quarta-feira, 26 de fevereiro de 2014

Entregador morre vitima de acidente de transito na RN 015 em Baraúna

O acidente envolvendo uma carreta e uma motocicleta no inicio da noite de quarta feira 26 de Fevereiro de 2014, vitimou o condutor da motocicleta próximo ao posto fiscal na RN 015 na cidade de Baraúna no Rio Grande do Norte. 

Segundo informações, o motoqueiro conhecido como “Flavio” era entregador de uma pizzaria e estava indo fazer uma entrega na fabrica de cimento Mizu, quando se envolveu em um acidente com uma carreta. 


Ainda não temos informação de como aconteceu o acidente. Flavio foi socorrido com vida por uma ambulância do Samu para o Hospital Regional Tarcísio Maia, mas morreu ao dar entrada naquela unidade hospitalar. 


*Informações e imagens: O Câmera.

Apenas 5 vereadores comparecem a prestação de contas da prefeitura


A prefeitura de Apodi realizou a prestação de contas do 3° quadrimestre de 2013 na câmara municipal hoje pela manhã, contudo, apenas 5 vereadores marcaram presença, participando do processo de fiscalização que é dever do legislativo.

Os Vereadores têm quatro funções principais:

Função Legislativa: consiste em elaborar as leis que são de competência do Município, discutir e votar os projetos que serão transformados em Leis buscando organizar a vida da comunidade.


Função Fiscalizadora: O Vereador tem o poder e o dever de fiscalizar a administração, cuidar da aplicação dos recursos, a observância do orçamento. Também fiscaliza através do pedido de informações.

Função de Assessoramento ao Executivo: Esta função é aplicada as atividades parlamentares de apoio e de discussão das políticas públicas a serem implantadas por programas governamentais, via plano plurianual, lei de diretrizes orçamentárias e lei orçamentária anual(poder de emendar, participação da sociedade e a realização de audiências públicas).

Função Julgadora: A Câmara tem a função de apreciação das contas públicas dos administradores e da apuração de infrações político-administrativas por parte do Prefeito e dos Vereadores.

A prestação de contas por parte da prefeitura é um dever regido em lei a qual tem o dever de prestar este tipo de informação, infelizmente, alguns parlamentares pretenderam dar mais importância a outros detalhes, dando até prioridades a turmas de carnavais.

A prestação de contas foram apresentadas pelo contador Marinaldo, ao qual revelou que a prefeitura terminou o ano com um superávit orçamentário de R$ 1,3 milhão. Outros detalhes também foram mostrados. E ao final, os integrantes voltaram a falar sobre o projeto de Previdência Própria.

Os vereadores que participaram foram, Junior Carlos (PSB), Soneth Ferreira (PDT), Junior Souza (PMDB), Genivan Varela (PCdoB) e Laete Oliveira (PMN).


*Jair Gomes.

TSE rejeita pedido de defesa do prefeito de Apodi - Investigação continua - Poderá haver cassação



O processo imposto pela Coligação Apodi que Cresce através da ex prefeita de Apodi, Gorete Silveira, contra o atual prefeito e vice, Flaviano Monteiro e Jose Maria, respectivamente, e que ainda está em julgamento desde o final do ano de 2012, foi publicado hoje (25) pelo TRE-RN, negando a forma processual pela qual se deu relativamente a prestação de contas dos atuais gestores.

A ação foi imposta por Gorete, tendo como advogado o senhor Marcos Lanuce Lima Xavier e Ravardierison Cardoso Noronha, ao qual impôs a acusação de que os atuais gestores haviam prestado irregularmente as contas de campanha (abuso de pode econômico), bem como usado de meios indevidos para fazer uso de bens no processo eleitoral ou compra de voto (capitação ilícita de sufrágio).

De acordo com o processo o TRE recomendou a Juíza da 35° Zona Eleitoral, Kátia Cristina Guedes Dias, responsável, que a mesma intime os acusados, prefeito e o vice, na manhã desta terça feira, sobre este processo e em até 5 dias eles apresentem uma defesa que seja convincente a justiça.

Segundo o Processo: 17-13.2013.6.20.0035, Gorete entrou com está ação, de investigação judicial, para apurar as duas condutas apresentadas, o TRE entendeu que a decisão da juíza foi contundente quanto a Capacitação Ilicita de Sufrágio pois a acusação seria de cerca de 15 dias após as eleições para se realizar, contudo, quanto ao Abuso de Poder Econômico ele recomendou que o processo continue. Após recorrido no Tribunal Superior Eleitoral, TSE, pelo prefeito de Apodi, a recomendação foi a mesma, que o processo continue. Por tanto, a juíza Kátia Cristina irá, agora, continuar a investigação, tendo como resposta à acusação, as informações apresentadas pelo advogado do prefeito e do vice, Francisco Marcos de Araujo, representante, no início processual, sobre a suposta irregularidade na prestação de contas, como acusa a ex prefeita.

Se forem comprovados os fatos, o prefeito de Apodi e seu vice, poderão perder o mandato por improbidade administrativa, tanto por omissão, quanto por fraude, por ter colocado informação errada.


*Fonte: Jair Gomes.

Bandidos em fuga atropelam família e matam criança de 8 anos

Uma criança de oito anos morreu, bem como o pai dela, e uma irmã ficou em estado grave, após terem sido atropelados por bandidos em fuga. Seis homens, sendo dois em uma motocicleta e outros quatro em um Fiat Uno, teriam realizado uma série de assaltos em São José de Mipibu, nesta terça-feira (25). Um desses crimes teria sido um roubo contra duas jovens que saíam de uma igreja, durante a noite.

As vítimas avisaram ao pastor da igreja, que saiu à procura dos suspeitos. Durante a ação, os bandidos perceberam e acabaram cercando o veículo do pastor, um Mitsubishi, com placas do Amazonas. Os criminosos tomaram o carro do pastor e saíram em disparada pelo centro de São José de Mipibu.

Quando eles passavam pela avenida Pedro Ferreira, em alta velocidade, o motorista perdeu o controle e atingiu uma bicicleta conduzida por Francisco Vanilson Batista da Silva, de 31 anos, que também carregava dois filhos, identificados como Francisco Vitor Batista da Silva, de oito anos, e Jamile Vitória Batista da Silva, de 11 anos.

A criança de oito morreu na hora, devido a violência da colisão. Já o pai e a irmã dele foram levados às pressas para o Hospital Walfredo Gurgel, em Natal. Francisco não resistiu e morreu durante a madrugada desta quarta-feira (26). Com o acidente, o carro capotou e os assaltantes fugiram atirando para cima e não foram mais encontrados. A polícia informou que os suspeitos vinham atuando desde cedo e já estavam sendo procurados.

Desesperada, a mãe do garoto morto, Roseane Canindé, que é um criminoso quem fez isso com o filho dela e que não sabe como vai viver a partir de agora. Além disso, ela pediu justiça e que os responsáveis sejam presos. Desde a noite desta terça-feira, a polícia realiza diligências para tentar prender os suspeitos.

Tópicos: São José de Mipibu, crianca morta por bandidos, portalbo/JBelmont.

Explodiram a agencia do Banco do Brasil de Governador Dix Sept Rosado

Cerca de cinco homens fortemente armados em um carro tipo Fiat Uno explodiram durante a madrugada de hoje, 26 a Agencia do Banco do Brasil da cidade de Governador Dix Sept Rosado, cerca de 35 Km de Mossoró. Segundo informações, todo dinheiro existente nos caixas foi levado. Após o ato criminoso os indivíduos fugiram em direção a cidade de Caraúbas pela RN 117.
A policia acredita na possibilidade de outros elementos estarem participando do crime, dando apoio aos criminosos que participaram diretamente da explosão.
A Polícia Militar não confirmou o valor total do dinheiro roubado. O caso deve ser investigado pela Polícia Civil de Governador Dix-Sept Rosado. 


*Informações e imagens: O Câmera.

DETRAN: CALENDÁRIO DE LICENCIAMENTO

DETRAN: CALENDÁRIO DE LICENCIAMENTO