quarta-feira, 3 de julho de 2013

CHUVAS REGISTRADAS DE ONTEM PARA HOJE NO RIO GRANDE DO NORTEA

Das 7:00hs de 02/07/2013 às 7:00hs de 03/07/2013
MESORREGIAO OESTE POTIGUAR
Sao Miguel (Emater) 91,0 mm
Coronel Joao Pessoa (Emater) 87,0 mm
Tenente Ananias (Emater-st Mororo) 45,0 mm
Dr. Severiano (Emater) 36,0 mm
Major Sales (Prefeitura) 33,0 mm
Venha Ver (Emater) 27,0 mm
Luis Gomes (Delegacia) 25,0 mm
Agua Nova (Prefeitura) 22,0 mm
Rafael Fernandes (Emater) 13,2 mm
Encanto (Prefeitura) 6,0 mm
MESORREGIAO CENTRAL POTIGUAR
Sao Jose Do Serido (Associacao Usuarios Agua) 6,0 mm
Jardim De Angicos (Emater) 3,0 mm
Angicos (Prefeitura) 2,0 mm
Bodo (Emater/trf p/delegacia) 2,0 mm
Pedro Avelino (Particular) 1,9 mm
Sao Vicente (Emater(ex-particular) 1,7 mm
Caico (Acude Itans) 1,3 mm
MESORREGIAO AGRESTE POTIGUAR
Jundia (Emater) 38,7 mm
Santo Antonio (Emater) 38,6 mm
Sao Pedro (Emater) 31,0 mm
Serra Caiada (Emater) 28,0 mm
Monte Alegre (Emater) 27,0 mm
Vera Cruz (Emater) 25,5 mm
Serrinha (Emater) 23,5 mm
Boa Saude (Emater) 22,8 mm
Lagoa De Pedras (Prefeitura) 22,3 mm
Barcelona (Particular) 21,1 mm
Nova Cruz (Emater) 16,0 mm
Campo Redondo (Emater) 15,8 mm
Ielmo Marinho (Prefeitura) 15,3 mm
Sao Paulo Do Potengi (Emater) 13,7 mm
Bom Jesus (Particular) 9,7 mm
Jaçanã(Emater) 9,3 mm
Santa Maria (Sind.trab.rurais) 8,0 mm
Sitio Novo (Prefeitura) 8,0 mm
Passa E Fica (Prefeitura) 7,8 mm
Serra De Sao Bento (Emater) 7,6 mm
Sao Jose Do Campestre (Emater) 7,2 mm
Lajes Pintadas (Prefeitura) 5,4 mm
João Câmara (Centro Saude) 3,2 mm
MESORREGIAO LESTE POTIGUAR
Natal 120 mm
Nisia Floresta (Particular) 102,0 mm
Sao Goncalo Do Amarante (Base Fisica Da Emparn) 87,2 mm
Baia Formosa (Destilaria Vale Verde) 83,5 mm
Senador Georgino Avelino (Particular) 53,5 mm
Touros (Prefeitura) 35,0 mm
Maxaranguape (Particular) 32,5 mm
Sao Jose Do Mipibu (Centern – Emater) 32,5 mm
Montanhas(Prefeitura) 30,5
Parnamirim(Base Fisica Da Emparn) 28,2
Ares(Prefeitura) 28,0
Canguaretama (Emater/barra De Cunhau) 27,9 mm
Goianinha (Emater) 26,0 mm
Ceara Mirim (Prefeitura) 18,0 mm
Taipu (Particular) 9,0 mm
Pureza (Emater) 1,3 mm
Fonte: Emparn

Médicos de Mossoró fazem protestos acompanhando os colegas de todo o país

Em Natal ato simbólico da categoria faz o enterro do Ministro da Saúde, Alexandre Padilha

Médicos de todo o país farão hoje (3) atos públicos para protestar, principalmente, contra a vinda de médic

os estrangeiros para o Brasil sem a revalidação do diploma pelo Exame Nacional de Revalidação de Diplomas Médicos, o Revalida.

Os estados do Acre, Amapá, de Sergipe e o Distrito Federal vão paralisar o atendimento ambulatorial durante todo o dia. Em Minas Gerais, haverá suspensão das consultas na hora da manifestação. De acordo com o Conselho Federal de Medicina, Mato Grosso também deve suspender o atendimento.

As entidades deixam claro que os atendimentos de urgência e emergência funcionarão normalmente. Segundo a categoria, o baixo investimento do governo na saúde pública é o principal problema do setor. Para os médicos, o país tem número suficiente de profissionais para suprir a demanda, e se houvesse uma estruturação das unidades de saúde e a criação de uma carreira, os vazios assistenciais seriam preenchidos.

O Ministério da Saúde anunciou, no dia 25 de junho, que criará 35 mil vagas para médicos no Sistema Único de Saúde (SUS) até 2015.

De acordo com a pasta, serão contratados profissionais que se formaram no exterior para ocupar os postos que não forem preenchidos por médicos com diplomas brasileiros.


*JBelmont.

ESCOLA ALCIVAN PINTO NO CHUVA DE BALA NO PAÍS DE MOSSORÓ

Com o objetivo de promover a integração entre os alunos, as Escolas Municipais, Isabel Aurélia Tôrres e Francisco Alcivan Pinto realizaram um passeio pedagógico no último dia 27.
Assistir ao Espetáculo Chuva de Bala no País de Mossoró foi a atividade escolhida, idealizada pelo Professor Jorge Tôrres a proposta contou com o apoio da Professora Genilma Morais e a Coordenadora Pedagógica Katayamm, o passeio permitiu a integração entre os alunos do 3º Ano das duas instituições, bem como, a apreciação de um belíssimo espetáculo teatral e um mergulho na nossa história. 
 





















Acidente com vitima fatal na Br 304 no trevo de acesso a RN 117

Uma pessoa morre e outra fica gravemente ferida em acidente automobilístico na Avenida do contorno da BR 304, trevo de acesso a RN 117 em Mossoró, no inicio da tarde de terça feira 02 de Julho de 2013.

Um veiculo ainda não identificado que trafegava pela via, saindo de Mossoró, colidiu na lateral de uma motocicleta com dois ocupantes, que trafegava pela Br no sentido Natal.

Geraldo Antônio do Nascimento, de 57 anos de idade, condutor da motocicleta, sofreu ferimentos graves e foi socorrido para o Hospital Regional Tarcísio Maia. Maria do Socorro Ferreira, de 47 anos, esposa de Geraldo morreu no local. Populares ainda tentaram socorrer a mulher, colocando a mesma em cima da carroceria de um veiculo, mas desistiram quando perceberam que a mesma já estava morta.

A Policia Rodoviária Estadual, recebeu informações que o veiculo atropelador seria um carro tipo Gol de cor verde que não prestou socorro as vitimas e fugiu do local em direção a cidade de Governador Dix Sept Rosado.

Segundo informações de familiares, Geraldo estava em Mossoró fazendo tratamento de saúde e no inicio da tarde de hoje estava retornando para um Assentamento no município de Carnaubais, onde a família reside.

Patrulheiros Rodoviária Federal organizaram o transito no local para os procedimentos realizados pela equipe do Instituto Técnico e Científico de Polícia, Itep. O corpo de Maria do Socorro foi removido para o instituto onde será necropsiado.

Senado aprova ficha limpa para os servidores públicos; proposta segue para a Câmara

Em mais uma ação da "agenda positiva" do Congresso em resposta às manifestações populares, o Senado aprovou nesta terça-feira por 61 votos favoráveis e nenhum contrário proposta de emenda constitucional que estende a lei da ficha limpa para os servidores públicos. A proposta segue para votação na Câmara.

Pela proposta, servidores de cargos comissionados, funções de confiança ou futuros funcionários públicos não poderão permanecer ou assumir as funções se tiverem sido condenados pela lei da ficha limpa de forma definitiva (transitada em julgado) ou por decisão judicial colegiada.

Entre os crimes enquadrados na ficha limpa, estão os hediondos, corrupção, abuso de poder econômico, contra o sistema financeiro, lavagem de dinheiro, tráfico de drogas e contra a administração pública.

Pela proposta, os servidores públicos efetivos que cometerem crimes enquadrados pela lei vão perder os cargos. A mesma regra vale para servidores comissionados ou que ocupam funções de confiança. A lei não é retroativa, ou seja, só perdem as funções aqueles que cometerem os crimes previstos pela ficha limpa depois da publicação da nova versão da lei.

Autor da proposta, o senador Pedro Taques (PDT-MT) não havia incluído os futuros servidores públicos na nova versão da lei da ficha limpa. A proposta de Taques estendia os efeitos da lei apenas a servidores que ocupam cargos comissionados e funções de confiança, mas o relator Eunício Oliveira (PMDB-CE) ampliou o alcance da legislação.

Eunício defendeu a mudança por considerar que o passado ilibado é condição necessária para sua nomeação. "Na administração pública, não há liberdade ou vontade pessoal. O servidor age em nome do Estado e sua conduta deve pautar-se pela ética, boa fé e pelo fiel cumprimento aos princípios da legalidade", disse o peemedebista.

Para Taques, a aprovação da proposta é necessária para "concretizar o princípio da moralidade pública". O relator também tinha incluído os condenados por crimes dolosos, nos últimos oito anos, entre os servidores que deveriam sofrer os efeitos da lei da ficha limpa. Mas recuou depois que Taques argumentou que crimes comuns, como furtos, poderiam impedir a investidura em cargos públicos --no que considera um "desvio" da função real da ficha limpa.

Barrado pela lei em 2010, o senador Cássio Cunha Lima (PSDB-PB) disse que a mudança é um avanço, mas que o Congresso não pode dar "respostas exageradas diante de um clamor popular". "No calor da pressão da opinião pública, o Congresso aprovou legislação importante, salutar, bem-vinda, mas mal elaborada. A lei da ficha limpa precisa em alguns aspectos ser revistas", afirmou. Como os efeitos da lei só passaram a valer nas eleições de 2012, o senador foi empossado no cargo e cumpre seu mandato.

De iniciativa popular, a lei da ficha limpa foi aprovada em 2010 pelo Congresso. No modelo em vigor, ela se aplica apenas a políticos ao determinar a inelegibilidade, por oito anos, daqueles que forem condenados em segunda instância, cassados ou que tenham renunciado para evitar a cassação, entre outros.

*Deu na Folha de São Paulo.

CAMINHADA PELAS RUAS DA CIDADE DE APODI


Às 07 horas uma caminhada pelas ruas da cidade. São as atividades do GASPEC na 1ª Semana de Prevenção e Combate ao Câncer.
Saída em frente ao Núcleo da UERN.
Professores, alunos, donas de casa e a população em geral estão convidados para participarem!