terça-feira, 22 de outubro de 2013

ERIBALDO NOBRE CONTINUA COM SEU TRABALHO EM APODI

Estivemos na propriedade de Eribaldo Nobre (JESUS), na semana passada, e podemos perceber a sua dedicação com o que ele realmente faz.
Jesus presta um serviço ao povo de Apodi, que a sua importância não podemos avaliar. Faz anos, que o mesmo chegou em Apodi, e implantou o "Lar da Criança Pobre de Apodi", escola que acolheu a muita gente. Na escola, também oportunizou professoras a lecionarem e começarem a carreira de form prazerosa com muita credibilidade.
Nos dias atuais, o "Lar da Criança Pobre de Apodi" não é percebido por muitos, mas ainda atende aproximadamente a 100 crianças no bairro IPE, em Apodi.
Em seu trabalho, Jesus sempre pensou na melhora para as pessoas de Apodi.
Ainda nos dias atuais, ele gera vários empregos em sua propriedade, que fica na Chapada do Apodi. Tem 4 (quatro) funcionários para cuidarem de um canil e um gatil, onde abriga vários animais abandonados. 
No canil, vimos 300 animais fêmeas e 110 machos. Separados, para não cruzarem e assim evitar o aumento do rebanho. 
No gatil, também vimos aproximadamente 500 gatos, que as pessoas muitas vezes querem se livrar deles e levam para serem cuidados por lá.
Perguntamos a Jesus, de onde ele tira a ração para tantos animais, e o mesmo nos respondeu, que a ração vem da APAM (Associação de Proteção dos Animais de Mossoró) e que de Apodi, infelizmente não tem contribuição.
Além de cuidar desses animais, Jesus ainda tem um rebalnho de jumentos em sua propriedade, onde são recolhidos da BR405, para se evitar acidentes automobilísticos.
Em sua propriedade, Jesus também nos mostrou um plantio de milho, que serve de ração para animais. São 18 hectares, que não param de produzir milho para encilagem e gerando em torno de 10 empregos direto.
Animais do Canil:
 Animais do Gatil:
Bois
Jumentos
Plantio de milho
Muito bonito o trabalho desse cara! Parabéns Jesus!

ANIVERSARIANTES DE HOJE

 Flávia Daniele, que Deuste ilumine sempre os seus passos!
Parabéns pelo aniversário!!!
Célia Moreira (Celhinha), parabéns, muitos anos de vida e muitas felicidades!!!
 Xavier Freire, parabéns e muitos anos de vida!!! Não queira ser o bola mucha!
Leodecio Carlos, parabéns e tudo de bom!!!

MÚSICA NA ESCOLA: Conselho Nacional de Educação (CNE) envolve especialistas e produz documento para tirar a Lei 11.769/08 do papel

O Brasil deve ganhar ainda neste ano um documento que entrará para a história da educação musical: as Diretrizes Curriculares Nacionais para o Ensino da Música na Educação Básica. O texto regulamentará a Lei 11.769/08, que há cinco anos tornou obrigatório o ensino da música no Ensino Básico e deu prazo de três para a sua implantação. Sozinho, o texto não será capaz de reverter o cenário atual – faltam professores e espaços adequados, entre outros entraves, mas é um avanço.
 
Para formatar o currículo do ensino de música na escola, uma comissão do Conselho Nacional de Educação (CNE) percorreu entre o final de 2012 e o primeiro semestre deste ano as cincos regiões do país em audiências públicas e debates com universidades, gestores, professores, educadores musicais e entidades ligadas ao tema, como a Associação Brasileira de Educação Musical (ABEM).

Nesse processo houve consenso: é preciso priorizar um currículo que contemple educação musical fundamentada na diversidade cultural brasileira.
 
Outra questão unânime é a necessidade de se criarem currículos específicos para as artes visuais, música, dança e teatro. Também foram assuntos recorrentes a formação inicial e continuada e a abertura de concursos públicos específicos para professores com licenciatura ou bacharelado em Música.

ENTRAVES. 
 
A presidente da comissão do CNE, Malvina Tuttman, destacou o formato inovador das audiências, que permitiu ouvir dezenas de profissionais ligados à educação musical. No entanto, alertou que apenas a proposta não garante que a música chegará à sala de aula. “Não será um documento salvador, mas o possível”, disse.

A presidente da ABEM, Magali Kleber, reconhece que o cumprimento da lei depende da evolução da educação como um todo. "É importante que esta lei esteja vinculada com as diversas dimensões relacionadas com a melhora da educação básica", afirma.

O secretário-adjunto de educação do Estado de São Paulo, João Cardoso Palma Filho, espera que o documento resolva uma contradição: a Lei 11.769/08 não obriga a formação específica em música em nível superior, mas a Lei de Diretrizes e Bases (LDB) impede a contratação de professores sem licenciatura ou bacharelado. "São Paulo não contratou nenhum professor atendendo à lei. Os formados em cursos de licenciatura vão para as escolas particulares", diz.

A professora Iveta Borges, da Unesp, autora da pesquisa “Música na escola: desafios e perspectivas na educação contínua de educadores da rede pública”, lamenta a falta de apoio. "Infelizmente a lei ainda não aconteceu. As escolas e os professores querem, mas é preciso vontade política das secretarias de educação".

POSSIBILIDADES. Os especialistas concordam que o maior obstáculo para a educação musical integral e de qualidade é a falta de professores. Além disto, a grande maioria não tem formação específica. Dados do Ministério da Educação mostram que, em 2012, o Brasil formou 29.195 docentes em Artes, sendo apenas 1,435 mil com licenciatura ou bacharelado em Música.

Apesar deste cenário, há experiências exitosas no ensino da música no Brasil, como em Mogi das Cruzes (SP). Sob a coordenação da professora Iveta Borges, durante três gestões seguidas a Secretaria Municipal de Educação desenvolveu o projeto "Tocando, Cantando... fazendo música com crianças”, com formação de professores, sensibilização musical de alunos e publicação de diversas pesquisas.

Palma Filho afirma que o governo paulista estuda duas medidas para melhorar a atuação do professor de Música: formar o docente de artes em curso de Música com um ano de duração e formar músicos em pedagogia. "Estamos conversando com o sindicato dos músicos sobre esta possibilidade", revela. Magali defende uma formação específica para cada linguagem das artes. "Tivemos uma experiência traumática com a polivalência. Creio que a formação em Música deva dar ao professor condições para atuar com o conhecimento de seu objeto de estudo, e não cair na armadilha de formações aligeiradas para se cumprir a lei", alerta.

CONTEÚDOS. Outro tema debatido nas audiências públicas do CNE foi a definição do conteúdo em sala de aula, já que a música apresenta grande diversidade de sons, ritmos e estilos. A expectativa é que as novas diretrizes curriculares indiquem o caminho, e Iveta sugere três vertentes: música popular, popular tradicional e erudita.
 
Para Magali, os conteúdos para se compreender a linguagem musical devem estar contextualizados. "O importante é que tenhamos os conhecimentos construídos desdobrados das atividades de performance, apreciação, fruição musical, respeitando-se a diversidade cultural – essa é uma premissa – e ampliando a capacidade de leitura de mundo pela multiplicidade que a arte possibilita", afirma.
 
Após o CNE publicar as Diretrizes Curriculares Nacionais para o Ensino da Música na Educação Básica, caberá ao Ministério da Educação fazer a homologação do documento. A partir daí, as redes estaduais e municipais terão elementos concretos para assegurar aos estudantes brasileiros o direito ao aprendizado da Música.
 
Fonte: http://artenaescola.org.br

Bandidos explodem agencia do Banco do Brasil na cidade de Governador Dix Sept Rosado

Quatro homens fortemente armados explodiram o prédio onde funciona a agencia do Banco do Brasil da cidade de Governador Dix Sept Rosado no Rio Grande do Norte. A ação criminosa aconteceu por volta de 2 horas da madrugada de terça feira 22 de Outubro de 2013.

Segundo informações os indivíduos chegaram à cidade em um carro tipo Siena de cor prata usando roupas camufladas e foram direto para agencia. Eles quebraram a porta de vidro com um disparo de escopeta e jogaram bananas de dinamite, numa tentativa de explodir o prédio e o caixa o eletrônico. Como uma das dinamites não explodiu, os elementos que estavam armados de escopeta calibre 12 fugiram atirando em via publica. Eles não conseguiram levar dinheiro.


O bando fugiu por uma estrada carroçável que da acesso a cidade de Upanema. O carro foi encontrado abandonado no assentamento Lorena que fica localizado entre as cidades de Governador e Upanema.


*Informações e imagens: O Câmera.
 

150ª Morte Violenta em Mossoró em 2013

Servidor da Prefeitura de Mossoró reage à tentativa de assalto e foi morto com um disparo de arma de fogo na cabeça, quando saia de casa para trabalhar, por volta de 7 horas da manhã.

Raimundo Nonato Ferreira da Silva, 56 anos, funcionário público, morador da Rua Pedro Leite de Oliveira, alvejado com um disparo de arma de fogo na cabeça, na manhã de terça feira, 22 de Outubro de 2013 em Mossoró e morreu no local.


Segundo informações, Raimundo Nonato teria saído de casa para o trabalho, quando foi abordado por dois indivíduos em uma motocicleta que anunciaram um assalto. Nonato teria reagido, lutado com os assaltantes e esse seria o motivo que teria levado os indivíduos a atirarem contra o mesmo. Pedaço de roupa dos acusados ficou no local do crime.


Uma ambulância do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência, Samu, foi ao local, mas Nonato já estava sem vida. A Policia Militar fez o isolamento da área até a chegada da equipe do Instituto Técnico e Cientifico de Policia, Itep, que após os procedimentos Perinecroscópicos, removeu corpo para a sede do órgão em Mossoró.


A Policia trabalha com a hipótese de latrocínio, já que foram levados objetos pessoais da vítima.


*Informações e imagens: O Câmera.
 

Crime de homicídio na cidade de Barauna

Edson da Silva, "Quinca Targino", 34 anos de idade, foi morto por disparos de arma de fogo na rua Professor Antonio da Graça Machado, na cidade de Baraúna, na noite de segunda feira, 21 de Outubro de 2013.

Segundo informações, Edson estava em uma bar próximo a sua casa quando dois indivíduos em um carro de cor prata se aproximaram e efetuaram vários disparos, Edson ainda tentou escapar dos seus inimigos mais foi alcançado e morto. Segundo o perito Renildo Marcelino Edson foi atingido por seis disparos.


A policia não descarta uma tentativa de latrocínio "roubo seguido de morte". Edson era agiota e no seu bolso foi encontrado quase Dez Mil Reais 2,500 em dinheiro e o restante em cheque predatado.


A Policia Militar fez o isolamento da área ate a chegada da equipe do Instituto Técnico e cientifico de Policia que fez a pericia no local e a remoção do corpo para a sede do órgão em Mossoró.


*Informações e imagens: O Câmera.
 

Acidente deixa oito mortos em Ceará-Mirim

Um acidente envolvendo um Kadett vermelho e uma caminhonete Hilux SW4

Uma colisão entre dois carros matou oito pessoas, na manhã desta segunda-feira (21), em Ceará-Mirim. O acidente aconteceu no Km 144, da BR 406, próximo ao estádio Barretão. Informações repassadas pela Polícia Rodoviária Federal dão conta que o veículo Kadett estava sendo utilizado para transporte de passageiros e carregava nove pessoas.


O carro estava indo com destino a cidade de Taipu e o motorista tentou cruzar a pista para chegar ao acesso à comunidade Primeira Lagoa. Neste momento, o motorista da caminhonete Hilux, que trafegava no sentido contrário, teria sido surpreendido com o movimento brusco do motorista do Kadett e acabou batendo.


A Hilux, de placas NNM-545, atingiu a lateral do Kadett, de placas KSI-3185. Com o impacto, o carro rodou e saiu da pista. Uma criança de quatro meses que estava no Kadett foi arremessada e morreu na hora. Além dela, uma criança de quatro anos estava no mesmo veículo e foi socorrida por uma equipe do SAMU.


Os outros ocupantes do Kadett morreram no local, incluindo uma mulher grávida. Já o motorista da Hilux teve apenas escoriações e também foi socorrido. O motorista do Kadett foi identificado como Francisco Cosme do Nascimento de 41 anos.


De acordo com o inspetor Roberto Cabral, ele pode ter cometido um erro grave, tendo cruzado a rodovia sem esperar a passagem da Hilux. O policial destacou também que, além desse erro fatal, outro erro grave do motorista do Kadett foi ter colocado mais passageiros do que a capacidade do carro permitia. As vítimas do acidente foram identificadas como: Alessandro Gomes de Oliveira, de 22 anos; João Trajano da Silva, de 76 anos; Francisca Canindé do Nascimento, de 27 anos; Elba Ferreira Barbosa, de 44 anos; Luciana Silva Nogueira, de 27 anos; Débora Isabel Nogueira de Lima, de 4 meses; e Ana Lúcia Silvia de Almeida, de 14 anos, que estava grávida.


BO/JBelmont.

DETRAN: CALENDÁRIO DE LICENCIAMENTO

DETRAN: CALENDÁRIO DE LICENCIAMENTO