domingo, 3 de novembro de 2013

CHOVEU GRANIZO EM TABOLEIRO GRANDE E UMA CASA CAIU

A região Oeste foi surpreendida por fortes chuva no fim de tarde e início de noite desse domingo 3, choveu em muitas cidades.
Aqui em Taboleiro Grande chegou a chover granizo, o registro fotográfico foi feito por Irama Sonary.
Não é a primeira vez que isso acontece aqui em Taboleiro Grande.
A chuva em Taboleiro Grande foi de 70 mm informa o geógrafo Marcos Bessa.
Chega a informação que parte da casa de Vilma Alves, no centro da cidade caiu.
A proprietária da casa estava num cômodo que não foi atingido e graças a Deus nada sofreu.
Mais informações a qualquer momento.
Veja abaixo as fotos da casa de Vilma de João Alves que caiu durante a chuva de hoje, o registro é do blogueiro Fernando Hallinson do Fernando.com
*Retirado do Blog de João Moacir.

CAMPEONATO BRASILEIRO 2013

Resultados da 32ª rodada do brasileirão 2013. 
Confira aqui:

*Jogos de sábado: 02/11/2013.

VASCO 2 X 1 CORITIBA
SÃO PAULO 2 X 1 PORTUGUESA
ATLÉTICO-MG 5 X 0 NÁUTICO

*Jogos de domingo: 03/11/2013

VITÓRIA 1 X 1 CORINTHIANS
GRÊMIO 0 X 0 BAHIA
GOIÁS 1 X 0 BOTAFOGO
SANTOS 0 X 1 CRUZEIRO
FLAMENGO 1 X 0 FLUMINENSE
CRICIÚMA 1 X 1 PONTE PRETA
ATLÉTICO-PR 1 X 0 INTERNACIONAL

MUNICÍPIOS EMANCIPADOS NOS ANOS 90 NÃO AVANÇAM CONTRA POBREZA

Emancipados na década de 1990, os 15 municípios “caçulas” do Rio Grande do Norte não apresentam o vigor esperado para quem se aproxima da maioridade. Os avanços que vieram agregados ao título de cidade, pouco ou quase nada alteraram o cenário de pobreza e baixa geração de emprego e renda. O Índice de Desenvolvimento Humano do Município (IDH-M) medido pelo Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (PNUD), saltou entre 1991 e 2010 nestas cidades.

Em 1991, era 20% abaixo dos municípios sedes. Hoje eles estão nivelados e alguns até ultrapassam o dos municípios sedes. Houve ainda crescimento na comparação com os municípios dos quais se desligaram (veja infográfico). Os principais indicadores que constituem o IDH são Renda, Educação e Longevidade.

Especialistas são categóricos: para a população local o maior benefício é a aproximação de serviços públicos que antes não chegavam aos antigos distritos. O desmembramento ajuda ao novo município (que foi distrito) a dispor de renda própria para supostamente lidar com suas demandas, desafios e problemas. Mas eles alertam: sem um modelo de gestão e atividade econômica diferenciada, a dependência de transferência de recursos para os municípios permanecerá. 

Ajuda federal
O repasse do Fundo de Participação por Município (FPM), em geral são semelhantes entre os municípios. Contudo, o FPM per capta nas jovens cidades é 90% maior que o recebido pelo município-sede (mãe), uma vez que em geral se encontram na mesma faixa de distribuição (0,6 até 10 mil habitantes). Contudo, os primeiros tem menos habitantes e, proporcionalmente, recebem mais.

“A parcela maior do FPM por pessoa não reflete, entretanto, em aumento de renda”, analisa o economista e chefe da unidade estadual do IBGE/RN Aldemir Freire. Por domicilio, a renda média nos 15 municípios é 7% superior às cidades que deram origem. O presidente da Federação dos Municípios do RN (Femurn) Benes Leocádio pondera a dependência de recursos do FPM não é exclusividade dos municípios potiguares mais novos, e sim regra em 70% das cidades do Nordeste de pequeno porte. O FPM não impacta na melhoria de renda e qualidade de vida (IDH) dessas cidades, acrescenta ele, uma vez que não basta sequer para o custeio da máquina pública. “Os municípios não tem capacidade de gerar renda própria, o que se arrecada hoje em cidades do interior com IPTU e ISS é irrisório”, disse Leocádio, que defende a reforma tributária para uma distribuição mais justa.

Aproximadamente 80% da população economicamente ativa desses municípios não dispõem de renda formal. “Resta a transferência de renda pública através de programas sociais, cuja renda é baixíssima, bem como a agricultura familiar e os recursos previdenciários, também muito baixos”, frisa o professor do Departamento de geografia da UFRN, Fransualdo Azevedo.

Novos municípios
A TRIBUNA DO NORTE visitou alguns dos novos municípios - como Santa Maria e Fernando Pedroza, que se desmembraram de São Paulo do Potengi e Angicos, respectivamente, que bem como a maior parte deles, tem a economia baseada no serviço público e agricultura de subsistência. Mesmo cidades que apresentam melhor infraestrutura e poder aquisitivo da população São Miguel do Gostoso que se desvinculou de Maxaranguape, além de Porto do Mangue e Rio do Fogo cuja economia gira em torno de atividades turística, petrolífera e energia eólica, respectivamente, não há condições de sobreviver sem transferências de recursos como o Fundo de Participação por Município (FPM) e do Imposto de Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS). A análise é do economista e chefe da unidade estadual do IBGE/RN Aldemir Freire. A situação é de vulnerabilidade mesmo para estes, observa o o economista e geografo, professor do Departamento de geografia da UFRN Fransualdo Azevedo, uma vez que a pobreza e o analfabetismo ainda apresenta níveis muito elevados em todos esses municípios. “Apenas uma reduzida parcela da população participa dos auspícios do crescimento econômico por essas atividades e os benefícios são muito pontuais”, afirmou.

Fonte: Jornal Tribuna do Norte.

Acidente mata empresário de forró Chico Bill, fundador da banda 'Forró Real'

Empresário tinha 75 anos. FOTO: REPRODUÇÃO/FACEBOOK
Morreu, vítima de acidente de trânsito ocorrido na noite do último sábado (2), o empresário de forró Francisco de Sales Menezes, 75, conhecido como 'Chico Bill'. O homem era sócio da Real Produções, empresa responsável pelas bandas ´Forró Real´, ´Pau de Balançar´, ´Forró Bill´ e ´Nildinha e Amor Cearense´.

Chico guiava sua Hilux na BR-222, no município de Caucaia, Região Metropolitana de Fortaleza, quando chocou-se contra um trator que estava parado no km 11, por volta das 20h20. A via passa por obras, e por isso, o veículo estava parado no local. As informações são da Polícia Rodoviária Federal (PRF).

O empresário foi levado de helicóptero ao Instituto Dr. José Frota (IJF), no Centro de Fortaleza, mas não resistiu aos ferimentos. 

Chico morreu por volta das 5h45 deste domingo (3). O corpo será velado na casa do empresário, em Caucaia.

*Fonte: Diário do Nordeste.

Caseiro é encontrado agonizando na zona rural de Pau dos Ferros

A guarnição de RP, sob o comando do cabo Genildo, foi acionado para atender uma ocorrência na localidade do Sítio Grossos, em um terreno pertencente ao Sr. Chico de Clóvis, por volta das 11h:55min deste sábado(02), apos o proprietário encontrar o seu caseiro caído com um grande ferimento na cabeça, todo ensanguentado e agonizando, dentro de casa onde ele mora sozinho.
De acordo com informações ao lado da vítima havia muito sangue , os PMs ao chegarem no local acionaram o SAMU que socorreram a vítima para o HRCCA, o qual após atendimento foi transferido para Mossoró/RN.
A vítima foi identificada como Antônio Pereira da Silva, 64 anos, natural de Paraú/RN, que responde na Justiça por outro praticado na sua terra natal.
Mas um crime de difícil solução para o Dr. Inácio Rodrigues e sua equipe, já que ninguém viu e a vítima foi encontrada horas depois agonizando, sem nada ter sido levado do local.
Quando os bons se calam, os maus triunfam.
*Do Nosso Paraná com Reinaldo Azevedo/O Câmera.

Leito de Rio em Felipe Guerra Terá Interferência do IGARN-SEMARH

Após ter voltado parcialmente à normalidade o fluxo d’água no leito do Rio Apodi-Mossoró em território de Felipe Guerra, fruto de reunião acordada entre os prefeitos Haroldo Ferreira e Flaviano Monteiro de Apodi e outros segmentos interessados, o caso que rumava para uma solução definitiva volta a situação de antes.

A Mesma parede de contenção na comunidade de Bico Torto em Apodi é reconstruída, voltando aos mesmos problemas com agricultores e pescadoresem Felipe Guerra, para beneficiar os pescadores da comunidade Bico Torto em Apodi.

No último dia do mês de outubro, 31, atendendo solicitação do prefeito Haroldo Ferreira através do Secretário-Chefe do Gabinete Civil, Luiz Agnaldo de Souza, esteve durante todo o dia 31 em várias comunidades rurais de Felipe Guerra, atingidas pela seca do leito do rio Apodi/Mossoró, a técnica do Instituto de Gestão das Águas do Estado do Rio Grande do Norte- IGARN.

A Selma Maria, após ter sido recebida pelo prefeito Haroldo Ferreira, foi realizar uma minuciosa visita de inspeção às comunidades atingidas pela ameaça de seca total no leito do rio Apodi-Mossoró em território de Felipe Guerra, ao mesmo tempo em que também conheceu e visitou as obras de Irrigação da Chapada do Apodi., sempre acompanhada pelos Secretários de Agricultura e Meio Ambiente Fernando Morais e Luiz Agnaldo do Gabinete Civil.

Em seu trabalho de inspeção técnica na gestão das águas do rio Apodi-Mosoró, a técnica do IGARN/SEMARH e comitiva governamental de Felipe Guerra estiveram nas comunidades mais afetadas pela problemática, como sejam as passagens d’água interrompidas em São Lourenço, Boqueirão, Passagem Funda, Rosário, Fazenda Nova, São Gonçalo, Arapuá e Maxixe.

Onde o Leito do Rio Apodi-Mossoró Secou

O leito do rio Apodi-Mossoró secou totalmente, conforme informou Luiz Agnaldo e que foi visto pela técnica do IGARN Selma Maria, é a partir da comunidade de Novo Horizonte, município de Governador Dix Sept Rosado, em diante.

Fotografias, registros de medição do solo, observação das conseqüências de danos ambientais com o fenômeno provocado pelo homem e outras informações foram catalogadas.

Em sua visita de inspeção em território de Felipe Guerra/Apodi a técnica do IGARN, falando em nome da Direção Geral do órgão de gestão das águas engenheiro civil Elias Alves Teixeira, conforme informações prestadas à imprensa pelo Secretário do Gabinete Civil Luiz Agnaldo, esta diz desconhecer até então, não só o problema de interrupção do leito do rio, da mesma forma não conhecia as obras de Irrigação da Chapada do Apodi.

Providências a Serem tomadas

Aumento do fechamento das comportas na Barragem de Santa Cruz em mais 5%, ocasionando a diminuição do volume d’água da Lagoa da comunidade de Bico Torto em solo apodiense, motivou a problemática da seca do leito do Rio.

Os pescadores que sobrevivem da pesca na mencionada lagoa reconstruírem a parede de contenção que desvia em mais de 10 metros a água que seria para fluir no leito do rio Apodi-Mossoró, atingindo mais o território felipense, para assim poder suprir a deficiência de abastecimento da Lagoa de Bico Torto, antes feito por águas a Barragem de Santa Cruz.

A solução encontrada a ser decidida em reunião a partir da próxima semana, será a abertura das comportas da Barragem de Santa Cruz, inclusive com o endosso da SEMARH/IGARN. À frente de toda esta mobilização estará o prefeito de Felipe Guerra Haroldo Ferreira.

Serão chamados a se engajarem os prefeitos Flaviano Monteiro de Apodi e agora será convocado também o prefeito do município de Governador Dix Sept Rosado, médico Anaximandro Vale, que deverão se reunir com os órgãos SEMARH/IGARN e outros órgãos que irão se engajando no movimento de gestão das águas em Felipe Guerra, Apodi e toda a sua região da Chapada.

Qual o Papel do IGARN

O IGARN – Instituto de Gestão das Águas do Estado do Rio Grande do Norte é o órgão estadual responsável pela gestão técnica e operacional dos recursos hídricos em todo o território norte-rio-grandense.

Criado pela Lei nº 8.086, de 15 de abril de 2002, é uma autarquia vinculada à Secretaria de Estado do Meio Ambiente e dos Recursos Hídricos (Semarh), dotada de personalidade jurídica de direito público interno e autonomia administrativa e financeira, com patrimônio próprio.

A Direção Geral do IGARN é exercida pelo Engenheiro Civil Elias Alves Teixeira.

Licenciatura em Educação do Campo - Resultado

A UFERSA divulga o resultado do Processo Seletivo do Curso de Licenciatura em Educação do Campo.
Os candidatos classificados devem comparecer à Universidade com a documentação exigida para fazer a matrícula.
DATA E HORÁRIO
As matrículas acontecem exclusivamente no período de 04 a 08 de novembro de 2013, no horário de08h00min às 11h00min e de 14h00 às 17h00.
Os candidados classificados que não comparecerem neste período ou não apresentarem a documentação exigida perderão o direito à vaga.
LOCAIS
MOSSORÓ
As matrículas acontecerão no Mini-auditório, que fica localizado no andar superior do Prédio Central, campus Oeste da UFERSA Mossoró. Endereço: Av. Francisco Mota, 572. Bairro Costa e Silva. Mossoró-RN | CEP: 59.625-900
Contatos:
Pró-Reitoria de Graduação - prograd@ufersa.edu.br (84) 3317-8234;
Comissão Permanente de Processo Seletivo - cpps@ufersa.edur.br, (84) 3317-8262.
DOCUMENTAÇÃO (Original e Cópia)
RG
CPF
Título Eleitoral e Comprovante de votação na última eleição
Certidão de Nascimento ou casamento
Duas fotos 3x4 iguais e recentes
Certificado de Conclusão de Ensino Médio e Histórico Escolar Completo;
Carteira de Reservista Militar (para homens)
Comprovantes exigidos no Edital UFERSA 028/2013 para cotistas;
Comprovantes exigidos no Edital 045/2013 - Perfil de candidato para a seleção da Licenciatura em Educação do Campos;
DOCUMENTOS PARA COMPROVAÇÃO DO PERFIL DE CANDIDATO PARA A SELEÇÃO DE LICENCIATURA EM EDUCAÇÃO DO CAMPO
Atendem ao que estabelece o item 1 do edital 045/2013 - através dos documentos descritos no item 4.
Um dos três documentos a seguir, de acordo com o perfil do candidato:
Declaração da direção da escola em que atua, para os candidatos que se enquadrem de acordo com o item 1.1;
Declaração da instituição, órgão governamental, sindicato dos trabalhadores rurais ou movimento social que atua como educador, para os candidatos que se enquadrem de acordo com o item 1.2 ou 1.3;
Conta de energia em nome do candidato ou dos pais, para os candidatos que se enquadrem de acordo com o item 1.4.COTISTAS
Além da documentação citada acima os candidatos às vagas de cotistas devem apresentar a documentação especificada no Edital 045/2013 da CPPS/UFERSA, de acordo com a modalidade da cota.
Comprovar ter cursado ensino médio integralmente em escola pública (todos os cotistas) por meio de declaração e apresentação de histórico escolar:
Declaração de cursado ensino médio integralmenteem escola pública;Auto-declaração de cor/raça para os candidatos que pertencem ao grupo PPI (preto, pardo ou indígina)
Declaração de Cor/RaçaComprovantes de Rendimento, para os candidatos às cotas com rendimento familiar inferior a 1,5 salário mínimo por pessoa.
Tabela de declaração de Rendimento familiarO candidato a esta cota deve apresentar também comprovante (cópia) de rendimento de cada membro da familia que for maior de 18 anos de idade. Exemplos de documentos de comprovante de rendimento estão listados no anexo 02 do edital UFERSA/CPPS 045/2013.
A documentação completa, detalhes e modelos de declarações estão na página da CPPS abaixo:
http://www2.ufersa.edu.br/sistemas/concursos/publico/exibir_concurso/70A definição do semestre de ingresso (2013.2 ou 2014.1) será divulgada no dia 18 de novembro de 2013.
As aulas do semestre 2013.2 tem previsão de inicio para o dia 02 de dezembro de 2013.

RESULTADO
Observação: As questões 03 da prova de português e 05 da prova de matemática foram anuladas e seus valores distribuidos entre as demais questões válidas, atendendo ao que estabelece o item 8.5 do edital.
LICENCIATURA EM EDUCAÇÃO DO CAMPOMossoró, 01 de novembro de 2013
Pró-Reitoria de Graduação

“O PR vai sair, não porque o PMDB saiu, mas porque é um governo ineficiente”, diz João Maia

João Maia negou que a decisão do PR esteja sendo motivada pelas decisões anteriores de partidos aliados, como o PMDB, por exemplo.
Em entrevista à Rádio Cabugi do Seridó nesta sexta-feira (01), o presidente do PR, deputado federal João Maia comentou a reunião feita com alguns membros da Executiva Estadual, nesta sexta em Natal, onde na ocasião foi decidida que o partido levará para o encontro estadual, no dia 22 deste mês em Natal, a sugestão de rompimento com a base do Governo Rosalba Ciarlini (DEM).
João Maia negou que a decisão do PR esteja sendo motivada pelas decisões anteriores de partidos aliados, como o PMDB, por exemplo.
“A tendência do PR é sair do governo. Não porque o PMDB saiu, mas é porque trata-se de um governo isolado, centralizado e ineficiente nas questões de saúde, segurança, desenvolvimento. A Executiva acha que nós devemos sair, mas essa decisão será na reunião do Núcleo Central. Vamos ouvir as opiniões contrárias e favoráveis, mas a decisão da Executiva é sair".

*Blog do Marcos Dantas/JBelmont.

MUNICÍPIO DE PEDRA PRETA-RN ESTÁ ASSUSTADO E AS FAMÍLIAS DORMEM FORA DE CASA

A Defesa Civil do Rio Grande do Norte ordenou que a cidade de Pedra Preta, a 143 quilômetros de Natal, seja esvaziada o mais rápido possível. A decisão foi tomada após o início da grande atividade sísmica registrada no município. Cerca de 170 abalos foram registrados em em apenas uma semana. Segundo informações, o alerta foi emitido pelo Corpo de Bombeiros que temem o desmoronamento das residências sobre as famílias. A alta atividade sismológica registrada pelo Laboratório Sismológico do Nordeste (LabSis) da Universidade Federal do Rio Grande do Norte desde o dia 24 de outubro, tem assustado os moradores e danificado as casas dos mesmos.Um dos tremores ocorrido na noite desta quinta-feira (31), que atingiu a marca de 3,5 graus na escala Richter, foi o estopim para a decisão de esvaziar a cidade. 

Os mais de 2 mil habitantes já foram notificado sobre a evacuação. Cabe agora os órgãos competentes determinar um local para o alojamento de todos eles, ou pelos menos a maioria.Pedra Preta, município potiguar, está localizada em cima da maior falha geológica do estado. Os tremores que tem como epicentro o município referido, tem sido sentido em várias cidades vizinhas como João Câmara. 

Fonte: Blog Pedra Preta em Ação

Briga de vizinhos termina com um jovem alvejado duas vezes no Alto da Conceição em Mossoró

Uma briga no final da tarde de sexta feira 01 de Novembro, envolvendo vizinhos terminou na tarde de sábado com um dos envolvidos baleados na Rua Romualdo Galvão, no Alto da Conceição em Mossoró Rio Grande do Norte.
Daniel da Cunha Silva, 21 anos de idade, sofreu dois disparos, que o atingiram nos braços, por volta de 18 horas.
Segundo informações, no final da tarde de ontem, durante um discussão, Daniel agrediu um adolescente, que mora vizinho a sua casa. No final da tarde de hoje, quando Daniel chegava em casa, retornando da visita ao cemitério, foi surpreendido e ferido a bala pelo acusado.
Daniel da Cunha Silva, foi socorrido por populares para o Hospital Regional Tarcísio Maia, apresentando ferimentos nos dois braços. Aparentemente seu estado de saúde é estável.
*Foto: Passando na Hora.
*Informação: O Câmera.