segunda-feira, 30 de dezembro de 2013

ACIDENTE NA BR 405 ENTRE DOIS CAMINHÕES DEIXA TRÊS PESOAS FRIDAS

Um grave acidente envolvendo dois caminhões foi registrado na tarde desta segunda-feira (30/12) na BR - 405, altura do KM 66, próximo a entrada que dá acesso ao município de Felipe Guerra.

De acordo com informações de populares, os caminhões trafegava em sentido contrário quando um motociclista tentou realizar uma ultrapassagem perigosa. 

Para evitar a colisão com a motocicleta, um dos caminhoneiros realizou uma manobra, provocando o choque frontal entre os dois grandes veículos e posterior capotamento.

Os ocupantes de um dos caminhões ficaram gravemente feridos. O Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU) de Apodi fez o socorro até o Hospital Regional Tarcísio Maia em Mossoró.

Segundo a técnica de enfermagem do SAMU, Lucineide Gurgel, o condutor Rodrigo Araújo Lopes, de 25 anos, e sua esposa Leidjane Câmara do Nascimento, de 27 anos, ficaram gravemente feridos. 

Sua filha de 1 ano 2 meses identificada como Maria Isabele Câmara de Araújo foi arremessada para fora do veículo, mas sofreu apenas escoriações leves.

Ainda segundo Lucineide, há suspeita de que Leidjane tenha sofrido traumatismo craniano encefálico (TCE).

A Polícia Rodoviária Federal foi acionada, mas até a publicação dessa matéria a mesma não tinha chegado ao local.
*Informações: SOS Notícias do RN.

RETROSPECTIVA 2013: MATÉRIA PUBLICADA NO DIA 29/08/2013!

BANDA INDEPENDENTE DE APODI GANHA INSTRUMENTOS DA FAERN E SINDICATO RURAL DE APODI

Romildo, Evandi e Jairo

Apodi agora conta com a Banda de Música João Algusto de Noronha. Depois de serem dispensados da Banda de Música Antônio de Pádua Leite, alguns músicos, que não querem o fim da banda municipal, resolveram criar uma banda independente.

Hoje, quarta feira (28/08) a banda independente, que passa a se chamar João Algusto de Noronha foi contemplada com instrumentos doados pelo Presidente da FAERN (Federação da Agricultura e Pecuária do Rio Grande do Norte) - José Álvares Vieira e Presidente do Sindicato Rural de Apodi - Antônio Evandi de Souza.

A banda independente se prepara, para tocar no dia 7 de setembro, Dia da Independência do Brasil.

Em breve, a banda ganhará mais instrumentos e assim a cultura de Apodi não morrerá. Vamos apoiar a nova banda!
José Vieira - Presidente da FAERN.

ELEIÇÃO SUPLEMENTAR DE MOSSORÓ É SUSPENSA

A defesa da prefeita cassada e afastada, de Mossoró, Cláudia Regina anuncia que conseguiu uma decisão em caráter liminar no Tribunal Superior Eleitoral (TSE) para suspender as eleições suplementares, que estavam previstas para o dia 2 de fevereiro.

O anúncio foi feito pela advogada Izabel Fernandes, explicando que ingressou com um mandato de segurança pedindo a suspensão das da eleição por já haver um recurso aguardando julgamento em que Cláudia pode voltar a ser prefeita da cidade e que esse pedido foi aceito pelo ministro Marco Aurélio Mello.

“Existe uma cautelar que foi interposta. Por isso a suspensão das eleições. Essa cautelar deve ser julgada na volta do recesso do Judiciário. Se a causa for favorável, a prefeita volta ao cargo”, explicou.

Na liminar, o ministro ressaltou que as eleições suplementares só poderão ser realizadas em Mossoró após esgotadas todas as possibilidades de recursos da ex-prefeita. Enquanto isso, o presidente da Câmara Municipal de Mossoró, vereador Francisco José Júnior, continua como prefeito em exercício de Mossoró.

E haja indecisão naquele município!!

Oposição prestes a reeleger candidato do prefeito

Ao se aproximar do fim ano e do recesso legislativo, vejo também nos bastidores a eminência clara, de que os sete Vereadores que hoje compõem a oposição, estão de alguma forma propícios a reeleger o candidato do prefeito como presidente da Câmara Municipal de Apodi, o que ao meu modo de ver descaracterizaria de vez a oposição que a um ano esteve contrária as atitudes da municipalidade.

Ora, caros amigos e amigas, a oposição hoje conta com bons nomes para assumir a presidência da casa que prefiro não citar, mas todos sabem quais nomes se destacam, e precisa fazer jus de fato a ser “oposição”, não uma oposição que pode incorrer no erro de reeleger aquele que é candidato da atual gestão, por fazer parte da base do governo.

Talvez alguns não entendam o poder que tem uma Câmara Municipal, e mais ainda quando se é presidente, e vale se salientar que próximo ano teremos um aumento considerável no repasse em mais de R$ 20 mil reais, por isso é bom que a oposição abra o olho, do contrário fica chupando o “dedo de novo”, pois se houver confiança de reeleição por parte do candidato do prefeito a eleição já pode acontecer na primeira sessão do próximo ano.

*Josenias Freitas.

RETROSPECTIVA 2013: Matéria publicada no dia 23/11/2013!


MAIS UMA DA NOVA GERAÇÃO: Flagra - "Eu confesso, errei," diz secretária de finanças do município de Apodi

Pessoas ligadas a Nova Geração, denominação política usada pelo governo do atual gestor, Flaviano Monteiro, criaram um grupo secreto na rede social Facebook com a descrição: Geração 65. Esse grupo é composto por apenas 789 membros, até o momento, e lá ocorre algumas discussões a respeito da atual administração política de Apodi. Contudo não só isso.
Flagramos que neste mesmo grupo a secretária de finanças fez uma espécie de convite as pessoas que estariam interessadas em algumas vagas de emprego na prefeitura municipal de Apodi. Não encontramos nenhuma nota na assessoria de comunicação e muito menos no site da prefeitura, com isso fomos conversar com ela para sabermos mais sobre o caso.

Jair Gomes - Cesira, gostaríamos de saber sobre uma publicação que feita, por sua pessoa, em um grupo secreto da rede social, pois vemos que o LIMPE, princípios básicos de uma administração pública, acabou que não havendo. Aqui está a publicação.
 

Cesira Alves - Quando eu fiz a publicação eu fui, depois disso, alertada, na hora quando eu fiz foi na pura inocência. Só que eu já havia publicado e eu fiquei desligada e ter colocado no grupo e não ter colocado na minha linha de tempo. Contudo, as pessoas que me procuraram aqui eu dizia chame quem você quiser, e no grupo apenas uma pessoa se manifestou. Já aqui na cozinha da prefeitura as meninas que trabalham lá me perguntaram se eu estava precisando de alguém e eu disse que estava. Eu fiz errado, eu admito em ter colocado no Geração 65 e não no próprio face para ficar público a todos, mas na hora foi uma coisa assim, juro a você, sem nenhum pensamento de exclusividade. As pessoas que me procuraram eu não perguntei, você votou com a gente, eu não quis saber nem a família e hoje já tem 8 pessoas com a gente 3 eu sei de certeza que votou na gente porque eu via na política, outras eu nem sei quem são, mas também não fui perguntar. Isso aqui não foi comunicado ao prefeito, eu não cheguei pra ele e pedi, pois a minha secretaria tem autonomia pra isso, então assim, se de alguma forma isso vir a atingir futuramente ele, nem por ele passou. Mas afirmo que foi por pura inocência publicar isso.
 

Jair Gomes - E qual é a remuneração e o tempo de serviço?

Cesira Alves - Uma semana, começou na quinta passada, dia 14 e termina nesta quinta dia 21. A remuneração é de 30,00 a diária, eu tinha pensado em pagar o valor que os correio paga, 52,00, mas o trabalho não é o mesmo.

Jair Gomes - Existe alguma alimentação ou algo do tipo?

Cesira Alves - Não. É só a diária porque o trabalho deles é por metas, não importa se eles trabalham 2 horas ou o dia todo, cumprindo a meta é o que importa. A prioridade para a contratação é que todos fossem da cidade e que, de preferência tivessem transporte.

Jair Gomes - Ok. Posso pegar o nome das pessoas que foram selecionadas?

Cesira Alves - Sim. Jair gostaria de dizer obrigado por você ter me procurado e vir me perguntar. Mesmo você sendo visto, na maioria das vezes como um repórter de oposição, eu acredito que você é um repórter de interação.

Jair Gomes - Obrigado. O objetivo é levar a informação as pessoas de forma verdadeira esclarecendo, através de fatos, os atos.

Após a entrevista a secretária ainda pediu para que nós divulgássemos aos leitores para que a população que esteja com o seu IPTU atrasado e até mesmo os que pagaram que busquem a secretaria para atualizar os dados.

De maneira simpática e super atenciosa ela ainda nos revelou que, apesar desse erro, estará assumindo aquela pasta até o momento em que ela for útil a população e não ao prefeito. Ela ainda disse que estar ali para servir ao povo e que as pessoas devem esquecer o lado politiqueiro das coisas. Finalizando, ela ainda disse que o município não passa por dificuldades financeiras.

Relação dos convocados para trabalhar na entrega do IPTU.


*Fonte: Jair Gomes.

HENRIQUE TENTANDO CONVENCER FERNANDO BEZERRA

O presidente da Câmara, deputado Henrique Alves, já começou seu veraneio.

Tem lugar cativo na casa do sogro, jornalista Cassiano Arruda, na praia de Jacumã, onde vai passar a virada do ano.

É vizinho, portanto, do empresário Fernando Bezerra, hoje a aposta do PMDB para disputar o governo do Rio Grande do Norte.

Henrique terá o verão inteiro para animar Fernando, que não tem lá esses ânimos todos para enfrentar as urnas e a administração de um Estado cheio de problemas.

O domingo dos dois foi de praia…e de conversas. Mais conversas.
Será que Henrique convence?? Vamos aguardar!

SEMANA COMEÇA COM 4,6 MIL OPORTUNIDADES EM TODO O BRASIL

Pelo menos 15 órgãos abrem inscrições nesta segunda-feira (30/12/13), quinta-feira (2) e sexta-feira (03/01/14) para 4.655 vagas e formação de cadastro de reserva em cargos de todos os níveis de escolaridade. Os salários chegam a R$ 9.044 na Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares. Somente nos Correios são 2.529 vagas.

Neste dia 30 abrem as inscrições os concursos da Câmara Municipal de Trombudo Central (SC), Companhia Docas do Rio de Janeiro, Conselho Administrativo de Defesa Econômica (Cade), Ministério do Desenvolvimento Agrário e a Prefeitura de Nova Belém (MG).

No dia 2 de janeiro abrem as inscrições a Companhia de Águas e Esgotos do Rio Grande do Norte, Correios, Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares, Fundação para o Remédio Popular (Furp), Polícia Militar do Sergipe, Prefeitura de Alto Araguaia (MT), Prefeitura de Araras (SP) e Prefeitura de Ribeirão das Neves (MG). Na sexta-feira, dia 03 de janeiro, abrem as inscrições a Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares e a Prefeitura de Aripuana (MT).


Via: Eugenio Freitas/Gardênia Oliveira.

Gustavo Fernandes comemora confirmação da existência da Bacia Sedimentar de Pau dos Ferros


Potencial de manancial subterrâneo foi descoberto em estudo aprofundado, realizado pela Petrobrás e o Serviço Geológico do Brasil (CPRM).O deputado estadual Gustavo Fernandes (PMDB), comemorou, nesta semana, a comprovação da existência da Bacia Sedimentar de Pau dos Ferros, um manancial subterrâneo que vai amenizar o problema de abastecimento de água dos municípios da região.

Atendendo ao requerimento do deputado, o Departamento Nacional de Obras contra a Seca (DNOCS) vem perfurando poços em Pau dos Ferros, Rafael Fernandes e Água Nova, nos quais está inserida a Bacia Sedimentar. O primeiro poço perfurado no município de Água Nova tem vazão superior 18 mil litros de água.
Com a descoberta, mais 11 poços requeridos pelo deputado ao DNOCS já estão sendo perfurados na região. “Alguns duvidaram da existência da Bacia Sedimentar de Pau dos Ferros e seu potencial para amenizar o problema de abastecimento de água do município e cidades vizinhas. No entanto, a perfuração do poço de Água Nova é a prova de que a bacia existe”, comemorou Gustavo.

O potencial da Bacia Sedimentar de Pau dos Ferros foi descoberto em estudo aprofundado, realizado pela Petrobrás e o Serviço Geológico do Brasil (CPRM). Com o resultado da análise em mãos, Gustavo Fernandes apresentou a alternativa no plenário da Assembleia Legislativa e foi ao DNOCS e viabilizou a perfuração dos poços.

“Desde o início, acreditei nessa alternativa para ajudar a amenizar esse problema que aflige os moradores da região. Agora, os poços, por iniciativa do nosso mandato, começam a virar realidade”, destacou o parlamentar.


*Fonte: O Mural de Riacho da Cruz.

Adolescente mata o próprio pai à facadas na cidade de Pendências-RN

Na noite de domingo 29 de dezembro de 2013, por volta das 21:00s policiais foram informados que próximo a vila de Bigode na cidade de Pendências, região do Vale do Assú, um adolescente de apenas 16 anos teria matado o próprio pai à golpes de faca peixeira
Segundo informações da polícia os dois teriam tido uma discussão e após o desentendimento o filho teria desferido os golpes, deixando o seu pai já sem vida na frente da residência da família.

A vitima identificada como Romualdo Carneiro da Silva,32 anos agricultor, residia no morro do macaco em Pendências, já o acusado é um menor de 16 anos e residente na rua João Zacarias Nº 26 no bairro Pendências de cima.

Ainda de acordo com a polícia o menor que mora com o avô estava com o mesmo em casa quando o pai chegou sobre efeito de álcool dando inicio uma discussão que culminou com a tragédia.
Policiais isolaram a área aguardando os peritos do itep que removeram o corpo para a sede do órgão em Mossoró.
*Focoelho/O Câmera.

Mesmo com contrapartida liberada e anunciada, obra continua parada

Existem coisas que vejo, mas não creio, afinal é demais, chegam a ser uma chacota ao povo de Soledade e região. Analisando dados da revista distribuída pela PMA, constatei lá valores altíssimos liberados para cobertura da quadra de esportes do Distrito de Soledade na Chapada do Apodi, ma mesmo assim desde o meio do ano a obra está paralisada, protagonizando mais um descaso para com os desportistas dessa região.

Esses dados e imagens foram extraídos da revista distribuída pela PMA e do Facebook, para ajudar a você caro leitor e leitora, o motivo da nossa indignação que não tem cunho pessoal, mas sim administrativo, porque nada, absolutamente nada de concreto chegou a Soledade e a Chapada através da municipalidade.


*Josenias Freitas.

PORQUE NÃO EM TODO NORDESTE??

Miragem no sertão 
(Foto: Ernesto de Souza/Ed. Globo)

Sob sol escaldante e pouca água, agricultores nordestinos produzem frutas de alta qualidade com o gotejamento. Por Sebastião Nascimento

A temperatura estava próxima a 37 graus célsius e o solo estalava de seco na frenética Mossoró, cidade localizada na região oeste do Rio Grande do Norte, a 285 quilômetros de Natal. Em 2012 e 2013, a chuva veio em gotas e a seca é das mais abrasivas dos últimos 50 anos. O gado morria de sede, enquanto carneiros e cabras, mais resistentes, se alimentavam dos arbustos torrados pelo sol nordestino.
Cortada pela BR-304, que liga Mossoró a Fortaleza, no vizinho Ceará, é nessa região semiárida, considerada adversa ao desenvolvimento de lavouras, que tecnologias avançadas permitem que frutas como melão, melancia, goiaba, maracujá, banana e mamão cresçam viçosas e doces e ganhem a rubrica “tipo exportação” na embalagem. Além disso, a produção é em escala e durante os 12 meses do ano. Da estrada, repleta de caminhões transportando frutas, podem ser avistados os mantos verdes das plantações circundados pela terra arenosa em Tibau (RN) – o mar está próximo dali. Parece miragem. A maior parte dos frutos é exportada para os exigentes mercados da Europa, principalmente, dos EUA e Oriente Médio. Neste ano, a cobiçada China começou a importar e tornou real um sonho antigo dos fruticultores.

 
A tecnologia que permite o “milagre” de se colher frutos nobres é a irrigação por gotejamento. Sem ela, seria impossível aos agricultores vencerem as condições climáticas, agravadas agora pela estiagem prolongada. Também são decisivos o trabalho sol a sol do sertanejo e a assistência de órgãos como Sebrae-RN, Universidade Federal do Semiárido e prefeitura municipal. Para se ter ideia, somente com exportações de melões, carro-chefe dos negócios, o Rio Grande do Norte faturou US$ 54 milhões em 2012, para uma receita nacional de US$ 134,1 milhões.
 

*http://revistagloborural.globo.com/Jatão Vaqueiro.

Cidade cearense receberá “profetas da chuva” para avaliação do inverno de 2014

Como manda a tradição, a cidade de Quixadá (Ceará) será sede da próxima edição do Encontro dos Profetas da Chuva.

De10 a 12 de janeiro de 2014, estudiosos acadêmicos, políticos, estudantes e profetas da chuva do Sertão Central cearense se reunirão para lançar as previsões do inverno de 2014.

A programação começa na sexta-feira (10) com a sétima edição do festival Encanta Quixadá. A apresentação de violeiros e trovadores vem reunindo, desde o ano de 2007, cantadores da moda nordestina na praça da Fundação Cultural.
Na manhã do sábado (11), acontecerá a abertura oficial do evento, quando cerca de 30 profetas convidados irão expor suas previsões na Associação de Ouvinos e Caprinos do Estado do Ceará (Acocece).

Durante a tarde, a programação traz o Seminário Convivência no Semiárido. Na ocasião, estarão presentes pesquisadores e educadores da área que irão discutir sobre as melhores condições de vivência em regiões de semiárido. O encontro encerrará no domingo (12) com um café da manhã e bate-papo livre com os profetas, além de uma atração cultural.
Previsões são realizadas por Sertanejos com um conhecimento particular a respeito das manifestações da natureza que emitem sinais sobre os períodos de chuva ou seca no Nordeste brasileiro. Esse saber é construído ao longo dos anos através de sua interação com o meio ambiente, bem como por meio do desenvolvimento de experiências e rituais, passados de geração em geração, seja pela família ou entre amigos.

Os interessados nesse conhecimento, ou seja, aqueles que têm um vínculo significativo com a terra, aprendem como construir suas próprias previsões singulares através da convivência, do crescimento, de um entendimento próprio e de um conjunto de sinais – as experiências.
Na cidade de Quixadá, desde 1996, se realiza o Encontro Anual dos Profetas da Chuva, onde estes anunciam publicamente as suas previsões para a próxima estação chuvosa na região.

O encontro acontece tradicionalmente no segundo sábado de janeiro, em um local aberto para o público. Aqueles que se identificam como profetas são apresentados por Helder Cortez, um dos organizadores do encontro, e depois cada um tem sua vez de falar, incluindo a previsão e uma breve descrição dos métodos usados para chegar àquela conclusão.
Na edição de 2013, compareceram cerca de 50 profetas, que previram, em sua maioria, um inverno fraco para a região, o que está sendo constatado com o pouco número de chuvas na região e a vivência de uma das piores secas do Nordeste.

O XVII Encontro dos Profetas Populares é uma realização do Instituto de Pesquisa, Viola e Poesia do Sertão Central e uma produção da Mungango Produções.

SERVIÇO
XVIII Encontro de Profetas da Chuva, de 10 a 12 de janeiro de 2014, na Associação de Ouvinos e Caprinos do Estado do Ceará (ACOCECE), acesso pela estrada do açude Cedro, KM 3, em Quixadá. Mais informações: (85) 3032-3333.


Fonte: Jatão Vaqueiro.

IBGE OFERECE199 VAGAS TEMPORÁRIAS PARA O RN

Segue até o dia 06 de janeiro de 2014 o período de inscrição para o Processo Seletivo Simplificado do IBGE para o preenchimento de 7.825 vagas temporárias em todo o Brasil. A seleção é organizada pela Fundação Cesgranrio. Para o Rio Grande do Norte serão abertas 199 vagas, assim distribuídas: Natal: 101; Mossoró: 22; Parnamirim: 22; Açu: 16; Caicó: 15; Santa Cruz: 13; e Pau dos Ferros: 10. 

As vagas oferecidas são para a função de Agente de Pesquisas e Mapeamento, o salário mensal é de R$1.020,00, com carga horária de 40 horas semanais. O contratado fará jus ao Auxílio -Alimentação, no valor de R$ 373,00 (trezentos e setenta e três reais), ao Auxílio-Transporte, com base no artigo 7º da Medida Provisória nº 2.165-36, assim como a férias e ao 13º salário. O contrato possui duração de 12 meses, prorrogáveis por igual período, e é regido pela Lei 8.745/93.

As inscrições deve ser feita no site da Fundação Cesgranrio: www.cesgranrio.org.br

CONFRATERNIZAÇÃO NATALINA DO SINTE - APODI/RN