quinta-feira, 22 de agosto de 2013

PATRIMONIO PUBLICO É DESTRUIDO PELA NOVA GERAÇÃO

Parte do patrimônio público municipal está sendo destruído pela gestão do prefeito de Apodi Flaviano Monteiro(PCdoB). Quem passa no páteo do Posto Apodi se depara com um ônibus de cor verde adquirido na gestão do ex-prefeito José Pinheiro no ano de 2002 estacionado há vários dias e passando por processo de depenação. Parte dos bancos já foram retirados, os pneus já não existem e é amparado por paralelepípedos para manter-se afastado do solo. A cena é chocante pelo fato do onibus ter sido entregue pela gestão passada funcionando, e servindo para o transporte dos estudantes da região do Sítio do Góis e parte da Chapada. Se levarmos em consideração o ano de fabricação(2002) certamente deixará para trás quase toda frota contratada para o transporte escolar do município. Providências já.
Por: Tibúrcio Marinho
Fotos: Wilson Oliveira

SIMARINHA ALBUQUERQUE NO SANTUÁRIO DO LIMA, PATU - RN

Santuário do Lima - Patú/RN, 18/08/2013.

ABANDONO DAS MANILHAS...

Apodi/RN, 2013, Sitio Baixa Fechada I - manilhas de concreto são abandonadas as margens da estrada esburacada há mais de 60 dias pelo governo municipal gerando revolta na comunidade que precisa dessa passagem nos períodos de chuvas... e já estão levando uma...

A DENGUE COMEÇA A ASSUSTAR EM APODI

                                                                    (Foto Ilustrativa)


Antes tida como uma das cidades brasileira com índice de infestação baixa com relação ao aedes aegypti (mosquito da dengue), Apodi começa a enfrentar problemas com relação a doença que  está assustando parte da população. Tem sido comun todos os dias pessoas procurando os laboratórios da cidade, com o intuito de colher material para efetivação dos exames necessários visando elucidar a dúvida. A"piaba" que destrói a larva produzida pelo mosquito que antes era distribuida com a população, de janeiro para cá não tem sido captada devido ao veiculo que foi desativado pela gestão do Prefeito Flaviano Monteiro (PCdoB) O fato é que as providências precisam ser tomadas com urgência pelas autoridades  responsaveis, sob pena de enfrentarmos uma epidemia de dengue em nosso municipio.  

Por: Tiburcio Marinho

Começaram as gravações do filme Inácio Garapa III

Neste dia 18, sábado, marcou o início das gravações do terceiro filme da série do Matuto Sonhador. O set de gravações foi instalado na 8ª Delegacia de Polícia de Alexandria e teve o acompanhamento e orientação do Roteirista e Cineasta Geraldo Cavalcanti, que está ministrando cursos de roteiro, interpretação para televisão e cinema, direção, edição de imagens, direção de arte e finalização, através do programa “Nós na Tela”, da Fundação José Augusto – FJA.

O filme que está sendo rodado e tem o roteiro e direção do jovem cineasta J. Gomes, “Inácio Garapa, Um Matuto Sonhador III. A Origem”, fecha a série da saga do Matuto Sonhador, que é reconhecido pelo público como um dos melhores filmes de produção independente de baixo custo.

O projeto atual já está sendo trabalhado há mais de um ano, diz J. Gomes. “Muitos acham que nenhuma outra produção da série possa superar o filme que deu início a saga do matuto sonhador em termos de roteiro, mas, a nossa meta e superar as duas produções iniciais. Até em nível técnico. Diferentemente dos dois primeiros vamos mesclar o elenco com atores profissionais, quem sabe até um nome a nível nacional. Estamos trabalhando para isso,” afirma o cineasta.

O longa Inácio Garapa III vai contar a saga do matuto sonhador desde o seu nascimento. “Acredito que a grande maioria irá se surpreender. Estamos confiantes de que, este filme, terá uma grande aceitação e deverá superar todas as expectativas”, afirma J. Gomes. O filme deverá ser lançado no primeiro semestre do próximo ano.

*O Câmera.

“O povo de Apodi está abandonado” afirma Laete Oliveira

No grande expediente o Vereador Laete Oliveira, agradeceu aos colegas pelas felicitações pela passagem do seu aniversario nesta quinta-feira, 22 afirmando que se sente bem entre os colegas e que louva a Deus pela sua vida, e por aqueles que o elegeram representante do povo.

Sobre a questão do ônibus que pertence ao pode público e que está abandonado, questão levantada pro seu colega Vereador Júnior Carlos, Laete disse ser uma vergonha que o prefeito permita que isso aconteça que um transporte público sirva de banheiro, fique entregue ao relento.

Laete ainda alertou a atual gestão sobre os riscos da dengue afirmando que existe uma criança de Apodi internada em Mossoró, com dengue hemorrágica o que torna uma alerta para nossa cidade, e disse que Apodi de fato perdeu o posto de município número e combate a dengue.

*Josenias Freitas.

Proposta que acaba com marca e slogan de governo vence mais uma etapa

kelps
Duas mudanças na Constituição Estadual propostas pelo deputado estadual Kelps Lima galgaram mais um degrau dentro da Assembleia Legislativa. O presidente do Parlamento, Ricardo Motta, nomeou duas comissões, cada uma com três deputados, para que os projetos propostos por Kelps sejam analisados e tenham encaminhamento na casa.

Os deputados Walter Alves, Antônio Jácome e Gilson Moura, serão membros titulares da comissão especial que vai analisar o projeto do deputado Kelps Lima que institui o princípio da eficiência na Constituição do Rio Grande do Norte.

Já os deputados Nelter Queiroz, Leonardo Nogueira e José Dias, compõem a comissão especial que vai analisar a Lei de Kelps que proíbe governadores de utilizarem dinheiro público para criar marcas e slogans de governo. Pela proposta de Kelps, a marca do Governo só poderá ser uma, o Brasão do Estado, e o slogan também será limitado à frase: Governo do Estado do Rio Grande do Norte.

Nos próximo dias 28 e 29 de agosto os deputados escolhidos vão se reunir para eleger os presidentes e vice-presidentes de cada Comissão, para, daí em diante começarem, os trabalhos de análise das propostas de Kelps.

* Xerife.

PM é atacado por abelhas durante operação e acaba não resistindo a picadas


O corpo do sargento do 7º BPM (São Gonçalo) Eliézio Figueiredo foi encontrado, na manhã desta quinta-feira, na localidade conhecida como Conjunto da Marinha, no complexo de favelas do Morro do Salgueiro, em São Gonçalo, Região Metropolitana do Rio. O PM estava desaparecido desde a tarde desta quarta, quando ele e outros dois militares foram atacados por abelhas durante uma operação. De acordo com nota enviada pela corporação, "Eliézio foi gravemente picado pelas abelhas e não resistiu".

Um tiro teria atingido a colmeia, que caiu. Com isso, as abelhas atacaram os militares. De acordo com o comandante do 7º BPM, tenente-coronel Carlos Eduardo Sarmento, na operação para reprimir o tráfico de drogas no Morro do Salgueiro o grupo de PMs do Grupamento de Ações Táticas (GAT) do batalhão tinha como missão tentar surpreender os traficantes entrando pela mata. Houve confronto e dois bandidos foram mortos. Dois fuzis AR-15 e drogas também foram apreendidos.

Os PMs, porém, foram surpreendidos e atacados por um enxame de abelhas. Com o auxílio de um helicóptero dois foram resgatados. Segundo o comandante do 7º BPM, eles deles sofreram várias picadas e foram internados no Hospital Central da corporação, no Estácio, Zona Norte do Rio. De acordo com a assessoria de imprensa da PM, eles já foram liberados.

A aeronave retornou ao local para tentar resgatar o policial desaparecido. Segundo Carlos Eduardo Sarmento, a área de mata e mangue de difícil acesso impediram a continuidade do trabalho com o uso do helicóptero com a chegada da noite.

*O Dia Online/JBelmont.

BANCO DO NORDESTE CONVOCA AGRICULTORES INADIMPLENTES


Foto ilustrativa
O Banco do Nordeste do Brasil agencia de Apodi, está convocando todos os produtores rurais que contraíram empréstimos até 31 de dezembro de 2006, cujo valor não ultrapasse R$ 100.000,00 (cem mil reais),  para saldarem suas dívidas com descontos que podem chegar até 85% do débito atual.
 Para isto devem procurar agência daquela instituiição financeira até o final do ano de 2014. "Aqueles que priorizarem o acerto  terão vantagens na negociação, já que ganharão melhores descontos nos seus débitos". Foi o que afirmou o gerente  geral da agência de Apodi, Maykel Alexandre Silveira em entrevista hoje (22) ao programa Em dia Com os Fatos da Rádio 88, com Tiburcio Marinho. 
Os beneficios serão concedidos de acordo com o artigo 8º da lei nº 12.844/13, recentemente sancionada pela presidenta Dilma Roussef. Os descontos podem variar de acordo com o montante do débito; sendo que até o valor de R$ 15.000,00 (quinze mil reais) o rebate será de 85%, do total da dívida atuallizada. Segundo o Sr. Maykel Alexandre, a agencia do Banco do Nordeste de Apodi, já está autorizada a negociar com todos os agricultores que se enquadram nos critérios da lei.
Por: Tiburcio Marinho.

“Não iremos permitir o fechamento dessa escola” afirma Nilson de João Lucas

 
No grande expediente, durante sessão ordinária da CMA nesta quinta-feira, 22 o Vereador Nilson de João Lucas pediu um minuto de silencio como forma de reforçar a corrente de fé ao funcionário da Câmara Flávio, que enfrenta graves problemas de saúde, enaltecendo-o pelo desempenho que tem prestado a casa legislativa.

Ele parabenizou aos seus colegas que fizeram aniversário, e aos que irão aniversariar, afirmando que a casa é privilegiada, por ter homens e mulheres comprometidas com nosso povo, com nossa gente, que quer ver o crescimento dessa terra.

Sobre a escola do Assentamento Paulo Canapum que a municipalidade cogitou fechar, ele disse que os Vereadores não permitirão que isso aconteça, pois viu no semblante do ex-vereador Zuquinha essa tristeza por esta possibilidade.

Por fim Nilson afirmou que se sente desprestigiado pelo prefeito, por ele não atender seus Requerimentos, nem dele e nem de seus colegas Vereadores.
 
*Josenias Freitas.

Fernando Mineiro lamenta esquecimento de mestres da cultura popular do RN

mineiro paulo freire 
No dia do Folclore brasileiro, o deputado Fernando Mineiro (PT) falou sobre a Lei do Patrimônio Vivo que, segundo ele, foi esquecida por parte do Governo do Estado. A lei, de autoria de Mineiro garante o pagamento de bolsa-auxílio a folcloristas, mestres e grupos da cultura popular com mais de 20 anos de atuação no Estado. “São pessoas que contribuíram e continuam contribuindo para o conhecimento da população do RN”, declarou.

A Lei foi publicada no Diário Oficial do Estado no dia 7 de julho de 2009 e, através de concurso realizado anualmente, foram contempladas 10 bolsas no valor de R$ 987,21, para pessoa física e R$ 1.974,76, para pessoa jurídica, pagas pela FJA. Este pagamento é mensal e vitalício e, além de poder utilizar o título de Patrimônio Vivo do RN, os beneficiados terão prioridade na análise de projetos no Sistema de Incentivo à Cultura do Estado.

*O Xerife.

Vereador Filho Neto apresenta Requerimento propondo audiência pública com secretário de estado

O Vereador Filho Neto apresentou o Requerimento 175/2013 em conjunto com o Vereador Evangelista, pedindo uma audiência pública com o secretário de estado titular da SEARA, para uma audiência pública a ser realizada em Apodi, sobre a questão da regularização fundiária de imóveis rurais.

Filho Neto afirmou entender que mesmo o governo do estado tendo feito esse trabalho a cerca de 4 anos atrás ainda existem muitos imóveis sem ser regularizados, e que precisam está legais para que seus legítimos donos tenham garantia.

*Josenias Freitas.