quinta-feira, 27 de fevereiro de 2014

Campus Apodi realiza 2ª EXPOTEC com grande êxito

A semana de 17 a 21 de fevereiro ficará marcada na história do Campus Apodi, pela realização de mais um grande evento: a II EXPOTEC (Exposição Científica, tecnológica e Cultural), que teve como tema: “Educação, Ciência e Tecnologia na contemporaneidade: Desafios e Perspectivas.

As atividades tiveram início logo às sete horas do dia 17/02, com uma corrida rústica, que contou com a participação de professores, técnicos, servidores terceirizados e alunos.

Nos dias 17/02 e 18/02, ocorreram os jogos internos, com a participação de professores, funcionários e alunos, nas modalidades futsal, handebool, basquete, tênis de mesa, xadrez e natação. As atividades esportivas foram marcadas pelo espírito desportivo dos atletas e pela grande presença das torcidas, o que demonstrou a integração da comunidade acadêmica no evento.

As atividades acadêmicas e culturais tiveram início dia 19/02, com a mesa-redonda Desafios e perspectivas da implantação do projeto de irrigação da Chapada do Apodi, que contou com a participação da professora Bernadete Freitas – UECE, e de Emerson Fernandes – Superintendente do DNOCS, tendo como mediador, o professor Jonas Freire – IFRN/Campus Apodi.

Do dia 19/02 ao dia 21/02, foram realizadas oficinas, minicursos, e palestras, nas diversas áreas de atuação do Campus. A programação da 2ª EXPOTEC ainda contou com apresentações de trabalhos científicos, através de banners, apresentações teatrais e exposições de trabalhos dos alunos, realizados no decorrer do ano letivo de 2013.

Um fato bastante positivo foi a participação da comunidade nas apresentações culturais, que lotaram o auditório. Nessa programação, no dia 19/02, o poeta Antônio Francisco encantou o público, recitando seus poemas e os alunos do Campus finalizaram as apresentações artístico-culturais desse dia com o espetáculo teatral “Vida Severina: a saga do retirante nordestino”. No dia 20/02, a plateia foi contemplada com a brilhante apresentação do grupo Vocal Acorde e com mais uma belíssima apresentação teatral intitulada “Itinerário de Pasárgada”; logo em seguida, ocorreu a entrega da premiação aos vencedores dos I Jogos Internos. Encerrando a programação deste dia, a Banda Lenda Urbana fez a apresentação, Tributo ao Rock Nacional, atendendo às expectativas do público presente. No dia 21/02, para encerrar a 2ª EXPOTEC em grande estilo, tivemos a magnífica apresentação do Coral Canto do Povo, interpretando a obra Missa das Crianças, de John Rutter.

Para conferir mais fotos acesse o álbum da II EXPOTEC do Câmpus Apodi.

Confirmado: A policia Militar acaba de prender na cidade de Lajes o individuo que violentou uma senhora em Mossoró

Indivíduo que violentou e espancou uma mulher de 36 anos em Mossoró - Imagem do Blog Tony Martins
 

Confirmado: A Polícia Militar acaba de prender na cidade de Lajes, José Nascimento da Costa “Viajante” 29 anos de idade, residente em Ceará Mirim, acusado de violentar sexualmente e espancar uma mulher de 36 anos na madrugada de hoje em Mossoró. 

Ele estava em fuga na motocicleta que foi tomada da vítima. A Central de Operações da Polícia de Mossoró, acaba de confirmar que é mesmo o infeliz. 


A vítima continua internada no HRTM com um trauma leve na cabeça. O elemento deverá ser conduzido para prestar esclarecimentos em Mossoró. Vamos aguardar a sua chegada, para também conhece-lo. 


*Fonte: O Câmera.

Mulher foi espancada e violentada sexualmente na madrugada de hoje em Mossoró

Uma senhora de 36 anos de idade, moradora da Travessa Filgueira Filho no Alto de São Manoel, foi encontrada por volta das 4 horas e 30 minutos de quinta feira 27 de fevereiro de 2014, com sinais de espancamento e violência sexual, em uma rua sem calçamento no Alto Pelonha em Mossoró no Rio Grande do Norte. A Vítima apresentava múltiplas escoriações pelo corpo. 

Ela foi encontrada por populares que acionaram as Centrais de Operações da Policia Militar e de Atendimento do Samu.
A mulher informou aos Políciais que atenderam a ocorrência que foi assaltada, espancada e violentada. Segundo ela, os indivíduos levaram sua motocicleta. 


A vitima foi socorrida para o Hospital Regional Tarcísio Maia e seu estado de saúde é grave.

A imagem foi retirada do Camara 2.

Informações: O Câmera.

Operação Carnaval mobilizará 2.400 policiais militares no Rio Grande do Norte

A cúpula da segurança pública do Rio Grande do Norte concedeu uma coletiva de imprensa na manhã de hoje, na Governadoria, no Centro Administrativo, para detalhar a Operação Carnaval 2014. O evento teve a participação do comandante-Geral da Polícia Militar, coronel Francisco Canindé de Araújo, do comandante-Geral do Corpo de Bombeiros, coronel Elizeu Lisboa Dantas, da secretária-adjunta da pasta da Segurança Pública e Defesa Social do RN, Maria do Carmo Alves, da diretora-Geral do ITEP, Raquel Taveira, e do delegado-Geral adjunto da Polícia Civil, Adson Kepler.

Neste ano, a operação será iniciada nesta sexta-feira (28) e se estende até a quarta-feira de cinzas (5). O reforço do policiamento será feito na capital, região metropolitana, e interior do estado, sobretudo em cidades que terão atrações musicais que aglomeram muito público, como no caso de Natal, Apodi, Alexandria e Caicó, por exemplo.

Para isso, 2.400 policiais militares serão designados para atuar a partir do sábado (1º) até a quarta-feira de cinzas (5). De acordo com o coronel Araújo, os policiais envolvidos na Operação Carnaval farão também a segurança suplementar nos presídios potiguares. A polícia de trânsito, que desde janeiro deste ano já apreendeu 803 carteiras de habilitação de motoristas pegos na Lei Seca, também terá atuação em todo o estado.

Os PMs serão divididos em turnos de trabalho e remanejados de acordo com a necessidade de cada polo cultural da folia de momo. O comandante-geral da Polícia Militar ainda garantiu que o pagamento das diárias operacionais já foi assegurado pela Governadora Rosalba Ciarlini. “Os policiais já estarão em ação devidamente remunerados para desenvolver o trabalho. Eles farão o trabalho ostensivo nas áreas urbanas e garantirão a segurança do folião para que ele possa se divertir sem preocupação. Além disso, teremos o reforço nos presídios do Rio Grande do Norte com o apoio do BOPE”, comentou.


*TN.

Mestrado em Física: Aluno defende dissertação

No dia 28 de fevereiro, no Auditório do Programa de Desenvolvimento da Pesquisa (PRODEPE), na Faculdade de Ciências Exatas e Naturais (FANAT), Campus Central da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN), às 14h, será realizada a defesa de dissertação de Mestrado em Física do mestrando Dayvid de Sousa Miranda, sob o título "Estimando a inclinação dos eixos rotacionais das Plêiades”.

A Banca Examinadora, presidida pelo Professor Orientador Dr. Braúlio Batista Soares, terá a participação do Professor Dr. Antônio Carlos S. Miranda (Examinador Externo-UFRPE) e do Professor Dr. José Ronaldo P. da Silva (Examinador Interno-UERN).

Antes de integrar a banca, o Dr. Antônio Carlos S. Miranda irá ministrar o Colóquio "O julgamento de Galileu pela inquisição", às 9h de amanhã, na Sala de Seminários da Física na FANAT, Campus Central da UERN.O evento será aberto a toda a comunidade acadêmica.

Matéria de Bruno Barreto.

A prefeita afastada Cláudia Regina (DEM) está impedida de ser candidata.

O TRE marcou as convenções partidárias para deliberar sobre formação de coligações e escolha de candidatos a prefeito e vice-prefeito na eleição suplementar de Mossoró, para o período de 2 a 6 de abril.

Não poderão concorrer, segundo as regras estabelecidas pelo Tribunal, “Aqueles que tiverem dado causa à anulação da Eleição de 7 de outubro de 2012″.

Portanto, a prefeita afastada Cláudia Regina (DEM) está impedida de ser candidata.

Quem for escolhido em convenção para disputar cargo de prefeito ou vice, terá 24 horas seguintes à escolha, para se desincompatibilizar de qualquer cargo público.

As candidaturas deverão ser registradas em cartório até às 19 horas do dia 11 de abril.

Como já informado, a eleição acontecerá no dia 4 de maio e a diplomação ocorrerá até o dia 31 de maio.

Do blog de Thaisa Galvão/JBelmont.

PREFEITURA DE UMARIZAL REALIZA SELEÇÃO PARA ALFABETIZADORES PARA O PROGRAMA BRASIL ALFABETIZADOR - PBA

O Município de Umarizal, através da Secretaria Municipal de Educação, no uso de suas atribuições legais, torna público para conhecimento dos interessados que estão abertas as inscrições para alfabetizadores voluntários, destinada à seleção de candidatos ao preenchimento de vagas para a prestação de atividade voluntária por tempo determinado (oito meses) no Programa Brasil Alfabetizado, atendendo à necessidade temporária de excepcional interesse público, nos termos da Resolução Nº 52 de 11 de dezembro de 2013. A seleção ocorrerá através de uma única fase de análise de currículo.

O Programa Brasil Alfabetizado é uma parceria da Prefeitura Municipal de Umarizal, por meio da Secretaria Municipal de Educação, com o MEC. O Programa é destinado à Alfabetização de Jovens, Adultos e Idosos, sendo uma forma de acesso à cidadania e ao despertar do interesse pela elevação da escolaridade.

No ano de 2014 serão atendidos mais 200 (duzentos) alfabetizandos, os quais serão divididos em 12 (doze) turmas, sendo 06 (seis) vagas para alfabetizadores na zona urbana e 06 (seis) na zona rural deste município.

Em Umarizal os cursos de alfabetização terão a duração e carga horária de oito meses, no mínimo, trezentas e vinte horas, 10 horas semanais, totalizando 128 dias. Os alfabetizadores selecionados deverão mobilizar os alfabetizandos e formar as suas turmas. O número de alfabetizandos em cada turma de alfabetização deverá obedecer aos seguintes parâmetros:

I- nas áreas rurais, mínimo de dez e máximo de vinte alfabetizandos por turma;
II- nas áreas urbanas, mínimo dezesseis e máximo de vinte e cinco alfabetizandos por turma.

O Professor-Alfabetizador deverá apresentar Curriculum vitae com cópia do diploma ou histórico escolar de formação em nível médio. As documentações deverão ser entregues no período de 26/02/2014 a 07/03/2014 das 8:00h até as 12:00h, na Secretaria Municipal de Educação, em envelope lacrado com identificação do cargo pretendido e relação de alfabetizandos para formação de sua turma aos cuidados de FRANCISCO AURISMAR DA COSTA ALVES, gestor local.

Da Assessoria de Comunicação e Imprensa da Prefeitura de Umarizal.

2º DIA DE CAPACITAÇAO DO PDA SANTA CRUZ DO APODI EM PATU/RN

Mais um dia foi vivenciado pela equipe do PDA Santa Cruz do Apodi no  Santuário do Lima em Patu-RN.
Katiúscia, Patrícia e Erivan educadores do PDA participam desde segunda feira de capacitação, sobre a Família Cuidadora.
PDAs de várias cidades e de outros estados também participam. Está sendo muito importante, porque são mais conhecimentos para as famílias acompanhas pelos PDAs. Hoje quinta feira acontecerá o encerramento e todos voltarão para as suas cidades carregando muitas informações que deverão ser repassadas às famílias.
Veja algumas imagens das atividades desenvolvidas ontem:

RIVANI VARIEDADES!!

Mossoró: Resolução do TRE define detalhes sobre eleição suplementar

A Resolução de número 003, datada de ontem (25 de fevereiro de 2014), aprovada pelo plenário do Tribunal Regional Eleitoral (TRE), estabelece decisão e normatização para que se realize pleite suplementar para prefeito e vice de Mossoró.

Conforme a resolução que ainda será publicada, as eleições vão acontecer no dia 4 de maio deste ano. Os juízes eleitorais José Herval Sampaio Júnior (33ª Zona Eleitoral) e Ana Clarisse Arruda Pereira (34ª Zona Eleitoral) vão conduzir o pleito.

O dispositivo – com 12 páginas – foi aprovado à unanimidade do plenário do TRE.

Abaixo, alguns pontos principais da medida administrativa dessa corte, relativos às eleições suplementares:

- Art. 4º As convenções partidárias para deliberar sobre formação de coligações e escolha de candidatos a Prefeito e Vice-Prefeito serão realizadas no período de 2 a 6 de abril de 2014.

- Art. 5º O candidato deverá desincompatibilizar-se de cargo gerador de inelegibilidade nas 24 (vinte e quatro) horas seguintes à sua escolha em convenção.
 

- Art. 6º O prazo para a entrega, em Cartório do requerimento de registro dos candidatos encerrar-se-á às 19 (dezenove) horas do dia 11 de abril de 2014, assegurado o disposto no §4º do art. 11 da Lei nº 9.504/97. Parágrafo único. O Juízo Eleitoral providenciará a fixação do edital, em local de costume, no mesmo dia em que receber o pedido, passando a correr prazo para impugnações, nos termos do art. 3º da Lei Complementar nº 64/90.

- Art. 7º A partir do dia 11 de abril de 2014 até a diplomação dos eleitos, os Cartórios Eleitorais da 33ª e 34ª Zonas funcionarão diariamente das 8 às 19 3horas, e, em regime de plantão, aos sábados, domingos e feriados, das 14 às 19 horas.

Propaganda Eleitoral

12 de abril de 2014 – Sábado (22 dias antes) - Data a partir da qual será permitida a propaganda eleitoral (Lei nº 9.504/97, art. 36, caput). 2. Data a partir da qual os candidatos, os partidos políticos ou as coligações podem fazer funcionar, das 8 às 22 horas, alto falantes ou amplificadores de voz, nas suas sedes ou em veículos (Lei nº 9.504/97, art. 39, §3º). 3. Data a partir da qual os candidatos, os partidos políticos e as coligações poderão realizar comícios e utilizar aparelhagem de sonorização fixa, das 8 às 24 horas (Lei nº 9.504/97, art. 39, §4º). 4. Data a partir da qual será permitida a propaganda eleitoral na Internet, vedada a veiculação de qualquer tipo de propaganda paga (Lei nº 9.504/1997, art. 57-A e art. 57-C, caput).

Propaganda em Rádio e TV

24 de abril de 2014 – Quinta-feira (10 dias antes) – Início do período da propaganda eleitoral gratuita no rádio e na televisão (Lei nº 9.504/97, art. 47, caput, VI, alíneas a e b), se for o caso.

1º de maio de 2014 – Quinta – Feira (3 dias antes) – Último dia para divulgação da propaganda eleitoral gratuita no rádio e na televisão (Lei nº 9.504/97, art. 47, caput), se for o caso. Último dia para propaganda política mediante reuniões públicas ou promoção de comícios e utilização de aparelhagem de sonorização fixa entre as 8 e às 24 horas (Código Eleitoral, art. 240, parágrafo único e Lei nº 9.504/97, art. 39, § 4º e 5, I e Resolução TSE nº 23.370).

3 de maio de 2014 – Sábado (1 dia antes) - Último dia para propaganda eleitoral mediante alto falantes ou amplificadores de som entre às 8 e 22 horas (Lei n° 9.504/97, art. 39, §3º e 4º, §5º, I, e Resolução TSE nº 23.370). 2. Último dia, até às 22 horas, para promoção de caminhada, carreata, passeata ou carro de som e distribuição de material gráfico de propaganda política, inclusive volantes e outros impressos. (Lei n° 9.504/97, art. 39, §5º, I e III, §9º e Resolução TSE nº 23.370).

4 de maio de 2014 – Domingo (dia do pleito).

Diplomação

31 de maio de 2014 – Sábado (27 dias após a Eleição) - Último dia do prazo para a cerimônia de diplomação dos eleitos pela Justiça.

Do blog de Carlos Samtos/JBelmont.

Flamengo passa pelo Emelec e se recupera na Libertadores

 
Naquele que pode ter sido o jogo de despedida de Hernane no clube, o Flamengo derrotou o Emelec, do Equador, por 3 a 1, nesta quarta-feira, no Maracanã, pela segunda rodada do Grupo 7 da Copa Libertadores. O atacante deixou sua marca, fez um gol e ouviu o apelo de milhares de torcedores rubro-negros. Eles gritavam "fica Hernane!". Elano, de falta, e Everton fizeram os outros gols do time carioca.

Hernane desconversou sobre a sua negociação para o futebol chinês. "Meu empresário e o Flamengo estão cuidando do assunto. Eu estou preocupado e focado nesse jogo", disse, no intervalo. Mas o técnico Jayme de Almeida confirmou o que todos já imaginam. "Ele vai fazer muita falta", declarou, pouco antes do início da partida.

Com Hernane bem marcado, coube a Elano tomar as rédeas do jogo no primeiro tempo. Logo aos 10 minutos, ele bateu uma falta no estilo Zico, que estava no estádio, e abriu o placar. Foi uma cobrança perfeita. O Flamengo então teve tranquilidade para conduzir a partida, embora o bom toque de bola do Emelec atrapalhasse um pouco o desempenho dos rubro-negros em parte do jogo.

Depois do intervalo, Hernane brilhou em uma jogada que começou com Elano pela esquerda. O meia deu um passe com categoria para André Santos, que entrou na área e rolou a bola para o artilheiro. Hernane se antecipou à marcação e completou com estilo. Mais uma vez a torcida voltou a pedir que ele não saia da Gávea.

Depois, em um contra-ataque, Cáceres viu Everton livre, fez o passe e o rápido atacante marcou o terceiro. Nos últimos minutos Escalada diminuiu em uma finalização de fora da área. A bola bateu em Samir e enganou o goleiro Felipe.

Com a vitória consolidada, festa na arquibancada e cânticos para demover Hernane. Sua situação vai ser definida nesta quinta ou, no máximo, na sexta. Na Libertadores, o Flamengo assumiu a segunda colocação da chave, ultrapassando o Emelec no saldo de gols (1 a -1).

FLAMENGO 3 x 1 EMELEC

FLAMENGO - Felipe; Leonardo Moura, Wallace, Samir e André Santos; Cáceres, Muralha (Feijão), Elano (Alecsandro) e Mugni (Gabriel); Everton e Hernane. Técnico: Jayme de Almeida.

EMELEC - Dreer; Achillier, Guaqua, Nasuti e Baqüi; Gaibor, Quiñónez, Mena (Corozo) e Giménez; Caicedo e Stracqualurse (Escalada). Técnico: Gustavo Quinteros.

GOLS - Elano, aos 10 minutos do primeiro tempo; Hernane, aos 9, Everton, aos 36, e Escalada, aos 42 minutos do segundo tempo.

CARTÕES AMARELOS - Leonardo Moura, André Santos, Feijão e Everton (Flamengo); Corozo e Quiñonez (Emelec).

CARTÃO VERMELHO - Achillier (Emelec).

ÁRBITRO - Nestor Pitana (Fifa/Argentina).

RENDA - R$ 1.801.152,50.

PÚBLICO - 34.726 pagantes.

LOCAL - Estádio do Maracanã, no Rio de Janeiro (RJ).


AGÊNCIA ESTADO @SUPER_FC/Patu em Foco.