sexta-feira, 1 de fevereiro de 2013

Com 56 votos, Renan Calheiros é eleito presidente do Senado


Denunciado pela Procuradoria-Geral da República por três crimes, Renan Calheiros (PMDB-AL) é o novo presidente do Senado. Foi eleito na manhã desta sexta-feira (1º) em votação secreta por seus pares, com 56 votos.

O outro candidato foi o senador Pedro Taques (PDT-MT), que recebeu 18 votos. Dois senadores votaram em branco e dois, nulo.

Taques havia recebido apoio público de bancadas de oposição como a do PSDB e a do DEM, e da

governista do PSB. Mas as promessas de manutenção de cargos na Mesa Diretora falaram mais alto.

Os crimes que o Ministério Público Federal atribui a Renan levaram ele a renunciar à presidência do Senado, cargo que ocupava desde 2005, em 2007.




Senador Renan Calheiros em reunião do PMDB no Senado FederalSenadores de oposição criticaram a manutenção da candidatura de Renan, mas já consideravam sua eleição uma inevitabilidade.

Como disse Álvaro Dias (PSDB-PR), não havia fatos novos para o "público interno" --governo e Senado.

Em entrevista ontem à Folha, Renan disse estar confortável em assumir a presidência do Senado mesmo sob suspeita, por considerar que a ação da procuradoria era motivada politicamente.

A denúncia do procurador-geral, Roberto Gurgel, ocorreu na semana passada, e hoje cedo a revista "Época" divulgou o teor da acusação: falsidade ideológica, uso de documentos falsos e peculato.

O senador é acusado de pagar despesas pessoais com dinheiro de Cláudio Gontijo, que trabalha para a empreiteira Mendes Júnior.

Para justificar que tinha renda para fazer os pagamentos, Renan apresentou documentos e afirmou que tinha ganhos com a venda de gado. O senador pagava uma pensão mensal à jornalista Mônica Veloso, com quem tem uma filha fora do casamento.

A denúncia também aponta o peculato decorrente do desvio da verba indenizatória do Senado. Renan, diz a procuradoria, desviou recursos da Casa para uma locadora de carros que pertence a um laranja do senador.

SILÊNCIO

Em seu discurso, Taques disse que a eleição de Renan acontece em meio ao "silêncio dos covardes". A declaração foi dada ao final de sua fala, quando houve um momento de breve silêncio.

"Eu peço o voto de cada senador. Peço silêncio aos senhores. Ouçam esse silêncio. Esse silêncio é o silêncio do covarde. É o silêncio de quem tem medo. Sintam esse silêncio. Esse é o silêncio de quem aceita, de quem não resiste. Expresso a vossa excelência, senador Renan Calheiros, meus respeitos pessoais", afirmou o senador.

Já Renan, em seu discurso como candidato, deu um recado aos chamados "independentes" ao dizer que a ética é uma "obrigação de todos nós".

"A ética não é objetivo em si mesmo. O objetivo em si mesmo é o Brasil, o interesse nacional. A ética é meio, não é fim. É obrigação de todos nós, responsabilidade de todos nós e dever desse Senado Federal", afirmou. Em sua fala, Renan evitou comentar a denúncia da procuradoria.

Fonte: JBelmont.

Processo Seletivo: Sai resultado do Exame de Seleção 2013

Sai resultado do Exame de Seleção 2013


Candidatos devem realizar a matrícula nos dias 19 e 20 de fevereiro

A Pró-reitoria de Ensino (Proen) divulgou hoje (31) o resultado final do Exame de Seleção (edital 24/2012). Foram preenchidas 1110 vagas dispostas em 47 cursos e distribuídas nos 14 câmpus do Instituto. Esse total corresponde a 50% do total de vagas disponibilizadas para os Cursos Técnicos de Nível Médio na forma Integrada. O restante das vagas foram destinados aos alunos das escolas públicas do Programa de Iniciação Tecnológica (ProITEC). As provas foram aplicadas no dia 6 de dezembro de 2012.

Os resultados dos recursos e os extratos de desempenho estão disponíveis na área do candidato no site ingresso.ifrn.edu.br .O candidato com o status de habilitado está classificado, mas não foi aprovado dentro do número de vagas disponíveis para o curso. O status aprovado aparecerá para os candidatos que conseguiram se classificar dentro do número de vagas.

Os aprovados deverão realizar a matrícula de 19 e 20 de fevereiro de 2013, na Diretoria Acadêmica do curso para o qual foram aprovados nos horários de funcionamento dos câmpus. O candidato que não realizar sua matrícula neste período perderá sua vaga. Para realizar a matrícula são necessários os seguintes documentos:

a) 02 (duas) fotos 3x4 (recentes e iguais);

b) Carteira de identidade (cópia acompanhada do original);

c) Cópia da Certidão de Nascimento ou Casamento;

d) Certificado de conclusão do ensino fundamental (cópia acompanhada do original);

e) Histórico escolar do ensino fundamental (cópias acompanhadas dos originais).

f) Título de Eleitor, no caso dos maiores de 18 anos (cópia acompanhada do original);

g) Certificado de Alistamento Militar, de Dispensa de Incorporação ou de Reservista, no caso dos maiores de 18 anos do sexo masculino (cópia acompanhada do original);

h) Cadastro de Pessoa Física (CPF) (cópia acompanhada do original);

i) Parecer de equivalência de estudos da Secretaria Estadual de Educação, para os aprovados que realizaram estudos equivalentes ao Ensino Fundamental, no todo ou em parte, no exterior; e

Os documentos em língua estrangeira deverão estar visados pela autoridade consular brasileira no país de origem e acompanhados da respectiva tradução. Não serão aceitos documentos de terceiros, nem mesmo dos pais do candidato.

As aulas semestre letivo 2013 vão começar no dia 10 de junho.

Confira:

Lista completa dos aprovados

Área do candidato

Horário de funcionamento dos câmpus

Página do processo seletivo

Edital 24/2012

Artigo - Gastar com Carnaval enquanto o povo grita atormentado pela calamidade que a seca provoca? Não, isso não!‏


A maior forma de desprezo à própria consciência é quando nos calamos diante do que achamos incorreto e indigno.

Quando a sociedade se cala, mostra-se seu desprezo e cuidado para com si própria, é este o exato modelo social que nossa classe política deseja que permaneça, um povo ignorante que não tem se quer consciência do perigo que corre.

Dando uma olhada nas noticias sobre previsões meteorológicas para este ano, pude constatar noticias não animadoras para nosso tão sofrido sertão, os levantamentos são negativos e isso poderá custar muito caro, principalmente para a população carente de recursos, grande maioria em nossas cidades.

Enquanto isso, não estamos vendo muita preocupação dos detentores do poder, que passadas as eleições esqueceram seus discursos inflamados de combate a este TERRÍVEL e POSSÍVEL fato da natureza, muitos municípios estão ai jogados ao bel prazer das intempéries naturais e alguns gestores, juntamente com grupos de empresários (grandes beneficiados com isso tudo) se organizando para MEGA EVENTOS CARNAVALESCOS, com direito a foliões e tudo.

Gastar com carnaval enquanto o povo grita atormentado pela seca é um abuso e, diga-se de passagem, merece reflexão de quem tem o mínimo de consciência, o “Pão e Circo” apesar se ser frequentemente usado pelos nossos políticos e até aceito por parcela da sociedade é uma medida que deve ser coibida e repudiada.

O Ministério Público deverá honrar seu dever e fazer jus a sua função sublime na defesa da ordem e dos interesses sociais.

Fazer Carnaval com argumento de que traria algum retorno social e econômico quando as perspectivas e levantamentos meteorológicos apontam chuvas a baixo da média para este ano é no mínimo abominável, por favor, não me digam isso.

A verdade é que neste momento nossos prefeitos agiriam corretamente e com racionalidade se poupassem esse dinheiro para despesas coletivas e assim garantissem sustentabilidade em seus governos, a administração pública requer zelo e responsabilidade, existem princípios constitucionais que apontam isso, estamos diante de uma grande incerteza sobre o período de chuvas, não podemos jamais sacrificar nossas cidades em nome de uma simples neurose eufórica de 4 dias.

Como cidadão, me sinto preocupado com essas medidas, a Indústria da Seca não pode entrar em ação.

Cesar Amorim – Estudante do 7º período de Direito pela UERN - Estagiário da Procuradoria Geral do Estado do Rio Grande do Norte – Subseção Mossoró.

FONTE: http://nossapaudosferrosrn.blogspot.com.br