quarta-feira, 2 de outubro de 2013

Ônibus escolar da cidade de Ipanguaçu vira lotado de alunos no rio Assu


No final da tarde de hoje 02 de outubro por volta das 17:10hs um ônibus Escolar da cidade de Ipanguaçu completamente lotado de alunos na faixa etária de 10 a 16 anos virou no rio Assu deixando vários alunos em pânico.

Policiais da cidade de Ipanguaçu e Assu socorreram os alunos para o hospital regional de Assu.

Não sabemos se por irresponsabilidade do motorista ou se uma falta de fiscalização por parte da administração atual.

O ônibus seguia de Assu com destino a Ipanguaçu com mais de cem alunos, informações essas dadas pelos próprios alunos.

TEMOS O VÍDEO DE ALGUNS ALUNOS dizendo que o motorista era a pessoa de Gilberto e que estava completamente lotado.

O site Focoelho.com recebeu a informação que o motorista Gilberto da cidade de Ipanguaçu não tem qualificação para dirigir ônibus, com isso fica caracterizado o descaso e a falta de compromisso da prefeitura de Ipanguaçu com os alunos e a população da cidade.

A PREFEITURA DE IPANGUAÇU DEVERIA fiscalizar esta barbaridade que quase coloca fim a vida de vários alunos.

MERECE NOSSOS PARABÉNS: A primeira VTR a chegar no local foi a comandada pelo Cb Pascoal e auxiliados pelos PMs Edno e Jeferson, que foram de total importância, pois esta VTR socorreu a professora que tinha bebido muita água, e a experiência do PM Edno e Jeferson que fizeram respiração boca a boca, com isso a professora conseguiu respirar graças a Deus.

*Informações e foto Focoelho/O Câmera.


Vice-presidente da Câmara Municipal de Mossoró Alex Moacir tomará posse amanhã como prefeito

Decidido, o vereador Alex Moacir disse há pouco que, amanhã tomará posse como prefeito da cidade de Mossoró.

O presidente da CMM, está em Miami (Estados Unidos da América) com sua família. “Deverei voltar na próxima segunda-feira (7)”, disse.

O vice-presidente Alex Moacir (PMDB) deve tomar posse. Eu não posso porque estou fora do país, mas é o que diz a lei.

Segundo justificou Francisco José Júnior, sua viagem aproveitando o feriadão é em comemoração tripla: “aniversário de casamento, meu aniversário e de minha esposa (Mirela)”.

Ao telefone, defendeu moderação e equilíbrio, mas o cumprimento da lei. De qualquer modo, ponderou, que “a Câmara Municipal cumprirá seu papel e seu dever legal, mas ouvindo e consultando a própria Justiça Eleitoral”.

*Extrato do blog de Carlos Santos/JBelmont.

Dilma é aplaudida na chegada a Ceará-Mirim-RN

Com 1h40 de atraso, a presidente Dilma Rousseff chegou à quadra do IFRN de Ceará-Mirim, onde vai proceder a inauguração nesta quarta-feira (2) de unidades de Canguaretama, São Paulo do Potengi e da própria Ceará-Mirim. Ao chegar ao local, Dilma foi aplaudida pelos presentes, enquanto algumas vaias foram ouvidas quando subiu ao palco a governadora Rosalba Ciarlini, que também acompanhou a presidente.

Na comitiva que acompanhou a petista estavam os deputados federais, João Maia (PR), Fábio Faria (PMN), Fátima Bezerra (PT), Betinho Rosado (PP) e Sandra Rosado (PSB), além dos ministros Garibaldi Alves Filho, Helena Chagas Aluízio Mercadante.

*TN.

Advogado de Claudia Regina entra com recurso no TRE contra cassação

Além de entrar com o pedido de suspensão dos efeitos da sentença judicial que cassou a prefeita de Mossoró Claudia Regina, o que fará no Tribunal Regional Eleitoral, o advogado Kennedy Diógenes confirmou que entrará com um recurso contra sentença da magistrada da 34ª Zona Eleitoral. O argumento da defesa da prefeita Claudia Regina e do vice Wellington Filho é baseada no fato de que a governadora Rosalba Ciarlini cumpria agenda administrativa em Mossoró, durante a campanha eleitoral, sem qualquer “nexo causal” com o pleito de Claudia Regina.

Por Anna Ruth/Via JBelmont.

VEREADOR ALEX MOACIR RECEBE DETERMINAÇÃO DE JUÍZA PARA ASSUMIR PREFEITURA DE MSSORÓ

Juíza Ana Clarisse -34ª Zona Eleitoral - determinou agora há pouco a posse do vice-presidente da Câmara de Mossoró, Alex Moacir.
Se ele se furtar à posse, assumirá o primeiro vice-presidente Soldado Jadson (PT do B).
Mas o vereador Alex foi localizado por telefone e garantiu que assumirá, quando notificado.

DOIS PARTIDOS FORAM CRIADOS NO BRASIL, MAS O DE MARINA SILVA NÃO PODE.

Imaginado como um partido para abrigar “sonháticos” e lançar a ex-senadora Marina Silva à Presidência, a Rede sofreu nova derrota no processo de legalização da legenda no Tribunal Superior Eleitoral (TSE). Embasado em números, planilhas e tabelas, para construir um argumento aritmético que deve ser seguido por ministros da Corte, parecer do Ministério Público Eleitoral considerou que a Rede não obteve o número mínimo de assinaturas necessárias para obter o registro partidário.

Para obter o registro, a Rede necessitaria de 492 mil assinaturas. Mas o parecer diz que o grupo tem 442,524 apoiamentos. No documento, o vice-procurador geral eleitoral, Eugênio Aragão, rebateu o argumento apresentado pela área jurídica da Rede de que o TSE deveria validar as cerca de 95 mil assinaturas de apoio consideradas irregulares pelos cartórios sem qualquer justificativa.

A avaliação interna é de que a relatora do processo no tribunal, Laurita Vaz, deve acompanhar a argumentação de não validar as 95 mil assinaturas rejeitadas sem justificativa. O voto da relatora é visto como decisivo porque há uma expectativa de divisão do tribunal sobre a concessão do registro. Um dos parlamentares que participou da conversa com Laurita na semana passada acredita que a posição do Ministério Público dificilmente será contrariada por ela. Alguns integrantes do grupo acreditam ainda ser possível reverter os votos de outros ministros tidos como contrários à criação do partido, como Henrique Neves e Luciana Lóssio, mas manifestam ceticismo com o julgamento.

Conta de energia no RN será impressa e entregue ao cliente no momento da leitura do consumo‏

Ilustrativa

O processo de leitura e faturamento da conta de energia vai mudar. A Companhia Energética do Rio Grande do Norte (Cosern) está modernizando o sistema de coleta, processamento e impressão dos dados mensais de consumo. A partir da próxima quarta-feira (02.10), a fatura, em novo formato, será entregue ao cliente imediatamente após a leitura do medidor. A mudança ocorrerá de forma gradativa e chegará primeiro aos moradores dos bairros da zona norte de Natal. 

Nessa primeira fase de implantação do novo sistema serão faturados pelo novo sistema 100 mil clientes de Natal. A ideia é avaliar diversos cenários que permitam identificar eventuais situações de aprimoramento. As demais fases irão obedecer a um cronograma previamente definido das localidades a serem atendidas. A implementação gradual abrangerá todo o Estado até o segundo semestre de 2014.

A adoção do novo procedimento está acontecendo simultaneamente na Cosern e nas demais distribuidoras do Grupo Neoenergia – Coelba (BA) e Celpe (PE). Foram investidos R$ 61 milhões na compra de equipamentos, capacitação dos profissionais envolvidos e implantação de todo o sistema nas três empresas. Inicialmente, mais de 500 mil unidades consumidoras atendidas pelo Grupo Neoenergia irão receber a fatura de forma instantânea. Concluídas as demais etapas, serão mais de nove milhões de clientes a contar com a emissão da fatura logo após a leitura.

Na prática, o novo sistema permitirá uma única visita mensal ao cliente. O procedimento assegura maior agilidade e praticidade no processo de leitura e faturamento. A emissão da fatura no ato da leitura também minimizará ocorrências como extravios da conta de energia.

Para fazer a coleta do consumo do cliente, os leituristas irão utilizar um equipamento especial chamado PDA (personal digital assistant). A tecnologia pode funcionar on-line ou off-line, a depender do sinal de comunicação. Os leituristas utilizarão um Kit com coletor de dados e impressora térmica. O processo é simples, basta inserir a leitura mensal e o sistema fará o restante. O papel é especial, com proteção contra água que preserva os dados impressos. O novo formato da fatura mantém todas as informações contidas na conta anterior.
Os equipamentos serão rastreados 24 horas por dia. Caso um leiturista seja assaltado, será enviado um comando inviabilizando o aparelho para revenda. Ainda assim, o próprio PDA irá emitir sinal para o servidor da empresa que identificará a localização geográfica do equipamento.

Reprodução: Cidade News Itaú.

ADOLESCENTE ACUSADO DE TER MATADO AGRICULTOR EM APODI SE APRESENTA A POÍCIA

Vítima: Raimundo Carlos
No final da tarde desta terça-feira (01/10/2013), se apresentou na Delegacia de Policia Civil da cidade de Apodi, o adolesce de 17 anos, acusado de ter matado a pessoa de Raimundo Carlos, na ultima quinta-feira (26/09).

Segundo informações do Delegado Renato Oliveira, o mesmo confessou a autoria do crime, e disse ter sido motivado pelo sentimento de vingança, pois alguns atrás, seu pai foi morto por um dos filhos da vitima.


O acusado de ter matado o pai do adolescente, foi a júri popular, onde foi inocentado, fato este que deixou o adolescente inconformado, que mesmo com tantas provas materiais e testemunha do fato, o acusado de ter matado o seu pai foi inocentado pelo tribunal do júri, e com isso decidiu se vingar, cometendo o crime contra o pai do acusado de ter matado seu pai, e com isso, o acusado de ter matado seu pai, sentiu a mesma dor que ele sentiu, anos atrás, quando seu pai foi morto.



Um fato que chama a atenção nestes dois crimes é a semelhança dos locais onde foram cometidos, todas as vitimas foram mortas em comércios, e a uma distancia de aproximadamente 300 mts de um local do crime para o outro.

*com informações do g1.globo.com/rn/rio-grande-do-norte/noticia/2013/10/adolescente-suspeito-de-matar-pai-de-vereador-no-rn-se-apresenta-e-e-solto.html/F5 Apodi.

ANIVERSARIANTES DE HOJE

Jéssica Freire, que seu caminhar seja sempre premiado com a presença de Deus, guiando seus passos e intuindo suas decisões, para que suas conquistas e vitórias, sejam constantes em seus dias.
Evandro Pinto (Vandinho), que Deus te abençoe amigo, com paz, saúde e alegria; e, mesmo nos momentos mais difíceis e inevitáveis, você possa contar com ele que é o verdadeiro amigo de todas as horas, e se os degraus da vida tiverem difíceis de subir, segura na mão dele que com certeza, encontrarás forças necessárias para prosseguir.

NO FACEBOOK, APODIENSE QUESTIONA DA PREFEITURA DE APODI: VERGONHA OU DESCASO?

Vergonha ou descaso? Desde o mês de abril que venho tentando conseguir com a prefeitura municipal de Apodi placas para algumas ruas que estão sem, pois os correios conseguiu um levantamento no intuito de colocar mais carteiros na nossa cidade e até agora nada. Se eu fosse um dos secretários que ficou responsável por isso já estaria com vergonha. 06 meses e ainda não conseguiram fazer essas placas. É brincadeira...E ainda chamam isso de nova geração. Fiquem com raiva não, só estou cobrando o que é meu. Vou levar ao conhecimento do MP.

Sgto. Ivanildo.

DILMA ENTREGA MAIS TRÊS IFs NO RIO GRANDE DO NORTE HOJE

A presidenta Dilma Rousseff desembarca hoje (2) no Estado para entregar três novas unidades do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia (IFRN) e quatro mil certificados para alunos que concluíram cursos do Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego (Pronatec).

A previsão é de que Dilma Rousseff embarque em Brasília por volta das 8h e chegue na Base Aérea de Parnamirim por volta de 10h30 da manhã, de onde seguirá para a cidade de Ceará-Mirim chegando por volta das 11h da manhã no campus do IFRN, que será inaugurado.

Chegando na cidade a presidenta assinará o protocolo de inauguração dos IFRNs das cidades de Canguaretama (distante 65 km de Natal), Ceará-Mirim (distante cerca de 29 km) e São Paulo do Potengi (distante cerca de 75 km da capital). Com a inauguração dos três campus, o RN passará a ter 19 unidades em todo o Estado. 

Na ocasião, estarão presentes o ministro da Educação Aloizio Mercadante, autoridades e políticos dos Estado. O presidente da Fecomércio/RN, Marcelo Fernandes de Queiroz, diz se sentir “honrado com a posição de destaque que o senac se encontra no senário local e nacional com a formação de cerca de 20.000 profissionais através do Pronatec - com uma educação técnica de qualidade e totalmente gratuita”, disse Marcelo Fernandes. Dos quatro mil alunos do Pronatec, quase mil fizeram a formação profissional nas unidades do SENAI-RN. 

Os alunos formados pelo Senai que receberão os certificados do Pronatec da presidenta, fizeram cursos nas áreas de confecções, eletricidade, refrigeração, mecânica, construção civil, informática e alimentos. Este alunos estudaram e foram treinados nas unidades de Natal, Parnamirim e Santa Cruz. Também foram beneficiados estudantes dos municípios de Serrinha, Lagoa Nova, Canguaretama, Monte Alegre, São Bento, Lajes Pintadas e Sítio Novo. 

O reitor em exercício do IFRN, Ribamar de Oliveira disse que “a inauguração dos três novos campi atenderá a uma anseio da população que observou, nestes últimos anos, o processo de construção da infraestrutura. Além do mais, a liberação dos professores por parte do MEC gera a necessidade de oferta de cursos planejados para a região”.

“Acreditamos que as comunidades dos municípios de São Paulo do Potengi, Canguaretama e Ceará Mirim estão ansiosos que as portas do IFRN se abram para recebê-los, considerando, inclusive, algumas ações que já estão acontecendo” disse o reitor em exercício . 

Ele se refere a ações do Pronatec, cursos subsequentes e de Formação Inicial e Continuada (FIC), em processo de aprovação junto aos nossos Conselhos, culminando com a oferta dos Cursos Técnicos Integrados em 2015.

Informação: Tribuna do Norte.

Agricultor foi executado com mais de 15 tiros de pistola na zona rural de Barauna

O agricultor Lindomar Pereira da Silva “Bigode” de aproximadamente 32 anos de idade foi alvejado com cerca de 15 disparos de pistola e morreu no local, dentro de um plantio de banana, no projeto irrigado Sumidor na zona rural de Baraúna. 

Bigode era natural do estado da Paraíba residia na cidade Baraúna e há pouco mais de dois anos trabalhava como irrigador no projeto de irrigação.

O crime aconteceu por volta de 20 horas e 30 minutos de terça feira 01 de Outubro de 2013 e o corpo do agricultor foi localizado caído, ao lado da motocicleta Honda de cor azul e placa HVY 7191 da cidade de Quixeré no estado do Ceará.

Segundo informações, o agricultor saiu da sede da fazenda para fazer a abertura dos registros para liberação de água para a irrigação das bananeiras. O primeiro registro deveria ter sido aberto as 20 horas e 30 minutos e o próximo seria as 21h15, mas ele não apareceu. O administrado do projeto saiu a procura do irrigador e encontrou seu corpo caído perfurado de balas, ao lado do primeiro registro, que nem chegou a ser aberto.

Os companheiros não tem informações da vida pregressa do Irrigador. Informaram apenas que o mesmo trabalhava há pouco mais de dois anos e era bem relacionado com os outros operários. A policia militar de Baraúna tem informações que “Bigode” estava se relacionando com pessoas envolvidas com uso de entorpecentes na cidade, mas não pode afirmar se o crime tem relação com suas amizades.

Após os procedimentos no local o corpo de Lindomar Pereira da Silva, foi removido e sera necropsiado na sede da Unidade Regional do Instituto Técnico e Cientifico de Policia, Itep em Mossoró.

*Informações e imagens: O Câmera.

Ipea diz que mais de 1 milhão de pessoas saíram da extrema pobreza em 2012

Brasília – A desigualdade de renda registrou queda em 2012, apesar de o desempenho da economia ter sido considerado fraco. O Produto Interno Bruto (PIB) aumentou 0,9% no ano passado, enquanto a renda per capita das famílias cresceu, em média, 7,9%.

As famílias mais pobres, em especial, conseguiram evolução na renda maior do que a média, 14%, entre os 10% mais pobres da população. Os dados são do Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea), no estudo Duas Décadas de Desigualdade e Pobreza no Brasil Medidas pela Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios (Pnad), divulgado hoje (1º).

A população extremamente pobre (que vive com menos de US$ 1 dólar por dia) caiu de 7,6 milhões de pessoas para 6,5 milhões. A população pobre (que vive com entre US$ 1 e US$ 2 dólares por dia), de 19,1 milhões de pessoas para 15,7 milhões.

"Três milhões e meio de pessoas saíram da pobreza em 2012 e 1 milhão da extrema pobreza, em um ano em que o PIB cresceu pouco. Para a pobreza, o fundamental é o que acontece na base – cuja renda cresceu a ritmo chinês. O bolo aumentou com mais fermento para os mais pobres, especialmente para os mais pobres dos pobres", disse o presidente do Ipea, Marcelo Neri.

Os principais indicadores do crescimento dos rendimentos da população são a posse de bens duráveis – como televisão, fogão, telefone, geladeira e máquina de lavar – e o acesso a serviços públicos essenciais – como energia elétrica, coleta de lixo, esgotamento sanitário e acesso à rede de água.
A ampliação da posse de bens e de acesso a serviços se deve, em grande parte, a dois fatores: o aumento da renda do trabalho e o impacto do Bolsa Família. "Nos últimos dez anos, o protagonista da redução da desigualdade é a renda do trabalho, o coadjuvante principal é o Bolsa Família", diz o estudo. De acordo com o Ipea, de 2002 a 2012, 54,9% da redução da desigualdade foi devido à contribuição da renda do trabalho. O Bolsa Família contribuiu 12,2% para essa queda.

"O Bolsa Família é um custo de oportunidade social, tem mais impacto sobre a desigualdade do que a Previdência", informou Neri. A Previdência é o terceiro fator que mais contribui para a redução da desigualdade, 11,4% para os que ganham acima do piso do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) e 9,4% para os que ganham um salário mínimo (R$ 678). Se somados os dois grupos, a Previdência tem impacto superior ao do Bolsa Família.

*Agência Brasil.

Menino de dois anos passa por cirurgia de gravidez

Feto do irmão gêmeo foi absorvido no útero materno e desenvolvido no estômago da criança.

Um menino de dois anos de idade foi submetido a uma operação de nascimento após ser diagnosticado como grávido. O caso ocorreu em Huaxi, na China.

Xiao Feng foi levado ao hospital depois que seu estômago ficou muito dilatado. Ele havia começado a sofrer com dificuldades respiratórias.
Os médicos tiraram raios X e fizeram ressonâncias magnéticas no pequeno, descobrindo que ele estava com o feto de seu próprio gêmeo dentro do seu estômago. Uma cirurgia teve de ser realizada às presas.
O feto retirado media algo em torno de 20 cm, e já tinha uma coluna e membros completamente formados, como mãos e pés. Ele teria se desenvolvido no irmão, e se tornou tão grande que aumentou em quase dois terços o tamanho do estômago da criança.
Segundo Dr. Jonathan Fanaroff, neonatologista no Hospital Infantil de Cleveland, alguns gêmeos siameses podem sobreviver como “parasitas”, mas não quando um gêmeo absorve o outro. A criança foi levada para casa após a complicada cirurgia.

R7.com/J Belmont.