domingo, 28 de julho de 2013

FAFÁ EM 2014

Por:  Gutemberg Moura/Skarlack.
A política mossoroense está em plena efervescência. Os bastidores posições vêm sendo tomadas com vistas as eleições de 2014.

A ex-prefeita Fafá Rosado - atualmente filiada ao DEM - poderá concorrer à Câmara Federal. Na caso, ela faria uma dobradinha com o esposo e atual deputado estadual, Leonardo Nogueira.

De olho numa cadeira no Congresso Nacional, Fafá Rosado, inclusive, poderá trocar de partido, deixando o Democratas. O prazo para a decisão dela terminará em outubro, um ano antes das eleições.

ANIVERSARIANTES DE HOJE...

Ideuza Gurgel, presidente do GASPEC comemora aniversário hoje. Parabéns e que DEUS continue te abençoando, todos os dias! Feliz Aniversário!!!
Erinaldo Almeida, empresário apodiense, também comemora aniversário hoje. Parabéns e muitos anos de vida!!!

TV ESTADÃO - NÃO EXISTIRÁ OUTRO DOMINGUINHOS


APODI= Televisão roubada de restaurante é recuperada pela Policia Militar.


Apodi - No fim da manhã de hoje, 27, por volta de 11:00hs, o Sgt. Ivanildo, juntamente com o SD.Geilson, recuperaram uma televisão 42" de LED da marca Sony, que havia sido roubada no início da semana de um restaurante localizado na Rua Gov. Dix-Sept Rosado, Centro da cidade. Depois de alguns dias de investigação, colhendo informações nos quatro cantos da cidade, os policiais descobriram que a TV estava com a pessoa de Halysson Keliano Fernandes Lopes, 23, que disse ter comprado por 400 reais a pessoa de Danilo dos Santos Alves, 19 anos, mas conhecido como "Futão", morador do Bairro Malvinas. Futão disse a policia que também teria comprado a TV a um desconhecido pela quantia de 50 reais. Ambos foram conduzidos para a delegacia de policia civil de Apodi, para a realização dos procedimentos legais.

Fonte: Sentinelas d Apodi.

Ex-prefeito de Pilões Dr. Ferreirinha vítima de acidente morre em Mossoró

Dr Ferreirinha, 53 anos, foi vitima de um grave acidente por volta das 16h00 na RN 117, ontem(27), precisamente no Sítio Jatobá, zona rural de Alexandria-RN. Dirigia seu carro modelo Corola com destino a Pilões, quando colidiu de frente com uma vaca e foi socorrido por populares ao hospital Gueomar Fernandes em Alexandria, transferido para o Hospital de Pau dos Ferros e posteriormente para Mossoró.

A equipe médica da urgência do hospital Regional Tarcísio Maia em Mossoró, fez na vítima, uma esplenectomia, ou seja, remoção do BAÇO (órgão extremamente frágil, sendo muito suscetível à ruptura, em casos de trauma), cujo ficou bastante danificado( com ruptura) durante a colisão, motivando a hemorragia interna abdominal. Apesar disto, pode-se perfeitamente viver sem baço, diante de cuidados especiais.

Na manhã de hoje o dr Ferrerinha teve o seu estado de saúde agravado e veio a Óbito.

A notícia deixou toda região do Alto Oeste Potiguar chocada e de luto.

JBelmont.

110ª Morte Violenta em Mossoró em 2013

Uma pessoa foi morta e duas feridas em tiroteio envolvendo gangues no bairro Santo Antônio no inicio da noite de sábado 27 de Julho de 2013. O confronto aconteceu na rua Francisca Vasconcelos, próximo a Unidade de Pronto Atendimento do Bairro Santo Antônio.

Segundo informações os envolvidos no tiroteio estavam em dois veículos e trocavam tiros com os carros em movimento. Um Fiat Uno branco e o alvo dos atiradores seriam os ocupantes de um Siena de cor cinza placa MZI 6889, que foi parado totalmente perfurado com disparos de revolver 30, pistolas 380 e 9 mm.

Os os ocupantes do Siena sofreram ferimentos graves e foram socorridos em duas viaturas da policia militar para o Hospital Regional Tarcísio Maia.

Francisco Alexandre da Silva Azevedo “Nego Alexandre” 23 anos de idade, residente na rua Raimundo José da Silva próximo a Igreja do Nazareno, no loteamento três vinténs em Mossoró, não resistiu e morreu logo após dar entrada no hospital.

Outro jovem, que segundo informações, é primo e estava com “Nego Alexandre” também foi alvejado e conduzido para o HRTM.

Francilene de França Lopes de 43 anos de idade, também foi socorrida para o Tarcísio Maia ferida com cerca de três disparos. A policia acredita que a mesma foi atingida por balas perdidas.

Os policiais que atenderam a ocorrência e prestaram socorro as vitimas, foram informados que a motivação para o tiroteio estar relacionado a morte de Lucas Barbosa, “Xixico” de 16 anos de idade. Xixico foi morto dentro de casa na rua rua Francisco Pascoal no dia 23 passado.

*Informações e imagens: O Câmera.
 

DR. HAROLDO DUARTE CONCEDE ENTREVISTA A JBELMONT


O DR. HAROLDO, ESTEVE NO PROGRAMA J BELMONT PELA RÁDIO DIFUSORA DE MOSSORÓ E RESPONDEU TODAS AS PERGUNTAS DO APRESENTADOR E DOS OUVINTES. NA OPORTUNIDADE O ASSUNTO FOI, INFECÇÃO URINÁRIA. ACOMPANHE A ENTREVISTA.
P - O QUE CAUSA INFECÇÃO URINÁRIA ?

R - É CAUSADA POR UM NUMERO VARIÁVEL DE GERMES(BACTERIAS) QUE PODEM AGIR SEPARADAS OU EM GRUPO.

P - PODE SER TRANSMITIDA SEXUALMENTE ?

R -NÃO. NÃO HÁ RELATO DESSA FORMA DE TRANSMISSÃO.

P - EXISTEM PESSOAS COM PREDISPOSIÇÃO A TER INFECÇÕES URINÁRIAS ?

R - SIM. PRINCIPALMENTE AS PESSOAS PORTADORAS DE ALGUMA BAIXA DA IMUNIDADE(DEFESAS).

EXISTE TAMBÉM AQUELAS QUE TÊM ANORMALIDADES ANATOMICAS E FUNCIONAIS NO APARELHO URINÁRIO.MUITO FREQUENTE SÃO OS INDIVIDUOS PORTADORES DE CÁLCULOS URINÁRIOS BEM COMO AQUELES QUE NÃO TEM UMA BOA INGESTÃO DE LIQUIDOS AO LONGO DO DIA.SÃO OS PRINCIPAIS INDIVIDUOS SUSCEPTIVEIS A ADQUIRIR CONTAMINAÇÃO E INFECÇÃO URINÁRIA.

P - QUAIS SÃO OS SINTOMAS ?

R - OS PRINCIPAIS SINTOMAS ISOLADOS OU EM CONJUNTO SÃO : DISURIA(ARDOR NA URINA), INCOMODO AO URINAR, DESCONFORTO URETRO-VAGINAL, ALGURIA(URINA QUENTE), DOR SUPRA-PÚBICA( NO "PÉ DA BARRIGA"), FEBRE BAIXA, CEFALÉIA(DOR DE CABEÇA).

P - COMO É FEITO O DIAGNÓSTICO ?

R - COM O ISOLAMENTO DA BACTÉRIA ATRAVÉS DO EXAME DE UROCULTURA( OU CULTURA DE URINA) COM SEU RESPECTIVO ANTIBIOGRAMA , O QUAL MOSTRA A SENSIBILIDADE DA BACTERIA ISOLADA PARA DETERMINADO TIPO DE ANTIBIÓTICO A SER ESCOLHIDO.[* IMPORTANTE : O EXAME SUMÁRIO DE URINA(EXAME FEITO DE ROTINA) DÁ SUSPEIÇÃO MAS NÃO CONFIRMA A BACTÉRIA CAUSADORA NEM TAMPOUCO DEFINE O ANTIBIÓTICO A SER USADO EM CADA CASO]

P - PORQUE A INFECÇÃO URINÁRIA É MAIS COMUM ENTRE AS MULHERES ?

R - É MULTIFATORIAL COM ALGUNS FATORES MAIS IMPORTANTES.

A ANATOMIA DA URETRA FEMININA ,MUITO CURTA E PRÓXIMA À VAGINA E ÂNUS CONTRIBUEM PARA MAIOR SUSCEPTIBILIDADE, POR MAIOR QUANTIDADE DE BACTERIAS NESSA ÁREA. A BAIXA INGESTÃO DE LIQUIDOS TAMBÉM. RETENÇÃO URINÁRIA PROLONGADA VOLUNTARIA E USO DE ROUPAS MUITO APERTADAS TAMBÉM COLABORAM PARA UM MAIOR INDICE DE INFECÇÕES URINÁRIAS NO SEXO FEMININO.

P - QUAL O TRATAMENTO PARA A INFECÇÃO URINÁRIA ?

R - BASEIA NO USO CORRETO DO ANTIBIÓTICO BASEADO NA CULTURA DE URINA E NO ANTIBIOGRAMA.ALÉM DISSO E TÃO IMPORTANTE É O AUMENTO DA INGESTÃO DE LÍQUIDOS PARA LIMPEZA MECÂNICA DAS BACTÉRIAS.

P - O QUÊ ACONTECE QUANDO A INFECÇÃO URINÁRIA NÃO É TRATADA ?

R - O PACIENTE PODE TRANSFORMAR A INFECÇÃO EM PROCESSO CRÔNICO, DE DIFICIL TRATAMENTO (DEMORADO) OU, EM CASOS MAIS GRAVES, DESENVOLVER UMA INFECÇÃO ASCENDENTE E ATINGIR O(S) RIM(INS) LEVANDO A INFECÇÃO GENERALIZADA COMPLICADA COM RESULTADOS INCERTOS DADA A GRAVIDADE.

P - COMO EVITAR A INFECÇÃO URINÁRIA ?

R - COM CUIDADOS HIGIÊNICOS E ALIMENTAÇÃO ADEQUADA MAS PRINCIPALMENTE COM UMA BOA INGESTÃO DE LÍQUIDOS VIA ORAL( EM TORNO DE 03-04 LITROS/DIA EM MÉDIA).

P - É VERDADE QUE A INFECÇÃO PODE CAUSAR ALUCINAÇÃO EM IDOSOS ?

R - NÃO.EXCEÇÃO SE FOR ACOMETIDO DE INFECÇÃO RENAL E GENERALIZADA PODENDO COMPROMETER A INTEGRIDADE DO SISTEMA NERVOSO CENTRAL.

DETRAN: CALENDÁRIO DE LICENCIAMENTO

DETRAN: CALENDÁRIO DE LICENCIAMENTO