quinta-feira, 19 de dezembro de 2013

Umarizal: Ação corajosa de um Policial Militar impede ato criminoso de bandidos no centro da cidade

A ação corajosa de um policial militar lotado no destacamento policial de Olho Dágua do Borges impediu a ação de criminosos na manhã dessa quinta-feira, 19, em Umarizal.
 

O policial conhecido como cabo Alves se encontrava no centro da cidade, na Rua Alcebíades de Souza, quando percebeu a ação de dois homens em uma moto que tinham acabado de assaltar a agência lotérica do centro.

Ao perceberem e reconhecerem a presença do policial militar da cidade vizinha, os criminosos abriram fogo. Um disparo pode ter atingido o senhor Cícero Henrique da Silva, de 75 anos, morado do bairro Novo Horizonte que trafegava na rua no momento da ação dos bandidos.

“Quando eles saíram já saíram atirando. Eram dois. O que pilotava bateu a moto no senhor que ficou caído. Eu consegui deter um e o outro conseguiu fugir”, contou o cabo Alves.

Segundo informações colhidas no Centro de Saúde Dom Elizeu Mendes, a vítima está bem e foi encaminhada para Mossoró, logo após receber os primeiros socorros. Segundo médicos e enfermeiros Cícero tem uma fratura na perna. A equipe não soube precisar se causada por disparo ou pela queda da moto que ele pilotava. 

Na rua o dinheiro roubado pelos bandidos ficou espalhado pelo chão. Populares ajudaram a guardar o montante enquanto a viatura da policia militar de Umarizal chegava ao local.

O policial Alves rendeu um dos criminosos e aguardou a chegada dos policiais. O outro homem que acompanhava o detido conseguiu fugir a pé. A população que acompanhava toda movimentação no centro aplaudiu a ação dos policias que rapidamente chegaram ao local e levaram o assaltante preso.

A delegada Liana Aragão, da Policia Civil de Umarizal já está no caso. Nesse momento,segundo informações do agente Eurico, equipes da Policia Militar, Civil e GTO fazem buscas na região pelo homem que conseguiu fugir.
 

*Por Léo Silva/Umarizal em Fotos.

Justiça Federal condena 11 pessoas envolvidas na Operação Higia

O ex-assessor parlamentar, Lauro Maia, e mais dez pessoas envolvidas na Operação Higia foram condenadas pela Justiça Federal. Outras três pessoas foram completamente absolvidas do processo. A sentença do juiz federal Mário Azevedo Jambo tem 287 páginas e foi publicada nesta quarta-feira (18). Os mandados de prisão só serão expedidos após o processo ser transitado em julgado no Superior Tribunal Federal (STF).

Dos 11 condenados, três terão as penas substituídas por restrição de direitos. Além disso, todos terão que pagar multas. A Operação Higia denunciou um esquema de corrupção na Secretaria Estadual de Saúde do Rio Grande do Norte, recaindo sobre fraudes em processos licitatórios, crimes de corrupção e tráfico de influência.

"A corrupção é um delito devastador em relação à credibilidade da Administração Pública. Além do dano moral, causa gigantesco prejuízo aos cofres públicos e é executado de forma dissimulada e silenciosa. No entanto, em verdade, representa um delito de extrema violência, da violência indireta, porque faz o sangue respingar longe, geralmente nas filas dos hospitais públicos, abarrotados e sem estrutura, ou na supressão das possibilidades e esperanças de futuro para aqueles que buscam uma escola pública de qualidade", destacou o Juiz Federal Mário Jambo, na sentença.

O caso

A Operação Higia foi deflagrada no dia 13 de junho de 2008 com a participação de 190 policiais federais. De acordo com as investigações, que foram iniciadas em 2005, as fraudes nos processos licitatórios do Governo do Estado começavam com os funcionários da Secretaria Estadual de Saúde, aliciados pelo esquema liderado por Lauro Maia e outros. Esse funcionários solicitavam os serviços e o processo legal da licitação era instruído pela Procuradoria do Estado.

Na época das prisões, o delegado federal Caio Bezerra explicou que as fraudes da quadrilha eram cometidas em contratos do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) Metropolitano e a Farmácia Popular.

Confira as sentenças:

Absolvidos:

Genarte Medeiros de Brito Júnior

Marco Antônio França de Oliveira

Maria Eleonora Lopes D'Albuquerque Castim

Condenados:

Edmilson Pereira de Assis - 12 anos e 4 meses, a ser cumprido inicialmente em regime fechado

Francinilso Rodrigues de Castro - 3 anos e 1 mês, substituída por pena restritiva de direito

Francisco Alves de Sousa Filho - 12 anos e 4 meses, a ser cumprido inicialmente em regime fechado

Herberth Florentino Gabriel - 14 anos a ser cumprido inicialmente em regime fechado

Jane Alves de Oliveira Miguel da Silva - 2 anos, 4 meses e 20 dias, convertida em restritiva de direito.

João Henrique Lins Bahia Neto - 12 anos, 5 meses e 26 dias, a ser cumprido inicialmente em regime fechado

Lauro Maia  - 16 anos, 3 meses e 18 dias, a ser cumprido inicialmente em regime fechado.

Luciano de Sousa - 5 anos, 7 meses e 10 dias a ser cumprido inicialmente em regime semiaberto

Mauro Bezerra da Silva - 12 anos e 4 meses, a ser cumprido inicialmente em regime fechado

Rosa Maria D'Apresentação Caldas Simonetti - 8 anos, 8 meses e 26 dias, a ser cumprido inicialmente em regime fechado

Ulisses Fernandes de Barros - 2 anos, substituída por restritiva de direito.


*Informações da Justiça Federal do RN.

CARNAÚBA DOS DANTAS TEM SUA DO BANCO DO BRASIL ESTOURADA

Na madrugada desta quarta-feira (18/12/2013), por volta das 02:00 horas, uma quadrilha explodiu a agência do Banco do Brasil do município de Carnaúba dos Dantas, na região Seridó do RN.

De acordo com a Polícia Militar, os suspeitos estavam fortemente armados e fugiram do local em dois carros levando uma quantia em dinheiro que não foi revelada.

"Ainda não temos a confirmação de como se deu a ação. O que sabemos é que os suspeitos chegaram em dois carros, mas não podemos precisar quantos homens eram. Eles deixaram um dos carros nas proximidades da delegacia da cidade e chegaram a atirar contra o prédio. Também não conseguimos estabelecer ainda quanto em dinheiro foi levado", disse o soldado Edigebson Marx, da Polícia Militar de Carnaúbas dos Dantas.

Segundo o soldado, a polícia foi informada de que um dos carros usados na ação foi abandonado em uma estrada que liga Carnaúbas ao município de Picuí, na Paraíba. Dentro do carro foi encontrado ainda um caixa com materiais que estavam na agência.

"Durante as diligências recebemos a informação de que um carro modelo Corolla de cor cinza sem placa foi abandonado nessa estrada carroçável, que pode ser os que os suspeitos usaram para fugir. Acreditamos que o carro seja do município de Parnamirim. Moradores de Frei Martinho, na Paraíba, disseram ter visto esse carro passando em alta velocidade no centro do município por volta das 3h. Um morador da região encontrou uma caixa dentro do veículo com material do banco e nos avisou. Os policiais já estão a caminho para identificar o que foi deixado", disse.

Policiais do Grupo Tático Operacional de Parelhas e Currais Novos estão fazendo diligências na fronteira com a Paraíba para procurar o segundo veículo. Ainda não há a confirmação do que foi deixado no carro abandonado.

Segundo o coronel Francisco Araújo Silva, comandante geral da Polícia Militar no estado, 42 unidades bancárias foram alvos de criminosos este ano no Rio Grande do Norte, sendo a 18ª ocasião em que os terminais foram detonados com uso de explosivos.

*Informações: G1 RN.

VI FÓRUM DE EDUCAÇÃO BÁSICA- 2013

A 13ª DIRED convida a todos os interessados em participar do IV Fórum de Educação Básica 2013 e da Jornada Pedagógica 2014, que irá acontecer neste dias 18 e 19 de Dezembro, na Churrascaria Apodi, a partir das 8h, com o Tema: Compartilhando Saberes Construídos.

Segue abaixo a programação geral do Fórum de Educação Básica:

APRESENTAÇÃO
 

A 13ª Diretoria Regional de Ensino- DIRED – Apodi/RN, realiza o VI Fórum de Educação Básica, como incentivo a valorização e divulgação das experiências desenvolvidas pelas escolas circunscritas a esta Regional de Educação como também trabalhar temáticas que desenvolva o incentivo a novas possibilidades de produção do conhecimento no contexto escolar.
 

OBJETIVO
 

Promover extenso debate e reflexão do trabalho desenvolvido pela SEEC/ DIRED/ ESCOLA como construção do conhecimento no espaço escolar.
 

PROGRAMAÇÃO 
 
Dia 18 de Novembro 2013: 8h ás 16h30mim.
Acolhida – Abertura
- Professora Raimunda Ferreira Freire
Palestra: As alternativas para uma
Educação de qualidade na perspectiva
do ensino - aprendizagem
- Palestrantes: Profª Maria Aliete Borman
Mesas Redondas
 

1ª mesa: Tema – Currículo: Saberes construídos na escola.
 

E. E. Antonio Dantas - Apodi
Gestora: Maria de Fátima Feitosa
E. E. Ferreira Pinto - Apodi
Apoio Pedagógico: Luiza Ione de Morais
E. E. Antonio Francisco- Felipe Guerra
Professor:
E. E. Zenilda Gama - Apodi
Pai: Raimundo P Tôrres Filho

2ª mesa: Tema – Formação Continuada: Avanços na prática pedagógica.
 

E. E. Sebastião Gurgel.
Gestora: Maria Aldezinete de Sales
E. E. Antonio Carlos
Pai: Francisco Girleudo de Freitas
Tema – Avaliação no contexto escolar
E. E. Francisco de Assis Pinheiro. Itaú
Apoio Pedagógico: Maria do Socorro Paiva
E. E. Francisco de Assis Pinheiro- Itaú
Aluno: Joyce Rezende Maia
E. E. 12 de Outubro- Rodolfo Fernandes
Professora: Getca E megleidy Praxedes de Carvalho


3ª mesa: Tema – PNAIC (Pacto Nacional de Alfabetização da Idade Certa) - Relatando Experiências. 

 
E. E. Alvani de Freitas Dias- Apodi
Gestora: Francisca Viviane de Lima Soares
E. E. Sebastião Gomes de Oliveira- Apodi
Professor: Francisco de Assis Marinho Morais
E. E. Lourenço Gurgel - Caraúbas
Professora: Carmem Lúcia Almeida Sales
Cursista do PNAIC; Lúcia Leodecina Marinho de Oliveira Viana
E. E. Francisco Regis Filho- R. Fernandes
Professora: Iêda Maria de Oliveira Freitas

EXPERIÊNCIAS EXITOSAS

E. E. Ferreira Pinto - Apodi
E. E. Alvani de Freitas Dias - Apodi
E. E. Zenilda Gama – Apodi
E. E. Antônio Dantas – Apodi
E. E. Valdemiro P. Viana – Apodi
E. E. Sebastião Gomes - Apodi
E. E. Lourenço Gurgel - Caraúbas
E. E. Maria Silvia - Caraúbas
E. E. Américo Holanda - Sev. Melo
E. E. 12 de Outubro – Rod. Fernandes
E. E. Antônio Francisco – F. Guerra.
E. E. Severiano Melo – Sev. Melo1
Professoras do PNAIC

AÇÕES REALIZADAS PELA
13ª DIRED 2013



- Coordenadora Pedagógica:
Maria das Chagas de Oliveira.
- Menção Honrosas – Olimpíadas de Matemáticas
- Diplomas de Gestão.

MENSAGEM
 

Ensinar não é transferir conhecimento, mas criar as possibilidades para a sua própria produção ou a sua construção.

Paulo Freire.

JORNADA PEDAGÓGICA 2014 EM SÃO JOSÉ DO MIPIBÚ

Durante essa semana está havendo a Jornada Pedagógica 2014, no CENTERN, em São José do Mipibú, com a Equipe Gestora e Pedagógica da 13ª DIRED e demais DIRED e SEEC.






174ª Morte violenta em Mossoró em 2013

A Central de Operações da Polícia Militar registrou na noite de quarta feira 18 de Dezembro de 2013, mais uma morte violenta no Bairro Santo Antonio em Mossoró.

Um homem ainda sem identificação foi alvejado por vários disparos de pistola ponto quarenta e espingarda calibre 12 na Rua Euzira da Silveira Oliveira Bairro Santo Antonio, o mesmo não resistiu aos ferimentos e veio a óbito no local.

A policia militar esteve no local realizando o isolamento até a chegada do Instituto Técnico e Científico de Policia que fez a remoção do corpo para a sede do órgão.

A policia ainda não tem informações dos autores do crime.


*Informações e imagens: O Câmera.

ENCONTRO DOS BLOGUEIROS NA POUSADA COLINA EM CERRO CORÁ FOI UM SUCESSO

Blogueira Gláucia Lima de Caicó e J.Lima de Currais novos, foram contemplados com Tablets Samsung. JBelmont, também participou!

Execução brutal na cidade de Barauna

Indivíduos armados de pistola invadiram uma residência durante a madrugada e executaram um jovem dentro de casa, na Rua dos Jucás no bairro do Campo Verde na cidade de Baraúna no Rio Grande do Norte. Os assassinos quebraram a porta da frente da residência e a do quarto onde o jovem dormia e efetuaram vários disparos de pistola.
 
Flávio Dantas da Silva de 24 anos de idade foi alvejado na cabeça várias vezes e morreu no local.
 
Segundo informações de familiares, tentaram matar Flavio no inicio da noite de terça feira, 17 de Dezembro. Ele foi alvejado na perna, mas conseguiu escapar. Ainda segundo informações o mesmo abandonou sua residência na Rua Amauri Ribeiro e foi dormir na casa de familiares.
 
Segundo informações da policia, Flavio tinha participação em um crime de homicídio e envolvimento com trafico de droga na cidade. Depois de receber alta hospitalar, na noite de ontem, teria falado demais. O mesmo teria andado dizendo que os criminosos atiravam muito ruim.
 
Por volta de 2 horas e 30 minutos da madrugada, os criminosos invadiram a residência onde Flavio dormia em companhia da família e o executaram, depois de quebrar as portas da frente e do quarto da residência.
 
O corpo de Flavio Dantas da Silva, foi removido e periciado no Instituto Técnico e Cientifico de Policia, Itep de Mossoró.
 
Imagens Cedidas.
Informação: O Câmera.

Lagoa de Apodi sucumbe aos poucos - capacidade estar com menos da metade





A terra dos Tapuias Paiacus passa por momentos delicados, entre elas é possível destacar a Lagoa onde nasceu a cidade. Com menos da metade de sua capacidade, a população sofre ao ver um patrimônio do município desaparecer aos poucos.

A Lagoa de Apodi apresenta, hoje, uma grande extensão de terras já descobertas com a seca. Sendo possível presenciar currais, campo de futebol, plantações e rodovias vicinais para carregar o capim que é produzido no local.

Aos poucos, mais e mais, a lagoa vai desaparecendo. Pescadores já tentam buscar outra saída, visto a redução na pesca da região. Lamentável!

*Jair Gomes.

Conselho comunitário do Bairro IPE debaterá carnaúbas colocadas pela PMA

O conselho comunitário do Bairro IPE, se reunirá de forma extraordinária na noite desta quinta-feira, 19 para debater sobre um assunto que vem causando polemica nas redes sociais, que é a arborização do canteiro que corta o Bairro com Carnaúbas por parte da PMA.

Falando em nome do conselho, a senhora Cristiane Dantas postou em seu perfil no Facebook:

O Conselho Comunitário do Bairro IPE se reunirá para discutir sobre a realidade do Bairro no dia 19, “Situação Carnaúbas". O conselho está revoltado com a situação que se encontra os canteiros centrais do bairro, pois estar servindo de chacota pra nossa cidade, visto que alguns cidadãos que dizem que o bairro agora se chama “CARNAÚBAIS” e tais comentários nos entristecem, pois sempre sofremos com preconceito por ser considerado um bairro periférico.

Os membros deixam claro que não são contra as carnaúbas até porque são plantas nativas da nossa terra, mas que fosse feito de forma organizada e por que não plantar mudas de carnaúbas, visto que o projeto é pra longo prazo e por que o CONSELHO DO BAIRRO não foi nem comunicado sobre as mudanças que iriam fazer? Pois o nosso objetivo é melhorar o nosso bairro e gostaríamos de termos as nossas opiniões respeitadas pelos secretários responsáveis.

CONSELHO COMUNITÁRIO DO BAIRRO IPE.

A reunião acontecerá na residência de Reginaldo a partir das 19h00minh, e toda comunidade é convidada a opinar, e apresentar um parecer sobre o assunto.

Foto: Weskley.

Fonte: Josenias.

DETRAN: CALENDÁRIO DE LICENCIAMENTO

DETRAN: CALENDÁRIO DE LICENCIAMENTO