sábado, 19 de outubro de 2013

III Feira de Ciência do Semiárido Potiguar

Professora Joelina diz: Quero agradecer a grande ajuda do Professor Maxwell Silva. Lembrando ainda das alunas do Ensino Fundamental da Escola Estadual Valdemiro Pedro Viana Cibely Costa, Karollayne Gama e Jamilly Varela pelo excelente trabalho desenvolvido na III Feira Regional de Ciências do Semiárido Potiguar em Apodi/RN. Desejo muito tê-las no próximo ano como pesquisadoras, pois são educadas, disciplinadas, comprometidas, esforçadas, possuidoras de grande potencial.
Professor Evanildo diz:  Parabéns a todos os cientistas da Escola Estadual Valdemiro Pedro Viana, agradeço os esforços e dedicação para com os projetos. Espero que eu tenha contribuído de forma significativa para a aprendizagem de todos. Os alunos do 3º ano estão prontos ou "quase prontos" para ingressarem nas pesquisas das universidades e os alunos do 2º ano estou pronta para recebe-los e apoiá-los no próximo ano com suas ideias.

Jovem é perseguido e morto com vários tiros na cidade de Caraúbas

Por volta das 12h deste sábado (19), no Bairro mais populoso de Caraúbas/RN, “o Leandro Bezerra”, o jovem Raniele Ferreira da Silva, conhecido como “Coveiro”, 24 anos, foi alvejado por disparos de arma de fogo.

O jovem Raniele, segundo relato de testemunhas, teria sido perseguido por dois elementos em uma moto, que ao se aproximarem efetuaram vários disparos de arma de fogo contra a vítima, que correu para dentro do Bar de Maurício e os elementos evadiram-se do local. 

A guarnição da Polícia Militar de Caraúbas foi acionada e chegando no local a vítima ainda se encontrava com vida e foi encaminhada para o Hospital Regional Dr. Aguinaldo Pereira da Silva, mas deu entrada já sem vida, com no mínimo cinco perfurações de armas de fogo. Todas as perfurações do lado esquerdo do peito. Apesar do crime ter ocorrido em local densamente povoado, ninguém reconheceu os assassinos e, novamente a população daquele bairro não souberam repassar à polícia informações detalhadas sobre o autor dos disparos e a lei do silêncio impera no setor.

Segundo informações, o jovem Raniele Ferreira da Silva era acusado de diversos furtos pela cidade de Caraúbas. Seu corpo se encontra neste momento na pedra do Hospital, aguardando o Instituto Médico Legal de Mossoró/RN. O assassinato será investigado pela Polícia Civil.

*Informações e imagens: Icém Caraúbas.

Documentário ‘40 Horas na Memória’ emociona professores

Numa plateia formada por professores da rede municipal de educação de Macaíba, se emocionaram ao assistir a exibição do filme documentário “40 Horas na Memória: Resgate da Experiência dos Alunos de Paulo Freire em Angico/RN”, produzido pela equipe de comunicação da Universidade Federal Rural do Semi-Árido. A exibição aconteceu no Seminário Paulo Freire: Memórias e Experiências, promovido pela Prefeitura de Macaíba.

Após a exibição aconteceu a Mesa Redonda 40 Horas, 50 anos depois: Paulo Freire de Angicos, Angicos de Paulo Freire, com o professor Marcos Guerra e o jornalista da Ufersa, Passos Júnior, diretor do documentário. “Imaginem a minha emoção ao vê esse filme”, confessou o professor Marcos Guerra, que na época coordenou o Círculo da Cultura, do Projeto 40 Horas de Angicos.

Para Marcos Guerra, o vídeo tem valor incalculável ao retomar um trabalho pioneiro desenvolvido pelo pedagogo Paulo Freire. Na época, estudante de Direito da UFRN, ele participou efetivamente da montagem, mobilização e execução do projeto em Angicos. “A logística partia do conceber, escrever, tirar do papel, avaliar e expandir esse metodologia”, afirmou.

Ainda segundo o advogado, a proposta era universalizar a educação com a aprendizagem voltada para a vida. “Toda a atividade de casa ou do trabalho servia de reforço para as atividades em sala de aula”, afirmou, exaltando os depoimentos dos 19 ex-alunos Freireanos, como exemplo concreto do que acontecer em 40 Horas, há exatamente 50 anos atrás.


Coube ao jornalista, Passos Júnior, apresentar o documentário que é fruto de um projeto de extensão desenvolvido pela Universidade Federal Rural do Semi-Árido, com o objetivo de resgatar iniciativa pioneira de Paulo Freire no sertão central de Angicos. “É gratificante poder mostrar o nosso trabalho para uma plateia de professores que estuda e coloca em prática os ensinamentos de Paulo Freire”, afirmou Passos, ao agradecer o convite da Prefeitura de Macaíba.

O documentário “40 Horas na Memória: Resgate da Experiência dos Alunos de Paulo Freire em Angico/RN” tem como protagonistas 19 ex-alunos do Projeto 40 Horas de Angicos, desenvolvido pelo educador Paulo Freire naquele município, em 1963. O filme mostra o recorte histórico de como aconteceu e o que representou o projeto na vida dos ex-alunos.

O roteiro abrange cinco temáticas: o cotidiano de Angicos à época; as aulas; Paulo Freire; o que mais marcou e, por último, o legado deixado. Com duração de 30 minutos, o documentário tem direção de fotografia de Eduardo Mendonça, reportagem e roteiro de Renata Jaguaribe, edição de Diego Farias, produção de Amanda Freitas, assistentes de produção, Higo Lima, Vanessa d’Oliviêr, Valéria Dantas e Cinara Ribeiro. O filme conta com participação especial do poeta cordelista Hailton Mangabeira, na apresentação, e do músico Carlos Zens, assinando a trilha sonora.

*UFERSA.

Estudante de direito contesta números governista


*Vi no Blog de Josenias Freitas.
Parece mesmo é, que esqueceram das promessas de campanha e só sabem olhar as coisas pelo retrovisor. O povo também observa as coisa. O povo está ficando cansado e as coisas não acontecem...

148ª Morte violenta em Mossoró em 2013

Quatro elementos armados invadem residência no Bairro Belo Horizonte e tentam executar o casal que estava dormindo. Um jovem morreu e sua esposa ficou ferida. A motivação pode está relacionado à vingança.
A ação criminosa aconteceu por volta de 2 horas e 30 minutos de sábado 19 de Outubro, na Rua Pedro Gomes de Oliveira, próximo a Praça Vilma Maia no Bairro Belo Horizonte em Mossoró no Rio Grande do Norte.

Antes de invasão a residência, os elementos desligaram a energia da rua. Segundo informações, eles explodiram o transformador de energia, próximo o local do crime.

Paulo Bruno Ferreira de 18 anos de idade, foi alvejado com cerca de 7 disparos de arma de fogo, sendo um na cabeça e os demais no tórax e abdômen. Sua companheira “H.R.S.M” de 17 anos, natural da cidade de Baraúna foi alvejada três vezes, na perna e na cabeça. O casal foi socorrido para o Hospital Regional Tarcísio Maia. Paulo Bruno perdeu massa encefálica e não resistiu. A adolescente passará por procedimentos médicos.

Segundo informações, Bruno e sua esposa foram surpreendidos por quatro indivíduos que quebraram a porta da frente da residência e efetuaram os disparos. O casal estava dormindo em uma rede no momento da ação criminosa. A policia acredita que os acusados utilizaram uma arma tipo espingarda e pistola ou revolver na ação contra o casal.

Familiares informaram a policia, que Bruno tinha envolvimento com o uso de droga. A adolescente disse que o crime pode esta relacionado à vingança. Segundo ela, Bruno estaria envolvido com a morte de Josiran Pereira dos Santos, 19 anos, ocorrido na madrugada de sexta feira 18, no mesmo bairro. A policia não confirmou a informação, mas encontrou dentro da casa do casal uma espingarda, que pode ter sido a mesma usada para matar, Josiran. A arma foi conduzida a delegacia de Plantão.

*Informações e imagens: O Câmera.

Polícia Federal desarticula quadrilha que traficava drogas no interior do RN

A Polícia Federal prendeu na tarde desta sexta-feira, 18 de Outubro na Br 405, município de Luís Gomes, Região do Alto Oeste do Rio Grande do Norte, cinco homens acusados de tráfico de drogas, sendo quatro potiguares e um cearense. Eles foram flagrados com 341,3 quilos de maconha. A Droga vinha de São Paulo e seria revendida no interior do RN.

A prisão do bando ocorreu quando os policiais fizeram a abordaram, na entrada da cidade, de um Fox e um Citroen C4 que conduziam os suspeitos. A droga estava acondicionada no compartimento traseiro de um dos carros.

A ação foi resultado de um trabalho de investigativo que já vinha se desenrolando há seis meses. A maconha vinha de São Paulo.
Depois de autuados na Lei de Entorpecentes, os suspeitos foram encaminhados para a Penitenciária Estadual do Seridó, “Pereirão”, em Caicó, onde deverão permanecer à disposição da justiça.

Um dos envolvidos, de 29 anos, acusado de ser o líder da quadrilha, já havia sido preso anteriormente pela PF por envolvimento com tráfico de entorpecentes e cumpria pena em regime semiaberto.
Somente em 2013, a Polícia Federal já apreendeu no RN, um total de 722 quilos de drogas. A maior quantidade é de maconha.

Setor de Comunicação Social da PF no Rio Grande do Norte Telefones: (84) 3204.5588/5502 Twitter: cs_srpfrn e-mail: cs.srrn@dpf.gov.br ou cs.srrn@gmail.com
*Informações e imagens: O Câmera.

EXPECTATIVAS DE MUDANÇAS NO APODI ESTÃO DIMINUINDO CADA VEZ MAIS

Justiça determina bloqueio de mais de R$ 7 milhões nas contas do Estado para pagamento de dívida com Hospital da Mulher

Mais uma vez a justiça determinou o bloqueio de R$ 7.148.019,54 nas contas do Estado para pagamento de dívida com Hospital da Mulher, referentes aos meses de agosto, setembro e outubro de 2013. O Estado limitou-se a informar o pagamento dos valores referentes apenas ao mês de julho, requerendo novo prazo para pagamentos dos demais meses. Veja a decisão abaixo.

DECISÃO Vistos etc. Trata-se de pedido de cumprimento de obrigação de fazer, consistente no repasse da verba devida ao Hospital da Mulher Parteira Maria Correia, que não está sendo cumprida pelo réu, requerendo o autor o bloqueio dos valores suficientes ao cumprimento da obrigação correspondente aos meses de julho, agosto, setembro e outubro do corrente ano.

Intimado para comprovar o efetivo repasse dos valores de custeio do Hospital da Mulher, que se encontra sob intervenção judicial, o Estado limitou-se a informar o pagamento dos valores referentes apenas ao mês de julho, requerendo novo prazo para pagamentos dos demais meses.

É o que importa relatar. Decido. A ausência de cumprimento da decisão proferida nos presentes autos não encontra justificativa, pois não existiu a interposição de recurso contra a decisão em comento, nem foi noticiado nos autos qualquer medida que a suspenda. Ressalte-se que, intimado para comprovar o efetivo repasse dos valores correspondentes à obrigação de pagar ora tratada, o réu limitou-se apenas a requerer novo prazo para cumprimento da mesma sem apresentar qualquer justificativa plausível para seu inadimplemento, bem como sem que tenha apresentado nenhum prazo razoável para cumprimento da obrigação.

Assim, em atenção à urgência da alegação, determino o bloqueio on line do valor de R$ 7.148.019,54 (sete milhões cento e quarenta e oito mil dezenove reais e cinquenta e quatro centavos), referente aos meses de agosto, setembro e outubro do ano corrente, nos termos da documentação de fls. 13692/13725 e planilha de orçamento de fl. 13695. Expeça-se alvará liberando o valor bloqueado em favor do Hospital da Mulher Parteira Maria Correia, representado pelo interventor judicial Sr. Inavan Lopes da Silveira, portador do CPF nº 293.179.244-68, para que efetue os pagamentos correspondentes às despesas do estabelecimento hospitalar durante os meses de agosto, setembro e outubro do ano corrente, devendo comprovar nos autos, no prazo máximo de 05 (cinco) dias, em razão da proximidade do termo final da intervenção judicial, apresentando a respectiva prestação de contas. Publique-se. Intime-se as partes. Cumpra-se.

Natal/RN, 15 de outubro de 2013. AIRTON PINHEIRO Juiz de Direito.

*Via JBelmont.