terça-feira, 7 de maio de 2013

AS COBRANÇAS CONTINUAM NA LUTA FM...


Ao meio dia, o Em Dia Com os Fatos, que tem a apresentação de Tibúrcio Marinho recebe ligações de ouvintes solicitando melhorias em diversas comunidades. São problemas para os senhores secretários resolverem. Lâmpadas apagadas, falta de água, ruas esburacadas, etc.
O apresentador, Tibúrcio Marinho já entrevistou os secretários municipais, vereadores e o prefeito da cidade.


Às 17 horas (5 da tarde) vai ao ar, o programa Notícias de Hoje, com a apresentação de Wilson Oliveira. No horário, as cobranças da população são mais intensas. Problemas de saúde, educação, água, iluminação pública, bloqueio no programa Bolsa Família, etc.
Algumas pessoas defensoras do prefeito ligam e tentam impedir o programa, dizendo que o apresentador não está com a verdade, mas não dá outra. Muito mais ouvintes ligam para elogiarem o programa e parabenizam o apresentador Wilson Oliveira.
Para quem não quer aceitar a verdade, vai a dica: resolva os problemas da população! Pois a Luta FM segue com a sua programação, dando voz e vez ao povo de Apodi!

Taxa de analfabetismo no RN chega a quase 20%, 34 cidades têm taxa superior a 30%

Estudo divulgado pelo Observatório da Educação mostra que a taxa de analfabetismo no Rio Grande do Norte está em 17,8%. Apenas dois municípios potiguares têm índices inferiores a 10%: Parnamirim com 7,6% e Natal apresentando 7,9% de população analfabeta.

A análise mostra que, com base em dados de 2010, 34 municípios potiguares tem taxas entre 30% e 39%.

Veja os municípios com os maiores índices de analfabetismo no Estado:

Espírito Santo 39%

João Dias 37,6 %

Lagoa Salgada 35,2%

Lagoa de Pedras 34,9%

Jundiá 34,8%

Serra de São Bento 34,5%

Olho D’Água dos Borges 34,5%

Boa Saúde 34,1%

Taipu 34,1%

São Bento do Norte 33,5%

Paraná 33,2%

Lagoa Danta 33,2%

Venha Ver 33%

Bom Jesus 32,4%.

As articulações políticas de um conselheiro aposentado do TCE

O ex-conselheiro do Tribunal de Contas, Valério Mesquita, aposentado ano passado pela compulsória, busca retornar à política e com o posto de oposição a administração de Fernando Cunha.

Valério Mesquita articula nos bastidores, sem chamar a atenção dos holofotes, seus planos. Ex-prefeito de Macaíba, ex-deputado estadual e ex-conselheiro, Valério Mesquita poderia ser uma alternativa em 2016, já que a ex-prefeita Marília Dias não conseguiu ser reeleita e enfrenta desgaste e abandono da base, que era aliada nos tempos do Palácio Auta de Souza.

CCJ aprova contratação temporária de professores

A comissão aprovou o projeto encaminhado pelo Estado, mas reduziu o percentual de contratação de 20% para 10% do efetivo
A Comissão de Constituição, Justiça e Redação da Assembleia Legislativa aprovou na sessão de hoje (7) o projeto substitutivo encaminhado pelo Governo do Estado para contratação temporária de professores devido ao afastamento dos profissionais da rede pública de ensino. Participaram das discussões a presidente da Comissão de Educação, a deputada Larissa Rosado (PSB), a secretária de Educação, Betânia Ramalho, e o representante da consultoria geral do Estado, Vlademir França, além dos integrantes da comissão. O projeto deve ser encaminhado para comissão de Finanças e Educação para depois passar pela votação em plenário.

O deputado Kelps Lima (PR), relator da matéria, reconheceu a constitucionalidade da proposta e apresentou emenda reduzindo o percentual de contratação de 20% para 10% do efetivo. A emenda foi rejeitada pela CCJ. O parlamentar declarou que irá apresentar novamente a emenda em plenário. “O projeto só não tramitou mais rápido porque o governo não teve a capacidade técnica de elaborar uma proposta constitucional. As categorias listadas não eram compatíveis com o quadro estadual. Estimo que o gasto mínimo do Governo seja de 40 milhões de reais numa leitura otimista. O projeto pode se transformar em desperdício caso não seja implementada uma política de gerenciamento de recursos humanos”, declarou o deputado Kelps Lima.

A secretária de Educação, Betânia Ramalho, defendeu o percentual de 20% devido às licenças médicas e afastamentos para atualizações, e apresentou a necessidade da discussão de um projeto focado nas juntas médicas que será elaborado pelo governo, a exemplo do Governo de São Paulo, para acompanhar a ausência dos profissionais. “Estamos construindo uma política de gestão de pessoal, mas temos concretamente que garantir o direto do aluno ter 200 dias letivos. Basta abrir um concurso dos institutos federais que ficaremos sem muitos professores qualificados. É uma situação de desequilíbrio”, argumentou a secretária.

O deputado Agnelo Alves (PDT) cobrou do governo a convocação dos efetivos e a realização de concurso público. O deputado Getúlio Rêgo (DEM) vai defender a liberação da matéria para votação em plenário. “Temos que delimitar as discussões. Todos os assuntos foram esgotados nessa comissão. Precisamos oferecer ação para mudar o quadro das escolas que sofrem com a falta de professores. Temos obrigação que o assunto seja exaurido rapidamente”, disse Getúlio Rêgo.

“Todos sabemos da necessidade desse projeto para garantir o direito dos estudantes”, disse o presidente da comissão Hermano Morais (PMDB) que convocou para amanhã (8), às 10h, uma reunião administrativa da comissão.

Projeto do TJ

A Comissão de Constituição, Justiça e Redação aprovou ainda o projeto do Tribunal de Justiça que fixa valores gratificação de integrantes das comissões de licitação, orçamentista, disciplinares, dos pregoeiros e da equipe técnica de apoio aos pregões.

*TN.

Henrique Eduardo participa da missa pelos sete anos do falecimento do seu pai

O presidente da Câmara, deputado Henrique Eduardo Alves (PMDB-RN) participou da missa pelos sete anos da morte do ex-governador e ministro Aluizio Alves, seu pai. A celebração, na noite desta segunda-feira (6), foi na capela do colégio Imaculada Conceição, em Natal.

Além de Henrique Alves, os irmãos do deputado, Ana Catarina Alves e Aluísio Filho, também estavam na missa. O senador Garibaldi Alves, o deputado estadual Agnelo Alves e a madre Carmem Alves, irmãos de Aluizio, acompanharam a celebração ao lado dos demais familiares e amigos do ex-governador.

MEC distribui este mês testes de português e matemática

Escolas públicas do ensino fundamental com matrículas de estudantes no segundo ano recebem, até o final deste mês, testes de língua portuguesa e de matemática que fazem parte da Provinha Brasil, e orientações de aplicação e correção. O Ministério da Educação postou nos correios mais de 5 milhões de provas divididas entre as duas disciplinas.

A Provinha Brasil tem o objetivo de fazer um diagnóstico do aprendizado das crianças, por isso é importante que a aplicação ocorra no início de ano letivo, defende Viviane Fernandes Faria Pinto, da diretoria de Educação Básica do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais (Inep). No material que acompanha a Provinha Brasil, o Inep também orienta os educadores sobre atividades que podem desenvolver após a correção para melhorar os índices de aprendizagem. As provas de língua portuguesa e de matemática são compostas de 20 testes cada e devem ser aplicadas em dias letivos diferentes, segundo orientação do Inep. Dados do Censo Escolar de 2012 registram 3,1 milhões de estudantes matriculados no segundo ano do ensino fundamental, incluindo as redes públicas e privadas. As provas enviadas às escolas são para estudantes das redes públicas.

*Wllana Dantas.

Servidores do DETRAN/RN deliberam greve por tempo indeterminad

A intransigência do Governo Rosalba, em negar tudo o que é de direito, inclusive o que é líquido e certo, aos trabalhadores do DETRAN-RN, levou a categoria a deliberar greve por tempo indeterminado a partir desta segunda-feira, 13 de maio. A informação foi dada em primeira mão pelo Blog do BG nessa segunda-feira(6).

A falta de resposta à pauta de reivindicações deste ano que tramita no Governo há mais de 60 dias, tanto na direção do Órgão, como no próprio Gabinete Civil, também são motivos para que a categoria delibere a greve, enfatizou o presidente do Sindicato dos Servidores da Administração Indireta do RN (SINAI-RN), Santino Arruda.

O Sindicato vai realizar assembleias em toda sua base, pois as demandas são as mesmas: falta de negociação e resposta às demandas e à Pauta deste ano, além da resistência do Governo em não pagar os 70% dos Planos e das tabelas salariais aprovados em 2010.

*JBelmont.