quinta-feira, 8 de agosto de 2013

Líderes do PMDB reforçam convite para ex-prefeita de Mossoró, Fafá Rosado, ingressar no partido


O deputado estadual Leonardo Nogueira e a ex-prefeita de Mossoró, Fafá Rosado, estiveram ontem em Brasília e, aproveitando a presença do casal na capital federal, o presidente da Câmara dos Deputados, Henrique Alves e o ministro da Previdência, Garibaldi Alves Filho, promoveram um encontro para renovar o convite para que a ex-prefeita de Mossoró filie-se ao PMDB.
Esse convite já havia sido feito há alguns meses por Garibaldi e Henrique, mas Fafá, apesar de admitir que realmente pensava em uma nova filiação partidária, alegou que a decisão seria tomada apenas próximo ao final do prazo concedido pela legislação eleitoral que é agora em outubro.
No encontro de ontem, Henrique Alves indagou a Fafá se já havia uma definição em torno da mudança, e expuseram alguns dos planos que o PMDB tem para sua provável nova filiada.
“Me sinto a vontade com Henrique e Garibaldi, temos uma história de parceria política juntos, mas pedi que eles aguardassem mais um pouco porque estamos analisando algumas questões e em breve faremos o anúncio desta escolha”, respondeu Fafá.
*TN.

“Esse prefeito é incapaz de administrar até uma bodega” afirmou Nilson de João Lucas


No grande expediente o Vereador Nilson de João Lucas usou da tribuna na casa do povo nesta quinta-feira, 08 falando a priori do empenho dos Vereadores mesmo estando em recesso legislativo, desejando que ele e os colegas tenham um trabalho mais voltado para o povo de nossa cidade.

Nilson falou sobre as deficiências na área da saúde, citando o nome de uma jovem da comunidade de Córrego que faz tratamento de retina, mas que até agora ela não teve atenção. Ele criticou os problemas de bombas quebradas, que até agora não foram resolvidos, e o povo está fazendo com seus próprios recursos. O Vereador também lamentou que o prefeito ainda não tenha pago os árbitros em competições de esporte realizadas em nossa cidade.

Citando parte do discurso de posse do prefeito de Apodi, ele lamentou que o prefeito tenha pregado uma coisa, e esteja fazendo outra totalmente diferente, descumprindo a lei orgânica do município, pois não atende se que as informações que os Vereadores requisitam. “As vozes da rua estão clamando, não podemos ficar a mercê dessa situação” afirmou o Vereador Nilson de João Lucas.

*Josenias Freitas.

Suspeita de participação em morte de agente penitenciário é presa

Uma suspeita de participação na tentativa de resgate de um preso que resultou na morte do agente penitenciário Maxwell André Marcelino foi presa. Ela foi presa por volta do meio-dia desta quinta-feira (8), pouco mais de duas horas após a morte do agente penitenciário, depois de procurar atendimento médico em Canguaretama, a 67km de Natal. Ela negou participação no crime.

De acordo com o comandante da 2ª Companhia da Polícia Militar de Canguaretama, capitão Luiz Carlos, a suspeita estava sem documentos e disse que tinha 16 anos de idade. Ela deu entrada no hospital regional de Canguaretama junto a outra mulher ainda não identificada, informando que foi alvejada no tórax e no braço durante um assalto. Porém, a PM foi informada sobre o caso e seguiu para o local.

Ao chegarem à unidade hospitalar, a PM não encontrou a mulher que teria acompanhado a suposta adolescente ao hospital. Segundo os relatos das pessoas que presenciaram a chegada da suspeita, ela estava em um Palio branco, assim como o que foi utilizado na tentativa de resgate ao preso conhecido como "Folha", que resultou em tiroteio e na morte de um agente penitenciário.

A suspeita foi levada ao Walfredo Gurgel, onde chegou consciente e falando normalmente. As balas estão alojadas e ainda não informações sobre o estado de saúde da adolescente. "Mas ela aparenta estar bem. Falava normalmente, sem problema nenhum, e as balas estão alojadas", disse capitão Luiz Carlos.

Após a chegada da PM, a suspeita preferiu ficar em silêncio e não falou mais sobre a forma como teria levado os tiros. Ela tem aproximadamente 1,60m de altura, cabelos negros, pele branca, usava moletom cinza e calça legging. A suspeita está à disposição da Polícia Civil, que vai buscar os demais envolvidos.

Há informações ainda não confirmadas de que ela seria namorada de um detento do Presídio Estadual de Parnamirim e que o carro utilizado na tentativa de resgate ao preso foi abandonado ainda em Canguaretama.

O caso

O agente penitenciário Maxwell André Marcelino, de 44 anos, foi morto quando levava de volta ao PEP o detento Wilson Rodrigues de Medeiros, vulgo Folha, acompanhado por outro agente penitenciário. Um carro com três homens e uma mulher abordou os agentes e iniciaram a troca de tiros, resultando na morte de Maxwell André.

Os criminosos fugiram sem conseguir resgatar o detento, que seria beneficiado pela progressão de regime a partir de janeiro de 2014. Até o momento, somente uma suspeita de participação no crime foi presa.

*Tribuna do Norte.

ATIVIDADES DA PROFESSORA SALETE MARINHO DA ESCOLA ALCIVAN PINTO


ATIVIDADE PARA CASA E ESCOLA: Baseado nos cadernos (compartilhando experiências) da unidade 3 - A apropriação do sistema de escrita alfabética e a consolidação do processo de alfabetização. Elaborar, desenvolver e registrar uma aula, levando em consideração e análise do sistema de escrita dos alunos. Utilizando um dos 10 jogos de alfabetização distribuído pelo MEC.

Jogo Troca letras

Público alvo: 2º ano único vespertino da Escola Municipal Francisco Alcivan Pinto. bairro bacurau I- Apodi/RN

Objetivos didáticos:

* Conhecer as letras do alfabeto e seus nomes;

* Compreender que as sílabas são formadas por unidades menores;

* Perceber que trocando uma única letra, transformamos uma palavra em outra.

Público alvo: 2º ano único vespertino da Escola Municipal Francisco Alcivan Pinto.

Sugestões de encaminhamento:

* agrupar os alunos considerando a análise do Sistema de escrita Alfabética da turma;

* Apresentação do jogo: um quadro de pregas, 20 fichas com figuras (10 pares de figuras cujas palavras são semelhantes, com diferença apenas em relação a uma das letras), e fichas com as letras;

* Ler em voz alta as regras e explicar como funciona;

* Formar cinco (5) palavras, utilizando figuras e fichas com as letras no quadro de pregas e fixar na lousa antes de iniciar o jogo;

* Distribuição das fichas com as letras nos grupos;

* Professora desafia grupos colocando em cima de uma das fichas, outra com figura semelhante Ex.: antes figura pato, troca-se figura rato. Instigando ao grupo da vez: Que letra devo trocar para que a palavra pato vire rato?
* Levar os alunos a refletirem sobre a troca de letras para formar novas palavras;

* Sugerir a escrita da lista de nomes apresentado pela professora e as trocas dos grupos.

Meta do jogo: Ganha o grupo que acertar a maior quantidade de palavras.

Se formar:

* 04 grupos- 02 desafios;

* 03 grupos- 03 desafios;

* 02 grupos- 05 desafios.

Concurso Público Quadro de Pessoal Permanente-Ensino Básico, Técnico e Tecnológico


PODER EXECUTIVO
MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO
INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA
COMISSÃO DE PLANEJAMENTO E ORGANIZAÇÃO DE
CONCURSOS PÚBLICOS


EDITAL Nº 01, DE 30 DE JULHO DE 2013.
O REITOR DO INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DOPARÁ, no uso de suas atribuições legais, tendo em vista a autorização concedida pela Portaria Interministerial MEC/MP 874/2012, publicada no DOU de 05dejulho de 2012, de acordo com as normas estabelecidas pelo Decreto No 6.944, de 21 de agosto de 2009, publicado no DOU de 24 de agosto de 2009, e de acordo com o Decreto Nº 7.312, de 22 de setembro de 2010, publicado no DOU de 23 de setembro de 2010, torna público a abertura das inscrições para o Concurso Público de Provas e Títulos destinado ao Provimento de Cargos de Magistério do Ensino Básico, Técnico e Tecnológico do Quadro de Pessoal Permanente do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia o Pará – IFPA, sob o regime de que trata a Lei Nº 8.112, de 11 de dezembro de 1990, publicada no DOU de 12 de dezembro de 1990, Lei Nº 12.772, de 28 de dezembro de 2012 e Medida Provisória Nº 614, de 14 de maio de 2013, para lotação e exercício nos Campi especificados neste Edital. ...

Leia o Edital e Anexos:

EDITAL 01 PROFESSOR EBTT 2013.1_CONCURSO_PUBLICO

ANEXO I
ANEXO II
ANEXO III
ANEXO IV
ANEXO V
ANEXO VI
Fale conosco
Prof. Cléber Silva
Fones : 91 99931280 ou 91 93239197
email; concurso.docente2013@ifpa.edu.br

VIOLAS AO AMANHECER!

Programa "Vilas ao Amanhecer", todos os sábados, na LUTA FM, de 06 às 07 da manhã. Apresentação dos poetas Janailson Cardoso e Antônio da Silva.

Filho Neto afirma que o prefeito não atende Requerimento algum dos Vereadores

 
Inscrito no grande expediente em sessão ordinária da CMA desta quinta-feira, 08 o Vereador Filho Neto iniciou seu discurso afirmando que foi acordado por um morador do Sitio Caiçara na Chapada do Apodi, preocupado porque estão querendo tirar a escola do assentamento e levar pra outra comunidade, pedindo respeito da municipalidade aos alunos, cobrando do prefeito e da secretária que olhe com carinho para essa questão, e que não deixe aquela comunidade sem escola.

Ele lembrou de um Requerimento seu enviado a sete meses atrás, pedindo melhorias na estradas, afirmando que o prefeito não atende Requerimento de Vereador, mas entende que logo ele entenderá que o Vereador é a voz do povo. “A região da Chapada está sendo lembrada, cobrada, mas não podemos fazer nada se o prefeito não atende” afirmou Filho Neto.
 
*Josenias Freitas.

“A gestão de Flaviano não agrada se quer seus aliados” afirma Vereador Laete


No grande expediente o Vereador Laete Oliveira usou da tribuna da casa do povo, durante sessão ordinária da CMA nesta quinta-feira, 08 afirmando que a frustração dos correligionários do prefeito é enorme, estão desacreditados e não estão conformados com essa situação, as pessoas estão nas ruas indignadas com a atual gestão, afirmando que não concordam com as ações desses meses de gestão.

Citando um texto bíblico, ele afirmou que hoje é tempo de chorar, ilustrando a situação que se encontra nossa cidade, afirmando que não faz parte do grupo que defende a atual gestão, afirmando ainda que seus colegas de fato deram tempo ao prefeito, para que ele pudesse realizar ações, mas que agora veem que o sentimento de frustração de quem votou é muito maior do que quem não acreditou no projeto do prefeito de Apodi.

Ele recomendou que o prefeito realize uma reunião, provoque ações imediatas, que faça o que de fato o povo quer. Ele criticou os altos valores pagos a alugueis, pela municipalidade enquanto faltam outras coisas básicas, afirmando que falta gerenciamento, falta um cérebro para o governo Flaviano, indicando o nome do vice-prefeito José Maria, contestando que seria ele um gerente que falta ao político Flaviano.

“Quero deixar claro que nosso objetivo é contribuir para o desenvolvimento, só entendemos que o povo seja prejudicado, porque entendemos que o povo não pode ser prejudicado dessa forma, e quero afirmar que o povo está arrependido” concluiu o Vereador Laete.

*Josenias Freitas.

Comunicação da câmara dos vereadores de Apodi poderia está comprometida

A comunicação da câmara dos vereadores poderia está comprometida devido a falta de pagamento em alguns setores. Além do blogueiro Josenias Freitas, que antes fazia a manutenção do blog, foi confirmado nesta quinta (08) que a equipe da Rádio Vale não esteve presente para fazer a gravação da sessão, segundo populares, por falta de pagamento.

Em meio a tantas irregularidades o presidente da câmara, João Evangelista, parece não está cumprindo com os acordos feitos entre ambos. O pula pula de meios de comunicação além das pessoas que fazem o serviço induz a população a pensar duas coisas. Ou nenhum dos passam pela câmara fazem o serviço como deveria ser ou não são pagos.

Deste modo cabe a população de Apodi observar que os vereadores, principalmente da oposição, estariam sendo prejudicados pelo fato da transmissão não ser atendida como necessita os apodienses. A Rádio Cidade FM do empresário Fábio Soares que faz a prestação de serviço de ótima qualidade não disponibiliza a total divulgação das palavras dos vereadores devido ao tempo que é tomado por outros programas já agendado na rádio.

O blogueiro Jair Gomes, que também passou pela câmara fazendo a atualização do blog através de acordo não cumprido deixando-a por insatisfação, sugeriu, tempo outrora, ao presidente para transmitir a sessão, através de instrumentos técnicos de fácil acesso e que já tinha sido testado em um certo momento em sessão, em áudio e vídeo contudo a opinião não foi acatada.

Desta forma conclui-se que o acompanhamento dos trabalhos do legislativo fica a desejar e perde tanto os vereadores que não são ouvidos por partes da população quanto os cidadãos que não sabem o que ocorre durante as sessões tanto por falta de um meio fixo quanto pela incerteza desse meio.

*De Jair Gmes.

Vereador da situação critica “buraco” no teto do ginásio Vilson Custódio

Durante sessão ordinária da CMA nesta quinta-feira, 08 o vereador situacionista Júnior Carlos criticou a continuidade do problema de um buraco no ginásio de esportes de nossa cidade, pedindo resolução e frisando que o esporte de Apodi está abandonado, e que não há incentivo algum por parte da secretaria e da municipalidade.

“Quero muito bem, admiro e acredito no prefeito, mas não podemos aceitar que isso aconteça, pois o esporte de nossa cidade está abandonado, portanto é necessária sensibilidade para rever essa questão, afirmando que estará ao lado do prefeito, mas que seja para se resolver esses problemas” comentou o vereador.
 
*Josenias Freitas.

DETRAN: CALENDÁRIO DE LICENCIAMENTO

DETRAN: CALENDÁRIO DE LICENCIAMENTO