quinta-feira, 21 de março de 2013

Previdência quer ampliar número de empregados domésticos com carteira assinada


O número de empregados domésticos inscritos na Previdência Social é pequeno, pouco mais de 30%. Na avaliação do diretor do Departamento do Regime Geral da Previdência Social, Rogério Nagamine, o registro do trabalho doméstico tem avançado pouco no país, apesar dos estímulos dados pelo governo.

São 6,3 milhões de empregados dos quais 2 milhões trabalham com carteira assinada. Durante reunião do Conselho Nacional da Previdência Social realizada hoje (21), ele disse que o Ministério da Previdência Social planeja criar um setor só para cuidar desta questão.


Uma das preocupações é forçar o pagamento de Previdência pública para garantir proteção social aos trabalhadores. Segundo Rogério Nagamine, o problema é que não há meio seguro para garantir o recolhimento pelos trabalhadores que persistem na informalidade.

Outro assunto foi apresentado pela coordenadora do Centro de Formação e Aperfeiçoamento do INSS, Renata Melo. Ela disse que não existe entre os jovens preocupação com a inclusão previdenciária, que "tem a ver com a proteção social no futuro". O INSS procura fazer trabalho educativo, e busca conscientizar o empregador quanto à sua responsabilidade em relação ao trabalhador.

* Com informações da Agência Brasil.

Reitor eleito da Uern convocará concorrentes para colaborarem com sua gestão

 Pedro e Aldo comemoram vitória - Foto:  Luciano Lelys
 Vencedores na Uern conferem números da eleição para reitor e vice

O reitor eleito da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte, professor Pedro Fernandes, considerou a campanha equilibrada e disse estar confiante que será nomeado pela governadora Rosalba Ciarlini. “Não tenho duvidas que a governadora respeitará a vontade da comunidade acadêmica”, afirmou, adiantando que vai convocar os professores Gilton Sampaio e Ana Dantas, assim como os outros candidatos a vice, para colaborar no projeto de construção de uma universidade mais moderna e cada vez mais comprometida com a sociedade potiguar.

“Estava numa campanha com concorrentes bastante experientes e numa disputa que envolvia segmentos acadêmicos e a sociedade”, avaliou, ressaltando que as urnas não lhe trouxeram nenhuma surpresa. “Ao mesmo tempo em que tinha a certeza da vitória pelo trabalho da atual gestão, tinha a certeza pela receptividade às nossas propostas”, completou.

O calendário determina dois dias para recursos que serão apreciados pela comissão eleitoral que terá os dias 21 e 22 para dar parecer. Depois, o resultado da eleição será encaminhado ao Conselho Universitário (Consuni) que tem até 4 de abril para publicar a lista tríplice a ser encaminhada à governadora do Estado. Rosalba poderá nomear os novos dirigentes da UERN até 28 de junho.

*Carlos Skarlack

PLACAR E CLASSIFICAÇÃO DO CAMPEONATO POTIGUAR 2013

SEXTA RODADA

AMÉRICA 1 x 1 ASSU

ALECRIM 1 x 3 A B C

CORINTIANS 4 x 3 POTIGUAR

BARAUNAS 0 x 1 SANTA CRUZ

CLASSIFICAÇÃO

1 Corintians 13

2 ASSU 13

3 América 13

4 ABC 10

5 Potiguar-M 7

6 Alecrim 5

7 Santa Cruz 4

8 Baraúnas 2

SÉTIMA RODADA DOMINGO, 24

CORINTIANS x BARAUNAS

ALECRIM x AMÉRICA

A B C x ASSU

POTIGUAR x SANTA CRUZ

Junior Souza cobra melhoria em estrada da Chapada do Apodi

Em aparte a um colega o Vereador Junior Souza cobrou do colega da situação, que interceda junto a municipalidade para fazer melhorias em uma estrada na Chapada do Apodi, que liga o RN ao Ceará, informando que foi um pedido de pessoas daquela região.

“Peço ao nobre colega que interceda junto às empresas que trabalham naquela região, e que juntamente com o prefeito possa melhorar aquelas estradas” afirmou Junior Souza.

Usando de outro a parte Nilson afirmou que é necessário que a CMA se uma e procure soluções imediatas para resolver o problema da seca, conclamando que haja união.

Josenias Freitas.

Vereador apresenta abaixo assinado pedindo reabertura do PSF do Córrego

No grande expediente durante sessão desta quinta-feira, 21 o Vereador Nilson de João Lucas parabenizou inicialmente todos os que estão fazendo o possível e impossível para que Apodi possa assistir o alto da paixão de Cristo, com a colaboração de toda sociedade apodiense.

Ele afirmou que seu intento é sempre ajudar o executivo, mas que fica triste com o descaso do poder público até mesmo dentro dos princípios constitucionais, trazendo em suas mãos, uma lista com 272 assinaturas da região do Córrego, pedindo a abertura do PSF da região da areia, afirmando que já estamos em abril, e que até agora não temos um único PSF funcionando. O Vereador afirmou que o abaixo assinado é uma afirmação inconteste de que o mesmo não está funcionando.

Nilson criticou as repetidas mudanças da secretaria de saúde. Ele falou da visita que fez a Chapada do Apodi, onde segundo o Vereador comprovou um lambança da municipalidade, onde colocou um material por cerca de 800 metros e não espalhando, originando um verdadeiro caos.

“É preciso tirar as amarras para que o governo funcione” frisou Nilson de João Lucas.

O Vereador disse que visitou uma senhora no Assentamento Paulo Canapum onde comprovou que a mesma não está sendo assistindo uma senhora que teve problema de CA, e está com uma de suas pernas quebradas, o que deveria ter prioridade a mesma.

*Josenias Freitas.

Vereadores divergem sobre transparência dos salários dos servidores

O Vereador Nilson de João Lucas no pequeno expediente falou sobre a publicação de uma matéria em um Blog apodiense, afirmando que não corrobora com esta exposição dos servidores, que entende que estão questão tem que ser mais bem pensada, e que isso expõe os servidores.

Também no pequeno expediente o Vereador Laete Oliveira fez seu discurso falando na tribuna da casa do povo, onde falou sobre a questão da exposição dos salários dos servidores, defendendo que acha correto essa exposição, desde que seja de todos, desde o gari, até o alto escalão, seja em todas as esferas. Ele cobrou da presidência da CMA, inclusive que isso foi feito com todos os Vereadores, funcionários e os que prestam serviço ao poder legislativo apodiense.

*Fonte: Josenias Freitas.

Carta de um Idoso a Rádio Educativa Luta FM Programa Em dia com os Fatos

  Foto do Caraval dos Idosos 2011

Os Jovens da 3ª idade vem pedir respeitosamente ao Prefeito Municipal o Srº Flaviano Monteiro, que não faça essa injustiça de não querer continuar às festas das sexta feiras, Informarmos que o predio está em boas condições para o uso (uma das desculpa para o termino dos forrós), ressaltamos ainda que o mesmo prescisa de pequenos reparos.

Fazemos esse apelo, pois nós idosos precisamos continuar o nosso forró, nós tambem somos seres humanos, percebemos que o Sr. Prefeito não gosta muito de nós idosos (Falta de atenção com nós da 3ª idade por parte da PMA). Se o forró não continuar é capaz de muitos de nós entrarmos em depressão e acarretarmos problemas psicológicos, isso é uma grande tristeza para nós idosos. Esperamos que o Prefeito pense bem e atenda o nosso apelo antes que seja tarde demais.

Em nome de todos os jovem da 3° idade agradecemos desde já em nome de todos os idosos!

Att. Sr (a) Nailsom e Geane

DETRAN: CALENDÁRIO DE LICENCIAMENTO

DETRAN: CALENDÁRIO DE LICENCIAMENTO