sexta-feira, 27 de setembro de 2013

CARAUBENSES SÃO PRESOS EM PALMAS-TO SUSPEITOS DE INTEGRAR QUADRILHA DE ASSALTO A BANCOS NOS ESTADOS DE TO, PA, MA, MT e RN.

Operação Vila Rica foi deflagrada na manhã desta sexta-feira, 27. Cinco suspeitos de integrarem quadrilha de assalto a banco foram presos até o momento. Polícia continua em diligências.
Foto: Ana Cássia Costa, T1 notícias
Cinco suspeitos de integrar uma quadrilha especializada em assalto a bancos estão presos na Delegacia Estadual de Investigações Criminais (DEIC). A Operação Vila Rica foi deflagrada por volta das 06 horas desta sexta-feira, 27, em cumprimento a mandados de prisão expedidos pela Polícia Civil de Vila Rica, em Mato Grosso.

De acordo com o delegado Evaldo de Oliveira Gomes, a relação da quadrilha tem cerca de 20 nomes e acredita-se que a maioria resida em Palmas. “A Polícia do Tocantins está no caso há 30 dias e há cerca de uma semana trabalha para efetuar as prisões. A maioria dos suspeitos é natural de Caraúbas- RN e reside em Palmas desde 2011. na operaçãoForam confirmadas as prisões de três caraubenses, Francisco Evanaldo Gomesconhecido por "Miniu", Regis Wagner Alves de Lima, conhecido por "Boy Regi", eIvanildo Pereira Cavalcante, conhecido por "Ivanildo de Zé da Barragem", Wuenes Vagner Rodrigues e Antonio Aparecido de Oliveira Ferreira. Destes, 4 foram detidos em Palmas (TO) e 1 em Paraíso do Tocantins (TO). A parte mais difícil agora é descobrir porque eles escolheram Palmas para ser a sede da quadrilha”, afirmou.

A quadrilha é conhecida por assaltar numa modalidade denominada por eles como “novo cangaço”. Segundo o delegado, a denominação se deve a maneira como eles assaltam municípios de médio porte com grande movimentação financeira. “Eles chegam à cidade como os antigos cangaceiros que paravam tudo, roubavam e depois fugiam. No último caso, que foi um assalto em Vila Rica- MT, o também caraubense e chefe da quadrilha morreu em confronto com a polícia”, contou Evaldo de Oliveira.
Antônio de Oliveira "NEGO VELHO" morto no confronto no último dia 16.

Os cinco que já estão na DEIC foram encontrados residindo nas quadras 305 Norte, 103 Sul e Taquaralto. A Polícia acredita que a quadrilha tenha ligação com assaltos a bancos nos estados do Tocantins, Pará, Maranhão, Mato Grosso e Rio Grande do Norte.

Além de efetuada as prisões, a Polícia apreendeu cerca de 60 mil Reais em dinheiro 02 pistolas ponto 40, 02 revolveres e 01 carregador de fuzil 7,62, além de 16 veículos, sendo dois caminhões e cinco motocicletas. Entre os automóveis estão um Toyota Corolla, sem placa, comprado na quinta-feira (26.09), com dinheiro do assalto, Honda Civic, um Golf, Celta e outras modelos populares e armamento de uso restrito as Forças Armadas.

A Polícia Civil continua em diligência em Palmas e com uma equipe da DEIC e do Grupo de Operações Táticas Especiais (GOTE) em Paraíso do Tocantins. Evaldo de Oliveira afirmou ainda que a Operação Vila Rica conta com o Serviço de Inteligência da Polícia Civil da Secretaria de Segurança Pública do Tocantins (SSP-TO) e da Polícia de Mato Grosso, Divisão de Roubo a Bancos do Pará e Polícia Civil do Rio Grande do Norte.
Foto dos caraubenses presos:
IVANILDO PEREIRA CAVALCANTE - IVANILDO DE ZÉ DA BARRAGEM
RÉGIS WAGNER DE LIMA - BOY REGI
Francisco Evanaldo Gomes - Miniu
Diego e Francisco Evanaldo "Miniu"
Não identificado e WENIAS WAGNER- O WAGUINHO
Boy Regi e Ivanildo 
ANTÔNIO APARECIDO DE OLIVEIRA – TATÁ

FRANCISCO GLEIDSON - "PEBA"

*Do sentinelas do Apodi.

Polícia investiga supostas fraudes no Hospital Regional Tarcísio Maia

A Polícia Civil apreendeu hoje (27), no Hospital Regional Tarcísio Maia, em Mossoró, diversos documentos do setor de recursos humanos da unidade. A investigação apura denúncias de eventuais pagamentos indevidos a profissionais que estariam recebendo por plantões que, na prática, não foram cumpridos.

A ação de busca e apreensão ocorreu mediante decisão judicial e os policiais recolheram 45 volumes de documentos. O inquérito é da Delegacia Especializada em Defraudações de Mossoró e teve início em maio deste ano, após denúncias divulgadas na imprensa e redes sociais de que a assistente social e ex-vice-prefeita de Mossoró, Ruth Ciarlini, estaria recebendo por plantões não trabalhados.

O delegado titular da 1º Delegacia de Polícia Civil de Mossoró, Fábio Montanha, afirmou na tarde de que a documentação apreendida será examinada em busca de comprovação. A polícia colheu depoimento de alguns servidores — entre dez e 15 pessoas —, todos liberados em seguida.

A ação, denominada “Ponto Final”, é específica para o Hospital Regional Tarcísio Maia. As investigações são conduzidas por delegados das duas delegacias distritais e a especializada em defraudações e abrange a análise das escalas de plantão, livros de ocorrência de janeiro a setembro deste ano.

A ex-deputada Ruth Ciarlini, irmã da governadora Rosalba Ciarlini, será intimada a depor nos próximos dias, segundo Fábio Montanha. O delegado afirma que mais adiante deve solicitar informações ao Tribunal de Contas do Estado e Ministério Público sobre inspeção especial que constatou pagamentos indevidos de plantões eventuais a servidores vinculados à Secretaria Estadual de Saúde. A reportagem da TRIBUNA DO NORTE tentou contato por telefone na tarde de hoje, mas não obteve sucesso.

O objeto é averiguar se há informações relativas ao eventual pagamento indevido de plantões no Hospital regional Tarcísio Maia. “Nossa investigação é específica sobre essa unidade. Os dados do TCE podem ajudar”.

O Tribunal de Contas do Estado (TCE) determinou a realização imediata de uma inspeção especial na secretaria de Estado da Saúde Pública (Sesap). O órgão de controle externo quer explicações sobre a concessão de adicionais de insalubridade que teriam gerado uma despesa de R$ 32.688.453,85 ao erário, somente em 2011.

A determinação assinada pelo conselheiro relator Carlos Thompson Fernandes visa ainda a apuração de possíveis irregularidades no pagamento de plantões eventuais e a presença de servidores em área de transferência sem lotação definida.

De acordo com a Polícia Civil, a administração do Hospital Regional Tarcísio Maia colaborou com as equipes que estiveram na manhã de hoje na unidade. Mas o delegado Fábio Montanha ressaltou que chegou a solicitar documentos à administração, que demorou mais de um mês para atendê-lo. “Decidimos antecipar essa apreensão para evitar que eventuais provas fossem alteradas”.

A Secretaria Estadual de Saúde confirma que o Ministério Público do Rio Grande do Norte, através do promotor Fábio Weimer Thé, da Comarca de Mossoró, solicitou informações sobre como é feito o registro de ponto e fiscalização.

PROVIDÊNCIAS

A Sesap solicitou à direção do Hospital Regional Tarcísio Maia a apuração e prestação das demais informações solicitadas pelos órgãos de fiscalização quanto ao período de setembro de 2011 até os dias atuais.
Em nota oficial, a Secretaria Estadual de Saúde diz que “está atenta a qualquer ato ilícito no quadro da rede de saúde e que vem trabalhando de maneira responsável e transparente no sentido de facilitar a disponibilização de dados e informações solicitadas pelos órgãos de fiscalização da gestão pública”. A nota ressalta que o Hospital possui autonomia administrativa e financeira, sendo de sua responsabilidade a gestão de todo o pessoal de seu quadro efetivo, e/ou temporário.
O Governo assinou, no ano de 2009, um Termo de Ajustamento de Conduta celebrado com o Ministério Público do Estado, através do qual ficou estabelecida a implantação do ponto-eletrônico, algo concretizado somente em agosto deste ano.

Fonte: Tribuna do Norte.

Resultado provisório do Censo Escolar indica 40,3 milhões de matrículas na educação básica

Brasília – O resultado preliminar do Censo Escolar de 2013 mostra que, em todo o país, 40.366.076 estudantes estão matriculados na educação básica das redes pública estadual e municipal de ensino. A informação foi publicada na edição de hoje (23) do Diário Oficial da União.

As matrículas referem-se a creche, pré-escola, ensinos fundamental e médio, educação de jovens e adultos e educação especial. Abrangem ainda as áreas urbanas e rurais e a educação em tempo parcial e integral.
No resultado preliminar, com mais de 600 páginas, estão detalhadas as matrículas de cada município do país. O número de estudantes matriculados na educação especial é 653.378, e os demais estudantes, 39.712.698.

Com a publicação dos dados preliminares, os estados e municípios têm 30 dias para retificar números que possam estar incorretos, de acordo com o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep). Após o prazo, o Inep vai divulgar o censo escolar final.
Os dados não contabilizam as matrículas das redes federal e privada de ensino.

*Yara Aquino da Agência Brasil.

Motorista morre no volante do caminhão na Br 304 em Mossoró

O motorista “Sandro Ricardo de Abreu”, natural da cidade de Laguna no estado de Santa Catarina, foi encontrado morto no volante do caminhão tipo Bau frigorifico, por volta de 7 horas da manhã de sexta feira 27 de Setembro de 2013, no Km 24 da Br 304, cerca de 15 Km de Mossoró saída para o estado do Ceará.

Segundo informações de moradores do Projeto de Assentamento Boa Fé, o motorista saiu da via e ainda conduziu o veiculo cerca de 160 metros. No trajeto, várias mudas de cajueiros foram arrancadas e o carro ficou parado, fora da pista.

Motoristas e uma equipe do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência, Samu ainda tentaram uma manobra de reanimação, mas Sandro já estava sem vida.

Patrulheiros da Policia Rodoviária Federal, com o apoio da Policia Militar isolaram a área para os procedimentos da equipe do Instituto Técnico e Cientifico de Policia, Itep. Segundo o perito criminal, Eduardo Alexandre, pelas características presentes no corpo, o motorista foi vitima de infarto, mas o resultado da causa morte, só sera possível afirmar após a necropsia.

O corpo de Sandro Ricardo de Abreu foi removido para a Unidade Regional do Itep e aguarda a presença de familiares para a liberação.

Itep Mossoró 85 3315 5582/5585.

*Informações e imagens: O Câmera

JOSIVAN BARBOSA PARTICIPA DO PROGRAMA EM DIA COM OS FATOS NA LUTA FM


O ex reitor da UFERSA, Professor Josivan Barbosa participa do Programa de Tibúrcio e garante, que Apodi terá uma mudança muito grande nos próximos anos, com o Projeto de Irrigação da Chapada do Apodi.
Josivan citou vários exemplos e disse não ter dúvidas, que o desenvolvimento está em nossa porta.
É preciso se pensar em construir estradas para o escoamento da produção e construir um centro industrial para oportunizar os filhos da terra, com empregos e renda.
Cada lote terá seu medidor. Haverá um equilíbrio, e assim evitar o desperdício de água. Você produz frutos com água, com pouco valor para aguar.
Temos como produzir a manga coité, mas não temos manga suficiente para produzir a polpa. Devemos produzir e armazenar, para o consumo no período em que não há produção.
O Professor passou muito otimismo para os ouvintes e respondeu a todas as perguntas e tranquilizou a todos, sobre o Projeto de irrigação da Chapada do Apodi.

Prefeitura de Apodi gasta mais de 6 mil com cargos comissionados na secretaria de Turismo

Segundo o portal da transparência da prefeitura o valor gasto com a secretaria de Turismo em Apodi chega a 6.423,00 (seis mil quatrocentos e vinte e três reais) só em cargos comissionados no mês de agosto, são 4 funcionários, mas a pergunta é o que está fazendo essa secretaria? Existe turismo em Apodi?
Ao todo são 50.349,00 (cinquenta mil, trezentos e quarenta e nove reais) em oito meses gastos nesta pasta só com cargos comissionados.


Durante os últimos meses conseguimos verificar que a única ação realizada por esta pasta é a que o secretário, Senhor Isaac Newton de Oliveira Paiva está fazendo, assessor de comunicação tanto da prefeitura como da câmara. Isso é notório nos lugares em que o mesmo transita.
O salário do secretário chega a 2.700,00 (dois mil e setecentos reais) dinheiro público usado com o desvio de função. Ainda é possível lembrar que o mesmo é formado em Farmácia e não para o cargo ao qual está inscrito.

Uma boa ideia seria o poder legislativo efetivar uma lei em que só poderia exercer cargos comissionados os profissionais da área além de cobrar do executivo a realização dos trabalhos de cada pasta evitando o gastos exorbitantes.

*Fonte: Jair Gomes.

REVENDEDOR AUTORIZADO SHINERAY EM APODI

SAIA JÁ DO EMPLACAMENTO E VENHA CONHECER A NOVA E COMPLETÍSSIMA JET 50CC DA SHINERAY! JÁ EM APODI O VENDEDOR AUTORIZADO ISAQUE SOUZA NA RUA MANOEL NOGUEIRA, Nº 900.
TELEFONE PRA CONTATO (84) 9106-7685 / 9943-4712.
AGENDE UMA VISITA E CONHEÇA OUTROS MODELOS E A MELHOR FORMA DE PAGAMENTO. 

Pesquisa Ibope aponta Dilma com 38% e Marina Silva com 16%

Pesquisa Ibope divulgada nesta quinta-feira (26) pelo site do jornal "O Estado de S. Paulo" informa que Dilma Rousseff (PT) tem 38% das intenções de voto para presidente em 2014, seguida por Marina Silva (sem partido), com 16%.

Em relação a pesquisa de julho, a diferença entre a atual presidente e a ex-senadora aumentou de 8 para 22 pontos percentuais. Na ocasião, Dilma registrava 30% e Marina, 22%.

Aécio Neves (PSDB) aparece com 11% (13% na pesquisa anterior) e Eduardo Campos (PSB), com 4% (antes, 5%). De acordo com o site, 15% afirmaram que votarão em branco ou nulo e 16% disseram que não sabem em quem votar.

O Ibope entrevistou 2.002 eleitores entre os últimos dias 12 e 16 em todas as regiões do país, informou o site. A margem de erro é de dois pontos percentuais, para mais ou para menos.
O instituto também simulou um cenário em que o candidato do PSDB é José Serra, em vez de Aécio Neves.

Nesse caso, Dilma tem 37%; Marina, 16%; Serra, 12%; e Campos, 4% – 14% dizem que votarão branco ou nulo e 16% não sabem.

Segundo turno

Na simulação de segundo turno, Dilma superaria Marina por 43% a 26% (35% a 34% na pesquisa de julho).

Contra um candidato do PSDB (seja Aécio ou Serra), Dilva venceria por 45% a 21% e contra Eduardo Campos, por 46% a 14%.

Fonte: G1.