quinta-feira, 17 de outubro de 2013

CONSEPE aprova suspensão de vagas nos núcleos avançados da UERN

O Conselho de Ensino Pesquisa e Extensão da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (CONSEPE/UERN) aprovou por 18 votos a favor, nenhum contra e três abstenções, a suspensão da oferta de vagas iniciais do Processo Seletivo Vocacionado (PSV) 2014 para os 11 Núcleos Avançados de Educação Superior.
O colegiado seguiu a orientação do Conselho Estadual de Educação que decidiu ser necessária uma reavaliação da fórmula adotada em 2002, quando as vagas dos núcleos passaram a ser ofertadas. “ Atualmente, o Conselho vem compreendendo que cada curso deverá ter seu reconhecimento”, afirma a Pró-Reitora de Ensino, Inessa Linhares, explicando que isso implica em corpo docente, projeto pedagógico e infraestrutura.
Outro aspecto que provocou a necessidade da suspensão, conforme relatório apresentado pela professora Inessa, é a questão da baixa demanda no PSV e a evasão em relação a alguns cursos. Ela citou como um dos exemplos, o curso de Turismo da cidade de Areia Branca que teve um número de inscritos no PSV 2013 menor que o de vagas ofertadas e apenas nove alunos se matricularam. “Desde que foi criado esse curso teve 72 diplomados e 106 desligados. É uma evasão muito grande”, frisou.
Por outro lado, o Núcleo de Caraúbas foi considerado um sucesso pela demanda no PSV e permanência do aluno até o fim do curso. Mesmo assim, o núcleo terá que se enquadrar dentro das exigências do Conselho Estadual de Educação.
Na exposição de motivos, a Pró-Reitora defendeu a suspensão da oferta de vagas para fazer um planejamento estratégico, respeitando as demandas de cada um dos municípios. “ Não podemos ter sobreposições de cursos. Existem alguns núcleos em cidades que tem campi da UFRN e do IFRN”, destacou. Além disso, há o Fórum de Expansão das Instituições de Ensino Superior do RN formado pela UERN, IFRN, UFRN e UFERSA que está estudando a interiorização do ensino superior.
O Reitor Pedro Fernandes ressaltou que a medida é necessária por conta da determinação do Conselho Estadual de Educação. “Queria muito estar aqui criando núcleos, chegando a todos os municípios, mas estamos diante de uma situação com várias questões. Por muitos anos a questão social esteve acima de tudo, mas precisamos de um tempo para resolver os problemas acadêmicos e operacionais”, disse, frisando que não se trata de extinção dos núcleos, mas de se repensar a política de interiorização da UERN.
Durante a reunião ficou bem claro que os cursos com turmas já formadas irão até o fim. “Temos aulas previstas para até 2021. É preciso lembrar que essa é uma situação temporária”, acrescentou.
Uma comissão foi criada para tratar da reformulação dos núcleos Foram indicados a pró-reitora Inessa Linhares, o professor Ivanaldo Gaudêncio (professor do Departamento de Ciências Contábeis), Luís Marcos Guerra da Faculdade de Educação Física que será o presidente da comissão, Francisco Dantas Medeiros (de Ciências da Computação deCampus de Natal) representando os campi e o estudante de comunicação social Saulo Vale que representa os alunos.
Medicina e PSV - O CONSEPE adiou a votação da ampliação das vagas de Medicina de 26 para 60 e também a aprovação das vagas para todos os cursos no Processo Seletivo Vocacionado- PSV. Os dois pontos foram retirados da pauta para diligências. A UERN quer ofertar nova turma de Medicina já no próximo PSV. Por isso, a transferência também dessa votação.
O CONSEPE deve se reunir até o fim do mês para votar esses dois assuntos.


*Por: Maria Aglair de Abreu.

PF prende ex-vereador de Apodi durante operação de combate ao tráfico internacional de drogas

Esta semana, a Polícia Federal deflagrou em três estados brasileiros a Operação “Touro Branco”, que deu combate ao tráfico internacional de droga. No Rio Grande do Norte, foi presa uma pessoa. É um ex-vereador do município de Apodi, na região do Médio Oeste Potiguar. Sua prisão aconteceu na manhã desta quarta-feira, (16).

Como de costume, a Polícia Federal, não divulgou o nome do preso, mas, o Blog conseguiu sua identificação. Ele tem 44 anos, e trata-se de Ailton Deusimar de Souza.

Os mandados de prisão foram expedidos pela Justiça do Mato Grosso. No RN, os policiais federais de Mossoró, efetuaram a prisão do alvo local. Ele estava em sua residência e não esboçou reação.

Inicialmente, foi levado para Mossoró, depois para Natal e em seguida recambiado para o estado o Mato Grosso, onde fica a disposição da Justiça.

No ano de 2004, o ex-vereador tinha sido preso com 3 quilos de cocaína. Ultimamente, segundo a PF, ele estava planejando construir uma pista de pouso clandestina na zona rural da cidade de Apodi. As aeronaves que pousaria na pista, transportaria entorpecentes.

Blog Sidney Silva/O Câmera.

Aposentado de 73 anos é arrastado até a morte por um boi em zona rural de Luis Gomes, RN

Luis Gomes - O aposentado luisgomense João Fernandes de Santana, mais conhecido como "João Felipe", de 73 anos de idade, morreu na manhã desta quinta-feira (17), por volta das 7h00m, após ser arrastado por cerca de 200 metros quando caminhava puxando um boi com uma corda em direção ao açude da comunidade do sítio Lagoa do Mato, zona rural de Luis Gomes, Região do Alto Oeste Potiguar.
De acordo com informações repassadas pela PM o aposentado conduzia o animal em direção ao açude para dar água ao animal, puxando-o por uma corda que estava amarrada no pescoço do animal e consequentemente enrolado no seu braço.
Uma pessoa que estava naquelas proximidades presenciou o aposentado ser arrastado pelo referido animal e teria tentado ajudar ao aposentado, chegando ainda cortar a corda e soltar o animal, mas infelizmente o aposentado não resistiu e morreu no local (Parede do açude).
De acordo com seus familiares o aposentado já teria sido vitima outras vezes do mesmo animal, chegando a quebrar três dentes da boca, mas apesar da idade, era um homem bem disposto e incansável.
A Policia Militar foi avisada e se dirigiu ao local, onde fez o isolamento. O corpo foi removido do local e encaminhado ao hospital de Luis Gomes, onde deve ser examinado e liberado para sepultamento. O aposentado é sogro do Policial Militar Francisco Fernandes Maia (Sd PM Maia da RR).
Nossos pêsames aos familiares neste momento de tristeza e dor!
GALERIA DE FOTOS

Da Redação do Blog do Sargento Andrade/Passando na Hora.

Nilson de João Lucas cobra sede própria do legislativo apodiense

No grande expediente o Vereador Nilson de João Lucas fez uso da palavra na sessão ordinária da CMA, nesta quinta-feira, 17 onde afirmou que foi procurado por uma senhora cobrando e lamentando a questão de exames, questão levantada por ele na ultima sessão ordinária, salientando que isso não passa de uma falta de responsabilidade do poder executivo, deixando pessoas pobres sem condições de realizar seus exames.

O Vereador falou sobre a situação do abatedouro público, onde se encontra um verdadeiro caos, afirmando que não denunciou porque entende que varias famílias dependem dali, mas pediu que a casa se manifestasse sobre a questão, afirmando que o IDEMA esteve lá em semana e o mesmo corre perigo de fechamento devido a situação se encontra.

Nilson lembrou de uma viajem recente a Brasília dos Vereadores, lembrando de uma reunião que tratou da sede própria do legislativo, onde o chefe do executivo esteve presente, e foi discutido até o local da sede própria, afirmando que ele defendeu um projeto que pudesse ser concretizado, nesse período de tempo. O Vereador lembrou que o compromisso do prefeito era para o inicio da obra no mês de setembro, mas que até agora não foi feito nada, nem terreno, nem obra, nem pedra fundamental.

Ele lembrou da recente mudança dos secretários no poder executivo municipal, coisas que acontecem no dia a dia da atual administração. “Parece que nossa câmara está em um sonho de fadas, e só espero que ela acorde e coloque as coisas no seu devido lugar” comentou Nilson de João Lucas.


*Josenias Freitas.

Ângelo de Dagmar lamenta problemas na Maternidade de Apodi

No grande expediente em sessão ordinária da CMA nesta quinta-feira, 17 o Vereador Ângelo de Dagmar lamentou que mesmo diante do aumento do repasse pela PMA a Maternidade a direção ainda esteja atrasando os salários dos servidores, e ainda reclamou que a unidade esteja próxima de perder o atendimento do médico Dr. Pinheiro por não querer pagar o que um médico merece, propondo a formação de uma comissão para saber o porquê destes problemas.

Ângelo foi enfático e afirmou que esta semana novamente nossas gestantes foram para Mossoró para dá a luz aos seus filhos, e que esse problema vem acontecendo semanalmente, propondo que a casa averigue o porquê disso está acontecendo.


*Josenias Freitas.

Caern convoca 221 aprovados em concursos 2010 e 2013

A Companhia de Águas e Esgotos do Rio Grande do Norte (Caern) está convocando 221 candidatos aprovados nos dois últimos concursos da empresa, para que se apresentem nesta sexta-feira, dia 18. Do total de convocados, 39 são aprovados no concurso de 2010 para o cargo de agente administrativo em algumas cidades do interior, como Caicó, Pau dos Ferros e Assú. Eles podem se apresentar, às 8h, na sede da Caern em Natal, na Avenida Salgado Filho, 1555 – Tirol, ou nas sedes das regionais de Caicó, Mossoró, Pau dos Ferros ou Assú.

A lista completa está disponível no site da Caern e no site do Governo do Estado. Os convocados devem apresentar-se munidos de documentos pessoais, além de quatro certidões: certidão negativa da Justiça Federal, certidões cível e criminal da Justiça Estadual, e atestado de antecedentes criminais emitido pelo Itep. No caso desse último documento, o candidato também pode apresentar a requisição do atestado, caso ele não tenha sido emitido a tempo.

Estão sendo convocados aprovados para os cargos de analista de sistema (1), auxiliar de enfermagem do trabalho (1), auxiliar eletromecânico (15), auxiliar mecânico de manutenção (10), auxiliar mecânico geral (4) auxiliar operador de sistema de água e esgoto (83), operador de sistema de água e esgoto e veículo médio (5), auxiliar sondador (2), engenheiro civil (5), engenheiro eletricista (3), engenheiro mecânico (4), técnico em engenharia/controle ambiental (7), técnico em engenharia/edificações (23), técnico em engenharia/eletrotécnica (12), técnico em engenharia/mecânica (2), técnico em engenharia/topografia (1), técnico em manutenção de computadores (2), e técnico em segurança do trabalho (2).

Apresentação

Os convocados têm 30 dias para se apresentar, mas a Caern alerta para que isto não seja feito de última hora, tendo em vista a necessidade de apresentar documentos que nem sempre ficam prontos no mesmo dia em que são solicitados, como é o caso de exames médicos e certidões negativas. Além disso, as contratações na empresa são efetivadas sempre nos dias 1º ou 15 do mês, ou seja, antes destas datas devem estar todos os documentos entregues à empresa.


Fonte: Jair Gomes.

DETRAN: CALENDÁRIO DE LICENCIAMENTO

DETRAN: CALENDÁRIO DE LICENCIAMENTO