sábado, 25 de maio de 2013

Distrito de Soledade se despede da professora Wanda

Uma multidão de aglomerou na Capela de Nossa Senhora de Fátima em Soledade, e acompanhou o trajeto do corpo até ao cemitério público da comunidade. Amigos, parentes, legionárias, alunos, enfim todas as representações da Chapada do Apodi e zona urbana prestaram sua ultima homenagem a Maria Wanda.

Durante o cortejo muita comoção também nas calçadas e esquinas, amigas e amigos que deram o ultimo a adeus, a uma daquelas que contribuiu para o desenvolvimento de Soledade, nos mais variados aspectos.


FALS homenageia uma das pioneiras da preservação do Lajedo de Soledade

A Fundação dos Amigos do Lajedo de Soledade fez uma singela homenagem a integrante da Fundação Maria Wanda, ela fazia parte da diretoria executiva, reconhecendo o pioneirismo da mesma, na preservação do Lajedo de Soledade.

Nomes pioneiros da Fundação estiveram presentes, casos de seu Toinho Bruaca, seu Zacarias, Otacilio Reinaldo, Maria Auxiliadora, Zé Inácio, Geraldinho Targino, e ainda os mais novos na entidade, entre eles o presidente Expedito Targino.

“Ela estava bastante entusiasmada, muito ativa, falando de projetos da Fundação, mas infelizmente nos deixou de forma precoce, e é um perca irreparável” lamentou Dôdora.

*De: Jpsenias Fretas.

77ª Morte violenta em Mossoró em 2013


Morre a segunda vitima de uma briga de gangues no final da tarde de sexta feira 24 de Maio de 2013. “Deyse Kelly Félix da Silva” 02 anos de idade, residente em uma vila na Rua Calistrato Nascimento no Bairro Barrocas, foi alvejada no coxa esquerda com um disparo de arma de fogo durante uma perseguição e tiroteio envolvendo gangues do bairro e morreu horas depois.

Durante o tiroteio “João Maria da Silva” de 46 anos de idade, morreu no local e três foram socorridas com ferimentos provocados pelos disparos. Um dos adolescente feridos “G.C.O, 15 anos, foi encontrado caído dentro da casa com um disparo na cabeça e outro nas costas e precisou ser socorrido por uma Unidade de Suporte Avançado “Alfa” do Samu par o Hospital Regional Tarcísio Maia.

O outro adolescente G.F de 16 anos de idade foi socorrido para a Unidade de Pronto Atendimento do bairro Santo Antônio e transferido para o HRTM, mas chegou andando no hospital.

Deyse de 02 aninhos, foi atingida na coxa esquerda com um disparo. A criança foi socorrida e após ser medica no Hospital Regional Tarcísio Maia, foi liberada. Segundo a mãe da criança “Simone Kelly” Quando chegou em casa a criança começou a sentir fortes dores e foi conduzida para a Unidade de Pronto Atendimento do Bairro Santo Antônio e não resistiu a gravidade do ferimento provocado pelo projetil.

Um dos necrotomistas do Instituto Técnico e Cientifico de Policia, Itep de Mossoró, disse que é possível que o projetil que atingiu a coxa da criança, tenha feito uma targetoria ascendente “Subiu” e atingido órgãos vitais importantes na regão abdominal e não foi detectado pelo Raio X do Hospital. O que causou a morte de Deyse só será possível saber após o resultado da necropsia.

Segundo informações dos policiais que atenderam a ocorrência, João Maria morava em uma rua próxima ao local do crime e teria entrado na residencia para se proteger da chuva, quando foi surpreendido por dois indivíduos “G.C.O e J.F” que entraram na vila fugindo de outro elemento que já chegou atirando. João Maria e Deyse, foram as verdadeira vitimas dos disparos.

Lamentável.

*Fonte: O Câmera.

76ª Morte Violenta em Mossoró em 2013

Briga de gangues pode ter sido o motivo de um tiroteio que deixou uma pessoa morta e três feridas no Bairro Barrocas no inicio da noite de sexta feira 24 de Maio de 2013. A ocorrência foi registrada pela Central de Operações da Polícia Militar e ocorreu na Rua Calistrato do Nascimento.

Segundo informações dos policiais que atenderam a ocorrência, João Maria da Silva de 46 anos de idade, morava na Rua Raimundo Andrade de Figueiredo, próxima ao local do crime e teria entrado na residencia para se proteger da chuva, quando foi surpreendido por dois indivíduos “G.C.O e J.F” que entraram na vila fugindo de outro elemento que já chegou atirando. João Maria foi atingido nas costas com um disparo e morreu no local antes do socorro medico.

Outras três pessoas foram socorridas com ferimentos provocados pelos disparos. Um dos adolescente feridos “G.C.O, 15 anos, foi encontrado caído dentro da casa com um disparo na cabeça e outro nas costas e precisou ser socorrido por uma Unidade de Suporte Avançado “Alfa” do Samu par o Hospital Regional Tarcísio Maia. Segundo informações do Medico Intervencionista, o adolescente chegou no hospital em estado de choque hipovolêmico. “É uma condição na qual o coração é incapaz de fornecer sangue suficiente para o corpo devido a perda de sangue e falta de nutrientes aos órgãos nobres, distúrbio circulatório ou volume sanguíneo inadequado”

O outro adolescente G.F de 16 anos de idade foi socorrido para a Unidade de Pronto Atendimento do bairro Santo Antônio e transferido para o HRTM, mas chegou andando no hospital.

D.K.F.S 02 anos de idade, residente em uma vila na Rua Calistrato Nascimento no Bairro Barrocas, foi alvejada no coxa esquerda com um disparo de arma de fogo durante a perseguição. A mesma foi socorrida para o Hospital Regional Tarcísio Maia.

*Informações e imagens: O Câmera.

APODI: REUNIÃO DO BNB NO SÍTIO PONTA II

Aconteceu na manhã ontem uma importante reunião, representante do BNB, "Danilo" com os moradores do Sítio Ponta II.
Danilo falou das vantagens que o Banco do Nordeste está oferecendo aos agricultores familiares. Ele disse, que os que pagaram os empréstimos realizados anteriormente, tiveram descontos de 80% e que a lei veio devido o período de estiagem.
O representante do Banco falou ainda para o cliente que fizer novo empréstimo aplique o dinheiro onde está destinado e procure pagar em dia, pois só tem vantagens. Deve ter bônus.
Os agricultores familiares podem fazer empréstimos para a compra de animais e assim recuperarem os rebanhos perdidos, rações, reformas, etc.
Na reunião, Danilo disse ainda, que o Banco exige a vacina dos animais e o GTA (Guia de Trânsito do Animal).
A documentação necessária é: DAP - Declaração de Aptidão ao PRONAF, RG (Identidade), CPF (Cadastro de Pessoa Física) e Documento de Arrendamento (Se for o caso).
A reunião contou com um grande número de participantes.

Fátima comemora conquista do curso de Medicina para a UFERSA

O MEC acaba de confirmar, através de ofício encaminhado ao reitor Arimatea Matos, que a UFERSA foi contemplada com 60 vagas para o Curso de Medicina. Em 2016 serão ofertadas 30 vagas e no ano seguinte mais 30.
A deputada federal Fátima Bezerra (PT) parabeniza a comunidade da UFERSA, a cidade de Mossoró e toda região por essa importante conquista, que teve início na gestão do ex-reitor da Instituição, professor Josivan Barbosa, agora concretizada sob a coordenação do professor Arimatea Matos.
“Estou muito feliz por ter participado dessa luta, por ter dado a minha contribuição para que a exemplo da UFRN, a UFERSA também realizasse seu sonho, o de ampliar o acesso ao ensino superior com a oferta de vagas no curso de Medicina. Quero saudar o professor Arimatea Matos pelo empenho, e o MEC pela sensibilidade, através do Ministro Aloizio Mercadante e do Secretário Executivo, Henrique Paim, em atender essa importante reivindicação. O curso de medicina na UFERSA é mais uma demonstração do compromisso do governo da presidenta Dilma, do PT e aliados, na ampliação das oportunidades educacionais no campo do ensino superior para a nossa juventude”, ressaltou Fátima.