sábado, 31 de agosto de 2013

Acidente com vitima fatal na AV. Alberto Maranhão em Mossoró

A Central de Operações da Policia Militar Registrou na tarde de sábado 31 de Agosto de 2013, um acidente com vitima fatal na Avenida Alberto Maranhão Bairro Bom Jardim em Mossoró.
O acidente envolveu um carro tipo Combi de placa OCT 0724 e uma motocicleta tipo Traxx. Segundo informações o motorista da combi teria invadido a contra mão colidindo com a moto.
O motoqueiro Lailson José da silva,24 anos de idade, morador do loteamento Santa Helena não resistiu aos ferimentos e morreu no local.

A Policia Militar esteve no local fazendo o isolamento da área até a chegada do Instituto Técnico e Cientifico de Policia que fez a remoção do corpo para sede do órgão em Mossoró.

*Informações e imagens: O Câmera.

NOVO BLG DE APODI


Acesse e tenha todas as informações: http://afolhadeapodi.blogspot.com.br/

'Partido decidiu se afastar do governo de maneira consensual', afirma o deputado Henrique Eduardo Alves

      (Foto: Felipe Gibson/G1)
O PMDB não faz mais parte da base aliada do governo do Rio Grande do Norte, liderado por Rosalba Ciarlini (DEM). O rompimento foi anunciado oficialmente nesta sexta-feira (30), em reunião na sede do partido no bairro de Candelária, na zona Sul de Natal. "De maneira consensual, o partido se afasta do projeto político da governadora Rosalba Ciarlini", afirmou o deputado federal Henrique Eduardo Alves, presidente estadual do PMDB. Procurada, Rosalba Ciarlini disse que não irá comentar o rompimento político.
"Sempre tivemos um tratamento de respeito, até carinhoso, mas do ponto de vista administrativo, como é exercida a política administrativa, a maneira como são tratadas as questões, com pouca conversa sobre problemas que todos gostariam de resolver por um diálogo, uma construção. Lamentamos que não foi possível realizar o projeto dessa forma", afirmou o deputado federal Henrique Eduardo Alves, presidente estadual do PMDB. Procurada, Rosalba Ciarlini disse que não irá comentar o rompimento político.

Henrique Alves anunciou ainda que o partido vai tentar uma candidatura própria para concorrer ao governo do estado em 2014, mas não citou nomes. "Não é hora de nomes. O que o povo quer agora e as ruas clamam é capacidade, é eficiência, projeto viável que as pessoas acreditem", acrescenta.

Com o anúncio do rompimento, Henrique Alves disse ainda que o PMDB irá entregar os cargos da Secretaria Estadual de Agricultura e do Instituto de Assistência Técnica e Extensão Rural do Rio Grande do Norte (Emater/RN), onde tem indicados seus. Júnior Teixeira e Henderson Magalhães devem entragar os cargos até a semana que vem. "Espero que eles acompanhem a posição do PMDB. Vou ligar para os dois", ressalta.

Já nesta segunda-feira (26), o então secretário estadual do Trabalho, da Habitação e da Assistência Social (Sethas), Luiz Eduardo Carneiro, pediu exoneração alegando "insegurança" na pasta. Indicado ao cargo pelo ministro da Previdência, Garibaldi Alves Filho, Carneiro explicou que as especulações sobre o futuro da relação do governo do DEM com o PMDB afetaram o dia a dia na secretaria. "Foi um posicionamento pessoal meu", esclareceu

Mesmo com o afastamento da administração estadual, o Henrique Alves explica que o governo contará com todo o apoio das lideranças do partido no campo administrativo.

"No campo administrativo, o que ela precisar e o que o estado precisar, contará com meu esforço, do ministro Garibaldi Alves Filho e dos deputados da Assembleia Legislativa. Não é um rompimento com o Governo do Estado, é um afastamento do projeto político da governadora Rosalba", diz o presidente do Diretório Estadual do PMDB.

*JBelmnt.

A Governadora do RN Convoca mais 116 Professores Concursados

O Governo do RN pública neste sábado (31), no Diário Oficial do Estado, a convocaçãode 116 professores e profissionais de educação, aprovados em concurso público com fundamento no edital de outubro de 2011. Os convocados ocuparão os cargos de professores de artes, biologia e ciências, educação física, filosofia, geografia, história, inglês, espanhol, português, química, sociologia e pedagogia.

A convocação atende ao critério de substituição dos candidatos nomeados anteriormente,que não compareceram ou que solicitaram reclassificação. Os candidatos serão convocados e nomeados de acordo com a ordem de classificação.

*Blog Joceilma Arte Cultural/Patu em Foco.

UFRN / Pólo UAB realiza vestibular neste domingo em Caraúbas

Neste domingo, dia 1º de outubro, a UFRN, Pólo UAB, através da Comperve, fará a aplicação das provas para ingresso nos cursos de Licenciatura em Pedagogia e História no Polo UAB Sertão das Caraubeiras.

As provas serão realizadas em dois locais em virtude do bom número de inscritos que chegaram em torno de 515 candidatos. As provas serão na Escola Municipal Josué de Oliveira e a Escola Estadual Prof. Lourenço Gurgel de Oliveira.

A equipe da Comperve chega da capital do estado já neste sábado para organizar as escolas e já disponibilizou o link onde o candidato poderá visualizar o local de suas provas.

*FONTE: ICÉM CARAÚBAS / Via Blog Patu 24 Horas

Tilápia entra na merenda escolar do RN

Hambúrguer de tilápia na merenda escolar do Rio Grande do Norte

O município de Apodi, distante 328 quilômetros de Natal, uma das referências na criação de tilápias em cativeiro no Rio Grande do Norte, inicia uma nova fase para promover melhorias na qualidade da merenda escolar e ao mesmo tempo fomentar o desenvolvimento da agricultura familiar na cidade. Projeto pioneiro, desenvolvido pelo Sebrae no Rio Grande do Norte em parceria com o poder público local, que prevê a inserção do pescado no cardápio das escolas será ampliado. A ideia, que teve início em 2011 com a adesão de seis escolas, contemplará 11 instituições de ensino municipais. Cerca de 3.500 alunos serão beneficiados com a ação.
A ideia é implantar a medida em outros municípios da região Oeste potiguar, a exemplo de Severiano Melo, Itaú, Felipe Guerra, Rodolfo Fernandes e Umarizal. A expansão do projeto, promovido por meio do Setorial de Piscicultura do Sebrae-RN e desenvolvido junto à Secretaria de Educação do município, tem início nos próximos meses.
Além de oferecer uma alimentação mais saudável às crianças atendidas pela rede municipal de ensino na zona rural e área urbana da cidade, o projeto possui um forte viés econômico e social. Todo o pescado utilizado para o preparo de hambúrguer, cachorro quente, canja, sopas, risotos, linguiças e almôndegas servido às crianças serão fornecidos pela Associação de Aquicultores de Apodi (AQUAPO), que cria os peixes em gaiolas, na Barragem de Santa Cruz, em Apodi. Mensalmente serão fornecidos cerca de 250 quilos do produto, em forma de filé.
"Tivemos resultados muito positivos ao longo da implantação do projeto, tanto pelo fato de oferecer uma alimentação saudável quanto pelo caráter social e econômico. Isso nos levou a buscar a ampliação junto à prefeitura local e a outros municípios da região", explica João Hélio Cavalcanti Júnior, diretor técnico do Sebrae-RN.
De acordo com a coordenadora da carteira de Aquicultura e Pesca do Sebrae Nacional, Newman Costa, ao manter os recursos no município, projeto ataca um dos principais gargalos das pequenas economias. "Este projeto é importantíssimo. Manter os recursos nos próprios municípios é um dos grandes desafios dos pequenos municípios, e, ao beneficiar criadores locais com a compra direta, o projeto está dando um passo importante para o fortalecimento da economia. Além disso, temos o ganho na saúde das crianças. É uma iniciativa louvável", avalia.

SABOR APROVADO
Mas para que a iniciativa apresente resultados positivos não basta apenas beneficiar a economia e promover alimentação saudável. É preciso passar pelo teste do paladar dos alunos. No entanto, contestando algumas opiniões dadas antes da degustação, logo nas primeiras porções, o alimento é aprovado. "Pensei que não ia gostar porque é de peixe, mas gostei de tudo, e mais ainda da sopa de legumes com tilápia", aprova Neyver Alves, estudante que participou da degustação dos alimentos, em Apodi.
O prefeito Flaviano Monteiro destaca a alimentação saudável como um dos diferenciais do projeto. Segundo ele, a escola tem um papel essencial para que os alunos se tornem cidadãos conscientes da importância de uma alimentação saudável. "Com a ampliação do projeto estamos contribuindo ainda mais para que os alunos se alimentem bem e saibam o quanto é importante uma alimentação saudável", ressalta.

MERENDEIRAS CAPACITADAS
Antes da expansão do projeto, o Sebrae-RN capacitou um total de 37 merendeiras da rede municipal de ensino de Apodi, Rodolfo Fernandes, Umarizal, Itaú, Felipe Guerra e Severiano Melo. Responsáveis diretas pela produção do alimento das crianças, as merendeiras receberam orientações relativas a todo o processo de manipulação produto. Desde a higienização até o processamento do filé da tilápia.
"Essa capacitação dos principais agentes envolvidos no preparo dos alimentos é essencial para que o projeto funcione bem. Assim como os criadores da tilápia, também oferecemos capacitação às merendeiras, para que o produto chegue com toda a qualidade às crianças beneficiadas", detalha Ana Patrícia Ferreira, consultora do Sebrae-RN.
A conclusão das capacitações, que aconteceu em três dias, foi marcada por uma degustação, que contou com a presença de alunos, e representantes dos municípios envolvidos no projeto, realizada na última sexta-feira, no Centro de Idosos, em Apodi. O projeto de criação de tilápias, desenvolvido pelo Sebrae-RN em parceria com o Dnocs, funciona desde 2006.

*Fonte: Gazeta do Oeste.