebastião

19h00min - Encerramento da Festa, Descerramento das Bandeiras e Show Pirotécnico


Social

Forró Arretado e Forró de Nós (Praça de Eventos)


O padre Francisco das Chagas Neto destaca que durante a programação deste ano foram realizadas outras atividade sem prol da Paróquia de São Sebastião. A Feirinha de São Sebastião foi uma delas. Neste caso, Francisco de Assis Batista, um dos idealizadores do evento, explica que a população oferta comidas típicas e outros na feirinha e o apurado é doado a igreja.

Outro evento que contou com participação dos religiosos em prol da Paróquia de São Sebastião foi o Festival de Prêmios. Neste evento, os empresários doam objetos, que são vendidos em leilões ou através de sorteios feitos em cartelas. Todo o apurado é revertido em prol da Paróquia de São Sebastião, um dos maiores eventos sócio/religioso do Interior do RN.

Existe um esforço dos religiosos para ajudar a Paróquia de São Sebastião a reformar a Igreja, que sofre com a ação do tempo e principalmente cupins. O padre Francisco das Chagas Neto informa que 50% de tudo que for apurado durante os festejos de São Sebastião serão destinados para a reforma da Igreja e o restante fica para a manutenção da Paróquia.

A programação oficial da festa começou no dia 10, porém antes já havia movimentações. A imagem de São Sebastião visitou todas as comunidades do município. No dia 6, foi realizada uma grande cavalgada, que este ano contou com mais de 500 cavaleiros e amazonas, não só de Caraúbas, mais também de vários municípios da região.

Neste sábado, a iniciativa privada patrocinou o show de Flávio Pisada Quente na Praça de Eventos e durante o dia foi realizada a procissão dos motoristas e motoqueiros.

Excepcionalmente este ano, a Prefeitura Municipal não patrocinou os shows na Praça de Eventos, seguindo a determinação da Justiça. Os recursos, conforme determinação judicial, devem serem destinados em todas as cidades do Rio Grande do Norte com decreto de emergência como é o caso de Caraúbas, para ajudar as vítimas da seca.

De volta para casa – Prefeito Ademar Ferreira, reeleito, disse que os festejos do padroeiro de São Sebastião, uma das maiores festas religiosas do Oeste do RN, é o período que os caraubenses que moram em outras regiões do País voltam para visitar seus parentes. Para o padre Francisco das Chagas, “é um momento de muita confraternização, alegria e paz”.

Informações no Jornal De Fato.

RESULTADO DA NOSSA ENQUETE

NA SUA OPINIÃO, O PROJETO DE IRRIGAÇÃO DA CHAPADA DO APODI:
 
É O PROJETO DA MORTE?
  58 (25%)
 
DEVE SER MODIFICADO
  58 (25%)
 
DEVE SER EXECUTADO COMO ESTÁ
  44 (19%)
 
NÃO DEVE SER EXECUTADO
  17 (7%)
 
NÃO É PROJETO DA MORTE
  47 (20%)
 

Votos até o momento: 224
Enquete encerrada
A enquete terminou no dia 04 de janeiro de 2013. Agradecemos a todos que participaram e opinaram sobre o assunto!
Aguardem a próxima enquete, que vamos questionar em breve!

 

Chove acima de 100 milímetros no interior do Rio Grande do Norte

Tempo nublado, trovoadas e chuvas com intensidade acima de 100 milímetros foram registrados entre a tarde de sábado e a manhã deste domingo no Rio Grande do Norte, onde 80% dos municípios decretaram situação de emergência ou de calamidade em consequência da estiagem prolongada que provocou colapso no abastecimento de água de 32 cidades.

De acordo com informações postadas em blogs do interior, a maioria das chuvas se concentra no Seridó, região que está reduzindo a produção de um de seus produtos mais tradicionais - o queijo de manteiga e de coalho - por falta de leite. A maior chuva foi em Jardim de Piranhas: 140 milímetros, seguida pela verificada no Sitio São Roque, Ouro Branco, com 110 mm. No Sítio Emboca, também em Jardim de Piranhas, a chuva foi de 85 mm; em Timbaúba dos Batistas 65 mm; Sitio Tapera (Caicó) 60 mm; Sítio São Jerônimo (Caicó) 21 mm; Sitio Toco (Timbaúba dos Batistas) 20 mm.Também há relatos de chuvas na cidade e na área urbana de Jucurutu. No Distrito de Boi Selado choveu 24 milímetros.

Nesta segunda-feira, a Empresa de Pesquisa Agropecuária do Rio Grande do Norte (Emparn) divulgará um boletim com as chuvas do final de semana. A Emparn tem 196 pluviômetros espalhados por todas as regiões do Estado. Apesar da previsão dos chamados "profetas da chuva" de que 2013 será um ano bom de inverno para o Nordeste, o sistema de acompanhamento de chuvas do governo do RN mostra o contrário. Nos 18 dias de janeiro, quem apresenta o maior volume acumulado de chuvas é o município de Upanema, com 44 milímetros. Em anos de bons invernos, a chuvas começa na região serrana do Alto Oeste e depois vão subindo no sentido Oeste-Leste, atingindo o semiárido potiguar, até chegar ao Litoral por volta da segunda quinzena de maio.

As chuvas deste final de semana estão sendo provocados por fenômenos climáticos secundários e não pela Zona de Convergência Intertropical, sinônimo de garantia de chuvas abundantes quando o conglomerado de nuvens se descola do Hemisfério Norte em direção à Linha do Equador. O ponto máximo desse deslocamento geralmente acontece em março, daí a relação entre inverno e o Dia de São José.

A previsão do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) é de tempo nublado com possibilidade de chuvas esparsas no Litoral e na região Oeste do Rio Grande do Norte neste domingo e durante toda a semana.

TN Online.

Vaqueiro localiza ossada humana na estrada da raiz em Mossoró

Um vaqueiro localizou no inicio da manhã de domingo 20 de Janeiro de 2013, uma ossada humana, dentro de um matagal e totalmente carbonizada, ao lado de uma via carroçavel, na estrada da raiz, cerca de 12 km de Mossoró.

Segundo o vaqueiro, ele costuma passar pelo local todos os dias e no mesmo horario. Hoje o animal se assustou com a presença de urubus e ele resolveu chamar um companheiro e olhar o que era. O local é cerca de 200 metros de onde foi localizado o corpo do agente penitenciario federal, no mes passado. A vaqueiro acionou a Central de Operações da policia militar.

A ossada aparenta ser de uma pessoa jovem, de pequena estatura e estava totalmente carbonizada, dificultando sua identificação. Além do fogo, o corpo da pessoa sofreu a ação de animais.

O perito criminal Eduardo Alexandre, do Instituto Técnico e Cientifico de Policia, Itep, quenrealizou os procedimentos no local e recolheu os restos mortais, disse ser impossivel apontar a causa da morte do individuo, pela total ausenCa de tecidos. Eduardo disse ainda que o corpo pode ser identificado pela arcada dentaria, para isso, a familia de alguem que esteja desaparecido tem que reclamar a ausencia do familiar e fornecer informaCões ao orgão.

Segundo informações dos policiais militares que atenderam a ocorrencia, atualmente existe um jovem da estrada raiz desaparecido. Ele é conhecido apenas como Galeguinho.
Fonte: O Câmera.

PSV 2013: Candidatos cotistas, isentos e que solicitaram atendimento especial devem entregar documentos de 21 a 25 de Janeiro

 

Os candidatos inscritos no Processo Seletivo Vocacionado (PSV 2013) da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN), que solicitaram isenção da taxa de inscrição, se enquadram no Sistema de Cotas e aqueles que solicitaram atendimento especial devem ficar atentos ao prazo para apresentação de documentos.

A Comissão Permanente de Vestibular (COMPERVE) organiza estrutura com uma equipe de 172 pessoas para receber esses documentos no período de 21 a 25 de janeiro. Nessa fase, cerca de 16 mil candidatos precisam apresentar a documentação comprobatória. Os candidatos devem seguir um cronograma de entrega, para evitar filas.

O coordenador da COMPERVE, professor Egberto Mesquita, alerta os candidatos para a entrega de documentos: “Todos os candidatos precisam levar a ficha de inscrição preenchida e os cotistas têm que entregar também o termo de responsabilidade assinado, bem como os documentos pessoais como RG e CPF e históricos escolares. Caso algum aluno deixe, por algum motivo, de entregar a documentação no dia específico, poderá entregar em outro dia dentro do prazo até 25 de janeiro”, afirma o professor Egberto explicando que no caso dos estudantes que solicitaram isenção, basta que eles levem o histórico de conclusão do Ensino Médio em escola pública do Rio Grande do Norte, ou comprovação de que são bolsistas; já os candidatos cotistas precisam levar histórico do Ensino Fundamental e do Ensino Médio.

A documentação exigida deverá ser entregue pessoalmente ou através de procuração, das 8h às 17h , obedecendo-se o local explicitado na ficha de inscrição do candidato. Clique AQUI e veja a documentação exigida e os locais de entrega.

Se o candidato não tem como comprovar que é beneficiado com isenção, cotas ou atendimento especial, no dia 27 de janeiro será gerada uma lista interna e esses candidatos terão outra chance de validar a inscrição. Os candidatos que não comprovarem ter direito à isenção poderão imprimir o boleto bancário e efetuar o pagamento no período de 29 a 31 de janeiro.

O candidato devidamente inscrito poderá, a partir do dia 15 de fevereiro de 2013, acessar o endereço eletrônico da Comperve (www.uern.br/comperve) para verificar a validação de sua inscrição. No mesmo dia (15/02), será divulgada a concorrência.


PSV - O PSV 2013 oferta 2.602 vagas e as provas serão realizadas nos dias 03 e 04 de março de 2013. As provas serão aplicadas, simultaneamente, nos municípios de Mossoró, Assu, Pau dos Ferros, Patu, Natal e Caicó. Ao todo foram 25.850 inscritos, dos quais mais de 20 mil validaram a inscrição.

Cronograma de entrega de documentos:

21/01/2013 - Administração, Ciências Contábeis, Ciências Econômicas, Gestão Ambiental e Turismo -
22/01/2013 - Ciências da Religião, Ciências Sociais, Letras, Comunicação Social e Direito
23/01/2013 - Filosofia, Geografia, História, Pedagogia, Serviço Social e Música
24/01/2013 - Ciências Biológicas, Educação Física, Enfermagem, Medicina e Odontologia
25/01/2013 - Ciência da Computação, Ciência e Tecnologia, Física, Matemática e Química

Mais informações:

3315-2153 - Comperve.

DETRAN: CALENDÁRIO DE LICENCIAMENTO

DETRAN: CALENDÁRIO DE LICENCIAMENTO