quarta-feira, 14 de agosto de 2013

FAMÍLIAS DE APODI CONTINUAM TENDO BLOQUEIO NO BOLSA FAMÍLIA

É uma tristeza para as famílias mais carentes de Apodi, que estão sendo impedidas de tirarem os recursos do Programa Bolsa Família.
Já fizeram mutirões, atualizações, atualizações e recadastramentos, mas infelizmente as pessoas continuam sendo prejudicadas, pois quando chegam no caixa, o dinheiro não está.
Isso é uma vergonha. As pessoas não sabem a quem recorrer e estão se sentindo prejudicadas.
Há poucos dias, li num bum blog que a gestão era destaque em Brasília. Só se for em Brasília, porque em Apodi o destaque é muito negativo.

Acidentes de motos representam 73,49% dos atendimentos no HRTM em Mossoró

 Areia Branca figura na quarta colocação em número de entradas por acidentes de moto no HRTM.



O Hospital Regional Tarcísio Maia (HRTM) informou, por meio da Assessoria de Comunicação, a estatística de pacientes vítimas de acidente de trânsito com entrada registrada na unidade hospitalar no mês de julho deste ano.

No sétimo mês do ano deram entrada no Tarcísio Maia 580 pessoas vítimas de diversos acidentes de trânsito. O acidente de moto foi o maior com 426 entradas registradas pelo hospital, seguidos por acidente de carro com 68 ocorrências, acidente de bicicleta com 33, atropelamento com 24, acidente não definido com 13, capotamento com 12 e outros, como tração animal com 4 entradas no hospital.
Estes números de acidentes com motos que deram entrada no HRTM representam 73,49%, o que equivale a quase três quartos das entradas registradas pelo hospital. Os homens, que deram entrada com algum tipo de acidente registrado pela unidade hospitalar, são 413, equivalente a 71,20%.
Por faixa etária os números registrados são os seguintes: entre 18 e 40 anos foram 358, equivalentes a 61,72%, seguidas por acima de 41 anos com 141, o que equivale a 24,92% e de 0 a 17 anos com 81 entradas registradas, equivale a 13,96%.
Com relação às cidades o número divulgado pelo Tarcísio Maia aponta Mossoró com 394, Assu com 21, Baraúna com 20, Martins com 12, Serra do Mel com 11, Governador Dix-Sept Rosado com 10, Areia Branca e Caraúbas, ambas, com 9 entradas registradas.
Ano de 2013
No total registrado no ano, segundo a assessoria do Hospital, foram registradas 4.131 ocorrências. Em termos percentuais, a média permanece praticamente inalterada em relação aos acidentes de moto registrados com 73,66%, ou 3.043 ocorrências registradas.
Os municípios que mais registraram acidentes de trânsito nestes sete meses com pacientes no HRTM são Mossoró com 2.733, Baraúnas com 158, Assu com 131, Areia Branca com 79, Apodi com 69, Martins com 64, Caraúbas com 61, Serra do Mel com 52, Upanema com 50 e Grossos com 49 entradas registradas pelo Tarcísio Mia no ano de 2013.
Fonte: De Fato.

Liminar assegura acesso dos candidatos ao espelho das redações no Enem

O Ministério Público Federal no Ceará (MPF/CE) obteve liminar que assegura aos candidatos do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2013 o acesso ao espelho das provas de redação simultaneamente à divulgação do resultado do certame.

O pedido de liminar havia sido apresentado em ação civil pública proposta pelo procurador da República Oscar Costa Filho contra o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), que já anunciou a decisão de recorrer.

De acordo com o MPF/CE, apesar de tramitar na Justiça Federal no Ceará, a ação beneficiará candidatos de todas as regiões do país. É que, ao conceder a liminar, o juiz federal Bernardo Lima Vasconcelos Carneiro deu a ela eficácia nacional, com o intuito de assegurar a concorrência isonômica de todos os inscritos no exame. A decisão ainda pode ser revista em grau de recurso.
Adriano AbreuAção vai beneficiar estudantes de todo o país
Ação vai beneficiar estudantes de todo o país

O ministro da Educação, Aloizio Mercadante, disse, quando o MPF ajuizou a ação, em julho, que há um Termo de Ajuste de Conduta (TAC) na Justiça, no qual se baseia a defesa do Inep, que lhe tem conferido ganhos de causa. "Temos total segurança jurídica do procedimento. Já explicamos a escala gigantesca do Enem e a complexidade logística, de correção e sob o ponto de vista pedagógico. Além disso, aumentamos o rigor das correções", disse ele.

O TAC assinado entre o Ministério da Educação e o MPF estabelece que, a partir do Enem 2012, seria viabilizado o direito de vistas de provas de redação a todos os participantes, com fins pedagógicos, após a divulgação dos resultados.

Pelo edital divulgado em maio, que dispõe sobre as diretrizes, os procedimentos e os prazos de edição do Enem 2013, os participantes só poderão solicitar os espelhos das provas de redação após a divulgação do resultado, e exclusivamente para fins pedagógicos.

Segundo o MPF, no entanto, a Justiça Federal entende que, ao limitar o acesso aos espelhos das provas de redação a essas situações, o Inep dificulta o questionamento administrativo ou judicial das notas atribuídas às redações do Enem 2013.

O procurador Oscar Costa Filho diz que a decisão deve ser comemorada. "O problema do Enem é a falta de transparência. O exame é uma caixa-preta, estamos abrindo ela a duras penas. Essa decisão deve ser comemorada como como algo positivo para o próprio concurso". O Enem é alvo de processos judiciais todos os anos e uma das grandes reclamações dos candidatos é a correção das redações.

O Inep informou, por meio de nota em que anunciou a decisão de entrar com recurso, que os termos do edital estão apoiados no TAC assinado com o MPF. Além disso, alegou que a alta adesão ao exame neste ano "não permite, em termos logísticos e operacionais, a liberação de vistas da redação no momento da divulgação dos resultados". O instituto acrescenta que a correção da redação já prevê recurso de ofício, sendo avaliada por, pelo menos, dois corretores.

A discrepância entre as notas dos dois corretores independentes, para disparar o chamado recurso de ofício, foi reduzida em 2013 para 100 pontos - em 2012, era 200. Se houver diferença acima de 100 pontos, a redação é submetida ao crivo de um terceiro corretor. Caso permaneça a diferença, a redação fica a cargo de uma banca de três especialistas.

O Enem 2013 teve 7.173.574 inscritos. A prova será nos dias 26 e 27 de outubro. Para ajudar o estudante a se preparar para a prova, o Portal EBC desenvolveu uma página na internet que reúne todas as questões do Enem de 2009 a 2012. No sistema, é possível escolher em quais áreas do conhecimento se quer estudar. O banco de provas seleciona as questões de maneira aleatória.

Agência Brasil.

MAIS PROBLEMAS NO TERRITÓRIO APODIENSE

Assentamento Moacir Lucena, Apodi/RN 2013, iluminárias quebradas na FOTO 01, e FOTO 02 Sítio Baixa do Tubarão o poço tubular sem bomba para puxar a água a comunidade fica subordinada a 02(duas) PIPAS DE ÁGUA POR MÊS PARA 12 FAMÍLIAS, ABANDONO! 

REVENDEDOR AUTORIZADO SHINERAY EM APODI

SAIA JÁ DO EMPLACAMENTO E VENHA CONHECER A NOVA E COMPLETÍSSIMA JET 50CC DA SHINERAY! JÁ EM APODI O VENDEDOR AUTORIZADO ISAQUE SOUZA NA RUA MANOEL NOGUEIRA, Nº 900.
TELEFONE PRA CONTATO (84) 9106-7685 / 9943-4712.
AGENDE UMA VISITA E CONHEÇA OUTROS MODELOS E A MELHOR FORMA DE PAGAMENTO.

Ex-vereador se emociona diante da eminência de fechamento de escola na Chapada do Apodi


Atendendo convite do ex-vereador Zuquinha e do cidadão conhecido por Zé dos picolés, os Vereadores Nilson de João Lucas, Costinha e Filho Neto visitaram na tarde desta terça-feira. 13 o Assentamento Paulo Canapum na Chapada do Apodi, onde existe uma escola que passa pela eminência de fechamento por parte da municipalidade, escola essa que atende uma turma multisseriada e também uma creche das comunidades de Paulo Canapum, Caiçara e Bregresso.

Ao perceber a visita dos Vereadores algumas mães, vieram pedir ajuda aos parlamentares para que não permitam que a escola feche e que esses alunos sejam deslocados por 12 km em um pau de arara. “Jamais vou permitir que meu filho de três anos saia em cima de um carro daqui pro Sitio Góis” disse uma mãe presente a escola.

O ex-vereador Zuquinha com lagrimas nos olhos pediu emocionado empenho dos Vereadores para que não permita que o fechamento da escola aconteça, que uma luta da comunidade e de comunidades vizinhas não seja dissipada, diante de uma atitude que ele entende que é uma questão meramente politiqueira e sem fundamentação, diante da opinião contaria de todas as comunidades envolvidas.

*Josenias Freitas.

CRIME DE HOMICÍDIO EM ITAÚ-RN

Por volta de 00:10 da madrugada de hoje 14, a Policia Militar foi informada que no Posto Itaú, localizado na entrada da cidade, havia acontecido vários disparos de arma de fogo. De imediato a Rádio Patrulha se deslocou até o local informado e constatou que havia ocorrido um homicídio. A vítima trata-se de Antônio de Paiva Dias, mais conhecido como Avolino, 46 anos natural de Itaú-RN.
Segundo informações repassadas para a Policia Militar, dão conta que dois elementos em uma motocicleta não identificada se aproximaram da vítima que trabalhava como frentista do posto de combustível e efetuaram aproximadamente oito disparos de pistola 380 contra o mesmo, sendo que a maioria na cabeça, que morreu no local. Após o crime, os elementos empreenderam fuga pela BR-405, sentido contorno que dá acesso a cidade de Umarizal.
Não se sabe a real causa do homicídio, mas pelas características da execução, trata-se de um acerto de contas.
Quem souber de alguma informação que possa levar a policia aos criminosos, denuncie ligando pra o 190 ou 3333-2737. Não precisa se identificar.


*Informações: Sentinelas do Apodi.

Mulher é encontrada morta com ferimento na cabeça dentro de carro em Ponta Negra


Uma mulher identificada como Renata Barbosa de Almeida, de 36 anos, foi encontrada morta dentro de um carro, na rua Carapebas, em Ponta Negra, na manhã desta quarta-feira. De acordo com a polícia, a vítima apresenta um ferimento de tiro na nuca e foi encotrado muito sangue dentro do veículo, bem como um projetil calibre 38.

O carro de Renata é um Peugeot, de cor preta e placas MYZ-9999. O marido dela, Carlos André Barbosa, esteve no local onde o corpo foi encontrado e conversou com a reportagem do Portal BO. O homem declarou que Renata trabalhava em uma farmácia e desde o final da noite de ontem estava desaparecida.

Ele explicou que Renata saiu para trabalhar, em uma farmácia no próprio bairro de Ponta Negra. Ela deveria voltar para casa por volta das 22h, mas às 23h, quando a esposa não retornou, André afirma que começou a procurar e acionar a polícia.
Somente na manhã de hoje, ele foi informado que o corpo foi encontrado na rua Carapebas. Os peritos do Instituto Técnico-Científico de Polícia foram ao local para fazer a análise da cena do encontro de cadáver.

O veículo da vítima, o Peugeot, não apresenta nenhuma marca de que tenha sido batido, o que descarta a hipótese de Renata ter sofrido um acidente. Além disso, a polícia também encontrou todos os pertences da vítima, inclusive dinheiro, o que descaracteriza que ela tenha sido vítima de assalto. Além disso, a polícia observou que o quebra-sol foi colocado no parabrisa do carro, para evitar que o corpo fosse visto.


*JBelmont.


Vereadores realizam “maratona fiscalizadora” pela Chapada do Apodi

Os Vereadores Nilson de João Lucas, Júnior Souza, Costinha e Filho Neto realizaram durante todo o dia desta terça-feira, 13 uma verdadeira maratona pela Chapada do Apodi, checando os problemas existentes, em escolas, estradas, iluminação pública entre outros.
Na escola Municipal Francisco Targino da Costa em Soledade os Vereadores conversaram com os professores, e não detectaram problemas, e foram bem recebidos pelos alunos e professores, tudo funcionando dentro das possibilidades.

Na quadra de esportes em Soledade, uma obra que se arrasta desde o governo passado, os quatro Vereadores constaram que hoje a empresa não estava trabalhando, e na tribuna da casa vão averiguar o porquê da obra está paralisada em plena terça-feira, tanto da empresa que executa a obra como da PMA.
Na UBS de Soledade os Vereadores constataram um atendimento bom ao público, segundo moradores que estavam no local, e já com as atendentes da unidade de saúde, os Vereadores obtiveram informação de atendimento periódico do médico da família, e material de trabalho satisfatório.

Na escola de Aurora da Serra, os legisladores encontraram uma ótima estrutura física da escola modelo, e higiene da merenda escolar, mas falta material humano, apenas duas professoras para atender alunos de várias series em uma mesma sala de aula, o que dificulta o aprendizado dos alunos.

No assentamento Moaci Lucena o morador pediu aos Vereadores que cobrassem a questão da iluminação pública, já que são apenas, seis postes, mas que estão quase em sua totalidade apagados.
Outra situação preocupante é da principal estrada da Chapada do Apodi, que liga Soledade ao divida com o Ceará, cortando vários assentamentos e comunidades, onde em alguns trechos a situação é caótica, e não se nota até o momento nem uma ação da municipalidade.
 
Uma situação preocupante foi a encontrada na comunidade de Baixa do Tubarão, onde o poço secou, bomba e canos foram retirados pela PMA a cerca de cinco meses, e os moradores são abastecidos com apenas carros pipas, segundo moradores, são apenas dois por mês.

No assentamento Paraiso, alguns problemas foram detectados pelos Vereadores. O primeiro a questão de apenas uma professora atender varias series ao mesmo tempo na escola que é cedida pela associação, e que tem graves problemas de estrutura começando pela porta de entrada, mesmo o município não pagando nada de aluguel pelo local.
Outro problema ainda relativo a educação, é na creche que foi deslocada para uma casa da associação, mas que não tem luz elétrica, é escura, e não tem se quer um banheiro para os pequenos alunos fazerem suas necessidades fisiológicas.
Também no Paraíso os moradores denunciaram a falta de atenção no tocante a iluminação pública, descaso comprovado pela foto, onde a luminária, ou a haste está ao inverso, sem manutenção alguma.
No sitio São Francisco os Vereadores visitaram o poço que foi perfurado no inicio da gestão e que até agora não foi instalado, deixando a mercê a grande comunidade apenas do abastecimento de carros pipas. Outro ponto foi visualizado pelos Vereadores, mesmo sendo propagado pela PMA que a estrada foi feita, os legisladores não detectaram ação da PMA, com exceção de entulhos em um bueiro.
 
Fonte: Josenias Freitas.