domingo, 16 de março de 2014

Renato Aragão sofreu infarto depois de festa de 15 anos da filha Lívian

ATUALIZAÇÃO

O boletim médico divulgado às 17h de hoje (16) confirma que Renato Aragão teve um infarto agudo do miocárdio por volta das 12h40 de sábado. Ele foi submetido a uma angioplastia, uma cirurgia com objetivo de desobstruir uma artéria. Renato Aragão está internado na Unidade Coronariana sob observação, com quadro estável.

NOTÍCIA ORIGINAL

Renato Aragão foi para o hospital Barra D’or, no Rio de Janeiro, no sábado (15), depois de se emocionar muito na festa de 15 anos de sua filha Lívian. A assessoria de imprensa do centro de saúde não informou o motivo do internamento a pedido da família do humorista, mas especula-se que ele teve uma crise hipertensiva.

Os funcionários da casa do eterno Didi Mocó foram orientados a dizer que ele foi ao hospital fazer um check-up, mas que já estava em sua residência. Apesar disso, Lívian foi fotografada chegando ao hospital com uma mala, provavelmente para passar a noite com o pai.


*Baixaki em Resumo.

Debatedores defendem revitalização da Sudene


Brasília - A efetiva recriação e revitalização da Superintendência de Desenvolvimento do Nordeste (Sudene), passa por incorporar a autarquia aos principais fóruns de decisões governamentais, entre eles o assessoramento direto à Presidência da República e o Congresso Nacional; participação com assento no Conselho Monetário Nacional (CNN) e nas demais decisões políticas, econômicas, financeiras e fiscais do País. Essa é a opinião do superintendente do órgão, Luiz Gonzaga Paes Landim, e foi compartilhada pelo presidente da Comissão do Desenvolvimento Regional (CDR) do Senado, Antonio Carlos Valadares, durante seminário promovido pela comissão sexta-feira, em Recife.

Ao enfatizar que uma das missões da Comissão é contribuir para que a Sudene desempenhe seu verdadeiro papel, Valadares se posicionou a favor de ligar o órgão diretamente à Presidência da República, tornando o desenvolvimento regional uma prioridade regional, focado na elevação do PIB do Nordeste.

O senador Inácio Arruda (PCdoB-CE), que tomou a iniciativa de promover o seminário, enfatizou que a Sudene deve estar à frente do planejamento regional, sendo o principal articulador das demandas dos estados nordestinos junto ao Governo Federal.

Para Inácio Arruda, a superintendência precisa ser fortalecida politicamente, se transformando em um instrumento para implementar mudanças significativas na Região, capazes de atrair grandes investimentos. Também participaram do debate os senadores Cícero Lucena (PSDB-PB), Humberto Costa (PT-PE) e Armando Monteiro (PTB-PE).

O superintendente da Sudene, Luiz Gonzaga Paes Landim abriu o evento, destacando “a ausência de uma política de desenvolvimento regional, aliada à defasagem tecnológica e educacional da Região Nordeste”. Ressaltou, ainda, a existência de uma visão preconceituosa e distorcida de alguns setores políticos e burocráticos de Brasília, prejudicando o fortalecimento e desenvolvimento da Sudene e do Nordeste.

Ainda segundo Paes landim, é necessário “returbinar” as estruturas sociais e econômicas da região, aumentando a atratividade dos mecanismos de financiamento do desenvolvimento, entre eles os Fundos de Desenvolvimento do Nordeste (FDNE) e Constitucional de Financiamento do Nordeste (FNE). Foi opinião unânime entre os debatedores a necessidade de maior efetividade das ações do BNDES à Política Nacional de Desenvolvimento Regional do Nordeste (PNDR), para que seja uma política de Estado e não uma ação transitória de governo. O superintendente destacou, ainda, a importância de prorrogar a vigência, através de lei, dos incentivos fiscais para a Região Nordeste.

O cientista político Emmanuel Ismael de Carvalho, professor da PUC/Rio, falou sobre os impasses e desafios da cooperação regional. Ele enfatizou que a ação coletiva dos estados do Nordeste não é espontânea e precisa ser estimulada. Na opinião de Carvalho, a Sudene deverá ser repensada através de um debate que envolva a reavaliação do atual modelo de desenvolvimento regional, além da definição de uma política nacional voltada para uma melhor distribuição das atividades econômicas no território nacional. Também defendeu a adoção de uma pauta comum que contemple a ação coletiva dos governos estaduais do Nordeste junto ao Governo Federal, resgatando a ideia de uma “arena política de cooperação regional que seja percebida como vantajosa para todos, que poderia ser a Sudene”.

O vice-presidente da Confederação Nacional da Indústria (CNI), Jorge Côrte Real, afirmou que o Brasil não pode crescer de forma sustentável em meio às desigualdades regionais. Ele acrescentou que a Sudene deve liderar o processo de desenvolvimento do Nordeste, minimizando os conflitos de interesses entre os estados nordestinos.

Com déficit histórico de água, o Nordeste aposta na transposição, uma obra que atravessa séculos, mas deve ficar pronta ainda nesta década.

*TN.

Ato de Vandalismo: Dupla tenta atear fogo em ônibus escolar da Prefeitura de Caraúbas

Uma tentativa de incêndio contra um ônibus da Prefeitura Municipal foi registrada na noite de deste sábado (15), em Caraúbas, região oeste potiguar.
Garrafa com coquetéis molotov e gasolina
O fato aconteceu por volta das 22h35min quando dois elementos não identificados, ocupantes de uma moto, utilizando coquetéis molotov e gasolina, colocaram as garrafas no ônibus que pertence ao transporte escolar do município.

 Local onde colocaram as Garrafa com coquetéis molotov e gasolina
O ônibus estava estacionado em frente à Casa de Cultura “Manoel do Violão” no centro de Caraúbas. Ao notarem a presença dos moradores que estavam nas calçadas, os criminosos tiveram que interromper e fugir em seguida. 
 Os policiais agiram rápido e evitaram o pior.
A polícia militar foi acionada e uma guarnição se descolou até o local. Chegando na Casa de Cultura o policiamento percebeu um princípio de incêndio no ônibus e conseguiram controlar o fogo. Os moradores não souberam informar quem foram os elementos que praticaram esse ato criminoso, mas de acordo com informações os elementos iriam atear fogo em mais objetos, mas fugiram ao perceber a presença de populares.

*Icém Caraúbas.

Severiano Melo - Homem é preso após roubar seu próprio avô.

Na noite de ontem, dia 15, por volta das 19:00, a Policia Militar da cidade de Severiano Melo comandada pelo competente Sargento Edésio, recebeu uma denúncia de roubo, em uma residência da cidade. De imediato a guarnição da Rádio Patrulha composta pelo Sgt. Edésio, e os Sds Hélio e Torres, foi até o local da ocorrência onde confirmou o fato. 

A vítima, um senhor que teve o nome preservado, informou aos policiais que havia guardado em casa, uma quantia de um mil reais, e após a visita de um neto, identificado como Maciel Torres do Nascimento, 30 anos, percebeu a falta do dinheiro. 

A polícia deu início as diligências, e no trajeto que faziam em direção a casa do suspeito, encontrou com um tio do mesmo, o qual informou aos policiais que já havia tomado uma parte do dinheiro que estava com Maciel. 

Localizado em sua residência, o mesmo ainda tentou uma reação, mas logo foi contido pelos policiais, e depois de um breve interrogatório, o acusado assumiu o crime e informou que o restante do dinheiro estava escondido, enterrado no quintal de sua casa. 

Após recuperar 570 reais que estava enterrado, os policiais conduziram o mesmo juntamente com o dinheiro para a delegacia de polícia civil de Apodi para a realização dos procedimentos legais.

*Informações e imagens: Sentinelas.