terça-feira, 9 de julho de 2013

A DIFERENÇA ESTÁ AI

Apodi/RN, 2013, FOTO 01, Em menos de 07 meses de gestão o prefeito pavimentou a rua Salviano Cabral que por coincidência moram 02 (dois) vereadores da situação, FOTO 02 - rua Joel Amaral não mora nenhum aliado e fica nessa situação...CADÊ A MUDANÇA ?
 Rua dos vereadores
 Rua da Rádio Vale do Apodi

Vergonha: Liga do Combate ao Câncer de Mossoró tem Energia cortada

A Liga de Combate ao Câncer de Mossoró, não vem recebendo os repasses prometidos pelos governos Estadual e Municipal. E sem esses recursos, o diretor da Liga, Dr. Cure Medeiros, adianta que a situação fica a cada dia mais difícil de administrar.

Dominguinhos volta para UTI do Hospital Sírio-Libanês em estado grave

Com quadro de arritmia cardíaca, oscilação de pressão arterial e infecção respiratória, o músico Dominguinhos, de 72 anos, voltou para a Unidade de Terapia Intensiva (UTI) do Hospital Sírio-Libanês. Ele está internado desde janeiro, quando foi transferido do Hospital Santa Joana, no Recife. O cantor e sanfoneiro está respirando com auxílio de aparelhos e o quadro geral é considerado grave.

De acordo com o boletim médico divulgado no último domingo (7), a transferência ocorreu no dia 1º deste mês. Segundo informações da Agência Brasil, a internação ocorre por complicações decorrentes de um câncer de pulmão. Em dezembro do ano passado, o artista teve várias paradas cardíacas e foi hospitalizado com quadro de arritmia e infecção respiratória na capital pernambucana. A transferência para São Paulo foi feita no dia 13 de janeiro.

O compositor, sanfoneiro e cantor José Domingos de Moraes nasceu em Garanhuns, em Pernambuco, e passou mal poucos dias após um show em homenagem a Luiz Gonzaga, na cidade de Exu, no dia 13 de dezembro. Foi do Rei do Baião que Dominguinhos ganhou, ainda criança, uma sanfona e o nome artístico.



*JBelmont.

O PREFEITO


 
Ton Oliveira

Mamãe, agora eu quero ser prefeito
Garanto que vou me candidatar
Do jeito que já sei mentir bastante
Acho que de hoje em diante minha vida vai mudar

Pra quem me apoiar eu dou abraço
Se fala mal de mim eu dou dinheiro e ele muda
E vai ficar tudo do mesmo jeito
Se eu ganhar para prefeito
É o mesmo "deus nos acuda"

(e vai ficar tudo do mesmo jeito)
(se eu ganhar para prefeito)
(é o mesmo "deus nos acuda")

É a cidade esburacada (ai ai ai)
E o povo vivendo mal (ui ui ui)
Mas quando a coisa ficar preta
Eu invento uma micareta
E faço aquele carnaval

Trago um conjunto da bahia (ai ai ai)
Pago mais do que ele merece (ui ui ui)
Se pagar 100 digo é 500
Desviando os 400 meu saldo banqueiro cresce

Ai o povo esquece tudo (ai ai ai)
E no embalo desse som (ui ui ui)
A cidade fica feliz
E ainda tem gente que diz:
"eita, que prefeito bom!"

(a cidade fica feliz)
(e ainda tem gente que diz:)
("eita, que prefeito bom!")

Dilma confirma participação em marcha de prefeitos

Brasília - A presidenta Dilma Rousseff confirmou para amanhã (10) presença na 16ª Marcha a Brasília em Defesa dos Municípios. Ela deve chegar por volta das 11h, informou o presidente da Confederação Nacional dos Municípios (CNM), Paulo Ziulkoski, na cerimônia de abertura do encontro, que ocorre até quinta-feira (11). A expectativa é que o evento reúna 4 mil pessoas.

Dilma não havia, até então, confirmado participação na marcha. Ontem (8), Paulo Ziulkoski se reuniu com a ministra de Relações Institucionais, Ideli Salvatti, para discutir a participação do governo federal no evento. O nome da presidenta chegou a ser vaiado pelos participantes pouco antes de Ziulkoski informar a presença dela.

No final da manhã de hoje, são esperados o ministro da Saúde, Alexandre Padilha, e o da Educação, Aloizio Mercadante. À tarde, os participantes vão até o Congresso para a instalação da Subcomissão de Assuntos Municipais no Senado e para reunião com bancadas estaduais. O presidente da CNM pediu aos participantes que evitem tumulto no Congresso.

Os presidentes da Câmara, Henrique Eduardo Alves (PMDB-RN) e do Senado, Renan Calheiros (PMDB-AL) enviarão representantes.

Agência Brasil.

AGENDA DO FERAS DO FORRÓ

13/07 - SANTA ROSA II (QUADRA DA ACADEMIA);
14/07 - CHURRASCARIA FORROZEIRA (EVANDILSON);
20/07 - FORRÓ NO SÍTIO (SÍTIO PONTA);
21/07 - QUADRA DE ZÉ MORADOR;
27/07 - BALNEÁRIO DO APANHA PEIXE; E
28/07 - BALNEÁRIO DO APANHA PEIXE.

101ª e 102ª Morte Violenta em Mossoró em 2013

A Central de Operações da Policia Militar registrou na manhã de terça feira, 09 de Julho de 2013, mais duas mortes violentas na cidade de Mossoró.

Jose Marcondes Senhor, “Zé galego”, 35 anos de idade, residente no bairro Alto da Pelonha, foi morto com cerca de seis disparos de arma de fogo quando chegava à feira do bode na Ufersa.

Segundo informações, um indivíduo em uma moto Fan preta teria alvejado “Zé galego” e fugido em direção ao Alto da Pelonha. Houve perseguição policial e próximo ao moto cross, o indivíduo conhecido como Darlan foi alvejado pela policia. Darlan foi socorrido para o Hospital Regional Tarcísio Maia, mas morreu ao dar entrada naquela unidade hospitalar.

A Policia Militar isolou a área até a chegada do Instituto Técnico e Cientifico de Policia para os procedimentos de pericia e a remoção do corpo de José Marcondes para sede do órgão na cidade.

*Informações e imagens: O Câmera.

Fafá Rosado será candidata a Deputada Federal com apoio de Claúdia Regina

O deputado Leonardo Nogueira confirmou ao blog que sua esposa, a ex-prefeita de Mossoró, Fafá Rosado, deve mesmo ir para a disputa do próximo ano disputando uma cadeira na Câmara Federal.

Leonardo comentou, durante o lançamento da Revista Bzzz na cidade, que Fafá deve disputar a Câmara ou pelo PR ou pelo PMDB. A escolha deve ser feita até outubro e considerar as chances de vitórias a partir do coeficiente eleitoral. Particularmente aposto no PMDB.

Atualmente, Fafá ainda é filiada ao DEM, de onde deve sair e deixar rusgas.

A candidatura da ex-prefeita não deve ser totalmente aceita pela governadora Rosalba Ciarlini e seu esposo, Carlos Augusto Rosado.

Para completar, Leonardo anunciou que Fafá terá o apoio de Cláudia Regina, atual prefeita. Resta saber o que fará Betinho Rosado. Vai ficar vendo a caravana passar?

Blog do BG/JBelmont.

Detran/RN estima cerca de um milhão de veículos até a Copa de 2014

O Setor de Estatística do Departamento Estadual de Trânsito (Detran/RN) divulgou nesta terça-feira (9), números recentes do emplacamento de veículos no estado. Segundo estimativa realizada pelo setor, a frota no Rio Grande do Norte atingirá a marca simbólica de um milhão de unidades durante o período da Copa do Mundo 2014, mais precisamente, no final do mês de junho. Atualmente, a frota total no RN é de 925.839 unidades.

Segundo Francinésia Brito de Lucena Azevedo, integrante da equipe de estatística do Órgão, essa projeção havia sido apontada em um estudo realizado pelo Detran/RN em 2011. “O que mais assusta é o aumento exponencial da quantidade de veículos novos no Estado: em menos de dez anos, a frota mais do que dobrou, passando de 407.356 veículos em 2005, para 884.239 no fim do ano passado”, destacou.

Além dessa estimativa, o Detran divulgou o número de veículos novos emplacados no primeiro semestre de 2013. De acordo com os dados, se comparado ao mesmo período do ano passado, houve um aumento de 1,94%, ou seja, 35.696 novos emplacamentos.

Entretanto, a tendência apresentada nos meses de maio e junho foi de queda, respectivamente de 0,64% e 7,17%. Um dos fatores para o aumento foi a prorrogação do desconto no IPI, segundo o diretor-geral do Detran/RN, Willy Saldanha. “As pessoas preferem esperar mais um pouco para fazer a compra, já que a isenção foi prorrogada até o fim do ano”, explicou.

Em Natal, o aumento no emplacamentos de veículos foi um pouco maior do que o registrado no âmbito estadual, com elevação de 2,50% entre 2012 e 2013.

Ao falar sobre os dados, o diretor-geral do Detran/RN, Willy Saldanha, ressaltou a importância desse acompanhamento estatístico. “Estes dados são interessantes para que o poder público norteie ações de ordenamento no trânsito e de mobilidade urbana. A desoneração fiscal e a facilidade no crédito provocaram este boom, não apenas no registro de veículos, mas também na quantidade de novos condutores, outro aspecto inclusive que nos preocupa”, colocou.

*TN.

DEU NO APODI BAIXO DO PANO

[leia] Processo de Licitação da UERN-Apodi poderá sair em 10 dias

O prefeito Flaviano Monteiro e o secretário Paulo Viana anunciaram há pouco que o processo de licitação da UERN em Apodi poderá ser lançado nos próximos 10 dias.

O edital para construção da Universidade Estadual do RN em Apodi é recebido com grande alegria pelo povo apodiense.

Aguardemos.

O sonho é tão grande, e a realidade parece tão distante, que o povo apodiense comemora cada passo dado pelo atual prefeito de Apodi, e ainda assim esperamos as notícias com muita cautela.

Há os que preferem dizer: "Só acredito vendo."

ANIVERSARIANTES DE HOJE...

Maria Leila, parabéns e muitas felicidades! Que Deus esteja sempre iluminando os seus caminhos, prima!
Carlos Augusto, parabéns e muitos anos de vida! Grande Flamenguista...

Prefeitura não define data para demolição de igreja

A igreja de São Bartolomeu, no conjunto Vila Paraíso, na Zona Norte, não tem data para ser demolida. A estrutura está comprometida desde o último sábado quando o teto e parte das paredes desabaram no período da noite devido as fortes chuvas que ocorreram durante todo o dia. Segundo o coordenador da Defesa Civil de Natal, Jeoás Santos, a demolição, em princípio, ficará a cargo da Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Urbanismo (Semurb). “Existe a possibilidade da própria igreja, de maneira particular, realizar a demolição, se for a maneira mais rápida de realizar a ação”.

O engenheiro da Defesa Civil de Natal (DCN) esteve no local e condenou a estrutura. De acordo com o coordenador da DCN, a forte chuva e a antiguidade do prédio facilitaram o desabamento. As paredes do imóvel serão demolidas, porém, ainda não há data exata para que isso ocorra. As máquinas para a realização do trabalho pela Prefeitura são locadas e estão todas indisponíveis. Uma nova avaliação, com a presença do Corpo de Bombeiros, deve ser realizada para se encontrar uma alternativa imediata.

Valdeir Bento, que faz parte do serviço operacional do Corpo de Bombeiros, esteve no local no dia do acontecimento. “O teto estava todo no chão e tinha só umas paredes de pé ainda. Não fizemos outra coisa a não ser verificar se tinha alguem debaixo dos destroços e isolar a área para proteger os curiosos de uma possível caída das paredes”, disse.

A Defesa Civil de Natal interditou o local. Momentos antes do desabamento, cerca de 200 pessoas estavam no interior da igreja, mas ninguém se feriu no acidente. Membro da Pastoral Social da Paróquia Santo Antônio de Pádua, matriz da Paróquia do Parques dos Coqueiros, na Zona Norte de Natal, Diego Breno de Paula chegou pouco depois da queda do teto e do desmoronamento de partes das paredes laterais da igreja. “Ficou preservado justamente a área de trás, onde fica a sacristia com as imagens do padroeiro do bairro e de Jesus Cristo e Nossa Senhora”, relatou Diego Breno.

O comerciante Francisco Bandeira tem uma pequena mercearia na rua Samaritano, ao lado da igreja, e conta que viu o desmoronamento desde o princípio. Ele acredita que devido à estrutura antiga - mais de 30 anos -, o peso do gesso sobrecarregou a estrutura de alvenaria, “que é fina e fraca, feita apenas com cal e barro”.“Estava aqui na frente quando começou a ceder. Primeiro veio abaixo o gesso e em seguida a alvenaria dos dois lados da igreja de São Bartolomeu”, contou o comerciante. Francisco Bandeira disse que ouviu o primeiro barulho por volta das 16h45, antes do começo da missa, que chegou a ser iniciada. Segundo ele, cinco minutos depois caiu a parte de alvenaria.

O padre Inácio Teixeira escutou o som do primeiro estrondo, quando havia praticamente começado a celebrar a missa e daí pediu aos fiéis para que saíssem para a área externa e para rua Ponte Nova, em frente a igreja. A maioria dos bancos da igreja, como também o altar da igreja e a bancada onde fica o cálice, ficaram danificados.

De acordo com a Arquidiocese de Natal, a discussão sobre a possibilidade da construção de uma nova paróquia deve ser feita somente pelo padre Inácio Teixeira, já que cada paróquia tem autonomia. Uma equipe da Cosern esteve no local e desligou a rede elétrica.

*TN.

SERÁ QUE A TELEXFREE VAI REABRIR?

 “Isso não está certo.” As pessoas que investiram, estão assim!

Presidente da Femurn estima em 300 médicos o déficit de médicos nos municípios do RN

O presidente da Federação dos Municípios do Rio Grande do Norte, Benes Leocádio, estimou que o déficit de médicos na rede pública dos municípios potiguares fica entre 300 e 400 profissionais. Ele elogiou o programa “Mais Médicos para o Brasil”, lançado ontem pela presidente Dilma Rousseff, mas observou que a proposta do Governo Federal pune os municípios que já estavam cumprindo as obrigações de contratação dos médicos.

A ressalva do presidente da Femurno ocorre porque pelo projeto do Governo Federal nas prefeituras será pago, diretamente pela União, R$ 10 mil de salário ao médico e outros R$ 4 mil de ajuda para completar o restante da equipe dos programas Saúde da Família.

“Mas e com as prefeituras que já estão com médicos e custeando essas despesas? De repente vai ficar mais vantajoso o prefeito encerrar os contratos, que são precários, e aderirem todos ao programa do Governo Federal”, disse Benes Leocádio.

Ele reconheceu que o programa da União é um “alívio” para os prefeitos, que não precisarão se responsabilizar pelo pagamento dos médicos. “É um contrato direto com o Governo Federal. Mas ele (o Governo Federal) poderia assumir com todos os profissionais, essas contratações oneram para o município com as obrigações (previdenciárias)”, disse o presidente da Femurn.

Ele participou, no início da noite de ontem, de uma reunião com a ministra das Relações Institucionais, Ideli Salvatti, onde foi anunciado que haverá aumento no Piso de Atenção Básica, o valor repassado por município de acordo com o número de habitantes.

Para participação da presidente Dilma Rousseff hoje, na Marcha dos Prefeitos, está sendo aguardada também uma ajuda financeira para as prefeituras de até 50 mil habitantes. Essa é a sinalização já dada pelo Governo Federal aos prefeitos.
 
*Do Blog Panorama Político.

Governadora Rosalba defende que médico recém-formado atue no SUS

A proposta da presidente Dilma Rousseff de obrigar os médicos recém-formados a atuarem por dois anos no Sistema Único de Saúde para poder terem o registro oficial da profissão recebeu elogios da governadora Rosalba Ciarlini.“Faltou apenas o governo aumentar o repasse per capita da área de saúde para o programa ‘Mais Médicos para o Brasil’ ficar completo”, disse a chefe do Executivo estadual, logo após participar, da solenidade de lançamento do programa. A governadora defende a liberação de recursos para reformar, ampliar e equipar os hospitais públicos.

A governadora Rosalba Ciarlini, através da Assessoria de Imprensa, afirmou que também concorda com a decisão do governo federal de aumentar a duração do curso de Medicina. “Acho muito justo aumentar em dois anos o período curso de medicina e tornar obrigatório o recém-formado trabalhar em unidades de saúde do SUS”, destacou. Ao fixar os recém-formados no interior, disse a governadora, “você terá mais médicos para saúde da família”, em uma referência ao Programa Saúde da Família.

Informações: JBelmont.

DETRAN: CALENDÁRIO DE LICENCIAMENTO

DETRAN: CALENDÁRIO DE LICENCIAMENTO