sábado, 2 de novembro de 2013

FUNE PLANOS COM VOCÊ NO DIA DE FINADOS

A FunePlanos montou sua barraca no Cemitério Parque da Saudade em Apodi neste Dia de Finados. Com a movimentação intensa no Cemitério, a empresa não poderia deixar de oferecer um melhor conforto aos visitantes no dia de hoje, com café, chá, água mineral e verificação de pressão arterial das pessoas, que necessitavam.
 A equipe esteve na entrada do Morada da Paz, durante todo o dia e provou a importância do respeito com as famílias apodienses.
 Verificação da pressão arterial.
 Mensagem da FunePlanos.
 Barraca na entrada do Cemitério Morada da Paz.
Foi intensa a movimentação, durante todo o Dia de Finados no Morada da Paz em Apodi.
Pessoas de motos, de carros e de a pé, procurando visitar os túmulos dos entes queridos, que passaram a morar ali.

Vereadores encaminha relatório para o Ministério Publico com mais de 60 denuncias contra prefeito de Apodi

Os seis vereadores do grupamento oposicionista de Apodi protocolou cerca de 60 denúncias junto ao Ministério Público Estadual (MPE), relatando possíveis irregularidades detectadas por eles na gestão do prefeito da cidade, professor, Flaviano Moreira Monteiro (PCdoB).

O relatório fora encaminhado ao Ministério Publico no final do mês de agosto e estão sendo analisado pelos promotores que atuam na Comarca de Apodi para em seguida tomar as providencias necessárias. Outras denuncias também foram encaminhas para os Tribunais de Contas do Estado (TCE) e Tribunal de Contas da União (TCU).


Os vereadores que fazem parte do grupamento oposicionista estão fazendo uma verdadeira força tarefa. O objetivo das denúncias apresentadas ao MPE, TCE e TCU é que seja feita uma total apuração das possíveis irregularidades e que a mesma denúncia para que fique definido se houve ou não a prática de improbidade administrativa por parte do executivo apodiense.


Entre as varias denuncias elas estão casos que envolvem várias secretarias como é o caso da de turismo em que segundo o relatório dos vereados, os integrantes da pasta recebem, mas não trabalham, outros relacionados à contratação de serviços, imóveis e veículos, acúmulo de cargos e desvio de função. Ao todo o documento apresentado contém 166 páginas juntamente com as provas.


O documento foi assinado pelos vereadores, Nilson Fernandes, Junior Souza, Laete Oliveira, Filho Neto, Bráulio Ribeiro e Costinha. Os edis mostram através do relatório alguns indícios de ações que não condizem com a Lei Orgânica do Município (LOM).

A reportagem de O Vale do Apodi tentou um contato com o prefeito Flaviano Monteiro para o chefe do executivo apodiense comentar o assunto, mas não conseguiu êxito.

*Por: Márcio Morais/ICÉM CARAÚBAS.

Polícia investiga presença de porcos em lixão

As famílias que moram no Assentamento Casulo denunciam o sofrimento que passam devido a presença do Lixão de Apodi. Localizado há cerca de 300 metros do local onde o lixo é depositado, o assentamento sofre com a presença de fumaça e moscas.
"A gente não pode comer, dormir, nem respirar direito por causa da fumaça que vem do lixão. Já denunciamos o caso, mas nada é feito. As queimadas continuam acontecendo no lixão e nós somos os principais prejudicados. A resposta que recebemos é que vão tirar o lixão daqui, mas até agora ninguém fez nada a não ser promessa", desabafa a moradora Alamy Karen Gomes, que mora no local há 14 anos.
O mesmo drama é relatado pelo agricultor Edgar Gomes Nobre e sua esposa Lindalva Campos. "Aqui ninguém pode comer direito porque o fedor é grande. Tem dia aqui que até água a gente tem dificuldade para beber porque a fumaça entra em todos os lugares. Fica tudo branco como uma névoa. As crianças são as que mais sofrem com problemas respiratórios", afirmam.
As queimadas que os moradores se referem ocorrem nas montanhas de lixo acumuladas no terreno logo atrás das casas. Tanto os catadores como os moradores do assentamento afirmam que são os próprios funcionários da Prefeitura que ateiam fogo no lixo.
No entanto, o secretário municipal de Urbanismo, Júnior Costa, nega essa informação e acrescenta que os focos de fogo que existem no lixão são ocasionados pela presença de gases que surgem pelo acúmulo do lixo. "Nossos funcionários são orientados a não queimar nada. O que ocorre é a presença de gases e nesse caso é muito difícil controlar", afirma.
Ele acrescenta ainda que o lixão de Apodi deverá ser extinto no próximo ano, quando entrará em execução o aterro sanitário através de consórcio entre vários municípios, cujo lixo será levado para Pau dos Ferros, onde será construído um local apropriado.
O secretário disse ainda que enquanto o lixão não é desativado a Prefeitura já está tomando algumas providências para tentar sanar alguns problemas. "Já estamos providenciando a instalação de uma guarita para limitar o acesso de desconhecidos ao lixão e isso já vai melhorar muito porque o próprio fogo pode estar sendo colocado por pessoas estranhas que vão ao local", destaca.
Por dia são recolhidas cerca de 30 toneladas de lixo em toda a cidade de Apodi e depositadas no terreno.
A Polícia Civil de Apodi e o Ministério Público, através do promotor de Justiça Sílvio Brito, estão investigando denúncias de que porcos estavam sendo levados e soltos para se alimentar no lixão da cidade. A situação se agrava ainda mais tendo em vista que há ainda a suspeita de que os animais eram vendidos e abatidos para comercialização da carne em municípios como Mossoró e Baraúna.
Após denúncias da população, os policiais capitaneados pelo delegado Renato Oliveira estiveram no lixão e comprovaram a prática. Eles fizeram fotos e vídeos que foram anexados ao inquérito em andamento. Segundo o delegado, o dono dos animais já foi identificado e deverá ser intimado nos próximos dias para prestar esclarecimentos. "Policiais comprovaram a presença dos porcos se alimentando no lixão, no entanto a notícia foi divulgada na imprensa e não pudemos fazer o flagrante de quem estava levando os porcos. Nos últimos dias os animais deixaram de ser levados, justamente para evitar que pegássemos, mas já sabemos quem é o dono e onde fica o criadouro", revelou o delegado.
Segundo relato de catadores que trabalham no lixão de Apodi, a prática já vinha ocorrendo há muito tempo e cerca de 200 porcos eram levados todos os dias durante a noite para comer os restos de lixo no local. "Eles soltavam os bichos aí para passar a noite fuçando e comendo. De manhã cedinho vinham buscar", revelou o catador Francisco Uandino de Morais, que há quase dois anos trabalha no local catando material reciclável.
A polícia já apurou também que os animais são levados para Mossoró e Baraúna. "Na próxima semana o dono dos porcos será ouvido e vamos querer saber dele para quem os animais eram repassados. É possível que esses compradores não saibam da prática de levar os animais para o lixão, mas mesmo assim eles serão intimados para serem ouvidos", disse o delegado.
O promotor de Justiça Sílvio Brito, que atualmente está respondendo pela Promotoria que trata sobre crimes ambientais em razão de férias do promotor titular, informou que já conversou com representantes da Prefeitura e da Polícia Civil e que ficou surpreso por descobrir que o município não possui sequer um departamento de Vigilância Sanitária. "Não acreditei quando tive essa informação. É uma vergonha uma cidade do tamanho de Apodi não ter Vigilância Sanitária. Um departamento pequeno que com pouca estrutura poderia ser colocado em funcionamento. Tivemos a informação de que nesse mesmo rebanho houve uma mortandade grande de porcos por contaminação, mas como vamos saber o que realmente aconteceu se não há como comprovar?", indaga o promotor.
Sobre a mortandade, o delegado disse que recebeu a informação de que mais de 100 porcos morreram de uma vez após ingerir algo contaminado no lixão. "Ninguém comprovou nada ainda, mas existe essa suspeita. Sabemos também que o proprietário se desfez de muitos outros animais e que agora está com o rebanho reduzido e preso num chiqueiro. Acredito que esteja evitando um possível flagrante", declara o delegado.
O proprietário dos porcos será intimado e será ouvido pelo bacharel Renato Oliveira. "Temos as fotos que comprova a presença dos porcos. Ele terá que nos explicar onde esses porcos eram vendidos e apontar as pessoas que compram", afirma o delegado. O acusado poderá ser enquadrado por crime ambiental.

LIXO HOSPITALAR
O perigo de contaminação no local é ainda maior com a presença de lixo hospitalar no lixão. O material é depositado numa vala que fica aberta e exposta ao ar livre, o que possibilita que animais possam entrar em contato com seringas, restos de medicamentos e de produtos químicos. "A gente que cata lixo aqui tem que ter muito cuidado porque é tudo espalhado. Os bichos acabam entrando na vala e fuçam tudo", relata um dos catadores.
De acordo com o secretário municipal de Urbanismo, Júnior Costa, já está em processo de licitação o contrato de uma empresa especializada para recolher o lixo hospitalar e depositar em local apropriado.

*Fonte: Jornal Gazeta do Oeste.

NO DIA DE FINADOS, FUNE PLANOS ESTÁ COM VOCÊ

Neste Dia de Finados, a FunePlanos se solidariza com as famílias apodienses, leva sua estrutura para os cemitérios e oferece café, chá e água mineral.
Ao visitar os túmulos de seus entes queridos, não deixe de passar na barrca da FunePlanos.
 
 Às 6 da manhã, missa no Cemitério de São João Batista, no centro da cidade. As pessoas lotam o pátio do mesmo e fazem visitas aos túmulos dos parentes, que já partiram e deixaram saudades.
Às 4 horas da tarde, também haverá missa no Cemitério Parque da Saudade, onde a FunePlanos também está lá, para dar apoio às pessoas que ali vão visitar.
 FunePlanos, o seu plano de assistência funeral!
No Dia de Finados em Apodi, a FunePlanos não podia de deixar as famílias apodienses só na saudade. Por isso, a empresa chega para oferecer melhor conforto e se solidariza com as famílias apodienses.

Morre terceira vitima de acidente na BR 406 em Guamaré


Um acidente envolvendo um veículo de passeio tipo Fiesta e um Caminhão Baú terminou com a morte de duas pessoas no local e uma que havia sido socorrida, mas morreu no Hospital. O acidente aconteceu na BR 406 por volta das 18 horas, próximo ao distrito de Baixa do Meio em Guamaré.

Cinco jovens trabalhavam em Macau na empresa Ultra Solda e pediram folga no feriado do dia de finados, alugaram um carro na cidade e estavam em transito para Natal. Um desceu momentos antes do ocorrido e os outros 04 seguiram viagem.


No impacto morreram no local “Hicaro e Emanuel”. Outro jovem conhecido apenas como “Jadelson” foi socorrido, mas não resistiu e morreu no hospital.


Segundo informações da Polícia Militar, o veiculo de passeio, era conduzido por uma das vitimas e trafegava de Macau com destino a capital do estado, colidiu com um caminhão carregado de frios, da empresa pedigree que trafegava no sentido contrario.


Lamentável: Os jovens trabalhavam com o nosso amigo e empresário Robson.

Imagem Macau em Fotos.

Informações: O Câmera.

Mulher dá tapa na cara de prefeito após atendimento de saúde negado

 
Sem atendimento médico para sua mãe com câncer, a dona de casa Janete Oloko Dutra, 48, deu um tapa na cara do prefeito de Dumont (a 331 km de São Paulo), Adelino da Silva Carneiro (PP). Segundo ela, a agressão foi cometida porque o político a chamou de sem-vergonha e disse que o município não podia fazer mais nada pela paciente, Maria de Lourdes Oloko Camargo, 78. O prefeito negou tê-la xingado e disse que houve motivação política na ação. “Ela [Janete] é da oposição e sempre tentou me prejudicar. Agora, está usando a mãe. Saúde é para todos.”

Janete disse que procurou o prefeito para pedir que funcionários da saúde atendessem a mãe dela em casa. Ela não havia conseguido vaga em uma unidade de saúde do município. “Numa discussão, ele me chamou de sem-vergonha. Aí não aguentei e dei na cara dele.” Carneiro nega.

*Agências de Notícias/Nosso Paraná RN.

Colisão envolvendo dois veículos mata duas pessoas na BR 406 proximo a cidade de Macau

Um acidente envolvendo um veículo de passeio tipo Fiesta e um Caminhão Baú, vitimou fatalmente duas pessoas na BR 406 por volta das 18 horas, próximo ao distrito de Baixa do Meio em Guamaré. Um das vítimas fatais foi identificado como Hycaro Hilycon “Motorista do Corsa” de Macau, segundo informações, ele trabalha na empresa SNEF/Ultra solda.

Segundo informações da Polícia Militar, o veiculo de passeio, conduzido pela vítima fatal, vinha sentido Natal/Macau, quando um caminhão carregado de frios, da empresa pedigree ia sentido Natal.


O veiculo de passeio foi fazer uma ultrapassagem e acabou acontecendo à colisão entre os dois veículos. Duas das quatro pessoas que estavam no veiculo tipo Corsa morreram na hora, outra se encontra com vida presa nas ferragens, já a quarta vitima foi socorrido em estado grave. Assim como o motorista do caminhão e outro passageiro.


Neste exato momento a BR 406 próximo a Baixa do Meio se encontra interditada. Bombeiros, polícia militar, Guardas Municipais e Samu, se encontram no local tentando retirar uma vitima que está ainda presa nas ferragens.


Macau em Fotos/O Câmera.

DETRAN: CALENDÁRIO DE LICENCIAMENTO

DETRAN: CALENDÁRIO DE LICENCIAMENTO