sábado, 21 de setembro de 2013

ANIVERSARIANTES DE HOJE

 Isadora Jordânia, parabéns e muitas felicidades!!!
 Roberto Cruz, parabéns e muitos anos de vida!!!
Keylane Morais, parabéns e tudo de bom!!! Feliz aniversário!!!

Mais de 17 mil classificados farão a 2ª Olimpíada Brasileira de Matemática neste sábado

*Da Agência Brasil
Brasília - Mais de 17 mil estudantes classificados na primeira etapa da 35ª Olimpíada Brasileira de Matemática (OBM) fazem, neste sábado (21), a segunda etapa da competição. A primeira fase foi no dia 15 de junho, onde mais de 200 mil alunos de escolas públicas e privadas de todo o país participaram, de acordo com a Secretaria da OBM. As provas finais ocorrerão nos dias 19 e 20 de outubro, em locais a serem definidos. A divulgação dos premiados com medalhas de ouro, prata e bronze, além de menções honrosas, está prevista para dezembro.

A olimpíada é feita anualmente em quatro níveis, de acordo com a escolaridade do aluno. O nível 1 para alunos matriculados no 6º e 7º ano do ensino fundamental, nível 2 para alunos do 8º e 9º ano, nível 3 para alunos matriculados em qualquer série do ensino médio e o nível universitário, para alunos que ainda não tenham concluído o curso superior, independente do curso e período.

Para os níveis 1, 2 e 3, a competição é feita em três fases e, para o nível universitário, em dois. Coincidindo com a prova para os níveis fundamental e médio, se inicia a participação dos estudantes universitários nesta etapa. A prova terá duração de quatro horas e 30 minutos em todos os níveis e será aplicada nas instituições onde os competidores estudam, no período da manhã, às 8h, ou da tarde, às 14h. Os horários das provas devem ser confirmados com os professores responsáveis nas respectivas instituições de ensino.

Classificam-se para a última fase os estudantes que atingirem a pontuação mínima, segundo o critério a ser estabelecido pela Comissão Nacional de Olimpíadas de Matemática, com base nos resultados nacionais alcançados nas fases anteriores da olimpíada. O gabarito oficial será publicado na terça-feira (24), no portal da olimpíada. Os medalhistas serão convidados a participar da 17ª Semana Olímpica, em janeiro de 2014, evento que dá inicio ao processo de seleção para representar o país em competições internacionais de matemática. "A perspectiva de participação internacional é algo que chama muita atenção dos estudantes", de acordo com Nelly Carvajal, da Secretaria da Olimpíada Brasileira de Matemática.

O projeto é uma iniciativa conjunta do Instituto Nacional de Matemática Pura Aplicada (IMPA), da Sociedade Brasileira de Matemática (SBM) e tem o apoio do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq/MCTI), da Secretaria de Ciência e Tecnologia para Inclusão Social (Secis), do Ministério de Educação (MEC) por intermédio da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes), do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE) e do Instituto Nacional de Ciência e Tecnologia de Matemática (INCT-Mat).

A OBM é feita desde 1979, com o intuito de estimular o estudo da matemática, contribuir para a melhoria do ensino no país, identificar e apoiar estudantes com talento para a pesquisa científica e selecionar as equipes brasileiras que participam das competições internacionais de matemática, onde competem os melhores estudantes de cada país na área.

Para outras informações relacionadas com a competição, consulte: www.obm.org.br

Papa Francisco defende a participação da Igreja nas redes sociais

*Da Agência Lusa.

Roma - O papa Francisco disse neste sábado (21) que é importante “a atenção e presença da Igreja [Católica] no mundo da comunicação”, como nas redes sociais, para dialogar com os homens e levá-los ao encontro com Cristo.

Durante a audiência de hoje aos participantes na Assembleia Plenária do Conselho Pontifício para as Comunicações Sociais, Francisco destacou a importância da Igreja na comunicação, sem esquecer, contudo, que o importante é a mensagem e não a aquisição de sofisticadas tecnologias. "O panorama comunicativo converteu-se pouco a pouco, para muitos, em um ambiente vital, uma rede onde as pessoas se comunicam e ampliam os horizontes dos seus contatos e relações”, disse o papa.

O pontífice ressaltou que a Igreja deve assumir como papel no mundo da comunicação, por meio do diálogo “com os homens e as mulheres de hoje, para compreender as suas expetativas, as suas dúvidas e esperanças”. “Na atual era da globalização, estamos assistindo ao aumento da desorientação, da dificuldade para trabalhar relações profundas”, disse.

Francisco disse que, por isso, é importante que a Igreja saiba dialogar, “entrando também nos ambientes criados pelas novas tecnologias, nas redes sociais, para tornar visível” a sua presença.

CAERN DISPONIBILIZA INFORMAÇÕES SOBRE DESEMPENHO DE CANDIDATOS NO ÚLTIMO CONCURSO PÚBLICO

A Companhia de Águas e Esgotos do Rio Grande do Norte (Caern) disponibilizou no site da empresa, endereço eletrônico www.caern.com.br, todas as informações sobre o Concurso 2013, realizado pela Funcern, para cargos/funções de níveis fundamental, médio-técnico e superior. Além de o candidato poder acessar o edital original e seus aditivos, é possível fazer a atualização cadastral de seus dados pessoais para contato em caso de convocação, e também é possível verificar o status de convocações por cargo/função.
Basta acessar o site e entrar na área “Serviços”, em seguida “Concurso”, para ter acesso aos dados, que também podem ser visualizados pelo público. Quando há a convocação, ao lado do nome do aprovado, em sua respectiva lista, aparecerá o status “CONVOCADO”, “PRORROGADO” ou “ADMITIDO”, de acordo com o andamento do processo de admissão.
As informações acima foram divulgadas no site da referida estatal.

*Fonte: Caraúbas Hot News.

UNIDADE MÓVEL DO HEMOCENTRO EM APODI HOJE

O ônibus do Hemocentro está em nossa cidade hoje, (21/09) até as 15h30min fazendo coleta de sangue. Você que é doador, dirija-se até a Escola Estadual Gerson Lopes, no centro de Apodi.
Para doa sangue, é preciso:
-ter 18 anos;
-ter 50 Kg;
-gozar de boa saúde; e 
-não ter ingerido bebida alcoólica.
Apodi sempre foi uma das cidades que mais doa sangue, e hoje não será diferente.
Doe sangue, doe vida!

Ideli Salvatti exonera assessor envolvido na Operação Miqueias

Brasília - A ministra da Secretaria de Relações Institucionais (SRI), Ideli Salvatti, exonerou o assessor da Subchefia de Assuntos Federativos Idaílson Vilas Boas Macedo, após notícias de que ele faria parte do esquema de lavagem de dinheiro descoberto pela Polícia Federal (PF) por meio da Operação Miqueias.

De acordo com nota divulgada no início da noite de hoje (20) pela SRI, Idaílson Vilas Boas “está exonerado de suas funções a partir da data de hoje”. A nota informa também que a ministra Ideli Salvatti “determinou que seja aberta sindicância para apurar os fatos que envolvem Idaílson José Vilas Boas Macedo”.

A exoneração ocorre horas depois de o jornal O Estado de S.Paulo divulgar reportagem em que diz que Macedo negociou com suspeitos de envolvimento com a organização criminosa investigada, intermediando conversas entre prefeitos e aliciadores do esquema. Segundo o jornal, a PF pediu a prisão do ex-assessor, o bloqueio de suas contas e que fossem feitas buscas na sua residência. Ainda de acordo com a reportagem, a Justiça negou o pedido de prisão de Macedo, que é acusado de tráfico de influência e formação de quadrilha.

Deflagrada ontem (19), a Operação Miqueias prendeu 19 pessoas no Distrito Federal, Rio de Janeiro e em Goiás, além de cumprir 58 mandados de busca e apreensão em oito estados e no DF. Segundo a PF, a quadrilha lavou cerca de R$ 300 milhões, sendo R$ 50 milhões de recursos de fundos de investimentos do Regime Próprio de Previdência Social administrados por prefeituras.

As prefeituras de Manaus, Ponta Porã e Murtinho (MS), Queimados (RJ), Formosa, Caldas Novas, Cristalina, Águas Lindas, Itaberaí, Pires do Rio e Montividiu (GO), de Jaru (RO), Barreirinhas, Bom Jesus da Selva e Santa Luzia (MA) estariam envolvidas na quadrilha.

De acordo com O Estado de S.Paulo, Idaílson Vilas Boas atuou com as prefeituras de Itaberaí e Pires do Rio (GO). O jornal revela ainda que um encontro entre Idaíson e o prefeito de Pires do Rio é agendado em ligações telefônicas interceptadas pela PF.

Fábio Massalli da Agência Brasil.

Garibaldi inaugura Agência da Previdência no Amazonas


Mais de 50 mil pessoas poderão usufruir dos serviços oferecidos pela Agência da Previdência Social (APS) inaugurada ontem pelo ministro Garibaldi Alves Filho em Boca do Acre, no Amazonas. Além dos habitantes da própria localidade, também se beneficiarão os moradores do município de Pauini. A região se localiza a cerca de 1.000 quilômetros de Manaus (AM). O governador amazonense, Omar Aziz, e o senador Eduardo Braga participaram da inauguração.

Antes da entrega da APS Boca do Acre, para ter acesso aos serviços previdenciários a população tinha que aguardar a visita do PREVBarco e das embarcações do Pronto Atendimento Itinerante (PAI) – parceria do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) e do Governo do Estado do Amazonas. Enquanto os PREVBarcos atendem apenas a sede dos municípios, os barcos do PAI visitam diretamente as maiores comunidades de cada cidade.

No período de fevereiro a abril desse ano, Boca do Acre e Pauini receberam a última visita do PREVBarco. Em virtude de os rios substituírem a função das estradas como via para a locomoção das pessoas em grande parte da Região Norte, a Previdência criou, em 1997, o serviço que hoje é conhecido como PREVBarco. Hoje o INSS aluga quatro PREVBarcos e conta com outras três embarcações do PAI e cinco da Marinha para levar seus serviços à população.

“Cada um desses barcos está equipado com um aparato tecnológico que permite realizar os mesmos serviços oferecidos nas agências fixas da Previdência Social. Sem esse atendimento, as populações ribeirinhas é que teriam que navegar vários dias em busca do atendimento previdenciário. No caso de Boca do Acre, por exemplo, a agência mais próxima do município fica na cidade de Lábrea, a 326 quilômetros de distância”, comentou o ministro Garibaldi Alves Filho. (Roberto Homem).

Fonte: TN.

DETRAN: CALENDÁRIO DE LICENCIAMENTO

DETRAN: CALENDÁRIO DE LICENCIAMENTO