quarta-feira, 17 de julho de 2013

Governo do Estado inaugura acelerador linear nos 64 anos da Liga

A Liga Norte-Rio-Grandense Contra o Câncer comemorou os 64 anos nesta quarta-feira (17) com a inauguração de um novo acelerador linear, adquirido por meio de uma parceria entre o Governo do Estado e a Liga. Com um investimento total de R$ 4 milhões, sendo R$ 2,7 milhões de contrapartida do Governo do RN, o equipamento Varian Clinac I-X será utilizado nos tratamentos radioterápicos e permitirá modernas técnicas de aplicação, como radioterapia de intensidade modulada e radioterapia guiada por imagem, com possibilidades maiores de controle da doença com a menor toxicidade possível.

Este aparelho é único no Nordeste e vai aumentar em 25% a capacidade de atendimento da instituição, algo em torno de 5 mil aplicações a mais por mês. Agora a Liga passa a contar com quatro aceleradores em funcionamento.

A governadora Rosalba Ciarlini participou da solenidade de inauguração do novo equipamento e aproveitou para parabenizar toda a equipe da instituição. “Este é um exemplo de dedicação da equipe médica, dos administradores e de todos que fazem parte da Liga”.

O Xerife.

IFRN de Apodi pode contar com mais nove cursos de graduação

O Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia - IFRN campus de Apodi pode contar com nove novos cursos de graduação. A solicitação parte da deputada federal Sandra Rosado (PSB) que apresentou Indicação 4977/2013 ao ministro da Educação Aloísio Mercadante sugerindo ampliação do campus em Apodi.

A proposta da parlamentar é que o IFRN-Apodi passe a oferecer cursos de graduação em Ciência da Computação, Direito, Enfermagem, Gestão Ambiental, Turismo, Engenharia Ambiental, Engenharia Civil, Ciências Contábeis e Engenharia de Petróleo e Gás. Atualmente o IFRN-Apodi oferece cursos técnicos de Zootecnia, Informática, Agricultura e Biocombustíveis; e como graduação, licenciatura em química.

Sandra Rosado diz que para se ter melhor qualificação profissional os estudantes da região do Apodi são obrigados a se deslocar a outras cidades; e que os novos cursos atenderiam principalmente o desenvolvimento econômico a partir da atual demanda regional. "Precisamos evitar grandes deslocamentos e assim qualificar os futuros profissionais para atuarem em sua própria região, justifica.

Fonte: Blog de Carlos Skarlak.

Economista da FGV diz que manifestações influenciaram no crescimento da economia

Rio de Janeiro- As manifestações que tomaram o país nas últimas semanas refletiram no crescimento menor da economia em junho. A avaliação foi feita pelo economista da Fundação Getulio Vargas (FGV), Paulo Piccheti, que divulgou hoje (17) o Indicador Antecedente Composto da Economia (Iace). O índice caiu 0,6%, depois de uma redução de 1,2% em maio e de estabilidade em abril.

De acordo com Piccheti, o impacto das manifestações foi sentido principalmente pelos serviços e pela indústria, segundo dados preliminares. "Vai desde o comércio, que não pode funcionar o tempo todo, até interrupções da cadeia logística de supimentos para indústria [deivdo aos bloqueios de estradas], por exemplo".

Como os protestos ocorreram no final do mês, o impacto maior sobre a economia pode se destacar "de forma integral" no indicador do mês de julho, acrescentou o economista. Para Piccheti, mesmo com uma contribuição negativa para a economia, no curto prazo, como mostra o Iace, as manifestações sinalizam para mudanças estruturais necessárias ao crescimento sustentado do país.

"A esperança é que, no longo prazo, tenhamos um efeito positivo, no sentido de acelerar esse conjunto de medidas difíceis [reforma política e tributária e flexibilização de regras trabalhistas] e que passam pelo lado político para destravar o ambiente de negócios e restaurar a confiança dos investidores", destacou Paulo Piccheti.

Dos oito índices que compõem o Iace, três tiveram resultados positivos em junho: a sondagem de expectativas da indústria, dos serviços e de exportações. Já em maio, a queda da atividade industrial foi a responsável pelo recuo do indicador, por causa diminuição do desempenho de bens de consumo duráveis.

Isabela Vieira
Repórter da Agência Brasil.

CONVITE SEPULTAMENTO DE AMORIM PRODUÇÕES

 
Josenildo Targino de Amorim (Amorim Produções), 49 anos, empresário de Caraúbas-RN faleceu ontem, vítima de acidente automobilístico. A família consternada com o seu falecimento, convida parentes e amigos para o sepultamento, que acontecerá hoje, às 16 horas, no cemitério público de Caraúbas. Desde já, a família agradece a todos que comparecerem a esse ato de fé e solidariedade cristã.

CENTENAS DE CARAUBENSES PRESTAM HOMENAGEM AO EMPRESÁRIO AMORIM, VÍTIMA DE ACIDENTE AUTOMOBILÍSTICO

 
 Corpo do empresário chegou em Caraúbas/RN por volta das 21h45min.

Centenas de caraubenses prestaram uma bonita homenagem ao empresário Amorim, que faleceu na tarde desta terça-feira (16) vítima de um acidente automobilístico.
Parentes, amigos e outros populares aguardaram a chegada do corpo, que veio de Mossoró/RN, na entrada da cidade de Caraúbas/RN.
Populares aguardaram a chegada do corpo na entrada da cidade.
Logo depois, muitos motoristas e motociclistas seguiram em um cortejo pelas principais ruas. Muita gente também acompanhou a passagem da carreata, que seguiu para o velório que ocorre na Igreja Matriz de São Sebastião.
Grande carreata foi realizada até a Igreja Matriz.
Por MAYKON OLIVEIRA/Caraúbas Hot News.

DETRAN: CALENDÁRIO DE LICENCIAMENTO

DETRAN: CALENDÁRIO DE LICENCIAMENTO