quarta-feira, 28 de agosto de 2013

Nordeste sofre apagão Chesf avalia extensão

O superintendente de Operação da Companhia Hidro Elétrica do São Francisco (Chesf), João Henrique Franklin, informou ao G1 que houve uma queda de energia no Nordeste. Foi registrada falta de energia no Piauí, Paraíba, Alagoas, Ceará, Sergipe, Bahia, Pernambuco e Rio Grande do Norte.

O problema foi observado por volta das 15h desta quarta-feira (28). O superintendente informou que está fazendo o diagnóstico do ocorrido na Central de Operações da Chesf, que fica no Recife. A Companhia atua em todo o Nordeste, com exceção do estado do Maranhão.

A Companhia Energética de Pernambuco (Celpe) apenas confirmou que falta energia em todo o estado, mas ainda não tem detalhes sobre o caso.

No Recife, semáforos ficaram apagados e trânsito complicou por causa do apagão.

Bahia

Em Salvador, na Bahia, os dois maiores shoppings, Iguatemi e Salvador, fecharam as portas. No Polo Petroquímico, localizado na região metropolitana de Salvador, algumas fábricas evacuaram as unidades por medida de segurança.

Pernambuco

A Companhia Brasileira de Trens Urbanos (CBTU) informou que o metrô está parado na Região Metropolitana do Recife. Pessoas relatam nas redes sociais que os semáforos da capital não funcionam. A Infraero informou que o Aeroporto Internacional Gilberto Freyre/Guararapes, no Recife, está funcionando. A Secretaria de Saúde do Estado informa que os hospitais da rede estadual têm gerador e estão funcionando normalmente, entre eles o Hospital da Restauração, maior emergência da região.

Paraíba

A Energisa informou que a queda de energia atingiu todo o estado. Por volta de 16h, ainda não havia previsão para o retorno do serviço. Os semáforos estão apagados nas ruas de João Pessoa e Campina Grande, as duas maiores cidades da Paraíba. Na capital, os três maiores hospitais estão funcionando com geradores. Apesar da falta de energia, o aeroporto de João Pessoa funciona normalmente, segundo a Infraero.

Alagoas

Vários bairros de Maceió e também de Arapiraca, no Agreste de Alagoas, foram atingidos pelo apagão. Na capital, semáforos estão apagados e o trânsito começa a se complicar. Internautas avisam que em toda orla não tem luz, assim como na parte alta da cidade.

Ceará

Em Fortaleza, a Autarquia Municipal de Trânsito, informa que mais de 95% dos semáforos estão sem funcionar. O apagão também atingiu hospitais e o aeroporto da cidade. Segundo os hospitais, nenhum procedimento foi cancelado devido ao uso de geradores.



*JBelmont.

Assessoria de Comunicação do Governo do Estado tem novos titulares



O Diário Oficial do Estado publica nesta quarta-feira, dia 28, a nomeação dos jornalistas Paulo Araújo e Glacia Marillac para os cargos de Assessor de Comunicação Social e de Coordenadora Geral da Assessoria de Comunicação Social, respectivamente, do Governo do Estado.

Formado em jornalismo pela UFRN, onde também é aluno do curso de Gestão de Políticas Públicas, Paulo trabalhou por dez anos na Editora Abril, em São Paulo, foi consultor do Jornal de Economia e Finanças de Angola, secretário-adjunto de comunicação social da prefeitura de Natal, diretor de jornalismo das TVs Ponta Negra, SIM TV, editor da Revista da Assembléia Legislativa, professor do Intituto do Legislativo Potiguar e é autor do livro “Como Se Fossem Letras” (ed. Jovens Escribas), lançado em março.

Glácia Marillac é formada em jornalismo pela UFRN e pós graduanda em mídias sociais, com atuação nas redações da TV Universitária, TV Bandeirantes, InterTV Cabugi e TV Assembleia. Também trabalhou como assessora de imprensa do Tribunal de Justiça do RN, Ministério da Cultura, Faculdade Câmara Cascudo, Secretaria de Transportes da Prefeitura de Natal e Conselho Regional de Engenharia e Arquitetura do RN.

*JBelmont.

Sethas: Ex-prefeita de Messias Targino é nova secretária

 
Ex-prefeita de Messias Targino, filiada ao PR e com cargo de assessora especial lotada no Gabinete Civil, Shirley Targino amanhece essa quarta-feira (28) como titular da Secretaria de Estado do Trabalho, da Habitação e da Assistência Social (SETHAS).

Shirley: cota pessoal

Substituirá Luiz Eduardo Carneiro, indicado pelo senador licenciado e ministro da Previdência Garibaldi Filho (PMDB), que entregou cargo na segunda-feira (26).

Shirley é o que se pode chamar de nome da “cota pessoal” da governadora Rosalba Ciarlini (DEM), sem arestas e com boa capacidade de articulação.

O Diário Oficial do Estado publica nesta quarta-feira, também a nomeação dos jornalistas Paulo Araújo e Glacia Marillac para os cargos de Assessor de Comunicação Social e de Coordenadora Geral da Assessoria de Comunicação Social, respectivamente, do Governo do Estado.

Araújo já tinha sido titular dessa pasta, numa passagem fugaz. Pediu para sair com pouco mais de um mês e 20 dias no cargo.

*JBelmont.

Governo ganha mais uma no STF

 
Depois de conseguir o respaldo do Supremo Tribunal Federal (STF) para cortar os supersalários, o governo do Estado teve mais uma decisão da Corte a seu favor.

O Presidente do STF, Joaquim Barbosa, concedeu liminar favorável ao Governo em relação ao repasse do duodécimo relativo ao Ministério Público.

Com essa liminar, o governo fica desobrigado a repassar o dinheiro integral do MP.

“Ante o exposto, defiro o pedido para suspensão da decisão que determina o repasse integral do duodécimo ao MPE”, decidiu Barbosa.

O presidente do STF suspende a decisão da desembargadora Zeneide Bezerra, que determinou o repasse integral do duodécimo ao Ministério Público Estadua.

Aglair Abreu/JBelmont.

POPULAÇÃO USA REDES SOCIAIS PARA RECLAMAR DE SUJEIRA NAS RUAS DE APODI

Eu não sei como está a sua rua, mas a Tiradentes está assim: um verdadeiro chiqueiro de porco! Estas fotos são apenas para demonstrar a minha indignação e insatisfação com esta situação que é recorrente aqui na frente da casa em que eu moro! Alô, autoridades!


*É verdade lembro demais eita que tá difícil viu.

*Tem que melhorar a limpeza pública de Apodi. Moro na rua por trás do CAPS e aqui também é normal lixo acumulado e esgotos entopidos, e pra acabar de completar tem um cidadão que mora na rua da Br que joga as sacolas de lixo por cima do muro e fica a semana inteira o lixo espalhado no meio da rua.

*E ainda vai ter gente achando que é só p/ criticar a nova gestão.

*Pois é, amigo, pelo que ouço isso é comum em TODAS AS RUAS da cidade... Alguns se perguntam se os garis estão em greve! O pior é que, daqui a pouco, as consequências serão na saúde da população!

*Na minha rua tocaram fogo no lixo, hoje!

*É, amigo, mas o objetivo é despertar as autoridades e alertar sobre os riscos à nossa saúde!