Numa visita feita na manhã de hoje, 16 de outubro de 2013, podemos perceber o quanto a Associação de Proteção aos Animais de Apodi-APA é importante para o nosso município.
Eribaldo Nobre (Jesus) nos mostrou todo o trabalho desenvolvido pela entidade e os seus projetos futuros.
Eribaldo Nobre (Jesus) nos mostrou todo o trabalho desenvolvido pela entidade e os seus projetos futuros.
Implantação de uma maternidade suína, além de uma pocilga dentro dos padrões, que pode ser a solução do problema de criação de suínos no matadouro público de Apodi, pois Eribaldo já ofereceu ao município, mas não houve interesse até o momento. Jesus mostrou, que o projeto é para 125 suínos e a previsão é para 2014.
Com isso, haverá uma produção e engorda dos animais. Pensando no meio ambiente, mostrou, que na pocilga será construído um decantador e um biodigestor para evitar a infiltração das fezes dos animais no solo e assim produzir adubo de qualidade para aplicar nas plantações.
Vimos também uma adutora de 2.100 metros de comprimento, o suficiente para abastecer a sua propriedade com plantios e criação de animais.
Depois, visitamos o canil, com 50 baias, de 7 a 8 cachorros cada baia e o gatil, com aproximadamente 500 gatos.
Sobre a ração, servida aos animais, Jesus disse que são doações da Associação de Proteção aos Animais de Mossoró-APAM. “De Apodi, também poderíamos ter ajudas, mas na verdade, não recebemos apoio”, disse Eribaldo Nobre.
Além dos animais citados, Jesus ainda abriga em sua propriedade, um rebanho de jumentos, que são recolhidos na BR 405, evitando-se assim, acidentes automobilísticos.