terça-feira, 19 de março de 2013

UERN escolhe novo reitor nesta quarta-feira

A Universidade Estadual do Rio Grande do Norte (UERN) elegerá nesta quarta-feira (20) seu reitor para os próximos quatro anos. Três candidatos concorrem à vaga: Ana Lúcia Dantas, diretora do Campus Avançado de Natal, Gilton Sampaio de Souza, diretor do Campus Avançado de Pau dos Ferros e Pedro Fernandes, pró-reitor de Pós-Graduação da universidade. A decisão sobre quem comandará a instituição ficará a cargo dos 12.938 professores, servidores e estudantes que vão às urnas.

Com seis campus e 12 Núcleos de Ensino espalhados pela capital e interior, a UERN tem hoje 10.965 alunos de graduação e pós-graduação, além de 990 técnicos administrativos e 993 professores, todos aptos a votar, segundo a comissão que cuida do processo eleitoral. A votação ocorrerá de 8h às 22h do dia 20 de março. De acordo com João Freire, representante dos docentes na comissão eleitoral, o resultado deve ser divulgado entre a noite e a madrugada do dia 21.

Candidatos de oposição Ana Lúcia Dantas e Gilton Sampaio defendem a descentralização nas decisões da universidade e prometem mais autonomia para os campus avançados. Candidato apoiado pelo atual reitor Milton Marques, o pró-reitor de pós-graduação, Pedro Fernandes, também propõe uma gestão mais participativa do Campus Central de Mossoró e os demais campus e núcleos, com uma administração que trabalharia de forma itinerante.

Ana Lúcia cita que hoje a UERN tem um perfil de formação de professores consolidado, além de cursos de bons níveis em Ciências Humanas e Saúde. “Temos hoje uma universidade com potencial humano riquíssimo, mas toda pesquisa só é feita porque esses pesquisadores captam recursos de fontes externas. O orçamento é minguado e o governo sempre reduz. Além disso não executamos nem 60% do que é aprovado”, afirma.

Para o candidato Pedro Fernandes , também é importante lembrar melhorias estruturais. No âmbito educacional, bolsas para pesquisa em extensão em parceria com agências de fomento, bibliotecas adequadas para as necessidades dos alunos e intercâmbio com instituições que trabalhem com bases de pesquisa similares às da UERN. ”O apoio ao estudante virá infraestrutura e urbanização da universidade. Para o estudante passar o dia tem de ter local adequado para ficar, com alimentação e locais de repouso”, afirma Pedro Fernandes.

Defensor de maior autonomia aos campus e núcleos, Gilton Sampaio propõe que cada centro de ensino possa pensar em políticas próprias para profissionais e professores. De acordo com o diretor do campus de Pau dos Ferros, essa autonomia virá acompanhada de um projeto macro de estruturação que envolve desde a criação de restaurantes e residências universitárias até a implantação de sistemas de transporte coletivo com ônibus circular, similar ao da Universidade Federal do RN (UFRN), em todas as unidades.

*JBelmont.

Precipitações Pluviométricas nas Últimas 24 Hs (19-03)

São Miguel 13 mm;
Luís Gomes 44 mm;
Paraná 39 mm;
Doutor Severiano 20 mm;
Riacho de Santana 38 mm;
Rafael Fernandes 60 mm;
Patu 84 mm;
Umarizal 50 mm;
Almino Afonso 27 mm;
Lucrécia 20 mm;
Olho D'água do Borges 33 mm;
Antônio Martins 105 mm
Frutuoso Gomes 65 mm;
Rafael Godeiro 22 mm e
João Dias 75 mm.


Fonte: 7º BPM/NPRN.

FORRÓ DO STILO NO SÍTIO ESTREITO, DIA 11 DE MAIO

Dia 11 de maio tem Forró do Stilo no Sítio Estreito. Tá todo mundo convidado!

Dilma se encontra com papa Francisco na Itália

A presidente Dilma Rousseff (PT) se encontrou nesta terça-feira (19) com o papa Francisco por alguns minutos. Os dois conversaram na fila de cumprimentos após a cerimônia que marca o começo do pontificado. Antes do encontro, a presidente disse que sua intenção era conversar com Francisco sobre o combate à pobreza e à fome no mundo.

Ontem (18), Dilma elogiou o empenho do papa em dar prioridade aos pobres e ressaltou que o papa Francisco “tem um papel importante a cumprir”. Em seguida, a presidente acrescentou: “É claro que o mundo de hoje pede, além disso [da preocupação com os pobres], que as pessoas sejam compreendidas e que as opções diferenciadas das pessoas sejam compreendidas”.

*O Xerife.

Dilma Rousseff virá ao RN assinar ordem de serviço para construção da Barragem de Oiticica

O deputado Nelter Queiroz (PMDB) informou que a presidente Dilma Rousseff virá ao Rio Grande do Norte no próximo mês para dar a ordem de serviço para a construção da Barragem de Oiticica. A declaração foi feita durante a sessão plenária desta terça-feira (19), que na ocasião, falou sobre o problema da seca no Estado. O parlamentar disse, ainda, que será feito um convênio com o Departamento Nacional de Obras contra as Secas (Dnocs) delegando ao Governo do RN, por meio da Secretaria de Recursos Hídricos, a realização da obra.

“Estive em Brasília na semana passada e em audiência com o presidente da Câmara dos Deputados, o deputado Henrique Eduardo Alves, fui informado que as pendências da licitação feita no Tribunal de Contas da União já foram resolvidas e que o convênio poderá ser feito. Essa obra está prevista no Programa de Aceleração do Crescimento (PAC 2) e possui recursos assegurados”, afirmou Nelter Queiroz.

A seca no RN também foi tema do pronunciamento do deputado Vivaldo Costa (PR). O parlamentar citou a transposição do Rio São Francisco como uma solução para os efeitos da estiagem. “É preciso apressar a transposição do Rio São Francisco, pois teremos outros anos de seca e só o rio poderá salvar a população da falta de chuva. Temos 12 cidades sem água e os carros-pipa não são suficientes. E para piorar a água vem uma vez por semana”, declarou.

*O Xerife.

Vereador analisa 80 dias de gestão do governo municipal

Em seu perfil do Facebook o Vereador Laete Oliveira do PMN fez uma publicação em sua linha do tempo, onde apresenta sua impressão sobre a gestão municipal e seus oitentas dias, e ainda transmite uma mensagem de otimismo com relação a sua expectativa.

Veja o texto na integra:

Ainda há tempo para recuperar?

A avaliação dos primeiros dias do governo do prefeito Flaviano Monteiro feita pela população, é muito negativa, a reclamação é grande nos quatro cantos do Município.

O desempenho da gestão nos quase 80 dias não tem agradado nem mesmo os aliados mais próximos, já há rumores de que tem auxiliares ameaçando entregar a pasta se não for dado condições de trabalho.

Ao Prefeito e aos seus auxiliares, a impressão que passam, é que há boa vontade em abundância, mas não conseguem colocá-las em práticas. Gestão publica eficiente, não se faz só com boas intenções.

Eu acredito!

DE SEGUNDA A SEXTA, NA LUTA FM