sábado, 28 de setembro de 2013

Assembleia Universitária do 45º aniversário da UERN e Cerimônia de Posse dos Cargos de Reitor e de Vice-Reitor


Aline Linhares e o Magnífico Reitor eleito, Pedro Fernandes: Muita gente prestigiando a despedida de Dr. Milton Marques e a posse do novo magnífico reitor.

Exposição reúne museus de ciência para comemorar 30 anos da divulgação científica no Brasil

Rio de Janeiro - Uma exposição reuniu diferentes museus de ciência do Rio de Janeiro no encerramento do 2º Encontro Internacional de Divulgadores da Ciência, que comemorou os 30 anos da divulgação científica no Brasil. A mostra recebeu hoje (28) cerca de 400 visitantes no Museu Espaço Ciência Viva, na Tijuca, zona norte do Rio de Janeiro, para onde a Casa da Ciência, o Museu Nacional, o Museu da Vida, o Museu Itinerante de Neurociências e o Museu da Astronomia levaram atrações educativas.
O presidente e voluntário do museu anfitrião, Robson Coutinho, que também é professor do Instituto de Biofísica da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), destacou o objetivo da união das diferentes áreas da ciência: "A vida não é separada, segmentada, então a gente tenta construir um ambiente onde se discute o sistema nervoso, no contexto fisiológico, como a física está por trás da percepção da luz, o modo como o movimento circular tem a ver com o equilíbrio que você tem e aí vão se integrando as áreas do saber."

A divulgação lúdica, para ele, é a melhor forma de inserir interesse científico no público, especialmente nas crianças."Experimentos participativos e interativos permitem que o sujeito construa a sua pergunta e encontre sua resposta. Não só permite a interação, mas empodera esse indivíduo de interesse e segurança para descobertas. Os experimentos presentes têm esse gancho de desafiar o visitante a pensar sobre o assunto. O papel do mediador é instigar essa descoberta.”

A professora primária Vanessa Vieira levou a filha Iara, de 5 anos, para conhecer o museu e ficou impressionada com o interesse da menina, que corria de uma atração para a outra enquanto ela observava a curiosidade da pequena. "Ela está gostando muito. Na parte da astronomia, ela perguntou ao monitor por que plutão deixou de ser planeta e ele ficou bobo. Acho muito importante essa convivência para a formação dela. O pior é quando ela pergunta uma coisa que eu não sei responder", brinca.

Bolsista do projeto, em que antes já havia trabalhado como voluntária, Lucymar Toninho, de 44 anos, era guia das crianças na simulação de uma artéria, em que era ensinada a função de cada uma das partículas do sangue. A estudante de biologia conta que é recompensador ver o interesse. "Eu adoro. É um sábado de diversão que tenho todo mês neste museu com os visitantes".

Diretor da Associação Brasileira de Centros e Museus de Ciência, Ribamar Ferreira explica que a função da divulgação científica é a de despertar interesse pela ciência, complementando o ensino formal nas escolas. “Esse projeto conjunto permite que novos projetos comuns surjam. Momentos como esse e como a Semana Nacional de Ciência e Tecnologia unem os cientistas e, a partir daí, criam-se ideias".

Vinícius Lisboa: da Agência Brasil.

138ª Morte violenta em Mossoró em 2013

Alcivan Cleiton Lopes, 30 anos foi morto por disparos de arma de fogo na tarde de sábado, 28 de Setembro de 2013 no Sítio estreito na saída para a cidade de Governador Dix-Sept Rosado. 

Alcivan residia próximo a rua João Damásio, bairro Belo Horizonte e foi morto na rua Manoel Januário no sítio Estreito. 

Segundo informações da polícia militar, Alcivan tinha envolvimento com drogas e o crime pode ter sido execução. 

A Polícia Militar fez o isolamento da área até a chegada do ITEP, que removeu o corpo para a sede do órgão.

Fonte: O Câmera.

POR QUE OS VEREADORES EM AÇÃO NÃO FAZEM MAIS ISSO NA ATUAL GESTÃO?

Veja o que eu encontrei no Blog: http://apodimaisvoce.blogspot.com.br/

Vereadores em Ação visitam o que era pra ser o aterro sanitário
 Vereadores: Evangelista, Chico de Marinte e Genivan Varela.

O que era para ser o aterro sanitário de Apodi continua sendo um LIXÃO do Apodi, o que pode prejudicar a saúde da população local, comprometendo inclusive o lençol freático do nosso município, um dos mais ricos do estado.

Nesta terça-feira, 27/10/2009 os Vereadores constataram que o lixo da nossa cidade é totalmente jogado aos cuidados de Deus, ou seja, de forma alheia, totalmente fora dos padrões ambientais.

Sem nenhum cuidado o LIXÃO estar totalmente inadequado, por isso foi possível os Vereadores constatarem, queimada no lixão o que não é permitido.

Verificou-se o trabalho dos catadores de lixo que sobrevivem dali,entre outros problemas detectados pelo grupo de Vereadores que esteve no local, que agora irão procurar uma consulta com autoridades do meio ambiente, e o Ministério Público para buscar uma solução para o problema grave do nosso município, e seu lixo.

“Constatamos que espaço não cabe mais lixo, por isso em breve traremos mais informações acerca desse grave problema ambiental” afirmaram os Vereadores.

Nesta terça-feira, 27 os Vereadores constataram que o lixo da nossa cidade é totalmente jogado aos cuidados de Deus, ou seja, de forma alheia, totalmente fora dos padrões ambientais.

Sem nenhum cuidado o LIXÃO estar totalmente inadequado, por isso foi possível os Vereadores constatarem, queimada no lixão o que não é permitido.

Verificou-se o trabalho dos catadores de lixo que sobrevivem dali,entre outros problemas detectados pelo grupo de Vereadores que esteve no local, que agora irão procurar uma consulta com autoridades do meio ambiente, e o Ministério Público para buscar uma solução para o problema grave do nosso município, e seu lixo.

“Constatamos que espaço não cabe mais lixo, por isso em breve traremos mais informações acerca desse grave problema ambiental” afirmaram os Vereadores.

 Catadores de lixo.
 Ainda era na caçamba.
Por que esses vereadores não fazem mais essa visita? A população quer saber... Façam o trabalho de vocês, que é fiscalizar! Era assim que diziam!

Vereadores de Apodi apresentam quase “65” denúncias contra a PMA ao Ministério Público

Ao recebermos a informação de que os vereadores da oposição tinham apresentado denúncias ao Ministério Público de Apodi fomos investigar e constatamos a veracidade dos fatos, ao todo são 52 denúncias contra atos irregulares da atual gestão. Entre elas estão casos que envolvem várias secretarias como é o caso da de turismo em que os integrantes da pasta recebem, mas não trabalham.

Além disso, é possível encontrar denúncias contra a forma de contratação de serviços, aluguel de veículos e imóveis, acúmulo de cargos e desvio de função. Ao todo o documento apresentado contém 166 páginas juntamente com as provas.

Os legisladores apresentaram no documento provas concretas em que em que há vários indícios de fatos não condizentes com a Lei Orgânica do Município e pedem a investigação. O documento foi apresentado no dia 27 do mês de Agosto deste ano e está sendo analisado.

Fonte: Blog do Jair Gomes/Josenias Freitas.

CAPOTAMENTO NO ALTO DE SÃO MANOEL EM MOSSORÓ DEIXA VEÍCULO TOTALMENTE DESTRUIDO

Foi registrado por volta das 12:40 deste sabado (28) de setembro de 2013 um acidente tipo capotamento de um veículo tipo GOL TREND placas MNW 2606 Mossoró na Avenida Servulo Marcelino no grande Alto de São Manoel já próximo a entrada da BR 304. De acordo com informações de populares que se encontravam no local do acidente o condutor perdeu o controle do veículo bateu no meio fio vindo a capotar batendo violentamente contra uma arvore e que após o acidente o condutor se evadiu do local, e por muito pouco o acidente não foi trágico a arvore ficou a poucos centímetros de pegar o motorista de cheio. Próximo ao veículo se encontrava os documentos do carro em nome de Evandro Batista de Macedo. Qualquer nova informação você vê aqui no passando na hora

BLOG PASSANDO NA HORA

BLOG PASSANDO NA HORA

BLOG PASSANDO NA HORA

BLOG PASSANDO NA HORA

BLOG PASSANDO NA HORA

BLOG PASSANDO NA HORA

BLOG PASSANDO NA HORA


*FONTE: BLOG PASSANDO NA HORA

Atropelamento com três vitimas fatais em Mossoró

Três pessoas da mesma família foram atropeladas e mortas no inicio da noite de sexta feira 27 de Setembro de 2013, quando saia de uma Igreja Evangélica no bairro Quixabeirinha em Mossoró. O condutor do veiculo atropelador, um Fiat Uno de cor prata, fugiu sem prestar socorro as vítimas que ainda foram socorridas, mas morreram momentos depois no Hospital Regional Tarcísio Maia.

As Vítimas são:
  • Ediene Alves da Silva, 73 anos de idade, natural de Patu.
  • Maria Adélia Alves, 69 anos de idade, natural de Almino Afonso.
  • Henrique Erick Cristian da Silva, 7 anos de idade, natural de Mossoró.
As mulheres são irmãs e a criança neta de Maria Adélia. Os três moravam na rua Professor Rosa Freire, bairro Aeroporto II.

As vitimas atravessavam a rua quando foram atropeladas pelo veiculo, que segundo informações, o condutor estava embriagado e dirigindo em alta velocidade.

A policia tem informações e a placa do veiculo atropelador.

*Infrmações e imagens: O Câmera.

Flagrante: Carne em Apodi ainda é transportada ao relento

Lamentável a situação que nos deparamos essa semana, onde nossa carne ainda é transportada dessa forma, ao relento sujeita a poeira, sol e outras mazelas em cima de uma carroceria de uma caminhoneta, oferecendo risco a saúde de todos os apodienses.

Sabe-se que se tem uma caminhoneta contratada para dá suporte ao baú refrigerado da PMA, no entanto inexplicavelmente essa caminhoneta foi flagrada em pleno centro comercial de Apodi, ou seja, sem nem uma proteção o que indica um grande perigo, e abre uma ótima oportunidade para que a vigilância sanitária investigue o porquê dessa carne consumida em Apodi está sendo transportada dessa forma.

Fonte: Josenias Freitas

Alunos do IFRN-Câmpus Apodi realizam visita técnina em Fortaleza-CE.

Os alunos do 5º. Período do curso de Licenciatura em Química do Câmpus Apodi realizaram, este mês, visita técnica ao Centro de Referência em Uso e Aplicação em Ressonância Magnética Nuclear – CENAUREMN, em Fortaleza-CE. Os alunos foram acompanhados pela Professora Dra. Karen Farias, pertencente ao grupo de Licenciatura em Química, e foram recebidos pelo Coordenador do Centro, Prof. Dr. Edilberto Rocha Silveira.
Na visita, os alunos receberam todos os conhecimentos básicos necessários sobre a teoria e prática em Ressonância Magnética Nuclear, observando experimentalmente todas as etapas para obtenção de espectros de RMN de 1H e 13C a partir de compostos orgânicos isolados em laboratório. Os alunos também visitaram o Laboratório de Análise Fitoquímica de Plantas Medicinais – LAFIPLAM, tendo a oportunidade de conhecer os diversos tipos de técnicas cromatográficas, das mais usuais às mais modernas, como Cromatografia Líquida de Alta eficiência – CLAE e Cromatografia líquida acoplada ao Espectrômetro de massa – CL-EM, além de outros equipamentos de análise orgânica, como: rotação óptica e infravermelho.
O objetivo da visita foi, principalmente, despertar nos alunos um maior interesse pela investigação científica em Química, ampliando suas visões e aperfeiçoando os conhecimentos químicos adquiridos durante todo o curso de graduação.

IFRN.

NOVIDADES! Brasil vence a Olimpíada Ibero-Americana de Matemática no Panamá

O Brasil conquistou o primeiro lugar na 28ª Olimpíada Ibero-Americana de Matemática (OIM). Quatro estudantes brasileiros ganharam medalhas de ouro e prata na competição, que encerrou nesta sexta-feira (27), na capital do Panamá. O evento contou com a participação de 78 jovens com idades que variam entre 13 e 18 anos de 20 países da América Latina, Portugal e Espanha.

Rodrigo Sanches Ângelo (SP) foi o grande destaque da equipe brasileira conquistando a medalha de ouro com a pontuação máxima da prova, 42 pontos. Os estudantes Franco Matheus de Alencar Severo (RJ), Victor Oliveira Reis (PE) e Rafael Kazuhiro Miyazaki (SP) obtiveram a prata com 41, 40 e 35 pontos respectivamente.

Com este resultado a equipe brasileira garantiu, por segundo ano consecutivo, a primeira posição na classificação geral por países, com 158 pontos, seguido pela equipe de Portugal que obteve 154 pontos e México com 153 pontos. O time brasileiro foi liderado pelos professores Eduardo Wagner, do Rio de Janeiro (RJ) e Pablo Rodrigo Ganassim, de São Paulo (SP).

As provas foram realizadas de forma individual nos dias 24 e 25 de setembro contendo problemas que abrangem as disciplinas de álgebra, teoria dos números, geometria e combinatória. Foram três problemas a cada dia, com valor de sete pontos cada, aplicados em quatro horas e meia.

As questões da prova foram selecionadas pelo Júri Internacional, formado pelos chefes das delegações. Os professores tiveram como base o banco de problemas proposto pelos países participantes. A resolução das questões apresentadas exige dos competidores criatividade, engenho e habilidade em matemática.

Com o propósito de promover a integração e o intercâmbio de experiências entre os participantes, a olimpíada incluiu também a realização de uma prova por equipes, atividade de caráter lúdico, onde os competidores se misturam formando novas equipes que competem entre si num ambiente de descontração e amizade. Além desta atividade, os estudantes tiveram a oportunidade de conhecer aspectos históricos e culturais do país organizador.

Sobre a competição

A Olimpíada Ibero-Americana de Matemática é a competição mais importante da área para os países da região. Trata-se de uma atividade de popularização da ciência, onde os estudantes participantes têm a oportunidade de demonstrar suas aptidões e potencial na disciplina. Além do Brasil, participaram do evento este ano as delegações da Argentina, Bolívia, Chile, Colômbia, Costa Rica, Equador, El Salvador, Espanha, Guatemala, Honduras, México, Nicarágua, Panamá, Paraguai, Peru, Portugal, Porto Rico, Uruguai e Venezuela. Cuba e República Dominicana não enviaram competidores.

O Brasil é o país com maior número de medalhas conquistadas na competição até hoje. Desde 1985, ano em que o país iniciou a participação no evento, seus representantes conquistaram um total de 101 medalhas, sendo 51 de ouro, 39 de prata e 11 de bronze.

Próxima edição A 29ª edição da OIM terá como sede Honduras. Como pré-requisito para participar do evento os competidores precisam ter no máximo 18 anos de idade e não podem ter participado da competição em duas edições anteriores.

Os estudantes interessados em formar parte da equipe verde e amarela devem primeiro participar da Olimpíada Brasileira de Matemática (OBM), competição que ocorre anualmente nas escolas públicas e privadas em todo o país. Após ter sido premiado no certame, os estudantes passam por um intenso processo de seleção, que considera a colocação conquistada na disputa nacional, além dos resultados obtidos em cinco provas seletivas e de listas de exercícios que são resolvidas ao longo de seis meses. Os quatro estudantes mais bem colocados, e que satisfazem as exigências do regulamento da olimpíada, conquistam as vagas.

A Olimpíada Brasileira de Matemática, que neste ano reuniu mais de 200 mil participantes, é um projeto conjunto do Instituto Nacional de Matemática Pura Aplicada (Impa) e da Sociedade Brasileira de Matemática (SBM), que visa estimular o estudo da matemática, contribuir para a melhoria do ensino no país, identificar e apoiar estudantes com talento para a pesquisa científica e selecionar e preparar as equipes brasileiras que participam das diversas competições internacionais de matemática.

A iniciativa conta com o apoio do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq/MCTI), da Secretaria de Ciência e Tecnologia para Inclusão Social (Secis), do Ministério de Educação (MEC) por intermédio da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes), do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE), da Academia Brasileira de Ciências (ABC) e do Instituto Nacional de Ciência e Tecnologia de Matemática (INCT-Mat).

Fonte: http://www.obm.org.br

DETRAN: CALENDÁRIO DE LICENCIAMENTO

DETRAN: CALENDÁRIO DE LICENCIAMENTO