quinta-feira, 4 de julho de 2013

100ª Morte violenta em Mossoró em 2013

Balconista vitima de disparos de arma de fogo no dia 05 de Maio, morreu na Unidade de Terapia Intensiva do Hospital Regional Tarcísio Maia em Mossoró, na manhã de quinta feira 04 de Julho de 2013.

Flávio Florêncio de Oliveira Júnior, “Juninho” 20 anos de idade, solteiro, residente na rua Vicente Neres, no bairro Nova Betânia, trabalhava como balconista. Segundo informações, no dia 05 de Maio de 2013, Juninho foi alvejado na cabeça com um disparo de arma de fogo e a motivação pode ter sido vingança.

Juninho foi apontado e estava sendo investigado pela morte de “Natanael Lucas de Oliveira” de 18 anos de idade, no 12 de fevereiro de 2013, durante uma movimentação de carnaval no bairro lagoa do Mato. Natanael foi alvejado dentro de uma residência na Vila do Gambia em frente ao Caic do Bairro Carnaubal e quando tentou correr, caiu sem vida no meio da rua.

*Fonte: O Câmera.

Plebiscito de Dilma naufragou


Valendo-se de retóricas diferentes, quatro partidos do condomínio governista já descartaram a hipótese de aprovar a toque de caixa, até outubro, uma reforma política capaz de valer para as eleições de 2014. Bateram em retirada: PMDB, PP, PR e PSB. Juntando-se essas legendas às de oposição –PSDB, PPS e DEM— pode-se declarar que está a caminho da sepultura a proposta de Dilma Rousseff de realizar um plebiscito ainda neste ano.

O último partido a formalizar o desembarque do plano de Dilma foi o PR. Em nota divulgada nesta quarta (3), a legenda declarou-se a favor do plebiscito. Mas fez duas ponderações. Numa, anotou que “não haveria tempo hábil” para alterar as regras de 2014. Noutra, mudou de assunto: “As vozes das ruas nos mostraram que, além de uma crise política e de representatividade, o país vive crise do pacto federativo e constitucional.” Quer redividir o bolo tributário .

O primeiro partido a tomar distância das teses de Dilma foi o PP. Fez isso às claras e na primeira hora. Em ofício entregue à presidente, a legenda declarou-se contra o plebiscito. Listou 29 questões passíveis de deliberação numa reforma política. E concluiu que seria inviável acomodar tantas dúvidas, a maioria extremamente técnica, numa consulta popular.


*Por Josias de Souza/JBelmont.

I SEMANA DE PREVENÇÃO E COMBATE AO CÂNCER EM APODI

As atividades não param no GASPEC de Apodi. No primeiro dia, houve panfletagem no centro comercial de Apodi.
No segundo dia, houve visita às escolas públicas e privadas de Apodi e participação nos programas de rádios da cidade.
No terceiro dia, aconteceu uma Caminhada pelas ruas da cidade, no horário da manhã. A tarde, uma palestra foi proferida por Ana Clébia , que é Assistente Social da Casa de Apoio à Criança com Câncer do Centro de Oncologia de Mossoró-RN, com o tema: Um Olhar Social Sobre o Serviço Prestado ao Paciente com Câncer. A noite, ainda aconteceu na ACDA mais duas palestras com o Dr Tarcísio José Pinheiro Lucena - Câncer de Próstata e Dr Renato Fernandes - Câncer de Bexiga.
Caminhada pelas ruas da cidade
Dr Tarcísio José Pinheiro
Dr Rento Fernandes
Esses meninos deram um show na ACDA
Poetisa Deusinha, fez uma paródia na música oração pela família, envolvendo toda a programação da I Semana de Prevenção e Combate ao Câncer em Apodi.
 Ideuza Gurgel, Presidente do GASPEC.

Hoje, (04/07) continua a Programação:
08h00min - Palestra com Luis de Bevenuto
Tema: Motive-se para a vida!
Local: Sindicato dos Trabalhadores e Trabalhadoras Rurais de Apodi.
19h30min - Palestra com Dr Francisco José Curi de Medeiros
Tema: Câncer - A doença do Século
Local: ACDA.

NOVOS SECRETÁRIOS SÃO ANUNCIADOS NA ADMINISTRAÇÃO DE FLAVIANO

Cesira Alves Gama de Lima Neta foi escolhida para assumir a direção da Secretaria de Finanças do município de Apodi-RN. A atual gestão municipal está depositando confiança na jovem de 25 anos, filha dos apodienses Antônio Gama de Lima e Rita de Cássia de Lima Gama.
Cesira Alves formou-se em Ciências Contábeis na turma 2012.2 pela UERN – Universidade Estadual do Rio Grande do Norte. Ela já trabalhava na secretaria municipal de Finanças como Auxiliar Administrativa da Contabilidade e agora está diante de um desafio e uma oportunidade única para uma recém-formada.

Marcos Antônio Campos, novo secretário de Administração, tem curso técnico de contabilidade e gestão pública.
Ocupação: Servidor Público Estadual da secretária de planejamento e finanças do RN. É natural de Mossoró. Pretende dar continuidade as contribuições do ex-secretário e implementar novas ações.
Nikellyne Keyke Maia Monteiro é uma jovem enfermeira de 30 anos que nasceu em Apodi. Filha de José Monteiro de Oliveira e Maria Alves Maia Monteiro.
A atual secretária de Saúde do município, formou-se em Enfermagem pela Faculdade Santa Maria de Cajazeiras-PB em 2008.
Especializou-se em Saúde da Família, Terapia Intensiva (TI) e Urgência e Emergência. Atualmente faz especialização na área de Saúde Materna pela UFSC – Universidade Federal de Santa Catarina e Gestão em Saúde pela UFRN – Universidade Federal do Rio Grande do Norte.
Veríssimo Gama Neto, é o novo secretário de Esporte, Juventude e Lazer. É formado em Educação Física pela UERN e professor da rede pública estadual. Tem expectativa de dar continuidade ao um bom trabalho já feito pelo seu irmão, Francisco Gama.
Informações do Blog ApodiBaixo doPano.
 
*Assim, acabou as especulações em Apodi, de que o Vereador Júnior Souza seria convocado a participar da gestão como Secretário de Administração. 
O povo apodiense, agora espera trabalho e desenvolvimento na nossa terra e que pare o troca troca no secretariado.

Morre Ailson Bonifácio, um dos mais antigos técnicos de radiodifusão do RN

Vítima de complicações provenientes de uma diabetes, morreu na noite desta quarta-feira, na UTI do Hospital São Lucas, em Natal, Ailson Bonifácio do Nascimento, 78 anos, ou simplesmente “seu Ailson”, um dos mais antigos e conhecidos técnicos em radiodifusão do Rio Grande do Norte. Internado há 45 dias, Ailson não respondeu mais ao tratamento e foi declarado morto por volta das 20 horas. O corpo será velado no Cemitério Morada da Paz de Emaús. O enterro está marcado para às 16 horas.

Ailson Bonifacio trabalhou por 55 anos na Rádio Cabugi AM, hoje Rádio Globo Natal

Identificado com a Rádio Cabugi AM (hoje Rádio Globo Natal), emissora na qual trabalhou por 55 anos, Ailson Bonifácio do Nascimento, enfrentava nos últimos dois anos complicações causadas por um ferimento não curado, que acabou comprometendo o funcionamento dos rins. Durante a sua carreira, ele assumiu a função de diretor técnico das rádios que compõem o Sistema Cabugi de Comunicação e era reconhecido, dentre outros inúmeros motivos, por ser o único técnico de radiodifusão do Estado a tirar qualquer rádio do “prego”.

Em entrevistas concedidas à TRIBUNA DO NORTE no caderno especial pela passagem dos 50 anos do jornal, em 2000, ele disse que uma das melhores sensações era ouvir o barulho da redação do jornal, quando todo o material saía dos teclados de máquinas manuais. Outros fatos marcantes acompanharam a trajetória de Ailson Bonifácio, como a transferência do transmissor da Rádio Cabugi da zona Norte para São Gonçalo do Amarante, onde hoje também funciona a Sede Social dos Colaboradores da Tribuna do Norte e da Rádio Globo Natal. Ailson, inclusive, foi um dos maiores incentivadores da criação do centro recreativo para os funcionários da rádio e do jornal.

Em março de 2001, ao lado da também radialista Nice Fernandes, da Rádio Cabugi à época, Ailson Bonifácio recebeu uma homenagem da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN), no dia da primeira transmissão da Rádio Universitária FM. O então governador Garibaldi Alves Filho participou da homenagem e lembrou seus tempos de rádio. Os radialistas Ademi Ribeiro, Nilson Freire, Newton Marcolino e Glorinha Oliveira também foram homenageados.

Ana Silva/Arquivo/TN

Do Blog de JBelmont: Tive o prazer e a satisfação de trabalhar ao lado de Ailson, recebo com muita tristeza a notícia de sua morte. Amigo, correto e leal, era asssim Ailson Bonifácio. Descanse em paz amigo e que Deus o tenha num bom lugar.

Presidente da Câmara vai ressarcir passagens aéreas

 
O presidente da Câmara Federal, deputado Henrique Eduardo Alves (PMDB-RN), afirmou ao jornal Folha de São Paulo nesta quarta-feira (3) que errou ao permitir que sete pessoas viajassem em sua companhia em um avião da Força Aérea Brasileira para assistir ao jogo da seleção no Maracanã, no último fim de semana.

Henrique Eduardo disse que determinou que sua assessoria avalie o mais rápido possível o valor das passagens do Rio Grande do Norte ao Rio de Janeiro para fazer o reembolso à União. Em seu site, a Folha revelou que pegaram carona com o deputado sete pessoas.

"Meu erro, e aqui eu reconheço, foi ter permitido que pessoas me acompanhassem pegando carona nesse voo para o Rio de Janeiro. Por esse erro, estou aqui reconhecendo e já mandei ressarcir o valor de cada passagem correspondente",disse o deputado à Folha ao chegar na manhã desta quarta-feira à Câmara Federal.

Considerando o preço médio da passagem Natal/Rio de Janeiro (ida e volta), o deputado vai ressarcir a União em aproximadamente R$ 10,5 mil. Se tivessem que pagar pela viagem, cada passageiro gastaria em torno de R$ 1,5 mil.

*JBelmont.

Senado aprova PEC do Ecad sobre nova regra de direitos autorais

A matéria altera a maneira como o Escritório Central de Arrecadação de Direitos Autorais (Ecad) repassará os direitos dos músicos e estabelece formas de fiscalização da arrecadação desses direitos. Pela proposta aprovada, o Ecad também passa a ser fiscalizado por um órgão específico e precisa prestar informações precisas sobre a distribuição dos recursos.
Faz tempo que essa fiscalização deveria ter entrado em vigor no Brasil. Só assim poderemos diminuir o lixo musical...