sexta-feira, 14 de março de 2014

Editais do RN Sustentável são lançados em Apodi

A cidade de Apodi recebeu nesta quinta-feira (13), a equipe do Projeto RN Sustentável que veio apresentar os investimentos de sustentabilidade multisetorial que serão realizados pelo Governo do Estado com empréstimo do Banco Mundial.
Na primeira fase está previsto investimento de R$ 13 milhões e 200 mil para as áreas de saúde, segurança e educação, além dos subprojetos. A governadora Rosalba Ciarlini participou da abertura do evento que contou com a presença de 300 pessoas e fez um discurso entusiasmado. Esse projeto tem um tempo estimado para cinco anos, todas as cidades serão contempladas. Priorizamos os serviços básicos para a melhoria de qualidade de vida da população em geral e, especialmente, dos agricultores familiares que são a base da economia potiguar. Quero daqui a 5 anos encontrar com a diretoria do Banco Mundial e dizer que o que sonhamos, já é realidade. Dará tudo certo!. Enfatizou a governadora.
Para Apodi e as 17 cidades unidas por território (Upanema, Felipe Guerra, Governador Dix Sept Rosado, Olho D´água dos Borges, Rafael Godeiro, Caraúbas, Campo Grande, Itaú, Janduís, Messias Targino, Patu, Rodolfo Fernandes, Upanema, Paraú, Severiano Melo e Triunfo Potiguar) estão previstos estruturação das delegacias, reforma de 12 escolas, adequação e novos equipamentos para a maternidade Hospital Aguinaldo Pereira, além de duas estações de pisicultura e instrumentos musicais para orquestra filarmônica.
No lançamento, em Apodi, o público alvo do projeto fez questão de elogiar a iniciativa: O RN sustentável acontece em boa hora é desejo dos agricultores receber investimentos que apóiem a agricultura familiar que é a maior sustentabilidade do país, disse Antônia Bento, presidente do Conselho Municipal de Desenvolvimento Rural e Sustentável de Apodi.

Ana Guedes, coordenadora do projeto, apresentou a equipe de apoio do Projeto e explicou como funciona os editais. O RN Sustentável foi elaborado para diminuir as diferenças socioeconômicas do Estado, ampliando e melhorando a qualidade dos serviços de educação, saúde e segurança, além do acesso a oportunidades de ocupação e renda no meio rural, finalizou. 


*Glácia Marillac

Ex presidiário foi executado no meio da rua na cidade de Barauna

Ex-presidiário foi executado com cerca de sete disparos de revolver calibre 38, no inicio da tarde de sexta feira 14 de Março na cidade de Baraúna no Rio Grande do Norte.
Francisco Clebson Filgueira, “Guel” 22 anos de idade residente na Rua Francisca Alves, foi morto a poucos metros de onde morava, ao lado do muro da serraria de Edinho, na Rua José Vitalino no centro da cidade.
Segundo informações da policia, “Guel” foi seguido e morto por dois indivíduos que estavam de motocicleta. A policia não tem informações sobre a motivação para mais um crime na cidade.
Guel tinha varias passagens pela policia por trafico de droga, porte ilegal de arma de fogo e era acusado de um crime de homicídio na cidade.
Agentes da Policia Civil e Militar fizeram o isolamento do local do crime para os procedimentos realizados pela equipe do Instituto Técnico e Cientifico de Policia Itep. O corpo de Francisco Clebson Filgueira foi removido e será necropsiado na sede da Unidade do órgão em Mossoró.



Galeria Aqui


*O Camera.

31ª Morte violenta em Mossoró em 2014 – Popular foi morto dentro de casa no Belo Horizonte

Francisco Ubiratan Lopes de Souza, 55 anos natural de Mossoró, foi executado dentro de sua residência, um quartinho na Rua João Damásio no Bairro Belo Horizonte em Mossoró no Rio Grande do Norte.
O crime aconteceu na madrugada de sexta feira 14 março 2014.
A Central de Operações da Policia Militar foi acionada durante a madrugada de sexta feira 14 de Março para uma ocorrência de disparo de arma de fogo. Quando a viatura da área chegou ao local encontrou a porta da residência fechada com marcas de disparos de espingarda.
Quando os militares, com apoio da família, destelharam a casa perceberam o corpo da vitima, que morava sozinho, caído e já sem vida ao lado da cama e uma mesinha.
A Policia não sabe informar o que teria acontecido. No local uma informação, nem se pagando a peso de ouro. Quem falar pode ser morto no local.
O Perito Criminal Otávio Domingos, do Instituto Técnico e Cientifico de Policia, Itep, informou à imprensa que a vitima foi alvejada no pescoço e no ombro com uma descarga de escopeta calibre 12. Vários fragmentos de balins foram encontrados no local do Crime.
O Corpo de Francisco Ubiratan Lopes de Souza, foi removido e será necropsiado na sede da Unidade do Itep em Mossoró.

*O Camera.

PARA DIRETORA DA ESCOLA 12 DE OUTUBRO SÓ HOUVE UM MAL ENTENDIDO, FOI SÓ BRINCADEIRA

Vejam a matéria publicada no Portal SOS Notícias do RN:

Diretoria de escola em Apodi explica mal entendido relacionado ao fardamento escolar
Uma denúncia de proselitismo político em uma escola municipal de Apodi, isto é, induzir alguém a aderir a um partido político, gerou revolta e discussões a partir de uma publicação feita nas redes sociais e veiculadas pelos meios de comunicação da cidade.

O caso foi registrado na Escola Municipal 12 de Outubro, localizada no bairro Malvinas, zona sul de Apodi, e que leciona nos ensinos infantil e fundamental menor.

Segundo informações, na manhã do dia 10 de março, algumas crianças teriam sido impedidas de entrar na unidade escolar por estar usando um fardamento com a logomarca da antiga gestão municipal, em que teve a frente a ex-prefeita Gorete Silveira, oposição ao atual prefeito Flaviano Monteiro.

Ainda segundo relatos, as crianças tiveram que voltar pra casa chorando, na companhia das mães, sem poder assistir as aulas. Uma mãe ainda comunicou "que a diretora da escola falou que a farda que apresentava a logomarca da gestão passada, deveria ser usada como pano de chão", conforme diz a publicação.

A equipe do Portal SOS Notícias do RN procurou a diretoria da referida escola para que a mesma pudesse explicar a atitude relatada.
Durante a entrevista, a diretora da escola, Gracinha Sisenando, e a vice, Alaíne Torres, negaram a denúncia e disseram que não houve nenhum impedimento ao acesso das crianças à escola.

De acordo com Alaíne, durante a chegada dos alunos, a diretora teria dito em tom de brincadeira: "Cadê a farda nova? Ela tá tão bonita!". Com isso, algumas mães teriam se exaltado e começado a discussão, onde as mães faziam referencia a cor do fardamento que liga á imagem da antiga gestão.
O bate-boca durou cerca de alguns minutos e, até os ânimos se acalmarem, algumas das crianças já teriam sido levadas para casa por suas genitoras.

Gracinha relatou á reportagem que em nenhum momento restringiu a entrada dos alunos. "O que foi dito em uma brincadeira, foi levado ao pé da letra para o lado politiqueiro", concluiu Alaíne Torres, vice diretora.
Ainda durante a visita do SOS Notícias do RN à escola, verificou-se a presença de várias crianças fazendo uso do fardamento antigo sem nenhuma rejeição. A entrada só não é permitida, segundo a diretoria da escola, caso o aluno não esteja usando a farda da unidade.

Josemário Alves - Redação SOS Notícias do RN.


*Do Blog:
Meus amigos e minhas amigas!
Publiquei a confusão aqui neste espaço, porque recebi uma ligação de uma mãe, que estava chocada com a atitude da diretora e depois, ouvi de outras mães, me confirmando o que aconteceu. Ao meio dia, na rádio Luta FM, outras mães também ligaram e confirmaram no ar, tudo que aconteceu. A diretora chegou a se exaltar e bateu no portão, dizendo que havia avisado, uma mãe disse, que a farda de seu filho estava grande. A diretora revidou e disse, que ela já poderia ter procurado uma costureira e diminuído a camiseta. A mãe também falou, que as costureiras estavam todas ocupadas em confecções para o carnaval.
Gente, sinto muito, mas se isso for uma brincadeira, ou brincadeira de mal gosto!
E tem mais... Algumas mães já estavam se preparando para irem até a promotoria, mas a direção da escola resolveu deixar as crianças entrarem com a farda antiga.
Eu tenho provas, que algumas crianças voltaram sim, porque a direção da escola não permitiu a entrada na sala de aula com a farda antiga.
Se foi brincadeira, não sei, mas a confusão chamou a atenção de muita gente. E se houve politicagem, foi por parte da escola, no meu entendimento.

BOLETIM DAS CHUVAS NO RN

Per.: das 7:00hs de 13/03/2014 as 7:00hs de 14/03/2014

No. Postos Existentes: 197                No. Postos sem Contato:  71

No. de Postos com Chuva: 113               No. de Postos sem Chuva:  13

MESORREGIAO OESTE POTIGUAR 

Carnaubais(Emater)                                      115,2

Jucurutu(Emater)                                         67,8

Itau(Particular)                                         49,0

Campo Grande(Particular  2)                              44,5

Campo Grande(Particular)                                 39,0

Porto Do Mangue(Prefeitura)                              31,3

Assu(Particular)                                         25,1

Sao Rafael(Emater)                                       24,2

Caraubas(Particular)                                     24,0

Serra Do Mel(Prefeitura)                                 23,5

Parau(Prefeitura)                                        22,0

Agua Nova(Prefeitura)                                    21,0

Assu(Emater/st. Casa Forte)                              20,9

Alto Do Rodrigues(Emater)                                19,8

Patu(Particular)                                         19,0

Rafael Fernandes(Emater)                                 18,7

Itaja(Emater)                                            16,5

Alexandria(Emater)                                       15,0

Gov. Dix-sept Rosado(Particular)                         12,6

Ipanguacu(Base Fisica Da Emparn)                         11,4

Marcelino Vieira(Emater)                                 10,5

Jose Da Penha(Emater)                                    10,0

Janduis(Emater)                                           8,0

Dr. Severiano(Emater)                                     7,6

Luis Gomes(Delegacia)                                     6,0

Messias Targino(Prefeitura)                               5,1

Major Sales(Prefeitura)                                   5,0

Riacho De Santana(Emater)                                 4,5

Venha Ver(Emater)                                         4,0

Apodi(Prefeitura)                                         3,7

Felipe Guerra(Prefeitura)                                 3,5

Coronel Joao Pessoa(Emater)                               3,0

Tibau(Prefeitura)                                         3,0

Parana(Emater)                                            1,6

Rodolfo Fernandes(Prefeitura)                             1,1

Pau Dos Ferros(Particular)                                1,0

Apodi(Base Fisica Emparn)                                 0,1

Rafael Godeiro(Emater)                                    0,1

MESORREGIAO CENTRAL POTIGUAR

Angicos(Prefeitura)                                      57,7

Sao Bento Do Norte(Prefeitura)                           52,0

Sao Jose Do Serido(Associacao Usuarios Agua)             52,0

Sao Jose Do Serido(Fz Caatinga Grande)                   50,0

Pedra Preta(Emater)                                      47,0

Lagoa Nova(Emater/st. Humaita)                           45,0

Jardim Do Serido(Emater/passagem)                        42,2

Sao Vicente(Emater(ex-particular))                       39,0

Florania(Sitio Jucuri)                                   38,7

Caicara Do Rio Dos Ventos(Particular)                    36,8

Santana Do Matos(Emater)                                 24,0

Carnauba Dos Dantas(Emater)                              23,0

Lajes(Prefeitura)                                        22,3

Sao Joao Do Sabugi(Emater)                               22,0

Caico(Emater)                                            20,3

Ipueira(Emater)                                          20,3

Caico(Batalhao)                                          18,8

Cruzeta(Base Fisica Da Emparn)                           18,8

Jardim De Piranhas(Prefeitura)                           18,5

Pedro Avelino(Particular)                                17,4

Caico(Laginhas)                                          15,8

Santana Do Serido(Emater)                                15,8

Caico(Acude Itans)                                       10,4

Ouro Branco(Sindicato Trab.rurais)                        9,0

Pedro Avelino(Base Fisica Da Emparn)                      9,0

Sao Fernando(Emater)                                      8,0

Acari(Particular)                                         6,8

Caico(Acude Mundo Novo-emparn)                            4,3

Caico(Palma)                                              4,2

MESORREGIAO AGRESTE POTIGUAR

Monte Alegre(Emater)                                    128,0

Santa Maria(Sind.trab.rurais)                            97,0

Sao Pedro(Emater)                                        88,0

Vera Cruz(Emater)                                        83,5

Ielmo Marinho(Prefeitura)                                73,7

Jundia(Emater)                                           73,5

Bom Jesus(Particular)                                    67,0

Santo Antonio(Emater)                                    57,0

Lagoa De Pedras(Prefeitura)                              56,0

Parazinho(Emater - Ex-particular)                        48,8

Nova Cruz(Emater)                                        48,0

Joao Camara(Centro Saude)                                43,9

Serrinha(Emater)                                         35,1

Boa Saude(Emater)                                        32,0

Rui Barbosa(Emater)                                      28,7

Serra De Sao Bento(Emater)                               28,6

Santa Cruz(Emater)                                       26,4

Jacana(Emater)                                           25,7

Lajes Pintadas(Prefeitura)                               23,7

Coronel Ezequiel(Particular)                             23,6

Barcelona(Particular)                                    22,0

Lagoa De Velhos(Delegacia)                               20,4

Jandaira(Sind Trab (ex-particular))                      20,0

Campo Redondo(Emater)                                    15,2

Monte Das Gameleiras(Emater)                             14,0

Passa E Fica(Prefeitura)                                 12,1

Sitio Novo(Prefeitura)                                   11,0

Sao Jose Do Campestre(Emater)                            10,0

Campo Redondo(Policia Rodoviaria)                         8,5

Sao Bento Do Trairi(Prefeitura)                           8,0

Tangara(Emater)                                           6,0

MESORREGIAO LESTE POTIGUAR

Sao Jose Do Mipibu(Centern - Emater)                    140,0

Baia Formosa(Prefeitura)                                131,5

Senador Georgino Avelino(Particular)                    122,4

Natal                                                   111,4

Extremoz(Emater)                                         92,5

Espirito Santo(Prefeitura)                               90,0

Sao Goncalo Do Amarante(Base Fisica Da Emparn)           88,8

Taipu(Particular)                                        85,0

Parnamirim(Base Fisica Da Emparn)                        78,8

Baia Formosa(Destilaria Vale Verde)                      78,2

Canguaretama(Emater/barra De Cunhau)                     74,0

Canguaretama(Base Fisica Da Emparn)                      66,0

Ceara Mirim(Prefeitura)                                  63,0

Maxaranguape(Particular)                                 54,5

Montanhas(Prefeitura)                                    46,7.
 

Crispiniano Neto será companheiro de chapa de Francisco José Júnior

O Partido dos Trabalhadores (PT) escolheu o nome que o partido indicará para compor chapa com o prefeito de Mossoró, Francisco José Júnior, do PSD. O escolhido é o poeta Crispiniano Neto.

A decisão ocorreu na madrugada desta sexta-feira, quando foi encerrada uma reunião do diretório municipal. Além de Crispiniano Neto, outro nome que concorria era o do vereador Luiz Carlos.

*Carlos Skarlack/JBelmont.

DETRAN: CALENDÁRIO DE LICENCIAMENTO

DETRAN: CALENDÁRIO DE LICENCIAMENTO