segunda-feira, 10 de fevereiro de 2014

Moradores do bairro São Sebastião, em Apodi, reclamam pelo acúmulo de lixo



Fomos procurados por moradores do bairro São Sebastião na zona oeste de Apodi para reivindicarem sobre o constante acumulo de lixo no lugar.

Segundo os moradores a única lixeira que existe no bairro é uma que, constantemente, algumas pessoas ateiam fogo pelo atraso no recolhimento. Além disso, cobras e aranhas já foram, por diversas vezes, encontradas no local. Eles ainda disseram que o acumulo de lixo já vem ocorrendo a cerca de um mês.

No início de 2013 a Secretaria de Urbanismo havia colocado uma tabela dos bairros que estão sendo limpos, porém, com a greve no município, apenas 30% dos funcionários públicos vem exercendo as suas funções, o que ocasiona um grande problema na saúde pública do município e demais setores.

*Fonte: Jair Gomes.

2º MEGA FEIRÃO D RIVANI VARIEDADES

Assessoria de comunicação da prefeitura de Apodi passará por mudanças


A assessoria de comunicação da prefeitura de Apodi está voltando ao trabalho depois de um mês de férias e com algumas mudanças.

Segundo informações, a atual assessoria esteve passando por algumas dificuldades que, em 2013, foram cruciais para que algumas falhas não fossem corrigidas, mais que em 2014 algumas mudanças serão necessárias para acontecer.

Conversamos com a atual Jornalista Iêda Silva sobre o que estaria acontecendo, após encontrarmos uma postarem realizada pela sua filha Romine Marielle em sua página do Facebook, onde deixou a entender que houve alguns desentendimentos e que estavam causando algumas insatisfações. Iêda nos confirmou que também houve uns problemas, mas que estariam sendo solucionados e que em 2014 efetuariam um trabalho mais apurado do que em 2013. 


Ainda segundo Iêda, este sábado (08) chegou a ser cogitado como o seu último dia de programa mas que, em virtude da proposta aceita por ambas as partes, o trabalho continuará e ela continuará apresentando o programa da prefeitura.

Colhemos, ainda, algumas informações que comprovam que um grande jornal da cidade de Mossoró já está sendo uma das fontes de comunicação em que irá trabalhar a imagem da gestão do atual prefeito, tentando evitar o grande desgaste que vem ocorrendo.

Outros meios de comunicação também serão ampliados na tentativa de aumentar o número de pessoas visualizando os trabalhos realizados pelo prefeito.

No geral, os próximos meses deverão mostrar algumas medidas que estão sendo alvo e em destaque neste momento.


*Fonte: Jair Gomes.

Do Blog:

Não acredito que essa inovação vá fazer milagres. Só tem uma saída, mostrar trabalho. Nada mais.

A população apodiense está informada e antenada nas coisas que acontecem. Não adianta querer mostrar milagres, sem a existência do santo.

A situação está se tornando irreversível, mas se mostrar trabalho, ai sim, podemos ver os milagres acontecerem. Vamos aguardar!!

Prefeito de Apodi poderá ter mandato cassado pelos vereadores



O prefeito de Apodi, Flaviano Moreira Monteiro (PC do B) está em segundo ano de mandato, e logo no início da sua gestão ele encontra grandes dificuldades para manter os serviços básicos em ordem. Mas esse não é o principal problema, a questão é que, com o orçamento de 2014 aprovado e que foi elaborado por ele, as grandes obras já começam a ser cobradas.

O TransChapadão, o PoloIndustrial e o Ensino Superior foram umas das principais pautas apresentadas pelo gestor em período de campanha. Contudo, há insegurança apresentada por parte da equipe do atual gestor junto a sua inexperiência tem causado significativos transtornos em sua carreira política.

Segundo informações colhidas pelo blogueiro Jair Gomes, já há uma união de alguns vereadores que discutem a possibilidade de uma cassação política. De acordo com alguns relatos, oito parlamentares já haviam concordado com a decisão, sendo necessário apenas mais um, visto que a maioria ter que ser de nove.

Ainda segundo informações, o problema da não entrada com a cassação seria em virtude de rever os tramites para que o interesse fosse em retirar o prefeito e seu vice do cargo, deixando a cadeira para o presidente da Câmara, João Evangelista (PR).

Para Evangelista seria um prato cheio. Primeiro que, sempre foi o seu sonho, segundo que, ele necessita de uma mudança em sua postura política, pois, como político, ele é um ótimo estrategista, mas para com os políticos, para com a população, o nome dele já não é bem visto.

Muitos vereadores estariam até ansiosos para que este ato aconteça, o que poderá ser uma grande perca para a população apodiense, pois nem a prestação de contas do poder legislativo é apresentada, imagine se o edil se tornar prefeito.

Todavia, as informações aqui apresentadas são apenas conversas de bastidores. Nenhuma medida foi tomada ainda. Mas o ano de 2014 apresenta bastante surpresas e os "eleitores aguardam ansiosos na platéia deste teatro em que lobos se passam por ovelhinhas".

Fonte Jair Gomes.

2ª ESPOTEC: Estão abertas inscrições para participação em Oficinas e Minicursos da EXPOTEC

A Comissão Organizadora da II Exposição Científica, Tecnológica e Cultural - Campus Apodi abre inscrições para oficinas e minicursos.

As inscrições estarão abertas até o dia 13/02/2014, sendo obrigatória a confirmação presencial na Coordenação de Apoio Acadêmico – COAPAC.

As turmas serão preenchidas de acordo com o limite de vagas divulgado para cada minicurso ou oficina.

Lista completa de minicurso e oficinas ofertados.

Faça sua inscrição aqui

No sábado passado, (08/02) o diretor acadêmico do IFRN Campus Apodi, Professor Damião Freire participou do Programa Educação no Ar, da Rádio Luta FM e convidou a todos para participar da 2ª Expotec, que promete ser um sucesso em 2014.

MOSTRA REUNIRÁ EXPERIÊNCIAS EXITOSAS DOS CONSELHOS ESCOLARES

Abertas as inscrições para a Mostra Nacional de Conselho Escolar: “queremos um bom conselho”, evento integrante das ações do Programa Nacional de Fortalecimento dos Conselhos Escolares. Entre os dias 13 de janeiro a 17 de março, através do site oficial, serão realizadas as inscrições das escolas públicas. Podem participar as escolas que desenvolve atividades, ações ou experiências exitosas na atuação do conselho escolar.

Com o objetivo de disseminar relatos que expressem o potencial de transformação da realidade da escola por meio da participação das comunidades escolares, tornando pública a atuação dos conselheiros escolares das instituições públicas de ensino em educação básica por todo o país, a mostra incentivará o fortalecimento e a consolidação do papel do conselho escolar junto a comunidade escolar, buscando a melhoria na educação.

A Secretaria de Estado de Educação, professora Betania Ramalho, aponta a importância da consolidação dos conselhos: “A execução das ações dos Conselhos Escolares são, para nosso entendimento, fundamentais para darmos nosso apoio e impulso na gestão democrática da escola, fortalecendo, estimulando e efetivando a consolidação de uma escola justa e democrática”, frisou a secretária.

As Diretorias Regionais de Ensino (DIREDS) são as responsáveis por realizar a divulgação da mostra, acompanhando as ações e a inscrição dos participantes. Serão duas categorias que receberão os relatos das escolas: Gestão Democrática e Melhoria da Qualidade da Educação. A primeira categoria avaliará as ações que mobilizaram as escolas, bem como a participação dos estudantes. Nessa vertente também será levado em consideração as práticas relacionadas à eleição de gestores. A outra categoria terá como principal linha de avaliação as formas que foram implementadas para a melhoria das condições no ensino, como atuação em bibliotecas, merenda, laboratórios, transporte escolar e o Projeto Político Pedagógico.

As inscrições devem serem feitas no site www.bonsconselhos.org.br. Não serão aceitas inscrições via Correios. Após a primeira etapa, 20 escolas serão visitadas pelos jurados para terem suas experiências avaliadas in loco, dessas 10 instituições terão suas experiências reconhecidas pelo MEC, Agenda Pública, CNTE, UNDIME, CONSED e UNICEF.

FONTE: http://www.rneducacao.com/

Condutor perde o controle da motocicleta e morre na BR 405

Francisco de Assis Pereira Silva, 23 anos de idade residente na cidade de São Francisco do Oeste, morreu vitima de acidente de motocicleta, em uma curva na Br 405, proximo a cidade onde morava.

Segundo informações Francisco estava bebendo na sua cidade e resolveu sair para cidade vizinha, Tabuleiro Grande, onde iria participar de uma festinha, em companhia de um irmão.

Francisco, perdeu o controle do veiculo, desceu a via e morreu no local. seu irmão sofreu um trauma na cabeça, mas foi socorrido para uma unidade de saúde local.

O corpo de Francisco foi removido e será necropsiado na sede do Instituto Técnico e Científico de Polícia, Itep em Mossoró.

Lamentável.


Fonte: O Câmera.

2º MEGA FEIRÃO DE RIVANI VARIEDADES


PROFESSORA IVONE FLORÊNCIO DE MORAIS ESTÁ SE RECUPERANDO

A Professora Maria Ivone Florêncio de Morais está se recuperando. A mesma encontra-se internada no Hospital Regional Tarcísio Maia, em Mossoró e passa bem.

Em visita, na tarde hoje, 09 de fevereiro pude perceber o quanto Ivone tem melhorado o seu quadro de saúde.

A Professora Ivone sofreu acidente automobilístico no último dia 31 de janeiro e fraturou a clavícula, além de ter uma grande escoriação no coro cabeludo, também foi atingido parte da coluna cervical.

Hoje, visitamos a Professora Ivone, e ela conversou bastante. Pediu para as pessoas amigas terem tranquilidade e que continuem orando por ela, pois a mesma está bem!

Vai ser bastante tempo para a Professora Ivone se recuperar totalmente, mas com fé em Deus, ela voltará ao convívio da família.

Apodi passa por dificuldades: Ruas sujas, esgoto a céu aberto e escolas sem reformas, caracterizam a gestão


Desde que assumiu a prefeitura de Apodi o atual prefeito, Flaviano Monteiro (PC do B), não tem conseguido resolver alguns problemas deixado pela antiga gestão e o pior, alguns tem se agravado.

A questão é que é possível, e que vem sendo mostrado por este blogueiro desde o final do ano de 2012, presenciar o acumulo de mato no meio das ruas além da sujeira em vários locais. No bairro São Sebastião, próximo ao antigo parque de vaquejada, muitos moradores reclamam das obras que não acontece, desde que iniciou a gestão nenhuma obra foi realizada no bairro. Até o básico é difícil de ser realizado.


A Rua Francisco Joaquim de Sales está com metade da via praticamente interditada, pois o capim está tomando de conta do local, isso implica na dificuldade do trajeto e também no acumulo de mosquitos durante a noite. No mesmo bairro, algumas ruas também são prejudicadas com a falta de calçamento.

Outro bairro que também passa por sérios problemas é a Lagoa Seca, essa sim tem, inclusive, ruas interditadas por falta de manutenção. A Rua Dionísio Morais foi totalmente tomada pelo capim e pelo esgoto, animais são constantemente encontrados no local se alimentando da vegetação.

 
Os moradores das ruas Sebastião Lúcio da Silva, Reis Magos e Luiz Jacinto também passam por problemas de ampliação de calçamento, o que vem causando dificuldades e riscos com a saúde para os moradores locais em que o esgoto corre a céu aberto. Durante a noite é possível presenciar um grande número de mosquito na região, principalmente em período chuvoso.

Mais alguns outros constrangimentos causados a sociedade são com relação a alguns bueiros encontrados na cidade. O que fica na BR 405, próximo a delegacia de polícia por exemplo, tem um buraco que, segundo moradores, já faz algumas semanas que não é consertado.

A escola Lourdes Mota é outro exemplo de falta atenção na administração pública da cidade. O muro que fica por trás da escola, na Rua Gov Dix Sept Rosado, está caindo o reboco e com vazamento na caixa d'água. A escola não tem grandes estrutura.

Diante desses fatos, além dos diversos já apresentados aqui neste blog, a situação a cada dia vem sendo mais preocupante na cidade. A população já não suporta tanta falta de respeito do poder público para com a cidade. A equipe sonhadora e acreditada já não é como antes, onde o brilho no olho de quem costumava ter prazer em ajudar, agora está desmotivada e reclamante.

O ano de 2013 foi pautado em um discurso de que a gestão se trabalhava com orçamento do governo passado já em 2014 o orçamento já foi aprovado e tudo está pronto. Chegou a hora de esquecermos o básico, que mesmo assim não está tendo êxito, e começarmos a pensar a exigir um aumento gradativo e significativo das decisões relatadas em discursos quando ainda se estava em campanha.

Está na hora dos grandes projetos como TransChapadão, Polo Industrial e o Ensino Superior entrarem em vigor para o benefício dos cidadãos apodiense. A cidade clama por melhorias, a cidade clama por mudanças, mudanças essas que ainda não passou a existir a não ser para algumas pessoas (bolsos).


*Jair Gomes.

DETRAN: CALENDÁRIO DE LICENCIAMENTO

DETRAN: CALENDÁRIO DE LICENCIAMENTO