sábado, 13 de julho de 2013

Corpos de vítimas do acidente com ônibus em Minas são reconhecidos

 
Corpos das vítimas estão no Instituto Médico Legal (IML) de Governador Valadares (Foto: Diego Souza/G1)

Os 10 corpos de vítimas do acidente com um ônibus no distrito de Goiabal, a aproximadamente 60km de Governador Valadares, no Leste de Minas Gerais foram reconhecidos na manhã deste sábado (13), pelo pastor Samuel da Silva Soares da Igreja Assembleia de Deus de Sobradinho (DF). Dentre os corpos estão dois homens e oito mulheres.

Pastor Samuel Soares confere a lista com os nomes dos passageiros dos ônibus. (Foto: Diego Souza/G1)

Segundo o pastor que fez o reconhecimento dos corpos, as vítimas participaram da inauguração de uma igreja no Vale do Jequitinhoha. “Em julho de 2011 fomos em caravana até Setubinha, uma cidade do Vale do Jequitinhonha que segundo o IDH [Índice de Desenvolvimento Humano] é a terceira mais pobre do Brasil. Lá construímos uma igreja e ela ficou por conta do acabamento. Com recursos nossos e mão de obra local a igreja foi terminada e seria inaugurada neste sábado”.

Ainda de acordo com Samuel Soares os fiéis da Igreja Assembleia de Deus de Sobradinho desenvolviam um trabalho social em Setubinha. “Fazíamos uma trabalho social no município com distribuição de roupas, alimentos, material escolar para crianças e o ônibus estava trazendo mais doações deste tipo”.

Segundo informações repassadas pelo IML de Valadares ao pastor, os corpos devem ser liberados ainda no começo da tarde deste sábado. Todos os parentes das vítimas já foram comunicados.

“Nós já contratamos um serviço para fazer a preparação e a locomoção dos corpos para Brasília em três carros. Porém, existe a possibilidade destes corpos serem levados de avião custeado pela igreja. Todos os familiares já foram avisados, a nossa igreja colocou uma equipe de plantão em um ponto de apoio com informações. A princípio três corpos vão para Planaltina-GO e outros sete para Sobradinho-DF”, diz o pastor Samuel.

Confira os nomes das vítimas divulgados pelo pastor Samuel Soares:

Denílson Alves dos Santos Silva.
Edinalva Maia Araújo
Evanice de Oliveira Costa
Jacira Clara de Souza
Gunnar Teodoro
Maria Rodrigues de Brito
Marinalva Vicente da Silva
Simone Lima da Silva
Valmira Félix
Vandelina de Jesus S. Monteiro.

Informação do G1.

Elevado número de denúncias marca os 23 anos do Estatuto da Criança e do Adolescente

O Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente (COMDICA) de Mossoró comemora, neste sábado (13), os 23 anos de criação do Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA). A data é marcada pelo registro de uma quantidade elevada de denúncias de violações dos direitos de crianças e adolescentes no município. Números do primeiro semestre apontam um total de 685 denúncias, com 326 casos confirmados, nos Conselhos Tutelares da 33ª e 34ª zonas municipais.

De acordo com o presidente do Comdica mossoroense, Ugmar Nogueira, a presença cada vez mais atuante da entidade e dos Conselhos Tutelares, aliados a instrumentos como o Disque 100, e a uma disseminação maior de informação está contribuindo para que as pessoas denunciem crimes cometidos contra crianças e adolescentes.

“Vejo com preocupação o elevado número de denúncias, pois percebemos que ainda é grande a quantidade de violações dos direitos. Mas por outro lado, ficamos felizes em saber que as pessoas estão denunciando mais. Hoje elas dispõem de muito mais informação e meios para fazer a denúncia, e isto está ajudando fortemente no combate às violações dos direitos infantis e de adolescentes. Estamos com um trabalho muito atuante, e contamos com o apoio da população para combater os crimes cometidos contra nossas crianças e adolescentes”, destaca.

Ainda segundo o relatório semestral, entre as principais denúncias de violação registradas nos Conselhos Tutelares das 33ª e 34ª zonas de Mossoró, chamam a atenção os casos de negligência, com 135 ocorrências confirmadas e conflitos familiares, com um total de 72 registros.

Os bairros da periferia de Mossoró lideram o número de ocorrências. Entre eles, destaque para o Santo Antônio, Barrocas, Santa Helena, Abolição IV, Belo Horizonte, Quixabeirinha, Carnaubal, e Planalto 13 de Maio. Comunidades rurais, como Jucuri e Maisa, também figuram na lista de localidades com registros de violações.

A programação inclui treinamento para conselheiros de direito e tutelares, organização do encontro da rede de atendimento à criança e ao adolescente para discutir planejamento do Comdica.

CAPACITAÇÃO

Para que o acompanhamento das ocorrências continue com resultados positivos, o Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente realiza, neste segundo semestre, uma série de atividades de capacitação.

A programação inclui treinamento para conselheiros de direito e tutelares e organização do encontro da rede de atendimento à criança e ao adolescente para discutir planejamento do Comdica. Integram também a lista de ações, a participação faz equipes do Comdica local em eventos da área, formação de comissões e lançamento de edital para projetos de financiamentos.

“Queremos dar condições para que o trabalho desenvolvido pelo Comdica se torne ainda mais abrangente e com resultados ainda mais positivos na defesa dos direitos da criança e do adolescente”, destaca Ugmar Nogueira, presidente do Comdica de Mossoró.

Saiba o que diz o ECA

Instituído pela Lei 8.069 do dia 13 de julho de 1990, o Estatuto da Criança e do Adolescente considera criança o cidadão que tem até 12 anos incompletos. Aqueles com idade entre 12 e 18 anos são adolescentes.

O ECA define que crianças e adolescentes têm direito à vida, saúde, alimentação, educação, esporte, cultura e liberdade. Institui ainda o atendimento prioritário em postos de saúde e hospitais.

*Por Sandra Monteiro do Jornal De fato.

As águas claras da guerreira na voz de Valéria; vídeo

Pesquisa, admiração e determinação. Assim pode ser resumido o trabalho da cantora Valéria Oliveira na formatação do disco "Em Águas Claras", homenagem a Clara Nunes que será lançado no dia 18 de julho, às 21h, no Teatro Riachuelo. A Tribuna do Norte produziu material especial com a intérprete, mostrando como ocorreu a escolha do repertório, a pesquisa sobre a cantora mineira e a produção do disco e show.

Confira o vídeo da TV Tribuna:

Acidente grave com ônibus deixa mortos e feridos na BR-259, em MG

 
Pelo menos 10 pessoas morreram e outras 10 ficaram gravemente feridas em um acidente na noite desta sexta-feira (12), próximo ao distrito de Goiabal, no km 223, da BR-259, a aproximadamente 60km de Governador Valadares, no Leste de Minas Gerais. O acidente teria acontecido quando o ônibus descia uma serra em curva e possivelmente perdido o freio.


Os feridos foram encaminhados para o Hospital Municipal e os corpos foram levados para o Posto de Perícia Integrada (PPI), em Governador Valadares. Até a manhã deste sábado a empresa não havia divulgado para a imprensa a lista com os nomes das vítimas e dos demais passageiros do ônibus.

De acordo com o Corpo de Bombeiros, no ônibus havia 42 passageiros além de dois motoristas. Os passageiros eram fiéis da Igreja Assembleia de Deus Sobradinho. Eles participariam da inauguração de uma igreja. O veículo saiu de Sobradinho, no Distrito Federal, e seguia para Setubinha, município localizado na região nordeste de Minas Gerais.



Além das malas, os bagageiros também estavam cheios de roupas e alimentos que seriam entregues à famílias do Vale do Jequitinhonha. Não havia crianças. Com base nas informações dos passageiros, toda a documentação do veículo estava em dia.

“O ônibus apresentou defeito no sistema de freio. O problema tinha sido resolvido durante a viagem. A intenção era fazer uma parada em Governador Valadares para todo mundo descansar. Porém, antes de chegar ouvi barulhos, avisei ao motorista, mas não deu tempo de fazer nada e parece que o ônibus perdeu o freio”, conta o pedreiro Udson Moreira Carvalho que estava no ônibus.

Notícia do G1.

Professora potiguar com Down será destaque no Fantástico neste domingo

A professora potiguar Débora Seabra será destaque, neste domingo, de uma reportagem do Fantástico, da Rede Globo. O programa contará a história de superação dela, que se tornou a primeira professora de ensino fundamental do Brasil com síndrome de Down.

Nascida em Natal, Débora sempre estudou em escolas regulares e, em 2005, conseguiu realizar o sonho de ser professora. Formou-se no magistério e foi para o interior de São Paulo fazer estágio na Universidade Estadual de Campinas (Unicamp). Quando voltou, há nove anos, foi contratada pela tradicional Escola Doméstica, em Natal, para ser professora assistente.

Por sua experiência como professora, Débora já foi convidada para fazer palestras no exterior, em países como Argentina e Portugal.

*Do BG/JBelmont.

Capotamento com vítima fatal no centro de Mossoró

Empresario morre vitima de capotamento quando retornava para casa por volta de 4 horas da manhã de sábado 13 de Julho de 2013. O condutor trafegava pela avenida Augusto Severo, no sentido cemitério, perdeu o controle da direção, invadiu o canteiro central e capotou o veículo, um corola preto de placa NOG 7786, na calçada do Banco Itau no centro de Mossoró.

Wilson Flávio Cardoso Nogueira, “Flavinho” 34 anos de idade, empresário, residente na Rua Prudente de Morais no Bairro Santo Antônio, sofreu esmagamento de crânio e morreu no local antes do socorro médico.

Segundo informações, Flavinho passou a noite com um grupo de amigos em uma danceteria no bairro Nova Betânia e pela madrugada resolveu se retirar para outro ambiente no Alto de São Manoel. O empresário do ramo de loja de Celular, capotou seu veículo quando retornava para casa.

Após os procedimentos de pericia no local, o corpo de Wilson Flávio Cardoso Nogueira, foi removido para ser necropsiado no Instituto Técnico e Científico de Polícia, Itep.

Informações e imagens: O Câmera.

FEIRÃO DO PRODUTOR EM APODI

Todos os sábados, na SUCUPIRA RAÇÕES E COMPLEMENTOS você tem a oportunidade de fazer um bom negócio e adquirir animais de alta genética.
Neste sábado, 13 de julho temos exposição de ovinos das raças Santa Inês e Dorper, com os expositores Álisson Benevides Gurgel, da fazenda Marrecas e Etevaldo Pinheiro de França, do Sítio do Góis.
Promoções da SUCUPIRA RAÇÕES E COMPLEMENTOS:
  • Pintos Caipira, a partir de 2,00;
  • Ração para aves em crescimento 2,00/Kg;
  • Ração para cavalos, a partir de 50,00/ 40Kg.
Ainda temos música ao vivo com o cantor apodiense João Pretinho.
Maiores informações, falar com Fábio de Albenir - Sócio Administrador.
Telefones: 9632-4443 ou 9184-2284. e-mail: fabiosucupira@hotmail.com
João Pretinho, cantando as músicas que o povo gosta!

Apodiense denuncia problemas corriqueiros na saúde de Apodi


Prefeito Flaviano vira alvo de críticas em rede social

O protesto dos policiais civis na Governadoria

Os policiais civis, comandados pelo Sindicato da categoria, realizou hoje um grande protesto em frente a Governadoria. A categoria está fazendo uma paralisação e reivindica implantação do plano de cargos e salários. A mobilização, que contou com um caixão simbólico da “Polícia Civil”, demonstrando o falecimento da instituição, foi uma das deliberações da categoria.

Por Anna Ruth

Fotos de Márlio Forte: